sábado, 17 de outubro de 2015

Salsicha: saiba quais são os riscos desse alimento para a saúde




Salsicha é aquele alimento fácil de preparar, com preço acessível e que não precisa de acompanhamentos requintados. Mas fora essas vantagens, o produto não é recomendado para o consumo frequente por não oferecer benefícios para a saúde.



Para entender porque a salsicha não deve fazer parte da  rotina alimentar, é preciso primeiro entender como ela é feita. Segundo a nutricionista Alice Bayer Monteiro, esses cilindros avermelhados são feitos de carnes de boi, frango e/ou porco.



Mas os fabricantes usam principalmente cortes que sobram da indústria de carnes, como bochechas, vísceras e restos que ficam grudados nos ossos dos animais. Depois de ser processada, a mistura recebe diversos aditivos como temperos, sal, amido, proteína de soja, conservantes, aromatizantes, corantes, antioxidantes, atiumectantes e estabilizantes.



salsicha istock getty images doutíssima





Salsicha é considerada nociva para a saúde e pode desencadear doenças. 

Foto: iStock, Getty Images



Por fim, um tubo feito de celulose ou com o próprio intestino do animal é preenchido para receber o formato. Linguiça e outros produtos com essa forma comprida são envolvidos no mesmo material, mas o conteúdo interno é bem diferente.



O ingrediente fundamental do famoso cachorro-quente pode ter um sabor delicioso, mas esse se deve, em grande parte, à adição de químicos e temperos citados acima. Esses aditivos, facilmente encontrados em produtos industrializados e processados são considerados nocivos para a saúde e podem desencadear o aparecimento de doenças.



Efeitos da salsicha na alimentação


 


Ao ser questionada sobre os prós e contras desse alimento, a nutricionista é direta: “não vejo benefícios”. Alice ressalta que a salsicha é muito artificial, riquíssima em gordura saturada, colesterol, sódio e conservantes, ingredientes muito prejudiciais para a saúde.



“Principalmente pessoas com hipertensão arterial, alteração de colesterol ou triglicerídeos não devem consumir salsicha”, afirma a especialista. Segundo Alice, esse tipo de produto não faz parte de uma alimentação mais natural e saudável.



Salsicha está fora do cardápio?


Mesmo não contendo nenhum benefício para o corpo, Alice afirma que não gosta de trabalhar com a ideia de alimentos proibidos. Ela explica que se for muito ocasional, o consumo da salsicha não é tão problemático para a saúde.



A nutricionista ainda diz que se for para comer salsicha, as de frango são mais indicadas pelo teor de gordura reduzido em relação às demais. Ao optar por consumir o produto, leia a lista dos ingredientes e escolha a versão com a menor quantidade de sódio, gordura saturada e colesterol.



Todos os produtos industrializados contém a lista de ingredientes no rítulo, sempre em ordem decrescente. Ler essa informação é uma forma de estar consciente de que tipo de alimento você está consumindo e quão benéfico ou prejudicial ele é para a saúde.



Alice dá duas dicas para fazer melhores escolhas no supermercado. Quanto menor a lista de ingredientes, melhor. Por fim, ela ensina que os nomes desconhecidos do público em geral devem ser evitados.







DOUTÍSSIMA / TERRA 

Infidelidade no Brasil é a que mais cresce no mundo, diz pesquisa de site de traição

Levantamento de rede social mostra que brasileiros aderiram em massa



Um levantamento de dados de usuários pela rede social americana Ohhtel.com (dedicada somente à traição) mostra que o Brasil é o país em que a infidelidade mais cresce no mundo. O site fez a comparação de número de adesões de brasileiros nos últimos tempos.

Com pouco mais de 3 meses de funcionamento no Brasil, o site de "infidelidade discreta", como se denomina – já conta mais de 315 mil usuários.

Isso significa que, por mês, cerca de 80 mil brasileiros se cadastram no site de relacionamento em busca de relações extraconjugais conquistadas por meio virtual.

Nos Estados Unidos, onde a rede social já soma 1,2 milhão de usuários, a adesão mensal não passa de 50 mil pessoas. Na Argentina e no Canadá as médias mensais de adesão são, respectivamente, de 13 mil e 5 mil usuários novos.

Não foi revelado, porém, quantos dos novos usuários seguem ativos após o cadastro no site.



DONNA ZH ONLINE
Livro aborda a origem do Natal
 
Os autores toledanos Marcelo Grondin e Moema Viezzer lançam livro hoje

Toledo 
 
Os escritores Marcelo Grondin e Moema Viezzer, integrantes da Academia de Letras de Toledo, lançaram  o livro Três Vezes Natal. O livro aborda a origem do Natal e sua vivência atual no mundo inteiro e especialmente no Brasil, a partir de três perspectivas: O Natal Cristão (que lembra o nascimento de Jesus), O Natal Social (de comemoração intensa, principalmente no âmbito familiar) e O Natal Comercial (do Papai Noel). O texto percorre a história de cada um destes elementos, dando a conhecer o porquê dos diferentes símbolos e tradições do Natal, amplamente utilizados, sem que a grande maioria das pessoas conheça sua origem e significado.
“Resgatar a magia e os mistérios do Natal em suas múltiplas dimensões. Essa é a tarefa a que se dedicam Marcelo Grondin e Moema Viezzer neste livro, que apresenta com originalidade uma das mais importantes festividades do mundo.
Além de recuperar os contornos espirituais do nascimento de Jesus, o Natal é revisitado como evento social, que reúne famílias e amigos em gestos de confraternização, solidariedade e amor ao próximo, e marca um importante período para o comércio, que tem na figura do Papai Noel a sua marca mais emblemática nos dias atuais. Trata-se de um presente de avô e avó para netos e netas, como um fio condutor de uma tradição a ser re-significada a cada ano. E - por que não? – um lindo presente de Natal para amigos e amigas, parentes e pessoas especiais ou brinde para eventos corporativos de fim de ano!”, comenta a jornalista Tereza Moreira na contracapa do livro.
O Paraná
Média de filhos diminuiu


As mulheres brasileiras têm, em média, 1,86 filho, conforme o censo de 2010 do IBGE. Em 2000, este índice era de 2,38. A pesquisa mostra, ainda, que as regiões onde a taxa de fecundidade mais diminuiu foram a Norte e a Nordeste. Em relação ao casamento, verificou-se que o percentual de casais não formalizados subiu de 29% para 36%.
C do Povo
Garoto de 8 anos abre negócio próprio na Internet e vira milionário

Harli Jordean (Foto: Reprodução)
Harli Jordean aprendeu cedo a lidar com fornecedores, pedidos e entregas para manter de pé seu império de bolinhas de gude na internet. O pequeno magnata londrino mantém o site marbleking.co.uk e ganha milhares de libras por ano - com pedidos em vários lugares do mundo.

Harli é tão ocupado que teve de empregar sua mãe e os dois irmãos mais velhos para ajudá-lo a cumprir a demanda de produtos no website. Mas ele não reclama de estar sobrecarregado, pelo contrário, o pequenino se mostra profissional e com ambiciosos planos para o futuro.
"Meu sonho é ter uma cadeia de lojas. Ela seria como uma das maiores lojas de brinquedo do mundo, mas vendendo todos os tipos de bolinhas de gude" - revelou o estudante.

Ele revela que seus amigos o admiram por ter o próprio negócio e que são seus melhores clientes. O astuto empresário também revela que a chave para o sucesso é definitivamente a delegação. " Eu gosto de ser o chefe, mas gosto de envolver os outros no trabalho. Assim, se algo dá errado não é tudo minha culpa".

Harli conta que decidiu começar o negócio quando algumas crianças mais velhas roubaram sua coleção de bolinhas. Pediu para que sua mãe lhe comprasse mais na internet, mas os dois perceberam que não havia muitos sites dedicados àquele tipo de venda. Harli então pediu permissão para começar seu próprio site. Em alguns meses, Tina, a mãe de Harli ficou chocada ao ver os pedidos crescendo e Harli cuidando de tudo sozinho.



Tina, 51, disse: "Harli sempre foi obcecado por bolinhas de gude desde que tinha seis anos. Ele costumava dormir com elas embaixo do travesseiro. A última coisa que ele fala antes de dormir é 'bolinhas de gude' e elas são as primeiras coisas que ele menciona de manhã."
De acordo com Tina, Harli agora quer produzir suas próprias bolinhas de gude na China para vender para lojas do mundo inteiro. Ela revelou também que como chefe, ele é muito tranquilo, mas tem suas próprias ideias de como fazer as coisas.
"Ele é muito ambicioso e determinado. Algumas vezes suas ideias são tão grandiosas que nós temos que intervir um pouco. Mas o sonho dele ainda é ter a maior loja de bolinhas de gude do mundo", completou.
G 1
Médicos encontram ponto fraco de tumor agressivo de próstata

Medicação que faz efeito contra câncer já está sendo testada. Variedade corresponde a menos de 2% dos casos, mas é agressiva.



Um remédio que já está sendo testado para outros tipos de tumores é capaz de reduzir também uma variedade agressiva de câncer de próstata, segundo resultados apresentados nesta quinta-feira (17) pela Escola de Medicina de Weill Cornell, nos Estados Unidos, na revista especializada "Cancer Discovery".
O medicamento, de acordo com o grupo liderado por Mark Rubin, atinge o “calcanhar-de-Aquiles” de um tumor conhecido como “câncer de próstata neuroendócrino”. Embora ele corresponda a menos de 2% dos casos de tumor de próstata, é um dos tipos mais agressivos da doença.
Outro ponto importante é que tumores mais comuns na região costumam ser tratados com terapia hormonal. Na maioria deles, o tratamento reduz o câncer. Em alguns, no entanto, o hormônio pode fazer o tumor “virar” neuroendócrino. A equipe descobriu uma vulnerabilidade genética nesse tipo de tumor. E uma vulnerabilidade genética para qual espera-se que tenhamos um tratamento a médio prazo.
Em testes em laboratório e em animais, a medicação foi capaz de reduzir o tamanho do tumor rapidamente. Agora, a equipe pretende testar sua eficácia em seres humanos.


Fonte: G1

Quem acorda cedo é mais feliz, diz estudo
 
Pesquisa britânica mostra que o hábito de madrugar deixa as pessoas mais dispostas e saudáveis
A hora em que o despertador toca costuma ser um momento nada agradável para muitas pessoas. O frio da manhã e o aconchego do cobertor deixam qualquer um tentado a fechar a cortina e programar o alarme para mais tarde. Mas nem todo mundo gosta de adiar o momento de sair da cama.
Para quem sente prazer em levantar cedo, estar de pé nas primeiras horas do dia tem um valor inestimável. E segundo pesquisadores da Universidade de Roehampton, no Reino Unido, esse valor está relacionado a mais saúde e qualidade de vida. Estudo realizado na instituição com mais de mil voluntários concluiu que pessoas que acordam cedo são mais magras, mais felizes e mais saudáveis do que aquelas que usam a manhã para dormir um pouco mais.
Por meio de um questionário online, os pesquisadores entrevistaram 1.068 adultos sobre seus hábitos de alimentação e sono, seus níveis de felicidade e ansiedade e seu estado de saúde. Usando escalas padronizadas para avaliar se eles eram matutinos ou vespertinos, os estudiosos analisaram o bem-estar, a consciência e o comportamento alimentar dos voluntários. Cruzando os dados que revelam o horário médio de pular da cama (veja quadro abaixo) com outras respostas, os especialistas perceberam que acordar cedo traz uma série de benefícios, deixando as pessoas mais dispostas e saudáveis. — Ser uma pessoa matutina ou não é em parte uma questão do relógio do corpo do indivíduo e em parte uma questão de preferências que se desenvolveram ao longo da vida. As escolhas matutinas provavelmente se adaptam melhor à sociedade industrial em que vivemos, além de serem mais saudáveis — defende o professor Jöerg Huber, que liderou a pesquisa.
Hormônios

Segundo Nonato Rodrigues, especialista em transtornos do sono, o relógio biológico de cada um tem papel fundamental na determinação dos horários de dormir e acordar. Ele explica que, apesar dessa variação, existem horários mais saudáveis para o sono, relacionados às substâncias que o regulam.
— A melatonina é o hormônio que gerencia o sono. Às 22h, o organismo tem um pico dessa substância e, por isso, é o horário em que as pessoas têm maior propensão para deitar. Como a duração do sono mais comum fica por volta de oito horas, a tendência é que o indivíduo que dorme a essa hora acorde às 6h, quando a luminosidade está aumentando — explica.
Apesar disso, algumas pessoas podem ter necessidade de dormir mais ou menos tempo. Rodrigues explica que esses indivíduos são classificados como grandes dormidores ou pequenos dormidores, com sonos que duram de seis a 10 horas.
O aposentado Flávio Barbosa, 69 anos, faz parte do time de quem não consegue ficar até muito tarde na cama. Apesar de não precisar mais acordar cedo para trabalhar, ele mantém o hábito por prazer. — Ficar mais tempo na cama, em vez de me deixar relaxado, começa a cansar. Não gosto de acordar tarde porque a gente acaba ficando com uma moleza estranha, uma sensação de que o dia está começando na hora errada — descreve. E o hábito se espalhou pela família. Apesar de trabalhar apenas à tarde, o filho de Flávio, Eduardo Barbosa, 42 anos, levanta diariamente às 6h. Após tomar café da manhã e levar os filhos na escola, o servidor público bem que poderia voltar para a cama, mas prefere dedicar o tempo a uma atividade física em companhia do pai.
— Se eu acordasse às 10h, por exemplo, não poderia aproveitar esse tempo.
Para o neurologista Henrique Braga, acordar cedo reduz o estresse e a ansiedade do dia a dia por dar mais tempo para as pessoas se organizarem e realizarem as suas atividades com calma.
— Chegar cedo ao trabalho, não enfrentar trânsito pesado, comer bem e sem pressa pode colaborar muito na redução do estresse e da ansiedade, que são fatores de risco de doenças cardiovasculares.
Na opinião do médico, alimentar-se corretamente pela manhã é fundamental, porque o organismo recebe energia para o resto do dia e pode controlar também a produção de cortisol.
— Pela manhã, o organismo tem mais cortisol, um hormônio que deixa o indivíduo mais ativo e estimulado, mas também está relacionado ao estresse. Se a pessoa não come, falta energia, e o organismo produz essa substância em excesso para tentar compensar. Aí, é ansiedade e irritação na certa.
 
Saiba qual o seu perfil:

Dias úteis
:: Pessoas matutinas — levantam da cama, em média, às 6h58m :: Pessoas vespertinas — levantam da cama, em média, às 8h54m
Fins de semana:: Pessoas matutinas — levantam-se às 7h47min
:: Pessoas vespertinas — levantam-se às 10h09min

Correio Braziliense
Estudo: mulheres guardam segredo por apenas 32 minutos 
  O parceiro, amigos e a mãe são os principais destinatários da informação secreta
  O parceiro, amigos e a mãe são os principais destinatários da informação secreta. Foto: Getty Images
Pesquisadores descobriram que 85% das mulheres gostam de ouvir segredos. No entanto, não conseguem passar mais do que 32 minutos sem contá-los a alguém. O parceiro, amigos e a mãe são os destinatários preferidos. As informação são do Daily Mail.
O estudo analisou 3 mil mulheres e uma em cada dez delas admitiu ser incapaz de guardar um segredo - não importa quão pessoal ou confidencial a notícia seja.
Quase metade das mulheres disse que sente necessidade de descarregar os segredos a alguém e 13% afirmou que fazem isso com o intuito de espalhar a informação.
Terra Foto: Getty Images
Brasileiras têm menos filhos e mais tarde, segundo IBGE

As mulheres brasileiras estão tendo menos filhos e adiando a primeira gravidez. É o que revelam os Indicadores Sociais Municipais do Censo Demográfico 2010, divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Em 2000, a média de filhos por mulher era 2,38 e, em 2010, caiu para 1,86. A queda ocorreu em todas as regiões do Brasil. A menor taxa em 2010 foi verificada no Sudeste (1,66) e a maior taxa foi registrada no norte (2,42). A mais alta taxa entre os Estados foi registrado no Acre (2,77 filhos por mulher) e a menor foi no Rio (1,62).
Além de terem menos filhos, caiu a proporção de nascimentos entre as mulheres mais jovens. Em 2000, 19% dos nascimentos ocorriam na faixa etária de 15 a 19 anos e 29% na faixa etária de 20 a 24 anos. Esses percentuais caíram respectivamente para 18% e 27%.
Outra mudança detectada pelo censo é o aumento das uniões consensuais, em que os casais não formalizam o casamento. Este percentual subiu de 29% para 36%. Outro dado divulgado hoje pelo instituto mostra que 7% da população tem alguma deficiência severa, seja ela visual, auditiva, motora ou mental.
O Censo ainda aponta que a proporção de crianças e jovens fora da escola caiu na década passada. De 7 a 14 anos, a queda foi de 5,5% para 3,1%. Na faixa etária de 15 a 17 anos foi de 22,3% para 16,7%.
Folha de SP
Proibidos alimentos com babosa


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda, a fabricação e a importação de alimentos e bebidas à base de Aloe vera. De acordo com o órgão, não há comprovação da segurança do uso do componente nem registro para esse fim. A restrição foi publicada ontem no Diário Oficial da União. A Aloe vera é uma planta conhecida popularmente como babosa.
As pessoas também a usam como aromatizante em cosméticos e produtos de limpeza e esse tipo de aplicação continua liberado. A babosa compõe principalmente produtos para o cabelo, mas recentemente também é encontrada em bebidas e alimentos, inclusive com função de emagrecimento. Por se encaixar na categoria de "novos alimentos", precisa se submeter ao registro da Anvisa.
A agência optou pela proibição devido à falta de estudos científicos que comprovem a segurança da babosa, ou seja, falta garantia de que ela não seja prejudicial à saúde. Existem sucos à base da planta e seus revendedores costumam falar sobre possíveis efeitos benéficos, como a redução dos níveis de glicose no sangue.
São reconhecidas ainda na babosa propriedades antibacteriana, cicatrizante e capacidade de reidratar o tecido capilar ou dérmico danificado por uma queimadura. Com seus nutrientes, muitas pessoas a consideram inclusive uma planta poderosa contra várias doenças.
C do Povo
Pesquisa: 34% das mulheres casariam por dinheiro
 
Garantir o futuro e ter uma vida de luxo estão entre as razões

Garantir o futuro e ter uma vida de luxo estão entre as razões. Foto: Getty Images
Um estudo feito pelo site My Voucher Codes entrevistou mais de duas mil mulheres no Reino Unido e descobriu que mais de um terço delas, 34%, se casariam por dinheiro. As informações são do Female First.
A pesquisa peguntou a este grupo de mulheres qual a quantidade de dinheiro que o parceiro precisaria ter para que elas se casassem por interesse. Um quarto delas, 23%, colocou o valor mínimo em R$ 2,8 mi em conta bancária. Para 6% delas, a quantia teria de somar R$ 14 mi.
Quando elas foram questionadas sobre o motivo de casar por dinheiro, 41% alegaram que era para garantir um futuro seguro para a família e 19% disseram que assim poderiam ter uma vida de luxo. Apenas 42, entre todas as mulheres, colocaram o amor como um dos fatores mais importantes para um casamento.
Terra Foto: Getty Images
 
Cerca de 80% das mulheres usam sutiãs inapropriados

Peça de tamanho ou modelo inadequado pode causar problemas na coluna e respiratórios
Peça de tamanho ou modelo inadequado pode causar problemas na coluna e respiratórios. Foto: Getty Images
Cerca de 80% das mulheres do Reino Unido usam o tamanho errado de sutiã e pouco menos da metade do público feminino nunca usou a peça. As informações são do Female First. A Associação Britânica Osteopathic quer criar a consciência dos problemas de saúde que podem surgir do uso de lingerie inapropriada. Uma das consequências é a inclinação dos ombros para frente, caso o sutiã não suporte o peso dos seios. Neste caso, as mamas também ficam caídas.
Um sutiã que não sustenta os peitos pode causar problemas de coluna e provocar pressão nas costelas superiores, já que a mulher passa a andar arqueada. Além disso, a má postura pode dar origem a problemas respiratórios. Uma pesquisa, encomendada pela Rigby & Peller, descobriu que um terço de todas as mulheres estão descontentes com a aparência dos seus seios, mas a mesma quantidade não compra um sutiã novo há 12 meses.
Terra

Sair sem calcinha não é indicado


A calcinha evita o contato da pele com superfícies contaminadas

 A calcinha é mais do que um acessório: é sinônimo de proteção. Utilizada há muitos anos, a peça envolve a região genital, antes das roupas, e funciona como uma barreira entre as superfícies e a pele. Apesar de o seu uso não ser “obrigatório” pelos médicos ginecologistas, é bastante recomendável que a mulher não abra mão da roupa íntima, já que, além de impedir o contato com assentos não esterilizados, pode ajudar com que o calor do jeans ou de outros tecidos não prejudique a saúde íntima da mulher.


Agora, quando uma mulher não usa calcinha, seus genitais estão mais expostos, dependendo da roupa e do lugar isso pode ser um problema. É o que explica o Dr. Edval Nacle Estefen, coordenador do Centro Viva Vida de Referência Secundária do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). “Nem sempre o abandono da vestimenta acarreta em algum problema de saúde, mas dependendo da roupa, a mulher pode estar desprotegida”, diz Edval. Por isso, o melhor é não arriscar.

Por que usar
Se você estiver usando uma calça comprida ou bermuda que impeça o contato da pele genital com superfícies, de certa forma é possível afirmar que você está protegida. “Nesses casos, a entrada de bactérias ou a transmissão de infecções é mais difícil, pois terá de umedecer o tecido da calça para chegar à vagina”, esclarece o médico. Mas para aumentar ainda mais a dificuldade de acesso de bactérias e outros microorganismos à região íntima, a calcinha deve ser usada sempre em locais públicos.

Outro ponto é a proteção contra o aquecimento gerado pelo tecido da própria roupa. Calças apertadas e de tecidos como o jeans podem superaquecer a região da vagina e criar umidade, o que favorece o aparecimento de fungos, como a Candida albicans. A calcinha de algodão evita esse calor excessivo e permite que a pele “respire”.

Exceção durante a noite
Dormir sem calcinha, por sua vez, está liberado e é inclusive recomendado pelos médicos. “À noite, é interessante que essa parte do corpo receba ventilação e esteja sem roupa”, explica Edval. Para evitar problemas como a candidíase, dormir sem calcinha pode ser muito bom.


Por fim, o médico faz o alerta: qualquer roupa íntima deve ser de uso estritamente pessoal. Segundo ele, emprestando roupas íntimas, os riscos de contaminação são altíssimos por meio da troca de bactérias e infecções. Então, já sabe, calcinha é de uso pessoal e intransferível.

Agência Hélice Terra
 

Perfumes com cheiro de gasolina e cigarro prometem álibi para homens adúlteros
 Se você visitou um clube de striptease, ou algum estabelecimento do gênero, e tem medo de ser descoberto pela "patroa", fique calmo. O clube, Mavericks, de Cape Town, na África do Sul, criou uma série de perfumes com aromas incomuns que promete camuflar o "cheiro daquela vadia", como diria sua esposa.
A linha, batizada sugestivamente de "Alibis", tem três fragrâncias: Meu Carro Quebrou, com cheiro de gasolina, borracha, graxa e aço; Eu Estava Trabalhando até Tarde, com "aroma" de tinta, café, cigarros e ternos de lã; e Nós Estávamos Velejando, com ar de maresia, cordas e protetor solar.
Infelizmente para nós os maridos brasileiros, os perfumes estão sendo vendidos exclusivamente no clube Maverick, lá na África do Sul. O preço, conforme o "OddityCentral", é de cerca de R$ 65.
Trata-se, ao que parece, de um eficiente álibi olfativo. Mas não esqueça que ele não esconde marcas de batom no colarinho.


Blog Mundoidão do ClicRBS
Mulheres têm mais pesadelos do que os homens, diz estudo

Alterações hormonais contribuem para pesadelos serem mais frequentes nas mulheres
Alterações hormonais contribuem para pesadelos serem mais frequentes nas mulheres. Foto: Getty Images Em um estudo recente, 19% dos homens afirmaram ter tido pesadelos, contra 30% das mulheres. Segundo a pesquisa feita pela Universidade West England, as alterações de temperatura corporal causadas pelo ciclo menstrual nas mulheres aumentam a frequência dos pesadelos no público feminino. As informações são do The Sun. Os sonhos ruins surgem do sistema límbico, região primitiva do cérebro que é responsável por emoções poderosas. Durante o sono, esta região faz um trajeto pelas coisas que aconteceram ao longo do dia. O processo produz sonhos e pesadelos.
 
Veja os significados dos 5 sonhos mais frequentes:

Voar: você está passando por um período positivo de mudança pessoal.
Ser sexy em um abraço com uma celebridade ou colega: sua mente adormecida tem levado você a este lugar emocionante que não se atreve a ir na vida real.
Encontrar dinheiro: esta poderia ser a realização de um desejo ou sinal de algo que aconteceu com você.
Ir bem na escola: há alguém que você está ansiosa para agradar - um chefe, colega ou até mesmo um parceiro. Voltar à idade escolar simboliza uma época em que tínhamos de agradar as pessoas.
Ter o cabelo incrível: desejo por perfeição ou pode ser que você, inconscientemente, sabe que tem qualidades incríveis.

Veja os significados dos 5 pesadelos mais frequentes:
Perseguida por um estranho: você está sobrecarregada, com muitas responsabilidades.
Seus dentes estão caindo: você tem problemas para se comunicar em algum momento em sua vida. Ficar pelada em público: você está insegura, pode estar sendo pressionada demais e está se sentindo vulnerável. Prestes a morrer, ou caindo de um penhasco: você sente que seu mundo está caindo aos pedaços. Desesperada para chegar a algum lugar, mas as coisas estão em seu caminho: sua vida é caótica, você está a ponto de perder prazos e está sempre atrasada.
Terra Foto: Getty Images

Faça sua lingerie durar mais



Os cuidados com a higiene íntima são essenciais para evitar qualquer tipo de infecção, entre outros problemas que ameaçam a saúde da mulher. Mas além de observar com atenção este quesito, também é preciso ficar de olho na lavagem e conservação da roupa íntima. Se for mal lavada, a calcinha se transforma no local ideal para o aparecimento de fungos e bactérias causadores de infecções vaginais e corrimentos. E não adianta tentar limpar a lingerie a seco, as calcinhas precisam de água e sabão.

Sabão de coco
Prefira o sabão de coco ou detergentes específicos para lavar lingerie e nada de produtos como alvejante, cloro e/ou água sanitária. O sabão em pó e o amaciante não representam uma ameaça, mas devem ser evitados porque contêm perfumes e corantes que podem provocar irritações na vagina. Lave sua lingerie sempre à mão. Algumas peças têm tecidos e detalhes muito delicados que podem estragar na lavadora. Separe as peças antes de lavar: brancas de um lado, coloridas de outro. Misturar tudo pode resultar em peças manchadas.

Não colocar de molho
Outra dica de como fazer a lingerie durar mais é não deixar as calcinhas de molho, principalmente se o tecido tiver cores fortes, pois isso também pode causar manchas.

Não torcer

Depois de lavar, não torça as peças, dê apenas uma espremida para retirar o excesso de água. Um truque para secar a calcinha mais rápido é enrolar em uma toalha e apertar. Deixe secar na sombra e evite usar a máquina de secar. Só recolha a lingerie do varal quando estiver bem seca, jamais guarde as peças se ainda estiverem úmidas.

Posso lavar as calcinhas no chuveiro?
As calcinhas podem sim ser lavadas no chuveiro, desde que depois elas passem pela lavagem convencional antes do uso. Ou seja, lavar a calcinha no chuveiro deve ser uma pré-higienização. Atenção também quanto à secagem: nada de deixar dentro do box do banheiro. O local é úmido e abafado, perfeito para que os fungos e bactérias se proliferem no tecido da calcinha.
O Paraná
Conheça o chocolate que, sim, emagrece! Comidas nutracêuticas dão um up na saúde

Não, você não leu errado o título. Já imaginou comer chocolate para atender àquele desejo de comer um docinho e ainda por cima emagrecer? O grande sonho de 10 entre 10 mulheres está pertinho de virar realidade. Só que o produto não é comprado no supermercado ou na padaria, e sim... nas farmácias de manipulação! O chocolate que não engorda chama-se nutracêutico.

Os nutracêuticos são suplementos vendidos em forma de bebidas ou comidas (iogurtes, pães, etc). Estão aos poucos chegando ao Brasil. Na Europa e nos Estados Unidos, este mercado de nutricosméticos já bomba muito!
No caso específico do chocolate, o gosto é mantido, assim como as propriedades do cacau — antioxidante, capazes de impedir o acúmulo de gordura no corpo, e benéfico para o sistema circulatório e ainda por cima estimulantes cerebrais (ajudam com efeitos positivos sobre a memória, raciocínio, disposição e no humor das pessoas).

Tudo parece maravilhoso, né? Bom, ao contrário do sabor dos produtos, que é doce, o preço é bem salgadinho...

As boas notícias do ramo nutracêutico vão além do chocolate que ajuda a perder peso.
Certos doces com finalidade cosmética antioxidante prometem ainda deixar até a pele mais bonita: a pioneira empresa americana Ecco Bella já vende um chocolate feito com "cacau orgânico e extratos de tomate, cenoura, algas e mirtilo". A fórmula ajuda a proteger a derme do sol. Melhor ainda: outra companhia gringa, a Frutels, vende inclusive online pacotes com "bolinhas" de chocolate que eliminam a acne.
Até água serve atualmente para diversas finalidades. Já existe água com promessa de atenuar rugas e outra da Borba Skin que ajuda a clarear a pele, feita de vitaminas e extrato do mamão papaia.

DONNA ZH
Cachorros preferem passear com as donas mulheres do que com homens


É, existe estudo para tudo nesse mundo mesmo. Este da Universidade de Mendel (República Tcheca) é curioso e trata de um assunto que muita gente gosta: mascotes. Você tem um animal de estimação? Pois saiba que cachorros gostam mais de ser conduzidos em passeios pelas ruas por suas donas mulheres, e não pelos homens.
Isso mesmo: cães levados na coleira por seus donos homens são quatro vezes mais propensos a ameaçar e morder outros cachorros na rua do que os levados pelo sexo feminino, diz a pesquisa. Mais de duas mil "interações entre cachorros" foram observadas pelos pesquisadores enquanto eles passeavam com seus donos. Foi constatado ainda que os que andavam sem coleiras eram mais dóceis e também que os machos cheiram mais as fêmeas do que o contrário. Os pesquisadores afirmaram ainda que os mascotes são muito sensíveis e, não raro, estão conectados ao perfil dos donos, ou seja, há relação entre tendências agressivas ou impulsivas do dono.
DONNA ZH ONLINE
Software calcula probabilidade de doenças hereditárias
 
Programa agiliza obtenção de dados que demandam cálculos complexos
  Pesquisa do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveu um software, denominado PenCalc, que calcula a taxa de penetrância de doenças autossômicas dominantes, que são doenças hereditárias, passadas de geração para geração. A estimativa dessa taxa é feita por meio de cálculos aplicados à estrutura de heredogramas, gráficos que representam a herança genética de determinada característica, e mostram como o defeito é transmitido.
— Os cálculos de estimativa da taxa de penetrância são muito complexos. O software automatiza essas operações, agilizando a obtenção dos dados — explica a pesquisadora Andréa Horimoto, autora do estudo.
O PenCalc é destinado para uso de profissionais que trabalham com aconselhamento genético. O programa calcula, por meio da análise de genealogias (árvores genealógicas) que mostram a segregação da doença, o valor apropriado da taxa de penetrância da doença.
O trabalho foi motivado pelo caso de uma família acompanhada pelo serviço de aconselhamento genético do instituto. Uma síndrome autossômica dominante afetou 53 pessoas da mesma família. Foram analisadas outras 21 genealogias de famílias com a mesma síndrome para testar o software. A precisão do programa era avaliada em comparação aos resultados dos cálculos empregando metodologias alternativas.

BEM-ESTAR DO CLICRBS
Anvisa define padrões para produtos à base de plantas
 
Xaropes, cremes, pomadas, tinturas e chás terão de seguir normas da agência



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai padronizar a produção dos medicamentos fitoterápicos que são distribuídos pela rede pública de saúde. Xaropes, cremes, pomadas, tinturas e chás feitos com plantas terão de seguir o padrão definido pela agência, informando indicações, advertências e o modo de usar de cada fórmula.
A infusão da camomila, por exemplo, deverá seguir a proporção de 3g de inflorescências secas para 150ml de água. O Formulário de Fitoterápicos — Farmacopeia Brasileira será publicado no Diário Oficial da União nos próximos dias.


ZERO HORA


Enrolar os fios com a mão pode te deixar careca, diz estudo


Hábitos de torcer e escovar os fios podem se tornar compulsivos se transformar em tricotilomania



Hábitos de torcer e escovar os fios podem se tornar compulsivos se transformar em tricotilomania. Foto: Getty Images
Pode parecer estranho, mas a mania de enrolar o cabelo na hora da paquera, enquanto está pensando ou enquanto está tímida podem te deixar careca.


Segundo o site Beauty Hair, o hábito de rodar, torcer e escovar os fios pode se agravar, se tornar compulsivos com o tempo e se transformar em tricotilomania. As pessoas que sofrem dessa doença arrancam os fios de cabelo para controlar a ansiedade e o nervosismo e, algumas vezes, enrolam os fios no dedo para depois puxá-los.


Segundo Elizabeth Cunnane Philips, especialista no assunto, há uma série de conotações psicológicas que surgem com o constante ato de arrancar os cabelos desta maneira. Este impulso, muitas vezes involuntários, podem afetar o coro cabeludo e a produção de novos cabelos pode diminuir.

Algumas dicas podem ajudas as pessoas que sofrem desse problema: use luvas enquanto assiste TV, anote os momentos em que você puxa seus cabelos, assim você consegue se policiar para não repetir o ato, e consulte um especialista.


Terra
Foto: Getty Images


De olho no alho-poró

Parte de receitas sofisticadas, o vegetal contém substâncias que previnem doenças cardiovasculares





Com uma combinação única de flavonoides e nutrientes, o alho-poró é um alimento que traz sabor e saúde aos pratos. O vegetal, conhecido por fazer parte de receitas sofisticadas como risotos, quiches e cremes, tem propriedades digestivas, diuréticas, expectorantes e ainda ajuda a prevenir doenças como a arteriosclerose e a gripe –além de ser um ótimo descongestionante das vias respiratórias. Mas, conforme explica a nutricionista Ana Maria Bilotta, de São Paulo, pouca gente está habituada a prepará-lo, por isso ele não é presença frequente em todas as mesas.
Se você faz parte desse time, não se desespere. A nutricionista ensina como fazê-lo. De acordo com ela, se aproveita tanto o caule quanto as folhas. A única parte que deve ser retirada é a extremidade da raiz. Abra-o no sentido do comprimento até o centro para lavar bem o interior. Depois de lavar, a nutricionista recomenda cortar em fatias finas, ou cubos, e deixar descansar por cinco minutos. Segundo ela, agindo assim, você mantém as propriedades do alimento. Outra dica é escolher vegetais novos se for cozinhá-los no vapor. “É uma garantia a mais de maciez”, ensina.
Quanto às receitas, o ingrediente não fica restrito aos quiches e sopas. Ele pode ser consumido cru (cortado bem fininho) em saladas e patês, e cozido em massas, pratos especiais e sopas. Você também pode usá-lo recheado com queijo e tomates; para temperar carnes misturado a outras ervas; refogado com creme de leite para ser usado em massas; e até para dar um gostinho especial às batatas assadas. Para isso, misture o alho-poró com um pouco de leite. Deixe hidratar por alguns minutos. Jogue tudo sobre as batatas, com um pouco de alecrim, regue com azeite e leve ao forno.
Além de delicioso, o alho-poró também é rico em um flavonoide chamado kaempferol, eficaz na proteção dos vasos sanguíneos. “Essa substância ajuda na produção de ácido nítrico, que melhora a dilatação dos vasos sanguíneos”.

Outro componente importante do vegetal é o ácido fólico, uma vitamina do complexo B. “Ela previne doenças cardiovasculares, pois estabiliza os níveis de homocisteína, que em excesso, é fator de risco para doenças do coração”, explica a nutricionista.
Suflê de Alho-Poró

Ingredientes
1 colher de sopa de margarina
1 xícara de chá de leite desnatado
2 xícaras de chá de alho-poró em rodelas
3 colheres de sopa de farinha de trigo
4 gemas
4 claras em neve
sal a gosto
Modo de Preparo
Cozinhe as rodelas de alho-poró no leite por 5 minutos. Separe o alho-poró e reserve o leite. Em uma panela, derreta a margarina, junte a farinha de trigo e mexa bem. Junte lentamente o leite até engrossar. Adicione o sal e o alho-poró. Deixe esfriar, junte as gemas e, por último, às claras. Despeje em um refratário untado. Leve ao forno por 30 minutos ou até ficar dourado.

Escalopes ao Alho-Poró (para 4 porções)

Ingredientes

8 escalopes de carne de porco magra farinha de trigo
80 g de manteiga
1 copo de vinho branco
sal e pimenta-do-reino a gosto
4 colheres (sopa) de óleo
4 alhos-poró
200 g de presunto

Modo de Fazer

Limpe, lave, elimine a parte verde dos alhos-poró e corte a parte branca em rodelinhas; reserve. Bata os escalopes levemente com o batedor de carne, passe-os na farinha de trigo e doure-os, de ambos os lados, em 30 g de manteiga derretida, aquecida e ligeiramente escura. Regue-os com o vinho branco, polvilhe-os com sal e pimenta-do-reino a gosto, diminua a chama e reduza lentamente o molho do cozimento. Enquanto isso, leve ao fogo uma frigideira com o óleo e a manteiga restante, adicione as rodelinhas de alho-poró e o presunto cortado em cubos.
Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto, banhe com um pouco de água e cozinhe, em fogo brando, por 20 minutos. Após esse tempo, despeje sobre os escalopes, deixe no fogo por alguns minutos e sirva bem quente com arroz branco. (Fonte: A Mesa)
Custom Editora Especial para o Terra
Nova pesquisa revela mulheres fazendo sexo por obrigação, e não por prazer
 
Estudo americano afirma que transar rejuvenesce em até 10 anos
Embora muitas mulheres pareçam estar na busca perpétua da juventude e da última palavra em produtos e remédios contra a idade, é possível que a chave para permanecer jovem esteja em seus quartos. Mas, de acordo com uma nova pesquisa internacional, poucas mulheres reconhecem os benefícios para o bem-estar de uma vida sexual saudável.A pesquisa anual WomenTALK, contratada pela organização HealthyWomen, especializada em saúde para as mulheres, descobriu que, embora metade das mulheres (51%) acredite que se envolver em atividade sexual algumas vezes por semana seja considerado sexualmente saudável, um número bem menor (30%) se envolve em atividade sexual neste nível.
De fato, a maioria (66%) informa que se envolve em atividade sexual uma vez por semana ou menos.
A psiquiatra especializada em saúde feminina Naomi Greenblatt analisou os dados da pesquisa e disse que o resultado do levantamento da WomenTALK reflete o que ela vê em seu consultório.
— Há uma tendência mundial de mulheres fazendo sexo por obrigação, e não com o propósito de prazer. Mulheres dizem que o dia tem apenas 24 horas e simplesmente não estão priorizando o sexo entre suas tantas atividades diárias — avalia.
A médica afirma ainda, citando um estudo do Royal Edinburgh Hospital (Escócia) sobre os benefícios do sexo, que transar é uma verdadeira "fonte da juventude".
— Mulheres que praticam sexo pelo menos quatro vezses por semana parecem 10 anos mais jovens do que suas idades atuais — afirma.

Sobre a pesquisa
O levantamento foi conduzido online pela Harris Interactive para HealthyWomen entre agosto e setembro deste ano com 1,031 mulheres com mais de 18 anos e que vivem nos Estados Unidos.

PR NEWSWIRE
Novo aliado para males da próstata


O tratamento das doenças benignas da próstata, como a hiperplasia, ganhou um novo aliado. A equipe de Urologia da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre apresentou, no sábado, o PlasmaButton, equipamento recomendado para pacientes de alto risco e que permite um tempo de internação menor em relação às cirurgias convencionais. A apresentação da nova técnica, que permita a vaporização da próstata, foi feita por meio de seis procedimentos demonstrativos.

Segundo o urologista Mirandolino Mariano, chefe do serviço de Urologia da Santa Casa, o novo procedimento é um avanço tecnológico com custo-benefício inimaginável até pouco tempo atrás. "Com esse tratamento, em 48 horas o paciente está recuperado, sem sangramento e com anestesia leve. É um procedimento revolucionário", explicou.

A nova técnica foi apresentada durante seminário realizado no Hospital Santa Clara durante o Novembro Azul, período em que os médicos pretendem conscientizar os homens para a luta contra as doenças da próstata. A novidade chegou ao Brasil em agosto deste ano. O seminário contou com a participação do professor e urologista Gilvan Neiva da Fonseca, da Universidade Federal de Goiás, pioneiro na utilização do novo tratamento no país. A Santa Casa é o primeiro hospital gaúcho a contar com PlasmaButton. "Esperamos que em 90 dias já tenhamos ele na rotina de atendimentos da Santa Casa", observou Mariano.
C do Povo
Novas próteses para seios podem ser ajustadas depois da plástica

Modelos recém-lançados no mercado de cirurgias são customizados


No ranking das plásticas, o aumento de mamas ocupa o primeiro lugar no Brasil, quase empatado com a lipoaspiração. Dos cerca de 700 mil procedimentos estéticos feitos anualmente no Brasil, 156 mil são de implante de silicone nos seios, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. A novidade é que os novos modelos são customizados, ou seja, adaptados às formas de cada mulher; têm melhor textura e consistência; e maior segurança, diminuindo significativamente o risco de contratura e vazamento. Neste mercado que só faz crescer, um dos lançamentos mais procurados de 2011 é a prótese ajustável, aumentada ou reduzida depois da operação, de acordo o desejo de cada cliente. Basta preencher o modelo com soro fisiológico. Mas, como qualquer plástica, o implante de silicone nas mamas tem indicação precisa. As novas próteses de silicone nas mamas são fabricadas com tecnologia de última geração. Ao contrário dos modelos antigos, que deixavam todas as mamas com o mesmo aspecto, hoje é difícil perceber se a mulher tem implantes. Além disso, o gel na maioria dos tipos é de alta coesão. Isto significa que, em caso de ruptura na cápsula - algo cada vez mais raro -, o gel não extravasa. Outras mudanças são as próteses que associam gel de silicone a um conteúdo salino para completar e atingir o volume desejado e desenhos adaptáveis ao tipo de tórax e de mamas e à altura das aréolas.
Houve um aumento no trabalho dos cirurgiões plásticos, que agora precisam aprender a lidar com esses novos implantes. Quem ganha com isso é a candidata à plástica, pois tem um universo mais amplo de possibilidades. Na briga pelo mercado, as marcas aprimoraram ainda mais a engenharia envolvida no desenvolvimento dos implantes — diz a cirurgiã plástica Bárbara Machado, chefe da equipe médica da Clínica Ivo Pitanguy.
Uma grande vantagem em relação aos implantes antigos, afirma Bárbara, é a maior quantidade de modelos, de diversas marcas, com pequenas diferenças. Isso facilita a adequação a cada paciente, principalmente em casos de pequenas simetrias nos seios.
Porém, antes de decidir por um modelo específico de implante, é preciso analisar a simetria individualmente, levando em conta altura, peso, largura dos ombros e as características da mama atual.
— Esses aspectos são essenciais para garantir a naturalidade das mamas. Hoje, em média, as brasileiras fazem opções por próteses de 255ml a 285ml — comenta Bárbara. — A mulher só deve se submeter à plástica se for para melhorar a autoestima, se tiver indicação precisa. Nunca por pressões externas; porque alguém disse que ela tem mamas pequenas, ou viu uma atriz famosa com implante.
Bárbara explica que a simetria total das mamas, em plástica, não acontece. Até porque a natureza não faz seios simétricos. — Tentamos reduzir imperfeições. E podemos chegar a um aspecto bem perto do natural — afirma. — Hoje, com um bom acompanhamento, as próteses podem durar por muito mais de dez anos.
AGÊNCIA O GLOBO
Curiosidades 

Se você ficar gritando por 8 anos, 7 meses e cinco dias, terá produzido energia sonora suficiente para aquecer uma xícara de café.
(Não parece valer a pena.)


Se você tomar luftal constantemente durante 6 anos e 9 meses, terá produzido gás suficiente para criar a energia de uma bomba atômica.
(Agora sim!)


O coração humano produz pressão suficiente para jorrar o sangue para fora do corpo a uma distância de 10 metros.
(Uau!)

 
O orgasmo de um porco dura 30 minutos.Isso mesmo, 30 minutos
(Na minha próxima vida, quero ser um porco!)
Uma barata pode sobreviver 9 dias sem sua cabeça até morrer de fome.
(Ainda não consegui esquecer o porco)


Bater a sua cabeça contra a parede continuamente gasta em média 150 calorias por hora.
(Não tente isso em casa; talvez no trabalho!)




O louva-deus macho não pode copular enquanto a sua cabeça estiver conectada ao corpo. A fêmea inicia o ato sexual arrancando-lhe a cabeça.
('Querida, cheguei! O que é is.....') O porco não esqueci.
 
A pulga pode pular até 350 vezes o comprimento do próprio corpo. É como se um homem pulasse a distância de um campo de futebol.
(Trinta minutos...que porco sortudo! Dá pra imaginar?)

O bagre tem mais de 27 000 papilas gustativas.
(O que é que pode haver de tão saboroso no fundo de um rio?)
Alguns leões se acasalam até 50 vezes em um dia.
(Ainda prefiro ser um porco na minha próxima vida...qualidade é melhor que quantidade!)

As borboletas sentem o gosto com os pés.
(Isso eu sempre quis saber)

O músculo mais forte do corpo é a língua.
(Hmmmmmmmm.. .)


Pessoas destras vivem em média 9 anos mais do que as canhotas.
(E se a pessoa for ambidestra?)

 

Elefantes são os únicos animais que não conseguem pular.
(E é melhor que seja assim! Até a formiguinha sabia disso)


A urina dos gatos brilha quando exposta à luz negra.
(E alguém foi pago para descobrir isso?!)


O olho de um avestruz é maior do que o seu cérebro.
(Conheço gente assim)

Estrelas-do-mar não têm cérebros..
(Conheço gente assim também)

Ursos polares são canhotos.
(Se eles começarem a usar o outro lado, viverão mais)



Seres humanos e golfinhos são as únicas espécies que fazem sexo por prazer.
(E aquele porco???)


Agora que você já deu pelo menos uma risadinha, é hora de mandar esses fatos malucos para alguém que mereça rir também, ou seja... TODO MUNDO

Mandadas por uma internauta ( de Timbó)
Genética pode ajudar no tratamento da obesidade
  Teste genético utiliza saliva e sangue capilar para identificar predisposição a doenças, tornando diagnóstico mais rápido e preciso
A resposta para uma série de dúvidas sobre o corpo humano está na genética. Desvendar esses segredos pode ajudar na prevenção e na cura de diversos males. E isso com tratamentos cada vez mais personalizados.

— Com a análise do gene, o médico pode compreender as características hereditárias do paciente e as interações entre a alimentação, os hábitos de vida e os genes — explica o nutrólogo Maximo Asinelli.

A Nutrigênomica, nome dado à ciência que utiliza dados do mapa genético para analisar sua relação com os nutrientes da comida, é capaz de identificar quais genes podem desencadear processos que levam ao surgimento de várias patologias ao serem ativados. Com base nisso, os alimentos podem ser usados para prevenir, controlar ou tratar doenças de todos os níveis de gravidade. Entre elas, a obesidade.
— Quem sofre com o excesso de peso, já fez de tudo para emagrecer e não obteve sucesso, pode encontrar a solução em seu código genético — diz o médico.
Atualmente existem testes de diagnóstico biomolecular que utilizam saliva ou amostra de sangue retirado da ponta do dedo do paciente para diagnosticar vários distúrbios ligados a Nutrigenômica ou a erros metabólicos.
Os testes biomoleculares podem identificar predisposição ao sobrepeso e à obesidade; doenças herdadas, como a Doença de Huntington; e distúrbios metabólicos da mitocôndria, como Diabetes Mellitus e surdez. Exames de Nutrigenômica já são aceitos pela sociedade médica para o tratamento de intolerância genética à lactose e doença celíaca.

BEM-ESTAR DO CLICRBS
O caminho para a felicidade não é reto
 
Existem curvas chamadas EQUÍVOCOS, existem semáforos chamados AMIGOS, luzes de cautela chamadas FAMÍLIA, e tudo se consegue se tens: um estepe chamado DECISÃO, um motor poderoso chamado AMOR, um bom seguro chamado Fé, combustível abundante chamado PACIÊNCIA, mas acima de tudo um motorista habilidoso chamado DEUS!

Perguntaram a Mahatma Gandhi quais são os fatores que destroem os seres humanos. Ele respondeu:
A Política, sem princípios; o Prazer, sem compromisso; a Riqueza, sem trabalho; a Sabedoria, sem caráter; os negócios, sem moral; a Ciência, sem humanidade; a Oração, sem caridade . A vida me ensinou que as pessoas são amigáveis se eu sou amável, que as pessoas são tristes se estou triste, que todos me querem se eu os quero, que todos são ruins se eu os odeio, que há rostos sorridentes se eu lhes sorrio, que há faces amargas se eu sou amargo, que o mundo está feliz se eu estou feliz, que as pessoas ficam com raiva qando eu estou com raiva, que as pessoas são gratas se eu sou grato. A vida é como um espelho: ele sorrí  de volta. A atitude que eu tome perante a vida é a mesma que a vida vai tomar perante mim. "Quem quer ser amado, AME".

Mandada por uma internauta
Visionários criam caminhão de sorvete gelado servido por garotas quentes
 O fotógrafo Justin Price e a modelo Jacqueline Suzane estavam bêbados saindo de uma festa as quatro da matina quando bateu uma baita vontade de tomar sorvete. O problema é que não havia nenhuma sorveteria aberta àquela hora. Nesse contexto os visionários imaginaram o Aphrodisiac Ice Cream, um caminhão de sorvete itinerante com uma temática bem "noturna", no qual a iguaria é servida por garotas sensuais. Poderia parecer ideia de bebum, mas a coisa ganhou forma. Agora, segundo o site oficial, o caminhão circula por Miami, em faculdades, eventos e onde quer que seja chamado, vendendo sorvete gelado para aliviar o calor - tanto do clima quando o gerado pelas beldades em pouca roupa - e fazendo apresentações.
O perigo é que as meninas, de tão quentes, acabem derretendo o sorvete.
Blog Mundoidão do ClicRBS

Dieta saudável seria mais determinante que genética para doenças do coração

Pessoas que comem mais vegetais apresentam menos riscos de problemas cardiovasculares


Frutas e vegetais podem anular a ação de genes que desenvolvem doenças cardiovasculares, diz pesquisa publicada na revista médica PLoS Medicine. Pesquisadores do Canadá genotiparam cerca de 27 mil pacientes em dois estudos, para averiguar a relação entre dieta, genética e risco de infarto do miocárdio e doenças cardiovasculares.
Os resultados apontam que a chance de infarto ou doença cardiovascular era maior entre pessoas com a presença do cromossomo 9p21 — marcador genético para doenças cardíacas — e com menos vegetais em sua dieta. Os dados mostram ainda que a presença do cromossomo tinha "muito pouco efeito" no risco de problemas de coração em pessoas com dieta saudável. Assim, a alimentação teria um papel mais determinante do que a genética no que diz respeito a problemas cardiovasculares.
Para os pesquisadores, são necessários mais estudos para analisar uma amostra maior de pessoas com genética e dieta similares, mas consideram os resultados significativos.

BEM-ESTAR DO CLICRBS
Nicotina pode abrir a porta para consumo de cocaína, diz estudo

A nicotina provoca mudanças no cérebro que podem abrir a porta para o consumo de cocaína, revela um estudo publicado nesta quarta-feira na revista Science Translational Medicine.


Estudos anteriores relacionaram o consumo de álcool e tabaco com o uso progressivo de outras drogas, como a maconha, mas agora o professor Amir Levine, da Universidade de Colúmbia, analisou a base biológica deste efeito e descobriu em um estudo com ratos que a nicotina aumentou a resposta à cocaína.
A resposta do animal foi mais positiva para cocaína quando os ratos que foram "pré-tratados" com nicotina depois receberam doses de nicotina e cocaína ao mesmo tempo.
Os pesquisadores sugerem que a nicotina aumenta a habilidade da cocaína para aceder e aumentar a expressão do gene FosB, que codifica uma proteína que é um fator de transcrição, ou seja, que regula muitos outros genes por sua vez envolvidos na resposta conductual perante a cocaína, explicou à Agência Efe Ruben Baler, do Instituto Nacional de Abuso de Drogas dos Estados Unidos.
Baler apresenta também junto com a diretora deste Instituto, Nora Volkow, um estudo em perspectiva relacionado com o de Lavine, centrado nas mudanças epigenéticas (processos genéticos que não envolvem mudanças na sequência de DNA do animal) da nicotina. Baler indicou que o tema geral tem a ver com a teoria de que as drogas são usadas em sequência, "primeiro as pessoas começam a usar uma droga que seja mais leve e pouco a pouco tendem a usar drogas mais pesadas, mais perigosas". Segundo o pesquisador, porém, "não está claro por que há uma sequência, se acontece por uma mudança morfológica que vai ocorrendo no cérebro e torna a pessoa ser mais vulnerável ao uso de drogas mais pesadas, ou se simplesmente a pessoa usa o que é mais acessível no início e depois usa outra coisa mais pesada".
Para Baler, "possivelmente é uma combinação de ambos os fatores", já que há evidências de que ocorrem mudanças estruturais funcionais em vários níveis no cérebro, de modo que o animal é mais sensível à cocaína. "O que este estudo mostra de maneira bastante contundente em um modelo animal é que o uso crônico da nicotina durante sete dias de exposição muda basicamente parâmetros muito importantes no cérebro, o que faz com que o animal seja mais vulnerável e sensível aos efeitos da cocaína".
E F E Terra
Cirurgia de bumbum: a mulherada sofre e os homens agradecem?
 

Lembra aquele post das cirurgias estéticas? Olha que loucura: recebi um relise por e-mail falando sobre uma tal de cirurgia bumbum como "a sensação do Verão". Prótese de silicone entre os músculos da nádega. Como já disse que prefiro o natural, de novo fica aquela coisa: faz quem pode, valoriza quem quer e aproveita quem precisa. Mas pelo texto, descobri que uma cirurgia dessas custa entre R$ 5 mil e R$ 10 mil. Que é preciso ficar de quatro a cinco dias com a busanfa para cima e usar uma tal de cinta por até um mês. Outra coisa: o resultado da operação a pessoa só poderá ver, concretamente, após seis meses da cirurgia. Há ainda todo o processo de adaptação, pois no começo será estranho sentar com tamanha diferença. Mas, o alívio: não há perigo de o silicone estourar, mas fica proibido daqui para frente injeção no bumbum.
Samba-cancioneiro, vamos falar sério: você acredita que a pessoa aí da foto acima fez alguma cirurgia? Meninas, vale a pena passar por tudo isso? E a pergunta que não quer calar: se o resultado só será visto após seis meses, como a cirurgia é a nova "moda do Verão"? Futilidades, futilidades.... Tem de rir.
Blog Samba Canção do ClicRBS
Queijos artesanais podem se extinguir, segundo produtores
 
Os queijos artesanais brasileiros, preparados com leite cru, estão em risco de extinção


Essa é a opinião de produtores, acadêmicos e associações sem fins lucrativos, que estiveram reunidos na última semana em Fortaleza, no primeiro Simpósio de Queijos Artesanais do Brasil.




Um objetivo comum os uniu ali, por três dias de palestras, debates e discussões: preservar os processos seculares de produção desses queijos, que carregam, em si, valores culturais e históricos.
 
"É mais que um alimento, é uma expressão profunda da nossa forma de vida", disse Kátia Karan, do movimento Slow Food (a favor da pequena produção camponesa).

Não importa se o queijo é feito no Rio Grande do Sul, nas serras de Minas Gerais ou no agreste pernambucano.

Todos são de "terroir", ou seja, estão relacionados ao clima, à pastagem e ao tipo de bactérias de cada região.

São feitos em pequena escala com leite cru (não pasteurizado), em propriedades familiares, de receitas tradicionais -o saber fazer passa de geração para geração.
Entraves impostos pela legislação federal -que impede que esses produtos de leite cru circulem no país sem que haja cumprimento de uma série de exigências- são os principais elementos destacados por produtores e entusiastas para justificar a lenta perda dessa tradição.

Em comum, argumentam que a legislação federal é "antiga", de 1952, inspirada no "higienismo norte-americano", e impõe "padrões inatingíveis em nome da saúde".

"A legislação parte do princípio de que o leite precisa ser pasteurizado e despreza essa cultura de queijos produzidos há centenas de anos por causa de um conceito estreito de saúde", disse Helvécio Ratton, diretor do documentário "O Mineiro e o Queijo".
"Temos muitos aniversariantes da família com 100 anos. Minha avó morreu neste ano aos 101 anos e 206 dias", diz Francisco Nogueira Neto, de uma família que produz queijo de coalho há 140 anos no Ceará.
INDÚSTRIA

Para Luciano Machado, produtor da serra da Canastra, em Minas Gerais, o principal problema é "colocar as mesmas normas da indústria ao pequeno produtor".
"O que não pode acontecer é uma imposição dos valores do mundo industrial para o mundo artesanal", disse Clóvis Dorigon, pesquisador da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina).

Surge, então, o mercado informal desses queijos, nas próprias cidades e entre Estados. "São produtos que não se enquadram na forma da lei e isso não quer dizer que eles tenham problemas. Ilegal é narcotráfico", diz Dorigon.

Como viabilizar a saída do mercado informal sem excluir agricultores e sem descaracterizar os produtos é o grande problema que envolve esse tema, para a maioria dos participantes do simpósio.
Para o Ministério da Agricultura, o Estado "nunca esteve contra os pequenos produtores". "A gente não quer proibir, mas a questão é que precisamos regulamentar esse setor", diz Clério Alves da Silva, chefe do serviço de inspeção de produtos de origem animal em Minas.
Diante das exigências da lei, pela primeira vez surge uma articulação de produtores para pressionar o governo na criação de legislação que os contemple para que possam preservar os queijos artesanais brasileiros.
Folha.com
Gaúchas são as que mais têm filhos depois dos 35 anos de idade no país

RS apresenta padrão mais envelhecido da natalidade que o dos demais estados.
Comparadas às mulheres de outros estados do país, as gaúchas são as que mais têm filhos depois dos 35 anos de idade.
Segundo as Estatísticas do Registro Civil 2010, divulgadas nesta manhã pelo IBGE, o Rio Grande do Sul têm o maior índice do país de mães com idade entre 35 e 44 anos. Estas mulheres representam 13,9% daquelas que deram à luz no ano passado — três pontos a mais que a média nacional, que é de 10,4%.
Assim como São Paulo, Santa Catarina e o Distrito Federal, o Rio Grande do Sul apresenta um padrão mais envelhecido da natalidade que o dos demais estados. Mulheres com menos de 20 anos representam 16,1% das mães do Estado, uma das menores da taxas do país.
As proporções de nascimentos de mães entre 25 a 29 anos no Rio Grande do Sul já são maiores que as observadas no segmento etário anterior (de 20 a 24 anos). Além disso, o volume de nascimentos do grupo de mães de 30 a 34 anos é maior que o verificado entre as mães adolescentes.
ZERO HORA
Medir a pressão fora de consultórios é fundamental, alerta especialista
 
Prática permite ao médico contar com dados mais confiáveis para o controle da hipertensão

Não é apenas em consultas médicas que o esfigmomanômetro — aparelho para medir a pressão — deve ser acionado. É necessário que a pressão seja avaliada, principalmente, fora dos consultórios, alerta o médico e professor da Yale University Schooll of Medicine (EUA), Aldo Peixoto. A prática permite ao médico contar com dados muito mais confiáveis para o controle da hipertensão. O especialista explica que existem dois tipos de perfis atualmente. No chamado avental branco, o paciente apresenta pressão alta no consultório e normal fora dele. Essa característica é verificada em 20 a 25% dos casos de hipertensos. Nesse grupo, o aumento do risco cardiovascular é relativamente pequeno.
Mas o perigo está na Hipertensão Mascarada, quando a pressão é alta apenas fora do ambiente médico. Pesquisas mostram que esse perfil está presente em cerca de 10 a 15 % dos pacientes com hipertensão. Nesses casos, o risco é exatamente o mesmo de quem tem a Hipertensão Sustentada, ou seja, quando a pressão alta é percebida dentro e fora do consultório. — Como existem esses dois grupos, a avaliação dentro do consultório não é perfeita. Quando se move a avaliação para fora do consultório, se acaba tendo melhores condições de identificar os riscos — explica Peixoto.

Fique de olho na sua pressão

:: É importante que se faça uma bateria de medições uma semana antes da visita ao médico
:: Neste caso, a pressão deve ser medida três vezes ao dia: uma pela manhã (antes de tomar o medicamento), uma ao meio-dia e outra à noite (antes de tomar medicamento).


BEM-ESTAR DO CLICRBS
Estudo indica que pessoas sozinhas sofrem mais de insônia


Pessoas que vivem sozinhas tendem a ter sono agitado

Pessoas que vivem sozinhas tendem a ter sono agitado. Foto: Getty Images As pessoas sozinhas são mais propensas a ter noites em claro, segundo divulgaram os pesquisadores da Universidade de Chicago (EUA), que constataram que viver só faz mal à saúde e ainda traz infelicidade. Lianne Kurina, que conduziu os estudos, analisou os padrões de isolamento e sono entre grupos de moradores de duas colônias norte-americanas. Foram coletadas informações sobre sentimento de isolamento, pressão sanguínea e medidas de atividade cerebral e descanso durante o sono de 95 pessoas. Metade dos voluntários disse não ser sozinho, enquanto a outra metade tendia entre aumentar a sensação de solidão e isolamento social e apresentavam sono intermitente. "Basicamente, os indivíduos sozinhos mostraram um sono mais quebrado. Houve mais movimento durante a noite, mais períodos de sono de curta duração, mais agitação", disse Lianne, que afirmou que seu estudo ajuda a explicar porque a solidão é associada a doenças. "A evidência é de que, de alguma forma, o sentimento de solidão penetra no corpo e afeta a saúde", concluiu.
Terra
A L E R T A
 

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O PEIXE PANGA, QUE PROVAVELMENTE ESTEJA CONSUMINDO

( NÃO ACEITAM NOSSOS PERUS, FRANGOS E SUÍNOS, TRATADOS COM O QUE HÁ DE MELHOR, E NOS EMPURRAM O QUE HÁ DE PIOR )
ELE ESTÁ RINDO DE QUEM ????

Peixe Panga: a nova aberração da globalização
O panga é um peixe de cultura intensiva/industrial no Vietnam, mais exatamente no delta do rio Mekong e está a invadir o mercado devido ao seu preço.
Eis o que deve saber sobre o Panga:

Os Pangas estão infestados com elevados níveis de venenos e bactérias. (arsénio dos efluentes industriais e tóxicos e perigosos subprodutos do crescente setor industrial, metais pesados, bifenilos poli clorados (PCB), o DDT e seus (DDTs), clorato, compostos relacionados (CHLs), hexaclorocicloexano isómeros (HCHs), e hexaclorobenzeno (HCB)).
O rio Mekong é um dos rios mais poluídos do planeta.
(Na guerra do Vietnã o último recurso americano foi jogar o "agente laranja"(desfolhante e cancerígeno).

Não há nada de natural nos Pangas - Eles são alimentados com restos de peixes mortos, ossos e de solo seco, transformados numa farinha, com mandioca e resíduos de soja e grãos. Obviamente, este tipo de alimentação não tem nada a ver com a alimentação num ambiente natural.

Ela não faz do que assemelhar-se ao método de alimentação das vacas loucas (vacas que foram alimentadas com vacas, lembra-se?) A alimentação dos pangas está completamente desregulada..
O panga cresce 4 vezes mais rápido do que na natureza ...
Além disso os pangas são injetados com PEE (alguns cientistas descobriram que se injetassem as fêmeas pangas com hormonios femininos derivados de desidratado de urina de mulheres grávidas, a fêmea Panga produziria os seus ovos muito rapidamente e em grande quantidade, o que não aconteceria no ambiente natural (uma Panga passa a produzir assim aproximadamente 500.000 ovos de uma vez).
Basicamente, são peixes com hormonios injetáveis (produzidos por uma empresa farmacêutica na China) para acelerar o processo de crescimento e reprodução. Isso não pode ser bom.

Ao comprar pangas estamos colaborando com empresas gigantes sem escrúpulos e gananciosas que não se preocupam com a saúde e o bem-estar dos seres humanos.

Este comércio está sendo aceito por países que os vendem ao público em geral, sabendo que estão vendendo produtos contaminados.

Nota: devido à prodigiosa quantidade de disponibilidade de Pangas, este irá acabar em outros alimentos: surimi ( alimentos com pasta de peixe), peixe terrines e, provavelmente, em alguns alimentos para animais. ( cães e gatos!)
Diz-se que comer peixe é bom para a saúde, mas eu já começo a duvidar de tudo!!!!   Mandada por uma internauta
Será que comida japonesa é mesmo light?
 

No Dia do Sushi, descubra o que está liberado e o que deve ser consumido com parcimônia no rodízio oriental



Peixe e arroz cozido fazem bem, mas não devem consumidos em excesso
Se você é daqueles fãs de sushi, que sentam em um rodízio e acham que lá o pecado é menor, cuidado. Como em qualquer restaurante, as escolhas erradas podem deixar seu prato muito calórico e nada saudável. Os bolinhos de arroz com peixe cru oferecem, sim, muitos benefícios ao corpo. Mas, para isso, é preciso aprender a aproveitar seus pontos positivos. No Dia do Sushi -- data celebrada hoje no Japão e em outros países do mundo -- descubra como tirar proveito da barca colorida por rosados salmões e avermelhados nacos de atum fresco.

Tudo certo com os três principais elementos do sushi. Segundo a nutróloga Vania Assaly, membro da Associação Brasileira de Nutrologia, o peixe é fonte de uma proteína magra e é rico em uma gordura saudável (Ômega 3); o gengibre e a raiz forte têm ações bactericidas e digestivas; e, apesar de rico em amido, o fato de o arroz não ser refogado com nenhum tipo de gordura, também é ponto positivo da receita. “Fora que as preparações com vegetais e cogumelos são exceltes para potencializar a imunidade”, diz ela.
Mas, infelizmente, nem tudo são flores de nabo no balcão de um sushiman. Além da possibilidade de consumo exagerado do arroz, o shoyu que tempera o quitute é rico em sódio e causa retenção de líquidos. “Esse molho pode ainda conter uma substância chamada glutamato monossódico, que é tóxica ao organismo se consumida em exagero”, diz a nutricionista Fernanda Scheer. E tem mais: “as preparações gordurosas, com cremes e frituras, devem ser evitadas”.

Sua colega Mariana Fontana concorda e pede cuidado ainda com o consumo excessivo de entradinhas servidas nesse tipo de restaurante. “Tempurás, guiozas e bolinhos fritos ou com cream cheese e maionese costumam ser gordurosos”, diz. O molho do yakissoba, que, em geral, está incluído no pacote, também tem o mesmo problema, além de levar amido de milho. “O melhor é fugir dos rodízios”, diz a nutricionista. “Até o peixe, que é um alimento saudável, engorda se consumido em excesso.”

Outro mito muito usado como desculpa para se esbaldar da comida oriental é dizer que os japoneses são mais saudáveis. Não é bem assim. “Não são somente fatores alimentares que influenciam no peso ou na saúde de cada indivíduo” diz a nutricionista Manoela Figueiredo. “As diferenças étnicas e a genética devem ser consideradas.”
I G
Fabricantes terão de reduzir substância cancerígena em refrigerantes
 
Fabricantes de refrigerantes de baixas calorias ou dietéticos cítricos vão reduzir a quantidade de benzeno (substância cancerígena) das bebidas no prazo de até cinco anos, conforme acordo fechado com Ministério Público Federal em Minas Gerais (MPF/MG). As informações são da Proteste Associação de Consumidores.
O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com a Ambev, a Coca-Cola e a Schincariol prevê que a quantidade máxima deverá ficar em cinco microgramas por litro.
A presença do benzeno nas bebidas foi detectada em 2009 pela Proteste ao realizar exames em 24 amostras de diferentes marcas. O Termo de Ajustamento de Conduta foi assinado agora, dois anos após o MPF instaurar inquérito civil público para apurar o caso.
Ao analisar 24 amostras de diferentes marcas, a Associação detectou a presença do benzeno em sete delas: Fanta laranja, Fanta Laranja light, Sukita, Sukita Zero, Sprite Zero, Dolly Guaraná e Dolly Guaraná diet. Em duas das amostras – Fanta laranja light e Sukita Zero – a concentração estava acima dos limites considerados aceitáveis para a saúde humana. Foram encontrados limites aceitáveis de benzeno no Dolly guaraná tradicional e light, na Fanta laranja tradicional, Sukita tradicional e no Sprite Zero.
De acordo com o MPF, a legislação brasileira, em especial o Código de Defesa do Consumidor, estabelece que os produtos colocados à venda no mercado não poderão trazer riscos à saúde ou à segurança dos consumidores, obrigando-se os fornecedores, em qualquer hipótese, a fornecer as informações necessárias e adequadas a respeito.
Já que as bebidas testadas traziam ácido benzoico, era possível que algumas também tivessem benzeno, uma substância cancerígena que resulta da combinação dos ácidos benzoico e ascórbico, mais conhecido como vitamina C.Estas duas substâncias juntas, sob certas condições de exposição à luz e ao calor, podem reagir e formar o benzeno.
Como não existe um limite fixado pela Anvisa para refrigerantes, a Proteste utilizou o parâmetro de água potável que é de 5 micrograma por litro. Como a OMS e as autoridades sanitárias estrangeiras e nacionais não estabeleceram um limite de benzeno para refrigerantes e sucos, considera-se que, no mínimo, deve ser adotado o mesmo limite utilizado para a água potável. As marcas reprovadas estavam acima desse limite.
O MPF também expediu recomendação para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária realizasse os estudos necessários para determinar a concentração máxima, tolerável, da substância nos refrigerantes comercializados no país.
Enquanto isso, o MPF reuniu-se com os fabricantes para tentar uma solução amigável e definitiva, que pudesse proteger os consumidores. Desde o início, três deles, que representam quase 90% do mercado, dispuseram-se a acatar as orientações do Ministério Público.
Os fabricantes informaram que a formação do benzeno decorre de um processo químico geralmente desencadeado nos refrigerantes light/diet, já que a presença do açúcar inibe a formação da substância. Disseram ainda que “a eventual identificação de traços mínimos de benzeno em determinado produto pode se dar por razões diversas e alheias aos esforços da empresa, como, por exemplo, em decorrência da quantidade de benzeno pré-existente na água”.
U O L Saúde e Ciência

Maconha afeta a capacidade de tomar decisões, dizem pesquisadores britânicos

Pesquisa mostra que princípio-ativo da cannabis induz sintomas de esquizofrenia



A maconha provoca desorientação da atividade cerebral e induz os sintomas de esquizofrenia, aponta um estudo da Universidade de Bristol, no Reino Unido. Os pesquisadores deram a ratos uma droga com princípio-ativo semelhante ao da maconha e verificaram que, após a ingestão, os animais perderam a capacidade de tomar decisões para percorrer um labirinto.

Os resultados da pesquisa mostram que a cannabis rompe as ondas neurais em todo o hipocampo — região cerebral que desempenha papel fundamental na formação de memórias — e no córtex pré-frontal — área do cérebro essencial para o planejamento, tomada de decisões e comportamento social. Ambos estão fortemente relacionados à esquizofrenia.
Para o autor do estudo, Matt Jones, as descobertas são importantes para compreender as doenças psiquiátricas que podem surgir em consequência do uso da maconha, e buscar tratamentos para recuperar a atividade cerebral de dependentes.
A pesquisa foi divulgada no periódico científico Journal of Neuroscience.


BEM ESTAR DO CLICRBS
Alimentação desequilibrada prejudica o rim diabético

Quem tem a doença deve restringir consumo de carboidratos mas não pode exagerar nas proteínas, para não sobrecarregar os rins



A chegada de um paciente ao hospital com os rins doentes, em metade dos casos, revela um diabetes até então desconhecido, mas em estágio avançado e em situação de descontrole.

“Três em dez diabéticos acabam na máquina da hemodiálise (aparelho que substitui a função renal) e com a necessidade de fazer um transplante de rim."



O comprometimento dos rins do diabético se dá por causa da própria dinâmica da doença, em especial a do diabetes tipo 2, desencadeado principalmente por obesidade, pressão arterial alta e sedentarismo.




“O rim é um dos órgãos mais vascularizados do corpo, responsável por limpar o organismo das substâncias que não fazem bem”, afirma o médico. “Como as placas de gordura comprometem os vasos, e elas são bem comuns em pacientes diabéticos, o rim é atingido em cheio", informa Marco Tambascia, professor de endocrinologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).



Além do curso natural da doença, a maioria dos medicamentos existente no mercado exige do rim um maior funcionamento para eliminar as toxinas do corpo.


“Por conta disso, um ponto que merece atenção é a alimentação”, acrescenta a endocrinologista do Hospital São Paulo, Maria Teresa Zanella. “O diabético, devido às restrições alimentares, precisa controlar os carboidratos (açúcar e farinha, por exemplo) e acaba consumindo mais proteínas (carnes e laticínios). O problema é que para metabolizar as proteínas, também há uma maior exigência do rim. Tudo isso precisa ser pensado na hora do tratamento e na indicação da dieta”, reforça a endocrinologista.


Soluções



Tratar e ainda proteger o rim do diabético exige uma ação em conjunto de várias áreas médicas, avalia Beltrame Ribeiro. “Mesmo porque, o diabetes tipo 2 vem acompanhado de um coquetel de fatores de risco. Em nosso ambulatório, simultaneamente o diabetes, a obesidade e a hipertensão. Isso acarreta uma mudança nutricional do paciente, com cautela especial aos rins”, informa o nefrologista.



Paralelamente, a indústria farmacêutica também pesquisa opções medicamentosas que exijam menos da função renal. Uma delas, por exemplo, que acaba de chegar no mercado brasileiro é excretada pela bile (pelas fezes) e não pelos rins. O novo remédio já está no mercado e precisa de receita especializada para ser consumido.


A Sociedade Brasileira de Diabetes orienta sobre os mitos e verdades dos produtos alimentícios indicados para as pessoas com a doença.

1. Diabéticos não podem comer beterraba

MITO. As pessoas com diabetes podem consumir beterraba, pois ela é uma boa fonte de fibras, vitaminas e minerais e poderá fazer parte da dieta, elaborada pelo nutricionista.



2. Frutas como banana, uva, caqui, manga e melancia, devem ser excluídas da alimentação dos diabéticos pois aumentam muito o açúcar no sangue

MITO. Estas frutas são ricas em vitaminas, minerais e fibras e contêm açúcar natural (frutose e glicose). Quando consumidas em quantidades adequadas e distribuídas corretamente ao longo de um dia de alimentação, não prejudicam a saúde da pessoa que tem diabetes. Se consumidas em excesso, assim como qualquer fruta, poderão aumentar a glicemia.



3. Pessoas com diabetes devem comer pão somente dormido (amanhecido) ou torrado porque não faz mal para o diabetes
MITO. O pão francês é um alimento que faz parte da dieta do brasileiro e uma importante fonte de carboidrato na alimentação. O carboidrato é o nutriente que mais afeta a glicemia, pois quase 100% dele é convertido em glicose (açúcar). Assim, não importa a forma de preparo ou de consumo do pão, um pão francês de aproximadamente 50g terá sempre 28g de carboidrato, estando ele torrado ou dormido. Portanto, o correto é consumir esse alimento sempre orientado pelo nutricionista.

4. Diabéticos não podem comer arroz e feijão

MITO. Durante muitos anos, algumas crenças foram criadas sobre a ingestão de arroz e feijão. Alguns diziam “engorda”, outros que “diabético não pode comer”, porém, hoje sabe-se que principalmente o feijão é um dos alimentos mais ricos em fibras solúveis e amido resistente (outro tipo de fibra) e faz parte do hábito alimentar do brasileiro. A presença desse tipo de fibra torna a digestão mais lenta, algo importantíssimo para menor elevação da glicose no sangue. Outro aspecto relevante é a saciedade que o feijão proporciona, resultado desse mesmo processo de digestão.
5. Produtos “diet” são feitos para diabéticos e podem ser consumidos à vontade
MITO. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) pode ser chamado de alimento diet aquele que é isento de algum nutriente. Isso significa que nem sempre ele é isento de carboidrato – pode ser em gordura ou sódio, por exemplo. Algumas marcas de chocolate, por exemplo, apresentam maior teor de gorduras e pouca ou nenhuma diferença em carboidrato, ou seja, nem sempre o chocolate diet é a melhor escolha. Para boas escolhas é importante comparar os rótulos dos alimentos e, em caso de dúvidas, consultar um nutricionista.



I G
Foto - Getty Imagens

Jeito de caminhar revela quantidade de orgasmos da mulher

O levantamento concluiu que o orgasmo vaginal pode ser avaliado pelo modo de andar, que compreende fluidez, energia, sensualidade e liberdade


O levantamento concluiu que o orgasmo vaginal pode ser avaliado pelo modo de andar, que compreende fluidez, energia, sensualidade e liberdade. Foto: Getty Images
Quer saber se a mulher se satisfaz na cama? Basta reparar em seu jeito de andar, de acordo com uma pesquisa belga divulgada na publicação Journal of Sexual Medicine. Os dados são do jornal Daily Mail. Quanto mais a caminhada é enérgica e livre, mais orgasmos ela deve ter. As donas de passos duros tendem a ser mais contidas entre quatro paredes.

Voluntárias preencheram um questionário sobre comportamento sexual. Depois, foram observadas à distância enquanto andavam em um espaço público. Seus movimentos foram analisados por dois professores de sexologia e dois assistentes de pesquisa, sendo que os últimos não tinham conhecimento da história do orgasmo. O levantamento concluiu que a experiência do orgasmo vaginal pode ser avaliada a partir do modo de andar, que compreende fluidez, energia, sensualidade, liberdade e ausência de músculos flácidos ou bloqueados. De acordo com os resultados, as mulheres que experimentam o ápice sexual têm mais autoestima e se sentem mais positivas em relação à vida.

Ponto a Ponto Ideias - Terra Foto: Getty Images
Pesquisa associa consumo de refrigerantes a comportamento violento em adolescentes

Consumo frequente da bebida foi associado a um aumento de 9% a 15% na probabilidade de se envolver em situações de violência


Pesquisadores americanos da Universidade de Vermont encontraram uma forte relação entre o consumo de refrigerantes e o comportamento violento entre adolescentes. O resultado do estudo mostrou que os jovens que bebiam mais de cinco latas de refrigerantes por semana — o que representou quase 30% da amostra analisada —eram mais propensos a portar uma arma e a ser agressivo com os colegas, familiares e namorados. O consumo frequente das bebidas foi associado a um aumento de 9% a 15% na probabilidade de se envolver em situações de violência.

A pesquisa, publicada na revista Injury Prevention, foi realizada em escolas públicas de Boston, e os entrevistados foram questionados sobre a frequência com que que bebiam refrigerantes e se envolviam em agressões. A análise foi utilizada para determinar o papel do consumo de refrigerantes neste comportamento. Os cientistas consideraram ainda fatores como sexo, idade, índice de massa corporal, padrões de sono, consumo de cigarro e álcool e a vivência em família.
A relação entre refrigerantes e violência poderia estar ligada ao açúcar ou cafeína presentes na composição destas bebidas, contudo, os cientistas não descartam a possibilidade de haver outros fatores responsáveis por esta ligação.
BEM-ESTAR DO CLICRBS

Fio dental, memória e câncer

Gastar tempo e esforço no uso de fio dental pode ser um sábio investimento – não apenas para reduzir os riscos de doença gengival, doença cardíaca e derrame – mas também para proteger contra a perda de memória e câncer de cabeça e pescoço.
Pesquisadores da Faculdade de Odontologia de West Virginia estão estudando a ligação entre doença gengival e perda de memória.
Num estudo em andamento com pacientes com idades a partir de 60 anos, cientistas compararam os exames de saúde bucal dos participantes, seu desempenho num teste de memória e o exame sanguineo que mede o nível de inflamação para ver se a doença gengival está associada com a perda de memória. Homens e mulheres idosos que tiveram a menor pontuação no teste de memória – refletindo sintomas iniciais da doença de Alzheimer – apresentaram a maior associação com as bactérias causadoras de doença gengival.
"Isso pode ter grandes implicações na saúde das populações que estão envelhecendo", diz dr. Richard Crout, especialista em doença gengival e diretor associado de pesquisa da faculdade de odontologia. "Com as taxas de Alzheimer disparando, imagine os benefícios de se saber que manter a boca livre de infecção poderia diminuir os casos de demência".
Dr. Crout também teoriza que, no futuro, dentistas possam ser capazes de aplicar testes de memória nos pacientes mais idosos. Isso não apenas ajudaria a identificar pessoas com problemas de memória, mas também poderia ser capaz de mostrar aos dentistas se seus pacientes com higiene bucal e cuidados pessoais deficientes escolhem não seguir as instruções do dentista ou se a falta de escovação e fio dental deve-se à falta de memória.
Para examinar uma possível associação entre cânceres de cabeça e pescoço e doença gengival crônica, pesquisadores em Nova York examinaram 473 pacientes – 226 diagnosticados com carcinoma de célula escamosa de cabeça e pescoço e 206 pacientes de controle. A doença periodontal dos pacientes foi medida pela perda de osso alveolar (de mandíbula ou maxila) detectada em raios-X panorâmicos. Cada milímetro de perda óssea nos pacientes estudados foi associado com risco aumentado de câncer de cabeça e pescoço. Embora alguns dos pacientes com câncer não tivessem usado tabaco ou álcool, o tabagismo e a doença periodontal aumentaram a associação dos pacientes com câncer de cabeça e pescoço. Os benefícios da escovação e do uso de fio dental regularmente vão além de uma boca saudável. Para dicas e tutoriais sobre uso de fio dental, visite ADA.org e clique na guia de fio dental.
ADA Terra
Pesquisa: mulheres se sentem mais sexy e confiante sendo loiras
  Loiras se sentem mais sexy e confiante, segundo pesquisa

Loiras se sentem mais sexy e confiante, segundo pesquisa. Foto: Getty Images
A marca de produtos para cabelos TRESemmé encomendou uma pesquisa para saber como as mulheres se sentem ao tingir o cabelo e constatou que elas se sentem mais sexy e confiante sendo loiras. As informações são do jornal inglês Daily Mail.
O levantamento com 3 mil mulheres revelou que três quartos das mulheres que pintaram o cabelo de loiro tiveram um impulso de confiança e se sentiram mais glamurosas depois. Ao voltarem a serem morenas, muitas perderam essa confiança. Quatro entre 10 morenas naturais admitiram ter se arrependido de voltar à cor natural depois de serem loiras. A pesquisa também constatou que 38% das morenas acham cabelo escuro monótono, um terço das loiras gostaria de virar morenas e uma em casa 20 morenas diz não ter sido levada a sério quando tingiram os fios de loiro.
Terra Foto: Getty Images

Pesquisa: quase metade já traiu e 42% perdoou traição
Pesquisa da Inglaterra reúne dados sobre infidelidade
Pesquisa da Inglaterra reúne dados sobre infidelidade. Foto: Getty Images As eventuais declarações de personalidades de que fidelidade não é importante numa relação ou casos de reconciliação após escândalos de traição dos famosos parecem representar uma nova tendência de comportamento. Um levantamento da internet na Inglaterra, publicado pelo jornal Daily Mail, aponta que 47% já saíram com outra pessoa enquanto comprometidos e mais, que 63% já descobriu que foi vítima de uma traição. A questão, no entanto, não é tão grave, pois 42% admitiram ter perdoado a cara metade pelo gesto e 30% afirmaram que faria o mesmo caso descobrisse uma pulada de cerca. E 30% ainda revelou que permitiria a traição caso o(a) amante fosse uma celebridade.
A especialista em relacionamentos Siski Green, autora do livro How to Blow his Mind in Bed (algo como "como deixá-lo louco na cama", em português) afirmou ao jornal que os resultados não são espantosos. "É fato que a maioria da população já fez ou pelo menos pensou nisso. Os humanos são programados para experimentar coisas novas, novos sabores, novas músicas, novas roupas. É por isso que ser diferente num relacionamento, pode ser difícil", disse. Apesar dessa motivação natural, a vontade de experimentar novas coisas não foi o principal motivo apontado para a traição. O abuso do álcool foi a causa de 25% dos entrevistados, e 20% admitiram ter traído como maneira de se vingar de um companheiro que traiu primeiro.
Ponto a Ponto Ideias
Terra
Brasileiros estão mais felizes na terceira idade

"Antes as pessoas se aposentavam da vida e hoje se aposentam somente do trabalho", afirma psicóloga
Foi-se o tempo em que envelhecer era sinônimo de melancolia e solidão. Quem ainda acredita que a terceira idade está restrita a cadeiras de balanço, agulhas de tricô e partidas de gamão não conhece a vida do idoso contemporâneo. Uma pesquisa divulgada este mês pelo Programa de Novas Dinâmicas do Envelhecimento aponta que os brasileiros estão mais felizes quando chegam na terceira idade. Segundo o estudo, realizado por pesquisadores ingleses entre os anos de 2002 e 2008, a maioria dos idosos brasileiros se considera “satisfeita” ou “muito satisfeita” com suas condições de vida, com o respeito que recebem dos familiares e com o relacionamento mantido com outras pessoas.


I G 
 
Pesquisa associa insônia a risco maior de infarto
  Pessoas com problemas para conciliar o sono tiveram quase o dobro do risco de ter um infarto quando comparadas a quem dormia bem

Um estudo norueguês, publicado esta segunda-feira, sugere que pessoas com problemas de sono correm um risco de 27% a 45% maior de sofrer um ataque cardíaco.
Cerca de um terço das pessoas reclamam de problemas para dormir e precisam recorrer a ajuda médica, informaram os autores do estudo, publicado na revista Circulation, publicação da prestigiada Associação Americana de Cardiologia.


"Problemas de sono são frequentes e bastante fáceis de tratar", afirmou Lars Erik Laugsand, principal autor deste estudo e pesquisador do Departamento de Saúde Pública da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, em Trondheim.
"Por isso, é importante que as pessoas sejam conscientes desta relação entre a insônia e os ataques cardíacos e falem com seu médico se estão com sintomas", acrescentou.


Os dados foram coletados com 52.610 adultos noruegueses que responderam a uma pesquisa nacional sobre sintomas de insônia entre 1995 e 1997.


Durante os 11 anos seguintes, os cientistas identificaram 2.368 pessoas que tiveram seu primeiro ataque cardíaco com base nos informes hospitalares e no registro nacional norueguês sobre causas de óbito.
Depois de ajustar fatores como idade, sexo, estado civil, nível educacional, pressão arterial, colesterol, diabetes, peso, atividade física, turno de trabalho, depressão e ansiedade, os cientistas identificaram um risco maior naqueles que relataram mais problemas para dormir.

Quando comparados os dados de pessoas que relataram dormir bem de forma geral com os de indivíduos que contaram ter problemas para conciliar o sono quase que diariamente no último mês, constatou-se um risco 45% maior de infarto no segundo grupo.


Os que disseram conseguir conciliar o sono, mas não dormir durante toda a noite, demonstraram um risco 30% maior de sofrer ataque cardíaco coração do que o grupo de indivíduos que disse dormir bem. Aqueles que contaram não acordar revitalizados demonstraram ter um risco 27% maior.
Embora os cientistas tenham advertido que os padrões de sono podem variar de uma população para outra, um vínculo similar entre insônia e doenças cardiovasculares já tinha sido sugerido em um estudo feito nos Estados Unidos.
I G Foto: Getty Images 

Médicos recomendam três dias sem álcool por semana

Segundo pesquisadores, o fígado precisa desse tempo para se recuperar
 
  Uma noite de bebedeira deve ser seguida por dois ou três dias sem álcool, afirmam médicos britânicos. Segundo a associação Royal College of Physicians (RCP), o fígado precisa de tempo para se recuperar.

"Além das quantidades, limites seguros para o consumo de álcool também precisam levar em conta a frequência. Há um maior risco de problemas no fígado para aqueles que bebem diariamente ou quase diariamente na comparação com aqueles que bebem esporadicamente ou alternadamente", disse Ian Gilmore, conselheiro sobre álcool do RCP.
O fígado precisa de um tempo para se recuparar de uma bebedeira
"Recomendamos um limite seguro de consumo de álcool entre zero e 21 unidades por semana para homens e um máximo de 14 unidades para mulheres, desde que o total não seja consumido em apenas um ou dois episódios e que haja dois ou três dias sem álcool por semana."

Uma garrafa de 330 ml de cerveja tem em torno de 1,7 unidades, enquanto uma taça pequena de vinho (125 ml) tem 1,5 unidade.
"Se alguém bebe um drink por dia, uma bebida pequena todos os dias de sua vida, é improvável que haja algum problema, mas se você sai e bebe muito, é aconselhável deixar seu corpo descansar."

De acordo com números oficiais, as internações relacionadas a álcool chegaram a um número recorde no ano passado na Grã-Bretanha.
Mais de um milhão de pessoas foram admitidas em hospitais em 2009-2010 no país e, em quase dois terços dos casos, os pacientes eram homens.
BBC BRasil
Aposte no valor nutricional das cascas

Consumir as cascas de algumas frutas e legumes enriquece a alimentação e reduz o desperdício



Pouca gente sabe que a casca de muitas frutas e legumes pode ser mais rica em nutrientes do que a polpa.
“A vitamina C e as fibras são os principais nutrientes encontrados nas cascas, mas isso vai depender de cada variedade”, afirma a nutricionista Larissa Martins, do SESI, que dirige um programa de aproveitamento alimentar.
É o caso abacaxi, por exemplo. A parte externa, quase sempre desprezada, tem duas vezes mais vitamina C e cálcio e o triplo de fibras.
“A cada 100g, por exemplo, 10mg são desses nutrientes estão contidos na polpa enquanto na casca são 17mg”, revela Larissa. Um valor 70% maior.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Bioquímica da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) estudou as principais frutas presentes na alimentação dos brasileiros e identificou variações consideráveis entre cascas e polpa.
A casca do mamão, por exemplo, tem 52 mg de vitamina C, 7mg acima do consumo diário recomendado pelos médicos (de 45 mg).
“A casca dessa fruta é rica em betacaroteno e na enzima papaína, que tem ação digestiva e anti-inflamatória”, afirma a nutróloga Tamara Mazarachi, membro da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran).
Na laranja, a cada 100g, os pesquisadores encontraram 365mg de cálcio e 107mg de vitamina C, volume quase seis vezes superior ao verificado na polpa (18 mg). A vitamina C é uma importante aliada da saúde porque favorece a formação dos ossos e auxilia o sistema imunológico. A carência pode levar ao escorbuto, que causa sangramento intenso das gengivas.
Ainda entre os cítricos, no limão a casca é rica em potássio (1,9mg) e proteína (3g ), maior volume entre todos os alimentos estudados, e também em fibras (6,7 g a cada 100 g). Limão e laranja têm em comum a presença de lipídios, importante reserva de nutrientes do organismo. Vale ressaltar também o maracujá, cujo destaque está na quantidade de fibras solúveis presentes na casca. “Elas ajudam na função intestinal e no controle da glicemia”, afirma Mazarachi. A indicação médica é de que sejam consumidas em torno de 30g de fibras por dia. Uma pesquisa norte-americana demonstrou que a cada 10 gramas de aumento na ingestão diária foi observada uma redução de 3,7% de gordura visceral. Apesar do aspecto pouco convidativo, a casca do kiwi também é fonte de fibra insolúvel, além de conter “compostos fenólicos, bioflavanoides e vitamina C”, explica Tamara Mazarachi. A nutricionista aconselha utilizá-la no preparo de sucos.
Entre os legumes, a campeã de nutrientes é a abóbora. Sua parte externa tem fibras, potássio, betacaroteno, luteína e zeaxantina (importantes para a visão), vitaminas A e C (potentes antioxidantes). O mix pode ser utilizado no preparo de sopas, massas, panquecas e bolos.
Mais comum no gosto popular, a cenoura é muitas vezes consumida com a casca, que contém uma quantidade maior de betacaroteno e vitamina A do que a polpa. Já na batata, destaca-se a presença de minerais, vitamina C e fibras.

Conservação e higiene

Quando o alimento será consumido com a casca, os cuidados com armazenamento e limpeza devem ser redobrados. A parte externa está exposta aos agrotóxicos e, por isso, deve ser higienizada com atenção. “Os venenos utilizados hoje se dissolvem em água. Portanto, é preciso lavar corretamente frutas e legumes, em água corrente e esfregando-os com uma escovinha, mas sem utilizar detergente”, alerta Larissa. A nutricionista aconselha: o processo deve ser feito antes do consumo. “Se lavar e guardar, quando for consumi-lo, o alimento deve ser lavado novamente”, afirma. Também há uma maneira adequada de mantê-los. Frutas ricas em água, como a melancia, têm de ser conservadas na geladeira, quando têm casca mais grossa, como a laranja, podem ser deixadas na fruteira.

Como consumir

A melhor forma de ingerir cascas menos palatáveis como as de abóbora, kiwi e abacaxi é utilizá-las em doces, sucos, tortas e afins. Desta forma, o gosto delas não é sentido, mas seus nutrientes não se perdem. No caso da batata, por exemplo, pode ser assada no forno e servida como petisco.
Consciência

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) realizou um estudo sobre desperdício e constatou que cada brasileiro joga no lixo uma média de 37 quilos de alimentos de origem vegetal por ano. É por números como esses que o Brasil figura entre os países que mais desperdiçam comida em todo o mundo. Utilizar as cascas dos alimentos é optar por uma alimentação mais consciente e socialmente responsável, alémde ajudar a reduzir esses índices.
i g Foto: Getty Images
O infarto do novo século

Problemas emocionais e ambientais, associados à predisposição genética, são gatilhos para doenças cardíacas

Uma forte dor no coração, como se ele rasgasse por dentro, subitamente. A frase parece apenas uma metáfora clichê, sempre acessível para descrever uma mágoa profunda, mas não física. O coração partido, porém, no auge do século 21, deixou de ser muleta dos sofredores e passou a fator de risco para problemas cardíacos. Dor de amor também pode matar.
Depressão e problemas emocionais, associados a uma predisposição genética, estão entre as causas de infartos em pacientes jovens, alerta Marcelo Ferraz Sampaio, cardiologista do Hospital Oswaldo Cruz, chefe do Laboratório de Biologia Molecular do Instituto Dante Pazzanese, em São Paulo e especialista no tema.

O médico revela que nos últimos anos, o índice de infartos atípicos no setor de emergência do hospital foi surpreendentemente alto. Além do fator numérico, os pacientes tinham características clínicas semelhantes: jovens, em sua maioria mulheres, saudáveis, mas com incidentes cardíacos severos.
“Observávamos, ao fazer a identificação da artéria, que o coração tinha infartado, mas não havia lesão. Começamos, então, a desvendar como essa artéria poderia ter provocado a restrição de fluxo por mais de 20 minutos, sem ter nenhum comprometimento.”
Ao confrontar os pacientes com pesquisas internacionais, o especialista constatou que essas artérias sofrem um Sistema de Restrição Dinâmica ao Fluxo. A consequência e o processo são semelhantes ao que ocorre em um infarto tradicional, provocado pela conhecida lista de fatores de risco: obesidade, diabetes, hipertensão e cigarro. Neste caso, no entanto, o gatilho é emocional.
Como ocorre

A passagem de sangue é obstruída não pelas placas de gordura, mas por um estreitamento das paredes da artéria, responsável por interromper o fluxo. O mesmo evento é diagnosticado em casos de overdose de drogas como cocaína e crack, ou no uso de anabolizantes.
"Também é possível que as plaquetas do sangue fiquem como se fossem 'tresloucadas', interrompendo o fluxo subitamente, gerando os infartos. Descobrimos que esses pacientes têm alteração da formação das plaquetas”, explica o especialista.

Esse mesmo processo ocorre em pacientes com depressão. “A doença emocional, em tese, não é fator de risco pra doença cardíaca, mas pode ser, em determinadas circunstâncias, o fator principal”, endossa Sampaio.

Coração rasgado



Magra, saudável, ativa e aparentemente feliz. Os três adjetivos costumeiramente usados para definir a professora de física Iris Galetti também a mantinham fora do grupo de risco de mulheres com problemas cardíacos.
Em janeiro de 2008, durante uma reunião no colégio onde trabalhava, primeiro dia após as longas férias de verão, a professora sentiu um mal-estar pungente. Uma forte dor no peito e braços dormentes. A pressão, porém, ao ser medida na enfermaria do local de trabalho, estava normal.
Com náuseas e dores no peito, ao chegar ao hospital, Iris descobriu que tinha infartado. Foram oito dias na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e mais uma semana no quarto, até receber alta. Aos 49 anos, ela tinha perdido boa parte do coração – o ventrículo esquerdo ficou com o músculo praticamente morto.
“Jamais pensei que eu poderia infartar. Minha família tem histórico de câncer, não de problemas cardíacos. Achei que os médicos estavam errados. Nunca fui hipertensa, sedentária, e tenho uma verdadeira obsessão por alimentação saudável.”

Fique atento: Açúcar, sal e cocaína formam "trio assassino" do coração

No entanto, há mais de quatro meses Iris tentava digerir, sozinha, uma mágoa muito profunda. Nas palavras da professora, que prefere reservar a história, a decepção foi difícil de suportar. Por meses, o problema emocional ocupou boa parte de sua vida pessoal.
“Depois do infarto eu me dei conta do que tinha ocorrido. Lembro que o médico que me atendeu quando fiz o segundo cateterismo disse que minha artéria tinha rasgado, como se uma lâmina a tivesse cortado, literalmente.”
O estresse da vida profissional e o excesso de responsabilidades, dentro e fora de casa, somados aos conflitos e decepções pessoais, transformaram-se em um coquetel venenoso para um coração normal, sem problema algum.

O fator genético

A literatura médica mundial aponta que 15% dos infartos sem os fatores de risco tradicionais – cigarro, diabetes, obesidade e hipertensão – foram desencadeados por processos que começaram no âmbito psicológico. A matemática, porém, não é simplista e imediata. Para que o coração partido ultrapasse a metáfora é preciso que exista uma série de combinações genéticas e ambientais.

Coração feminino:


A analogia da chave e da fechadura é a maneira como Sampaio consegue traduzir os preceitos da medicina genética a seus pacientes. Nas palavras do médico, a predisposição dos genes nada mais é do que uma fechadura. “A porta está fechada. A chave é o estresse emocional, e a fechadura sua carga genética. Quando a chave certa encontra a porta certa, a doença aparece.”
O mapeamento genético, porém, não seria uma forma de prevenção. Embora o Projeto Genoma tenha mapeado todos os genes que existem no organismo humano, a medicina ainda não conseguiu antecipar quais combinações entre esses genes são responsáveis por desencadear as mais variadas doenças. A única forma de manter-se longe dos infartos, tradicionais ou atípicos, seria a manutenção da saúde, tanto mental quanto física, defende o médico.
“Hoje os alimentos não são mais saudáveis, passam por agrotóxicos para conservação. Não só comemos mal, como recebemos o alimento em pior estado. A falta de tempo é desculpa para tudo. A pressão do dia a dia faz com que o artifício de relaxamento e prazer seja uma comida calórica, gordurosa. O chocolate nos dá o prazer que não temos no trabalho, na família, na relação sexual. Esse comportamento social do mundo moderno gera pessoas mais expostas.”

A experiência individual não serve apenas de alerta. Para contornar os problemas emocionais, Iris trocou a lousa pelos pincéis – ministra aulas de pintura em faiança para mais de 30 alunos, produz peças para venda e toca o próprio ateliê. O coração bate devagar, quase ao som do new age, música fundo de suas aulas, mas ela se define clinicamente como ótima: controla a alimentação, toma uma taça de vinho nos dias mais agradáveis, pratica atividade física regularmente - uma caminhada leve de 60 minutos - e aposta que ultrapassará a casa dos 100.
Na receita médica, as indicações permanecem universais, e cabe a cada um achar seu componente pessoal: alimentação balanceada, atividade física regular, lazer, tranquilidade e terapia – esvaziar a mente dos problemas e não permitir que eles consumam o organismo – podem ajudar a blindar o coração.
I G

Comer chocolate faz bem à saúde. Confira…

Ahh, quem resiste a um bom chocolate???


Além de delicioso, o chocolate faz bem para a saúde. E não é a gente que está falando isso…
Segundo um estudo inglês, o chocolate amargo, de cacau puro, reduz índices da pressão alta e infarto, combate a depressão, diminui as chances de derrame e ajuda evitar diabete. Também aumenta a produção de serotonina, que é uma substância do cérebro ligada à sensação de prazer e, com isso, alivia a depressão e a ansiedade. As calorias elevam os teores de endorfinas, o que explica a tal sensação de prazer citada pelos consumidores.
Além disso, descobertas científicas revelam que o alimento protege o coração, reforça as defesas do corpo e ainda auxilia no controle do apetite.
Mas é claro que você não deve começar a se entupir de chocolate só porque sabe que ele faz bem pra saúde, até porque ele é um alimento altamente calórico. Tudo o que é em excesso faz mal, e com o chocolate, não é diferente.
O recomendado para consumo é não ultrapassar o limite diário de até 30 gramas, em função dos altos teores de açúcar e gordura. Mas isso não é uma regra, pois depende das condições nutricionais individuais.
O chocolate meio amargo ou amargo são os mais saudáveis, pois possuem alta concentração de cacau. A regra é quanto mais escuro o chocolate, mais flavonóides ele tem, portanto mais saudável. O menos indicado é o branco, pois ele não utiliza massa de cacau na sua composição e sim manteiga de cacau, açúcar e leite, portanto, é o mais calórico e gorduroso de todos.
Depois dessas dicas, é só escolher o chocolate de sua preferência e aproveitar os benefícios, sem exageros, é claro.
D C
Dietas da moda: saiba onde mora o perigo
 
Dieta dos pontos, da USP, Detox.
São tantas opções para emagrecer!
Mas será que as dietas da moda são saudáveis?
De acordo com as nutricionistas Carla Yamashita e Karin Sedó Sarkis, autoras do livro “Alimentação Saudável” (Editora Elsevier, 146 páginas, R$39,90), “o primeiro ponto importante para quem não deseja ser enganado pela informação sedutora, mas nem sempre confiável sobre nutrição, é saber que nenhum alimento sozinho faz milagre. Cada um tem suas qualidades e é necessário que haja harmonia entre eles”.

Alimentação saudável emagrece e protege a saúde
As autoras destacam a importância de uma alimentação variada – que não costuma ser o forte de dietas restritivas e radicais. “Pessoas que seguem uma alimentação saudável são mais resistentes a infecções, têm mais disposição e equilíbrio. De acordo com o Ministério da Saúde, alimentação saudável é aquela que apresenta o consumo de vários tipos de alimentos, que fornecem diferentes nutrientes necessários ao organismo”, completam.
A nutricionista Rosane França alerta para cardápios radicais e restritivos. “Algumas dietas sobrecarregam órgãos, como fígado e rins ou são desaconselhadas para quem sofre de colesterol alto. A carência nutricional ainda pode causar anemia, osteoporose, entre outras doenças. Sendo assim, seguir uma dieta restritiva por muito tempo e sem orientação de profissional especializado pode causar sérios danos à saúde”, explica a profissional.
G 1
Máquina de lavar roupas pode ser perigosa para a saúde

Enquanto as pessoas associam a máquina de lavar com limpeza, algumas estimativas dizem que o interior dela contém em média 100 milhões de bactérias
 Enquanto as pessoas associam a máquina de lavar com limpeza, algumas estimativas dizem que o interior dela contém em média 100 milhões de bactérias. Foto: Getty Images
Especialistas estão preocupados que as tentativas de salvar o planeta diminuindo a temperatura da água em que as roupas são lavadas pode afetar a saúde. Enquanto as pessoas associam a máquina de lavar com limpeza, algumas estimativas dizem que o interior dela contém em média 100 milhões de bactérias E.coli. A informação foi noticiada pelo site Daily Mail. Um relatório do Fórum Científico Internacional sobre Higiene adverte que a lavagem a baixa temperatura pode não ser forte o suficiente para matar doença e fungos. A professora Sally Bloomfield, da London School, quer uma campanha para educar os consumidores sobre higiene na lavanderia. "Precisamos lavar as roupas de uma forma que não as torne apenas visualmente limpas, mas livre de bactérias."
Suas preocupações são apoiadas por um estudo alemão com roupas contaminadas por Staphylococcus aureus, ligado a infecções do trato urinário e da pele, bem como pneumonia. Pesquisadores descobriram que a única maneira de erradicar a bactéria foi com temperaturas acima de 40 graus.
Terra Foto: Getty Images
Maracujá tem nutrientes importantes para o organismo em pouquíssimas calorias

Fruta tem efeito refrescante, funciona como calmante natural e combate os radicais livres
Nesta época de primavera, quando todos querem manter a forma e se preparar para o verão, é importante escolher alimentos saudáveis e de baixa caloria. O maracujá é uma fruta que oferece uma série de benefícios e pode ser bastante consumido neste período de mais calor, pois tem também efeito refrescante.
Além de funcionar como calmante natural, a polpa da fruta é rica em vitaminas do complexo B e C, responsáveis entre outras coisas pela manutenção da saúde emocional e mental do ser humano. O maracujá contém também vitamina A, que combate os radicais livres, evitando envelhecimento precoce, além de sais minerais — ferro, sódio, cálcio e fósforo. A combinação de todos os nutrientes dá ao maracujá poder antioxidante, que melhora o funcionamento do organismo.
Não bastassem esses benefícios, o maracujá tem baixíssima caloria. Cada fruta tem em média 28 kcal, enquanto uma pera tem 68 kcal e um abacate, 160 kcal.

BEM-ESTAR DO CLICRBS

Universitários bebem mais, diz OMS

Brasileiro bebe 24,4 litros por ano

A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou em setembro um estudo sobre o consumo de álcool no mundo. Os dados brasileiros mostram que o consumo médio da população adulta é quatro vezes superior à média mundial. O levantamento indica que os homens brasileiros bebem até 24,4 litros de álcool por ano, enquanto que a média no mundo é de 6,1 litros. Já as mulheres bebem 10 litros em média.
A Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) também realizou recentemente um estudo sobre o uso do álcool entre os universitários das capitais brasileiras. Os dados apontaram que 80% dos entrevistados menores de 18 anos já beberam pelo menos uma vez na vida. Quase metade consumiu algum tipo de droga.
O Brasil conta hoje com quase 6 milhões de acadêmicos. O estudo da Senad contempla reposta de 18 mil estudantes vinculados a 100 instituições de ensino superior público e privado. Segundo o Ministério da Saúde, o abuso do álcool é responsável por 30% das ocorrências policiais, 20% dos acidentes de trabalho e 75% dos acidentes fatais de trânsito. De acordo com o psicólogo Dionísio Banaszewski, que há mais de 20 anos se dedica ao estudo e ao combate à dependência química, é raro conhecer alguém que não tenha ao menos experimentado bebidas alcoólicas antes dos 18 anos. "Isso acontece porque o consumo é incentivado em todas as situações sociais, mesmo dentro de casa. Via de regra, as pessoas começam a beber em casa", lembra. Banaszewski salienta que a dificuldade na fiscalização da venda de bebidas para menores não pode ser usada como pretexto. "Não é difícil fiscalizar. Diversos países, como o Chile, conseguiram grandes avanços a partir da fiscalização rigorosa", exemplifica. Dados do Ibope apontam que os comerciais de cerveja representam cerca de 80% de toda a propaganda de bebida alcoólica veiculada na TV. Aliado a isso, a OMS revela que a bebida preferida dos brasileiros é justamente a cerveja, com 54% da preferência. No mundo, quase 2 bilhões de pessoas fazem uso de bebida alcoólica - apontada como agente causador de mais de 60 doenças e com participação em 3,8% das causas de morte. Segundo a OMS, 320 mil jovens entre 15 e 29 anos morrem ao redor do mundo, todos os anos, de causas relacionadas ao uso do álcool. Na comparação com outros países da América Latina, o Brasil aparece em terceiro lugar no consumo de álcool entre os adolescentes. Entre os brasileiros, 48% admitem consumir álcool.

C do Povo

Muito tempo na frente da TV e do computador pode causar problemas de coluna nas crianças

Atividades podem levar a falhas na coordenação motora


As brincadeiras de esconde-esconde e pega-pega são cada vez menos frequentes no cotidiano da maioria das crianças. Hoje, é mais comum ver meninos e meninas em frente ao computador ou jogando videogame. Apesar dos benefícios dessas atividades tecnológicas, em excesso elas também acarretam problemas para a saúde das crianças e adolescentes.
Uma pesquisa da Kaiser Family Foundation demonstra que garotos americanos com faixa etária entre oito e 18 anos passam em média sete horas e 38 minutos por dia em frente a aparelhos eletrônicos como computador e televisão. Ficar tanto tempo realizando atividades deste tipo pode propiciar falhas na coordenação motora, além de problemas graves na coluna.
— A fase de desenvolvimento da criança e do adolescente tem uma maturação óssea muito importante, sendo necessária a boa postura e a prática de exercícios físicos no intuito de evitar deformidades — explica o médico Marcelo Peroco.
A coluna cervical é um dos itens mais importantes do corpo, é ela que dá sustentação e movimento, por isso estar atento aos cuidados básicos é fundamental, principalmente na fase do seu desenvolvimento.
Segundo o médico, a postura incorreta leva a criança a uma inversão na coluna deixando-a em situação de risco, podendo ocorrer um deslocamento em situações de pouco impacto e movimento. O especialista explica que na posição sentada acumulamos maior carga na coluna, por isso, as crianças, assim como os adultos, não devem permanecer por mais de uma hora nesta mesma posição.
Novos riscos para crianças
Doenças como tendinite e hérnia de discos que eram comuns em adultos, agora estão atingindo as crianças. As principais causas costumam ser o sedentarismo precoce e a má postura. A hérnia de disco costuma aparecer em pessoas que não tem uma postura correta no dia a dia, forçando as placas e criando assim uma lesão entre os discos que formam a coluna vertebral.
— O videogame e o computador são atividades que deixam as crianças muito paradas. Nosso corpo precisa de movimento, a musculatura da coluna precisa de exercícios para se fortificar, já que passamos um terço das nossas vidas deitados — explica Peroco.
Para evitar dores precoces e problemas mais graves no futuro, o ideal é que os pais limitem o tempo que a criança pode ficar sentada em frente à televisão ou computador e reserve esses momentos para momentos em que não é possível desenvolver uma atividade aeróbica fora de casa.
— Os pais devem incentivar a criança a brincar e se divertir com atividades como pedalar, correr, praticar um esporte. Na fase que a criança está em formação é de extrema importância que ela se exercite, deixando que a mente e o corpo cresçam e se desenvolvam de forma saudável — afirma.
BEM-ESTAR DO CLICRBS

Excesso de gordura no fígado já atinge 20% dos brasileiros

Esteatose é mais comum após os 40 anos, porém já há uma prevalência alta em adolescentes


A Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH) emite um alerta: cerca de 20% da população brasileira tem gordura excessiva no fígado, a chamada esteatose, um problema que, se não tratado, pode levar à cirrose e até a transplantes do órgão.

O número de pessoas que tem o fígado gorduroso no país pode ser considerada alta. Para se ter uma ideia, uma doença comum como a diabetes afeta 12% da população. E grande problema é que a maioria não desconfia que seu fígado está doente, pois na maior parte dos casos, não há sintomas.
— É uma doença que tem tido cada vez mais importância e causado um impacto grande na vida e na saúde dos pacientes — afirma o gastroenterologista Roberto Carvalho Filho, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Por conta do preocupante cenário, a SBH planeja criar, ainda em 2011, o Dia Nacional de Combate à Esteatose, em parceria com outras sociedades e associações que também lidam com pacientes que têm a doença, como a Sociedade Brasileira de Cardiologia.

— A epidemia é silenciosa. Todo paciente que tem sobrepeso, alteração no colesterol e é sedentário deveria fazer uma avaliação do fígado — diz o presidente da Sociedade de Hepatologia, Raymundo Paraná.

Foco é prevenir desde cedo

A esteatose é mais comum após os 40 anos, porém um fato tem preocupado os hepatologistas: já há uma prevalência alta em adolescentes. Metade dos 300 jovens de 15 a 19 anos analisados em 2009 pelo Grupo de Estudos da Obesidade da Unifesp já apresentava a doença, causada, em grande parte, pelos maus hábitos alimentares e pelo sedentarismo.

O problema é ainda mais frequente em quem costuma engordar na região abdominal, mas pessoas que parecem magras e têm uma barriguinha saliente também podem ter o fígado doente.

A esteatose tem três graus de gravidade, que variam de acordo com a quantidade e proporção de gordura no fígado. O grau 3, com mais de 90% de gordura, representa a cirrose, ou seja, a inflamação grave do órgão. Especialistas apontam que cerca de 20% dos pacientes que têm esteatose desenvolverão o quadro mais grave da doença.
Nesses casos — e se a pessoa não faz o tratamento adequado —, a doença pode evoluir para a necessidade de transplantes.

Atitudes saudáveis

1- Maneire no carboidrato, o principal vilão da esteatose. É preciso consumi-los com moderação.

2- Cuidado com o excesso de gorduras saturadas. Diminua o consumo de carnes vermelhas, manteiga, frituras e biscoitos industrializados.
3- Invista nas fibras: aveia, farelo de trigo, massas integrais, frutas e verduras são exemplos de fontes dessas substâncias.
4- Acredite no poder das gorduras do bem: azeite de oliva e óleos como o de canola são recomendados.
5- Conte com os antioxidantes, que ajudam a enfrentar os radicais livres, moléculas que podem prejudicar o corpo e o fígado.
6- Atenção ao álcool. Em regra geral, quanto maior a quantidade e o tempo de consumo, maior a chance de desenvolver danos ao fígado.
7- A dieta balanceada e a prática de exercícios físicos seguem sendo os maiores aliados para ter um fígado saudável.

BEM-ESTAR DO CLICRBS

Banana tem "hormônio do sono" e ainda ajuda a controlar a compulsão por doces
 
Nutricionista ensina receita de farinha e biomassa de banana verde

A banana é o quarto alimento mais produzido no mundo. Conhecida pelo alto teor de cálcio e potássio, a fruta é benéfica principalmente para os atletas e praticantes de exercícios físicos, pois ajuda e evitar câimbras e dores musculares.

Mas a banana também é um excelente aliado para quem sofre de insônia.
— Ela contém triptofano, um aminoácido precursor da melatonina, hormônio do sono. Sendo uma ótima pedida para se comer à noite. O mesmo aminoácido ainda ajuda a controlar a compulsão por doces — revela a nutricionista Dafne Oliveira.

Conforme a nutricionista, a banana é indicada como sobremesa, pois prolonga a sensação de saciedade. Por isso, ao contrário do que se pensa, é uma ótima opção para quem quer emagrecer.

Uma variedade que faz muito bem para o organismo é a banana verde. Nesse estágio, a fruta é um excelente alimento funcional.
— Por ainda estar verde, ela concentra altas quantidades de fibras solúveis, como a inulina, sendo considerada um prebiótico natural, ou seja, um alimento que contém bactérias boas que auxiliam em nosso intestino — conta explica a nutricionista.
Para o consumo da banana verde, Dafne indica a ingestão na forma de farinha ou de biomassa. A farinha pode ser adicionada em refeições, líquidos, frutas, e até em bolos e pães. Já a biomassa pode ser batida com suco ou vitamina.

Como fazer a biomassa

Coloque três bananas verdes inteiras, com casca, dentro da panela de pressão com água o suficiente para cobri-las. Após o início do vapor, cozinhe as bananas por sete minutos. Desligue o fogo, escorra a água, descasque as bananas e bata a polpa no liquidificador. Guarde a biomassa em um pote de vidro na geladeira por até cinco dias.

Como fazer a farinha de banana verde
Escalde as bananas em água fervente por dois minutos. Descasque e corte-as em tiras. Coloque em um tabuleiro, dispostas lado a lado. Leve ao forno e deixe-as torrar até que fiquem quebradiças e esfarinhando na mão. Passe no liquidificador e depois em uma peneira fina. Use a farinha para fazer bolos, pães, misturar com frutas e saladas.
Fonte: Comida e Receitas
  BEM-ESTAR  DO CLICRBS



O pódio das frutas


As mais energéticas: açaí (495 kcal em 1 tigela pequena), abacate (235 kcal em 1/2 unidades), caqui (90 kcal por unidade) e figo (90 kcal por 3 unidades)
As menos energéticas: melão (20 kcal em 1 fatia) e pêssego (25 kcal em 1 unidade)

As mais ricas em fibras: açaí (35 g em uma tigela pequena) e goiaba (10 g em 1 unidade)

As mais ricas em carotenóides: manga (3600 mcg em 1 unidade), caqui (1800 mcg em 1 unidade)

As mais ricas em vitamina E: abacate (230 mg em 1/2 unidade), açaí (90 mg em 1 tigela pequena)

As mais ricas em potássio: banana (350 mg em 1 unidade) e uva (296 mg em 1 xícara)

As mais ricas em vitamina C: goiaba (370 mg em 1 unidade) e morango (110 mg em 1 xícara)

As mais ricas em cálcio: açaí (236 mg em 1 tigela pequena) e tangerina (40 mg em 1 unidade)

As mais ricas em magnésio: abacate (100 mg em 1/2 unidade) e banana (30 mg em 1 unidade)

As mais ricas em ferro: açaí (25 mg em 1 tigela pequena) e amora (5 mg em 1 copo médio)



Frutas para esportistas


Os esportistas estão sujeitos a algumas condições que podem ser prevenidas e aliviadas com as frutasAnemia: açaí, amora, carambola
Artrite: abacaxi, ameixa e maçã

Cãibras musculares: banana, laranja e melão

Diarréia: maçã sem casca e banana-maçã

Digestão pesada: combinar as refeições pesadas com o abacaxi

Prisão de ventre: maçã com casca, ameixa e figo

Fadiga: banana, uva e figo

Retenção de líquidos: a maioria das frutas, por possuir potássio, pode provocar maior perda de líquido.

Baixar o colesterol: maçã, pêra, abacaxi e pêssego

Ameixa, tônico antiestresse




Contém alta quantidade de fibra sorbitol que estimulam o movimento intestinal e favorecem a evacuação. Dependendo da coloração da fruta, a quantidade de vitaminas que possuem pode variar: as claras são as mais doces e ricas em carotenos, e as com coloração escura contêm mais ferro. Sua riqueza em vitaminas B e C torna essa fruta uma aliada contra o estresse e o suco de ameixa alivia a gota, o reumatismo, a artrite e problemas articulares.




Damasco, a fruta da pele
Tem alto teor de caroteno (provitamina A), vitamina que previne o câncer, regenera os tecidos, e favorece o bronzeado. É rica em ferro, magnésio, potássio, zinco e vitaminas B1, B2 e C. Um verdadeiro coquetel contra a fadiga. E só tem 47 kcal.


Figo, para os ossos




Tem cálcio, por isso, é recomendado para esportistas e ajuda a prevenir a osteoporose. Contém benzaldeido, um agente anticancerígeno, flavonóides e uma enzima chamada ficina que ajuda a digestão das proteínas. Além disso, possui ferro, potássio e fibra. As avós utilizavam o látex branco (líquido que sai da planta ao ser cortada) para eliminar as verrugas. Na ásia, o figo é considerado um afrodisíaco natural.


Maçã, o presente de Eva a saúde



Ela é rica em fibra solúvel, regula o colesterol, protege o coração e equilíbra a função intestinal, tanto no caso de diarréia como de prisão de ventre. Contém vitamina C, potássio e é hidratante.

Banana,a barrinha energética


É o alimento dos campeões. Uma comida rápida, ideal para recarregar as energias. Quanto menos maduras, mais ricas em amido. A banana previne as cãibras musculares por sua riqueza em potássio. Também tem magnésio e vitamina B6, vital para levantar seu ânimo e ajudar no metabolismo do corpo.



Melão, o diurético mais natural




É típico das frutas de verão. É rica em potássio (diurético), betacaroteno, vitaminas e com poucas calorias. Quanto mais amarelo o melão, maior é a quantidade de carotenos - responsáveis pelo cuidado de sua pele, melhorando também o seu bronzeado. É considerada uma fruta anticoagulante e um aliado na prevenção de trombose e infartes.


Pêssego, a fruta saborosa




Rica em vitamina C e potássio. Regula o intestino, pois é rico em fibras. Tem baixo teor calórico.



Açaí, o pentacampeão




Esta frutinha amazônica, muito badalada entre os esportivas, sem dúvida nenhuma é pura energia! Rico em vitamina E, o açaí pode ser considerado um poderoso antioxidante. Além de ser rico em cálcio e ferro, que auxiliam na efetiva contração muscular. O alto teor de fibras pode ser ainda maior quando na tigela de açaí vai granola misturada.



Nectarina, o pêssego de pele suave



É uma fruta muito parecida com o pêssego. Contém provitamina A, vitamina B3, ácido fólico, potássio e fibra. Ajuda a regular o colesterol.



Pêra, para refrescar




A pêra é uma fruta que deve ser ingerida madura. É rica em pectina, fibra que regula o intestino melhorando a flora intestinal; contém minerais como o selénio (antioxidante), zinco (aumenta a imunidade) e potássio (diurético e hipotensor). Para os esportistas é uma fruta muito completa.



Abacaxi, para digestão


A cozinha oriental combina pratos com carnes e abacaxi porque favorece a digestão das proteínas. Essa fruta tem uma enzima chamada bromelina. É rica em vitamina C.


Melancia, menos calorias




Se seus problemas são os quilinhos a mais, encha sua geladeira de melancia . Você vai poder comer quantos pedaços quiser, pois é a fruta que tem menos calorias (18 kcal/100 g). É rica em água, fibra , potássio (diuético), vitaminas A, B6 e C e magnésio.


Uva, limpa seu corpo das toxinas

Uma das frutas que trazem mais benefícios para a saúde. É remineralizante, diurética, depurativa, energética. Contém taninos adstringentes, polifenois, resverastrol (principalmente nas uvas escuras) e substâncias com capacidade antitumoral. Uma alimentação rica em uvas garante boa saúde e limpa seu organismo de toxinas.


Agora, gente, um bom proveito disso, ok ?

Mandada por uma internauta de Chapecó (V M DM M)
Café pode prevenir depressão em mulheres, diz estudo

Pesquisa de Harvard feita ao longo de uma década registrou consumo da bebida entre mulheres



Uma pesquisa indica que mulheres que bebem duas ou mais xícaras de café por dia são menos propensas a sofrer de depressão.
Ainda que as razões desse efeito não estejam claras, os autores acreditam que a cafeína pode alterar a química do cérebro. O estudo mostrou ainda que café descafeinado não teria o mesmo efeito.
Os resultados da pesquisa foram divulgados na publicação especializada Archives of Internal Medicine e provêm de um estudo realizado entre mais de 50 mil enfermeiras.
Uma equipe de especialistas do Harvard Medical School acompanhou a saúde do grupo de mulheres pesquisado ao longo de uma década, entre 1996 até 2006, e fez uso de questionários para registrar o consumo de café por parte delas.

Entre as pesquisadas, apenas 2.600 deram sinais de depressão ao longo deste período. E, destas, a maior parte consumia pouco café ou não tomava a bebida.

Comparadas com as mulheres que bebiam apenas um copo de café por semana ou até menos, aquelas que consumiam duas a três xícaras por dia tinham 15% a menos de chance de sofrer depressão.

Aquelas que bebiam quatro ou mais xícaras por dia tinham 20% de chance a menos de ter depressão.


Suicídios



A pesquisa mostrou ainda que consumidoras regulares de café estavam mais propensas a fumar, beber álcool e menos envolvidas com atividades da Igreja ou grupos voluntários ou comunitários. Elas também estavam menos propensas a ficar acima do peso e a sofrer pressão alta ou diabetes.
Os cientistas afirmam que a pesquisa contribui para outros estudos que indicam que consumidores de café têm índices de suicídios mais baixos.

Os pesquisadores de Harvard acreditam que a cafeína seja o principal agente nesse processo, já que a substância é conhecida por sua capacidade de realçar sentimentos de bem estar e de energia.
Mas ainda é preciso realizar mais pesquisas para verificar se a substância é útil para prevenir a depressão.
Uma outra possibilidade, dizem os pesquisadores, é que pessoas com propensão à depressão optem por não tomar café porque a bebida possui muita cafeína. Um dos sintomas mais comuns da depressão é perturbação do sono e a cafeína pode exacerbar essa condição, por ser um estimulante.
O excesso de cafeína também é capaz de realçar sensações de ansiedade. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.


Fonte: O Estado

Ter filhos reduz chance de doenças cardíacas, afirma estudo

Homens que não tem filhos têm maior chance de morrer devido a doenças cardíacas, de acordo com estudo realizado pela Universidade Stanford, na Califórnia. A pesquisa foi realizada com 135 mil homens e apontou que os que não possuíam filhos tinham risco 17% maior de morrer de doenças cardiovasculares.
O estudo foi feito durante 10 anos apenas com homens casados e durante esse período, 10% dos homens morreram, um em cada cinco de doenças cardíacas.
O pesquisador Dr. Michael Eisenberg acredita que algum fator relativo à paternidade, como eventuais mudanças de comportamentos e de hábitos relativos à saúde, protege contra essas doenças e faz os homens com filhos viver por mais tempo.

A descoberta pode ser relacionada com outras pesquisas já existentes que mostram a relação entre baixos níveis de testosterona e o desenvolvimento de certas doenças cardiovasculares. Não há confirmação, entretanto de que todos os homens participantes do estudo organizado pela universidade que não tinham crianças eram inférteis.
Os pesquisadores acreditam que encontrar a relação entre infertilidade e doenças cardíacas contribuirá para prevenir doenças antes que elas apareçