domingo, 18 de outubro de 2015

Salto alto, sapatilha e bico fino: o sapato como vilão saúde
 
Veja porque o tipo de sapato que você usa pode lhe causar problemas


Salto alto, sapatilha e bico fino: o sapato como vilão saúde Divulgação/Net A Porter
Não é segredo que saltos altos demais causam problemas para a coluna da mulher. Os modelos altíssimos levam a culpa pela maioria dos problemas, mas não são os únicos que podem trazer desconforto ao longo do dia. Veja os vilões da saúde e como amenizar problemas.


Salto alto em estilo agulha: o salto muito alto deixa o pé em uma posição longe da natural, fazendo pressão excessiva em ossos e nervos. Já a falta de uma base maior de apoio aumenta consideravelmente o risco de quedas ou torções. Para fugir de dores fortes e inflamações, alterne o uso do salto com sapatos mais baixos e opte por saltos mais grossos, que oferecem mais estabilidade.



Sapatilhas: ao contrário do que muita gente pensa, elas também podem causar problemas, já que o arco do pé não recebe nenhum suporte. A parte do corpo mais castigada é o joelho. Se você gosta de andar de sapatilhas o dia todo, invista em palmilhas anatômicas, que quando colocadas dentro do sapato oferecem mais conforto ao caminhar.



Bico fino: eles são cheios de estilo, mas podem causar dores terríveis para quem usa. Várias mulheres desenvolvem hematomas na ponta dos dedos devido ao uso frequente dos modelos. A saída é clara: trocar o bico fino do dia a dia por modelos de ponta arredondada, que acomodam os dedos em seu formato natural.


Donna do ClicRBS

Açúcar demais afeta o cérebro

Comer açúcar demais pode consumir toda a energia cerebral e afetar a memória de animais, revelaram cientistas norte-americanos em estudo publicado ontem no Journal of Physiology. Pesquisadores da Universidade da Califórnia alimentaram dois grupos de ratos com uma solução contendo o xarope de milho rico em frutose - um ingrediente comum em alimentos processados - e água potável durante seis meses. Um grupo tomou também um suplemento de ácidos-graxos rico em ômega-3, que estimula a memória, na forma de óleo de linhaça ou ácido docosahexaenóico (DHA).

Antes do início da ingestão de açúcar, os ratos passaram por um treinamento de cinco dias em um complexo labirinto. Foram colocados novamente no local seis semanas depois para ver como se saíam. Os animais que não tomaram DHA foram mais lentos e seus cérebros demonstraram declínio na atividade das sinapses.
C do Povo
 

Medicamento que deixa a pessoa sóbria mesmo após beber é testado
 
Médicos testam droga que poderia acabar com os efeitos colaterais do álcool

Médicos testam droga que poderia acabar com os efeitos colaterais do álcool. Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Médicos estão testando uma droga que poderia acabar com os efeitos colaterais do álcool mesmo quando a pessoa está embriagada. Pesquisadores acreditam que o iomazenil, tomado antes de beber, poderia diminuir os efeitos que o álcool traz ao cérebro, segundo o jornal Daily Mail.
Porém, os estudiosos da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, não querem desenvolver um medicamento que permita que as pessoas bebam mais. Eles esperam que, ao cessar os efeitos do álcool em determinadas células do cérebro, o iomazenil poderia ajudar fazendo com que as pessoas fiquem sóbrias, afastando os bebedores pesados do álcool, já que eles perderiam parte do prazer de beber. Além disso, a droga também reduziria os danos causados ao fígado e outros órgãos.
De acordo com o psiquiatra Deepak D'Souza, um medicamento que tem o potencial de bloquear as ações do álcool no sistema nervoso central pode atuar no tratamento da intoxicação por álcool e alcoolismo, algo que não existe até hoje. Os estudos também analisam os efeitos do iomazenil quando as pessoas conduzem um carro embriagadas.

Mais uma série de pesquisas têm buscado maneiras de reduzir o impacto do álcool em pessoas que bebem em excesso. No entanto, no tratamento também é possível ter o prazer que o álcool proporciona, mas esse desejo não estaria em primeiro lugar. Pesquisadores britânicos estão tentando também desenvolver medicamentos líquidos que dão todo o prazer do álcool, mas sem nenhum dos danos. Seria uma espécie de valium que traria o agradável efeito do álcool sem provocar bebedeira. A substância teria a vantagem adicional de acabar com os efeitos do álcool e deixar a pessoa apta a dirigir ou a voltar para casa em segurança.
Ponto a Ponto Ideias - Terra


Estudo: protetor solar pode aumentar o risco de câncer de pele


Um pequeno estudo sugere que um componente encontrado na maioria dos protetores solares pode contribuir para o câncer de pele

Um pequeno estudo sugere que um componente encontrado na maioria dos protetores solares pode contribuir para o câncer de pele. Foto: Getty Images

Foto: Getty Images
Enquanto a maior parte das recomendações indica que a exposição ao sol pode aumentar a incidência do câncer de pele, uma nova pesquisa sugere que um componente encontrado na maioria dos protetores solares também pode aumentar as chances de se desenvolver melanomas. As informações são do site Gizmodo.
Conduzida pela Missouri University of Science and Technology, a pesquisa investigou o que acontece com o tal componente quando exposto à luz. Eles concluíram que o óxido de zinco presente nos protetores sofre uma reação química quando iluminado por luzes brilhantes, podendo liberar moléculas instáveis, também conhecidas como radicais livres.

Os radicais livres criam vínculos com outras moléculas rapidamente, mas o processo pode prejudicar as células ou o DNA que está dentro delas, aumentando o risco de câncer. Os testes foram feitos com células do pulmão, cobertas em óxido de zinco.

A pesquisa, publicada no Journal of Toxicology and Applied Pharmacology, concluiu que os efeitos nocivos dos radicais livres aumentam o óxido de zinco quando exposto à luz solar. Depois de três horas de exposição, metade das células do pulmão cobertas com o componente morreram. Depois de 12 horas, a porcentagem aumentou para 90%.

Trata-se de um pequeno estudo, feito com células do pulmão, e não da pele. Por isso, um dos pesquisadores envolvidos, Yinfa Ma, explicou que outras experiências precisam ser realizadas. "Este é apenas o primeiro passo. Eu ainda avisaria as pessoas para usar protetor solar, é melhor do que não se proteger", ressaltou.
Terra



Tratamentos com cristais de oliva prometem rejuvenescimento

 Cristais de oliva, extraídos a partir dos ácidos graxos do azeite extra virgem, têm a capacidade de reparar danos na pele, por isso tornaram-se matéria-prima de cosméticos que prometem retardar o rejuvenescimento  Foto: Shutterstock/Terra


Foto: Shutterstock/Terra


Chocolate amargo faz bem ao sangue; veja mais 10 benefícios

Diminui o risco de ataque cardíaco

Um estudo feito em 2011 na Suíça mostrou que mulheres que comeram mais de 45 gramas de chocolate pro semana têm 20% a menos de chance de ter um ataque cardíaco, quando comparadas quando às que comem menos que 9 gramas por semana.



Aumenta a sensação de saciedade

Rico em fibras, o chocolate amargo pode trazer a sensação de saciedade. De acordo com um estudo conduzido pela universidade de Copenhagen, comer chocolate pode até mesmo diminuir o desejo por alimentos doces, muito salgados ou gordurosos



Pode combater a diabete

Um pequeno estudo italiano de 2005 mostrou que comer chocolate regularmente pode aumentar a sensibilidade à insulina, reduzindo o risco de diabetes.



Protege a pele

Ao contrário do que muita gente pensa, o chocolate pode sim fazer bem para a pele. O chocolate escuro contém antioxidantes chamados flavonoides, que oferecem proteção contra os raios UV.

Ameniza a tosse

Um ingrediente presente no chocolate chamado teobramina parece reduzir a atividade da parte do cérebro responsável por desencadear a tosse



Melhora o humor

Pessoas que comem chocolate se mostram menos estressadas




Melhora o fluxo sanguíneo

O cacau tem propriedades anticoagulantes que trabalham de forma semelhante à aspirina, podendo atuar na melhora da circulação e do fluxo sanguíneo

O chocolate melhora a visão

Devido à capacidade de melhorar o fluxo sanguíneo, especialmente no cérebro, pesquisadores da University of Reading concluíram, a partir de um pequeno estudo de 2011, que o chocolate também pode aumentar o fluxo de sangue para a retina, e, dessa forma, melhorar a visão.



Aumenta a saúde do coração

Pessoas que consomem chocolate regularmente podem ver sua pressão sanguínea diminuída, menor risco de doenças do coração e até mesmo de doenças cardiovasculares, uma vez que o chocolate amargo tem propriedades antiinflamatórias.



Pode aumentar a inteligência

O aumento do fluxo sanguíneo no cérebro criado pelos flavonoides do cacau aparentemente mantém as pessoas mais alertas e acordas, de acordo com um estudo britânico, colaborando para o melhor desempenho em tarefas.


Terra


Foto Getty Image



Orégano pode ajudar no tratamento de câncer de próstata



cancer, prostata, oregano. Foto: Getty Images
Foto: Getty Images


Se aprecia pizza incrementada com um toque de orégano, uma boa notícia. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Long Island, nos Estados Unidos, o tempero pode ser uma arma poderosa contra o câncer de próstata. Os dados são do jornal Daily Mail. Os cientistas analisaram a substância carvacrol, presente no orégano. Constataram que, ao adicioná-la a células da doença em laboratório, elas morriam. Em quatro dias, quase todas as células estavam mortas. "Alguns pesquisadores já haviam demonstrado que comer pizza pode reduzir risco de câncer. Esse efeito tem sido atribuído principalmente ao licopeno, uma substância encontrada no molho de tomate, mas agora nós sentimos que o orégano pode desempenhar um papel", disse o farmacologista Supriya Bavadekar. "Mas este estudo está em um estágio muito preliminar e novos experimentos precisam ser realizados para termos uma ideia melhor do uso de forma clínica".
Ponto a Ponto Ideias
Terra



Mães desempregadas também podem receber salário maternidade

 

 

INSS estende o benefício por doze meses apos a demissão. Salário maternidade é pago durante quatro meses

Se a família aumenta, os gastos também são maiores. A mãe que tem emprego pode ficar em casa, no mínimo quatro meses, ganhando o mesmo salário. É a licença maternidade, mas a mãe desempregada também pode ter o benefício e receber auxilio maternidade. Só é preciso ter tido carteira assinada ou comprovar a contribuição, como mostra a reportagem do TEM Notícias.

O INSS estende o benefício por doze meses apos à demissão, mas o prazo pode chegar a 24 meses. Este é um direito que muita gente desconhece. Podem recorrer ao benefício, mulheres que ganharam o bebê até um ano depois de perder o emprego. Esse prazo por ser de até dois anos, se ela tiver contribuído com a previdência por dez anos.

O salário maternidade é pago durante quatro meses e pode ter inicio até 28 dias antes do parto. Em caso de aborto ou adoção, a mãe desempregada também pode conseguir o auxílio. A regra vale para crianças nascidas a partir de 14 de junho de 2007 e as mães podem buscar o benefício retroativo.

 
Fonte: G1

Esmalte em gel promete unhas perfeitas por até 20 dias Divulgação/Star Nail
Foto: Divulgação / Star Nail

O esmalte em gel, ainda desconhecido da maioria das brasileiras, começa a ganhar espaço nos salões de beleza. A técnica, popular na Europa e nos Estados Unidos, promete unhas impecáveis, sem descascar ou perder o brilho, por até 20 dias.   A aplicação do esmalte em gel é bem diferente do esmalte comum. O produto não é vendido nos populares vidrinhos, mas em recipientes plásticos fechados que não podem ter contato com a luz, sob risco de perderem durabilidade e consistência. Devido a esta característica ele só pode ser aplicado em cabines UV de salões de beleza. Além da promessa de maior duração o esmalte em gel garante uma secagem quase instantânea, evitando que a mulher precise esperar alguns minutos até poder colocar a mão na bolsa ou calçar os sapatos. 
Donna do ClicRBS

Os benefícios de uma xícara de chá
 
Segunda bebida mais consumida no mundo, o chá tem inúmeras propriedades

Chás aliviam diversos tipos de sintomas
Os benefícios de uma xícara de chá Claudio Vaz/Agencia RBS

Ninguém sabe ao certo a origem do chá. Porém, uma das histórias mais conhecidas conta que a bebida teria surgido de um jeito bastante inusitado. Preocupado com as epidemias que atingiam seu povo, o imperador da China em 2.737 a.C, Sheng Nong, ordenou que as pessoas fervessem a água antes de beber.
Durante uma viagem, o imperador pediu que seus servos fervessem água para ele. Enquanto a água fervia, algumas folhas de arbusto caíram na água, que adquiriu um tom castanho. Curioso, o imperador experimentou e gostou da bebida. E assim, acidentalmente, descobriu a simples fórmula do chá: água fervida com folhas, flores, raízes.
Depois da água, o chá é a bebida mais consumida no mundo. Em cada país existem peculiaridades na maneira de consumí-lo. Na Inglaterra, por exemplo, os chás são misturados ao leite.

Considerados "remédios naturais", os chás proporcionam uma série de benefícios para a saúde. Conheça alguns deles:

Digestivos: hortelã, boldo, camomila, sálvia, carqueja, anis estrelado.

Estimuladores de apetite: agrião, melissa, manjerona, alfavaca, alecrim.

Cicatrizantes: maracujá, cavalinha, eucalipto, babosa.

Anti-diarréia: casca de romã, casca de maçã, polpa de goiaba.

Calmantes: hortelã, capim -cidreira, angélica, folha de laranja.

Apesar de naturais, os chás não devem ser consumidos de forma indiscrimidada, como afirma a nutricionista Fabiana Trovão, do Hospital Albert Einstein:

— É preciso conhecer a planta e sua eficácia para ter certeza de sua ação no organismo. Os chás não podem ser usados de forma aleatória, sem indicação de um profissional — alerta a nutricionista.

VIDA E SAÚDE DO CLICRBS


Batom vermelho será o hit da estação
 
Os vinhos, marrons e dourados também prometem marcar presença no outono/inverno
O hit serão os vermelhos, vinhos, marrons e dourados – ensina o maquiador da Natura, Marcos Costa
Batom vermelho será o hit da estação Divulgação/
Batom é item básico na nécessaire feminina. Mesmo que a mulher arrisque sair sem os lábios adornados, ela sempre terá um batom na bolsa. Para os dias frios que se aproximam, a ordem é esquecer o brilho e investir no fosco ou mate, mas sem deixar tonalidades fortes à deriva. Os vermelhos chegam dominando o outono/inverno. Foi o que se viu nas passarelas internacionais. Gucci foi reverenciada por apostar no vinho.
Opaco e aveludado, o tom vermelho do Rouge Allure Velvet, da Chanel, desponta como queridinho da estação, assim como o vermelhão Instant Bucolique da Givenchy.

– O hit serão os vermelhos, vinhos, marrons e dourados – ensina o maquiador da Natura, Marcos Costa.
A vantagem do fosco é que as cores mais fortes não ficam chamativas, tornando-o ideal para o clima mais fresco e fechado do outono, além de possuir maior fixação, o que permite menos retoques.
DIÁRIO CATARINENSE
 

Nutróloga Liliane Opperman ensina como a preparar os suchás

A nutróloga Liliane Opperman ensinou no programa da Eliana - SBT -  algumas receitas de Suchás. Como o próprio nome indica, a mistura leva sucos com chás e algumas ervas medicinais. Essa combinação ajuda a eliminar as toxinas do nosso corpo, limpando o organismo e fazendo com que ele funcione de forma mais saudável.

Veja alguns exemplos que você pode preparar em casa:

Para desintoxicar: Abacaxi, Limão,Boldo e Pepino.
Para Insônia: Maracujá, Erva-cidreira e açúcar mascavo.
Para constipação: Mamão, Erva-cidreira e Linhaça
Para Retenção Líquida: Abacaxi, Chá verde e cavalinha
Para Celulite e Flacidez: Laranja e Ervacentelha asiática.
Para Varizes: Couve, Uva e a Erva Cavalinha
A Drª Liliane Oppermann sugere ter atenção para o consumo e não exagerar. "Consuma os suchás ao longo do dia, entre o meio da manhã ou no lanche da tarde", explica.
 
Redação DaquiDali

Pão branco é preferido do brasileiro, mas integral traz mais benefícios
 
Massa com farinha refinada representa 56% das vendas da indústria. Pães para lanche, light, com grãos, cenoura ou iogurte também atraem.

Pão (Foto: Arte/G1)
Comer pão é um hábito diário para a maioria dos brasileiros, principalmente no café da manhã, nos lanches e à noite, por quem prefere substituir o jantar por uma refeição mais leve e rápida.

O pão é uma fonte de carboidrato, responsável por fornecer energia ao corpo. No Brasil, 56% das vendas da indústria são do produto feito de farinha branca ou refinada. Em seguida, vêm os tipos para lanche (como bisnaguinha e pão de hambúrguer ou cachorro-quente), com grãos, light e acrescidos de outros ingredientes, como cenoura e iogurte.

Na padaria e no supermercado, as opções são muitas – e aumentam a cada dia. Para não ficar em dúvida na hora da escolha, a nutricionista Vanderli Marchiori e o endocrinologista Alfredo Halpern explicaram as diferenças entre os principais pães e destacaram os benefícios dos integrais, que contêm fibras, dão mais saciedade e ajudam no funcionamento intestinal.
( ? ) 1 0 3
Quase metade da população está acima do peso, diz Saúde
 
Percentual passou de 42,7% em 2006 para 48,5% em 2011.
De acordo com o levantamento, 52,6% dos homens estão acima do peso.
Gráfico dieta dos brasileiros (Foto: arte/G1)
Pesquisa divulgada nesta terça-feira (10) pelo Ministério da Saúde revela que quase metade da população brasileira está acima do peso. De acordo com o estudo, o percentual passou de 42,7% em 2006, para 48,5% em 2011. No mesmo período, a proporção de obesos subiu de 11,4% para 15,8%.
Segundo o ministro Alexandre Padilha, um dos fatores do aumento do excesso de peso e da obesidade no Brasil é o consumo de alimentos gordurosos. Os dados revelam que 34,6% dos brasileiros comem em excesso carnes com gordura e mais da metade da população (56,9%) bebe leite integral regularmente.
Além disso, 29,8% dos brasileiros consomem refrigerantes pelo menos cinco vezes por semana. Por outro lado, apenas 20,2% ingere a quantidade recomendada pela Organização Mundial de Saúde de cinco ou mais porções por dia de frutas e hortaliças.
Os números são da pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), que coletou informações nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal.
O levantamento, divulgado anualmente pelo ministério desde 2006, traz um diagnóstico da saúde do brasileiro a partir de questionamentos sobre os hábitos da população, como tabagismo, consumo abusivo de bebidas alcoólicas, alimentação e atividade física. Em 2011 foram entrevistadas 54.144 pessoas de janeiro a dezembro.
“Alimentar-se bem é o primeiro passo para ter uma qualidade de vida saudável. Temos que ter maior oferta de produtos industrializados saudáveis. No tocante aos supermercados, o objetivo é colocar produtos saudáveis mais visíveis, como o leite desnatado”, afirmou Padilha, na coletiva de imprensa em que os dados foram apresentados.
A pesquisa revela que as mulheres comem mais frutas e hortaliças, enquanto os homens comem mais carne com excesso de gordura. Quem tem mais de 12 anos de escolaridade tende consumir mais frutas e hortaliças, de acordo com o levantamento.
Apesar de "comer pior", os homens se exercitam mais do que as mulheres. Segundo a pesquisa, 39,6% dos homens fazem exercícios com regularidade. Entre as mulheres, a frequência é de 22,4%. O percentual de homens sedentários no Brasil passou de 16% em 2009 para 14,1% em 2011.
De acordo com o Ministério da Saúde, o sedentarismo aumenta com a idade. Entre homens entre 18 e 24 anos, 60,1% praticam exercícios. Esse percentual reduz para menos da metade aos 65 anos (27,5%). Entre mulheres de 25 a 45 anos, 24,6% se exercitam regularmente. A proporção é de apenas 18,9% entre mulheres com mais de 65 anos.
Critérios
O Ministério da Saúde considera "acima do peso" as pessoas com um IMC (Índice de Massa Corporal) mais alto que 25, segundo a assessoria de imprensa. O IMC é calculado dividindo o peso pela altura ao quadrado. Acima de 30 no IMC faz a pessoa ser considerada "obesa".
“Existe uma tendência de aumento do peso e obesidade no país. Agora é a hora de virar o jogo para não chegarmos a países como os Estados Unidos, que tem mais de 20% de sua população obesa”, afirmou o ministro da Saúde.
Ele citou acordos feitos no ano passado entre o governo e a indústria de alimentos e escolas para a redução de sal e gordura na comida. O ministro defendeu ainda a criação de "espaços de saúde", com máquinas para exercícios em áreas públicas.
O levantamento revela que o sobrepeso é maior entre a população masculina. Mais da metade dos homens – 52,6% – está acima do peso ideal, enquanto 44,7% das mulheres apresentam sobrepeso.
A pesquisa do Ministério da Saúde mostra ainda que o excesso de peso entre homens começa na juventude. Entre os que têm entre 18 e 24 anos, 29,4% já estão acima do peso. Na faixa etária entre 25 e 34, 55% da população masculina apresenta excesso de peso. A porcentagem sobe para 63% na faixa etária entre 35 e 45 anos.
Já entre mulheres jovens (entre 18 e 24 anos), 25,4% apresentam sobrepeso. A proporção aumenta para 39,9% na faixa etária entre 25 e 34 anos, e mais que dobra entre brasileiras de 45 a 54 anos (55,9).
“Uma parte dessa tendência do aumento de peso que é que temos mais pessoas entre 18 e 24 anos com excesso de peso e obesidade. Agir sobre as crianças e adolescentes é fundamental para prevenir uma população obesa”, afirmou o ministro.
Capitais Segundo o Ministério da Saúde, Porto Alegre é a capital que possui a maior quantidade de pessoas com excesso de peso (55,4%), seguida por Fortaleza (53,7) e Maceió (53,1). Na outra ponta da lista, com a menor proporção de pessoas com sobrepeso, estão São Luís (39,8%), Palmas (40,3%), Teresina (44,5%) e Aracaju (44,5%).
São Paulo apresenta 47,9% de pessoas com excesso de peso. A proporção no Rio de Janeiro é de 49,6%, e no Distrito Federal é de 49,1%.
A capital com mais obesos é Macapá (21,4%), seguida por Porto Alegre (19,6%), Natal (18,5%) e Fortaleza (18,4%). As capitais com menor quantidade de obesos são: Palmas (12,5%), Teresina (12,8) e São Luís (12,9%).
Em São Paulo, a proporção de obesos é de 15,5%; no Rio de Janeiro o percentual é de 16,5%; e no Distrito Federal os obesos representam 15% da população.
Pontos positivos
Se, por um lado, o avanço da obesidade preocupa, por outro, a queda do tabagismo é vista como um ponto positivo pelo Ministério. No mesmo levantamento, a taxa de fumantes ficou em 14,8% – é a primeira vez que o número cai para menos de 15%. O número de fumantes pesados – que fumam mais de 20 cigarros por dia – também caiu e está em 4,3%. O governo também comemorou o crescimento do número de exames de mamografia feitos por mulheres com entre 50 e 69 anos de 2007 até agora.
“Na minha avaliação, tanto a questão do tabagismo quanto da mamografia mostram que o povo brasileiro adere sim às medidas de acesso à saúde”, apontou Padilha.
G 1


Pesquisa: 90% das mulheres planejam o casamento durante o expediente
 
Muitos fornecedores de casamento estão abertos apenas durante o horário comercial

Muitos fornecedores de casamento estão abertos apenas durante o horário comercial. Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
A indústria do casamento está cada dia mais ganhando espaço. Todo mundo tem uma amiga, um parente ou um colega de trabalho que está preparando o tão esperado dia e que, provavelmente, espera que essa data seja uma experiência ótima tanto para o casal quanto para os convidados.
Segundo o YourTango, depois de um tempo, esse planejamento parece assumir uma vida própria, mas para alguns, pode começar a interferir em absolutamente tudo na vida pessoal e profissional.

Acredite ou não, 90% das mulheres fazem o planejamento do casamento na hora do expediente, de acordo com uma pesquisa recente da TheKnot, WeddingChannel e da ForbesWoman. Isso acontece porque muitos fornecedores de casamento estão abertos apenas durante o horário comercial e algumas transações e conversas devem ser feitas das 8h00 às 17h00.

As mulheres gastam cerca de 10 horas por semana planejando seu casamento, e quase 30% do que é feito acontece durante o expediente. A pesquisa também descobriu que 20% das mulheres admitiram que mais de metade dos seus arranjos de casamento foram feitos no trabalho, mas apenas 15% disseram que alguém no trabalho tinha comentado sobre isso.

Planejar um casamento pode não ser apenas prejudicial para ao trabalho, mas também pode ferir seus relacionamentos com colegas da empresa. Falar desse assunto 24 horas por dia pode cansar que está à sua volta.
Alguns patrões, no entanto, parecem não se importar com um pouco de planejamento do casamento durante o horário de trabalho. Segundo a pesquisa, 43% dos entrevistados dizem que os gerentes apoiavam, compreendiam o que estava acontecendoseu e estavam dispostos a ignorar a distração temporária de uma quase noiva durante os meses que antecederam seu casamento.
Telam Terra

Retirar o açúcar da dieta pode rejuvenescer 20 anos
Estudo mostra que aqueles com açúcar elevado no sangue pareciam mais velhos

Estudo mostra que aqueles com açúcar elevado no sangue pareciam mais velhos. Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Pegar leve na hora da sobremesa ou quando aquela vontade de comer um doce aperta pode ser um dos grandes segredos da jovialidade. O site do jornal britâncico Daily Mail publicou uma matéria que fala sobre os benefícios de se cortar o açúcar da dieta.
Além de contar a história de Wendy Powell, uma personal trainer que aparenta ter 20 anos a menos do que registrado na identidade por ter excluído o açúcar do cardápio, a publicação reforça a tese com o apoio da ciência.

Pela primeira vez, uma ligação direta foi estabelecida entre a quantidade de açúcar no sangue e quantos anos uma pessoa demonstra. Cientistas da Leiden University Medical Centre, na Holanda, e Unilever, no Reino Unido, mediram os níveis de açúcar no sangue de 600 homens e mulheres com idades entre 50 e 70. Eles, então, mostraram fotografias dessas pessoas ao conselho de 60 avaliadores independentes e descobriram que aqueles com açúcar elevado no sangue pareciam mais velhos do que aqueles com a taxa baixa. Na verdade, para cada aumento 1mm/litro do açúcar no sangue, a idade aparente de uma pessoa aumentaria cinco meses.
Terra

Barriga de cerveja seria mito, segundo estudo alemão
Apesar de estar relacionada ao ganho de peso, a cerveja não é a única responsável pela barriguinha

Apesar de estar relacionada ao ganho de peso, a cerveja não é a única responsável pela barriguinha. Foto: Getty Images

Foto: Getty Images
A cerveja não é a grande vilã da boa forma, embora possa contribuir para gordura total. Pelo menos é o que diz o estudo publicado no jornal britânico Daily Mail. De acordo com a publicação, um grupo de cientistas alemães analisou o peso, bem como as medidas do quadril e da cintura de quase 20 mil pessoas por mais de quatro anos. Os participantes foram convidados a detalhar o quanto bebiam de cerveja e o que mais eles consumiam durante cada dia.

O resultado mostrou que os grandes bebedores ganham peso sim, mas não obrigatoriamente em volta da cintura. Tanto homens bebedores de cerveja, quanto aqueles que não consumiam a bebida ganharam massa gordurosa na cintura. No caso das mulheres, as apreciadoras de cerveja tiveram um crescimento mais acentuado nos quadris do que na barriga em si.
Outro estudo realizado na República Checa foi além: diz que beber cerveja por sim só não causa muitas mudanças no peso. No entanto, os cientistas envolvidos no estudo alemão acreditam que a pesquisa checa é um grande erro.
 
Terra
 

Estresse constante afeta capacidade do organismo de combater infecções
 

Sistema imune responde menos a hormônios anti-inflamatórios.
Mecanismo pode influenciar na progressão de vários tipos de doenças.

Viver muito tempo sob estresse pode prejudicar a capacidade do corpo de combater infecções, segundo um estudo publicado essa semana na revista científica “Proceedings of The National Academy of Sciences of United States of America). A descoberta é mais um argumento que ajuda a explicar por que o estresse é frequentemente associado com vários problemas de saúde física e mental.
O cientista Sheldon Cohen e um grupo de pesquisadores do Departamento de Psicologia da Universidade Carnegie Mellon, em Pittsburgh, nos Estados Unidos, avaliaram os níveis de estresse em 276 homens e mulheres saudáveis, que definiram ter o estresse como reflexo de suas vidas, não relacionado à saúde, mas que perduram a médio e longo prazo em seu dia a dia.
Tendo essas informações em mãos, os cientistas os expuseram ao vírus do resfriado comum e, em seguida, os deixaram de quarentena.

Exames de sangue e outras avaliações realizadas nessas pessoas no período revelaram que as células do sistema imunológico dos pacientes expostos ao estresse crônico, em comparação com outros indivíduos saudáveis, foram menos sensíveis ao hormônios que normalmente fazem a resposta inflamatória no organismo.
Ao analisarem 82 adultos saudáveis, os exames demonstraram que as pessoas infectadas e com diminuição da sensibilidade imunológica, em comparação a outras pessoas infectadas, produziram níveis mais altos de um mensageiro químico que promove a inflamação.
Os resultados sugerem que o estresse prolongado interfere no combate da inflamação, o que podem afetar o surgimento e a progressão de uma ampla gama de doenças, segundo os autores da pesquisa.

G 1
Abelhas usam própolis para fazer automedicação
Substância tem propriedades contra fungos e bactérias.
Descoberta pode ter aplicação na apicultura.
O própolis na natureza é esta resina amarelada que aparece na imagem
O própolis na natureza é esta resina amarelada que aparece na imagem (Foto: Divulgação)
Se você toma própolis ao menor sinal de dor de garganta, saiba que está usando este produto da forma correta, do ponto de vista das abelhas. Um estudo publicado recentemente mostra que os insetos usam o própolis em uma forma de automedicação.

O própolis é uma mistura de cera com resinas de plantas, que é produzido normalmente por abelhas – selvagens ou domesticadas – e tem propriedades que protegem a colmeia de fungos e bactérias.

A pesquisa da Universidade do Estado da Carolina do Norte, nos EUA, publicada pela revista científica “PLoS One” mostra que a produção da substância aumenta em média 45% quando a colmeia é atingida por um tipo de fungo parasita.

Se o fungo é de um tipo que não oferece perigo às abelhas, a produção de própolis continua normal. Além disto, as larvas infectadas pelo fungo são retiradas da colmeia, mais um sinal do cuidado que as abelhas têm com a saúde da comunidade.
A automedicação, no entanto, tem seus limites. Quando alguma bactéria infecta a colmeia, o aumento na produção de própolis não é significativo – e a substância tem propriedades que ajudariam na defesa das abelhas.
A descoberta pode ser útil para os criadores de abelha. “Historicamente, os criadores norte-americanos preferem colônias com menos resina, porque ela é grudenta e dificulta o trabalho”, afirmou Michael Simone-Finstrom, autor do estudo, em material de divulgação.
“Agora sabemos que vale a pena promover esta característica, porque oferece às abelhas alguma defesa natural”, completou o pesquisador.

G 1
 

Babosa e hortelã na lista do SUS

Número de medicamentos chega a 810, dos quais 11 são fitoterápicos


Babosa, hortelã e salgueiro são os novos fitoterápicos a entrar na lista oficial de medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS), publicada ontem pelo Ministério da Saúde. Atualizada a cada dois anos, a lista tem agora 810 itens, como medicamentos, vacinas e insumos. A babosa é indicada para o tratamento de queimaduras e psoríase (doença inflamatória da pele); a hortelã, síndrome do cólon irritado; e o salgueiro, para dor lombar. Desde 2007, o SUS usa remédios fitoterápicos, que agora chegam a 11. Para entrar no rol, o fitoterápico precisa ser industrializado, ter registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e eficácia comprovada. A nova relação traz também os remédios finasterida e doxasozina (convencionais) usados contra o crescimento anormal da próstata.

A lista praticamente dobrou, passando de 470 itens, em 2010, para 810, por causa da inclusão dos medicamentos para doenças raras, vacinas e insumos. Anteriormente, eram listados somente os remédios considerados essenciais, utilizados no tratamento das doenças mais recorrentes. "Isso dará mais transparência. O novo formato permitirá que toda a população saiba quais os medicamentos que o Sistema Único de Saúde oferece", afirmou o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha.

O rol é formulado por uma comissão técnica formada por representantes do ministério, da Anvisa, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e de associações médicas.

Para ter acesso a um medicamento da lista do SUS, o paciente deve apresentar receita médica na rede pública. Com base na lista nacional, cada município tem autonomia para fazer sua própria relação de remédios.
C do Povo
 

Estudo: comida picante pode ser benéfica para coração
Os cientistas constataram que os compostos da pimenta reduzem os níveis de colesterol ruim

Os cientistas constataram que os compostos da pimenta reduzem os níveis de colesterol ruim. Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Se você aprecia comida picante, uma boa notícia. Os compostos que dão às pimentas esse sabor característico, chamados capsaicinoides, podem trazer benefícios à saúde do coração, de acordo com uma pesquisa da Universidade Chinesa de Hong Kong. Os dados são do jornal Daily Mail.
Para chegar a essa conclusão, a equipe ofereceu dietas ricas em colesterol a hamsters. Depois, dividiu os animais em dois grupos, sendo que um recebia alimentos com quantidades variadas de capsaicinoides e, o outro, nada com as substâncias picantes.
Os cientistas constataram que os compostos reduziram os níveis de colesterol ruim, diminuindo seu acúmulo e aumentando sua degradação e excreção. Também bloquearam a ação de um gene que faz com que as artérias se contraiam, restringindo o fluxo de sangue para o coração e outros órgãos.

"Certamente, não é recomendável que as pessoas comecem a consumir pimentas em excesso. Uma boa dieta é uma questão de equilíbrio", alertou o autor Zhen-Yu Chen. "E lembre-se que pimentas não são substitutas para medicamentos prescritos e comprovadamente benéficos. Elas podem ser um complemento agradável para as pessoas que acham o sabor quente agradável", acrescentou.
Ponto a Ponto Ideias Terra
 


Pessoas preferem largar sexo, bebida e chocolate do que Internet
 

Chocolate vs Internet  (Foto: Divulgação)

Sexo, bebida ou chocolate? Qual deles você largaria para acessar à Internet? Um estudo realizado pelo Boston Consulting Group com 20 mil pessoas, em 20 países, mostra que algumas pessoas deixariam de fazer coisas do dia a dia, como tomar banho, para ficarem conectadas.


A pesquisa fez entrevistas com mil pessoas em cada um dos países do G-20. Os resultados são assustadores, já que os usuários que acessam constantemente a Internet sofrem sintomas de abstinência semelhante aos dos dependentes químicos quando ficam offline por mais de 24 horas.


Os pesquisadores descobriram que mais de um a cada sete entrevistados deixaria a vida sexual de lado para viver online. Cerca de 73% desistiriam do álcool para ficar conectado, enquanto, aproximadamente, um a cada sete prefere ficar sem café. Outros 83% não comeriam em fast foods e 43% parariam de fazer exercícios físicos. Dez por cento dariam o carro e 7% preferem ficar sem tomar banho para acessar à Internet por um ano.



De acordo com os pesquisadores, em 2016 cerca de 5% do PIB das maiores economias do mundo resultarão, exclusivamente, da Internet, o que é equivalente a R$ 6,2 trilhões. Até lá, serão três bilhões de pessoas conectadas, um impressionante salto se levarmos em conta que hoje são 1,9 bilhões.


Via Daily Mail
Tech Tudo
G 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário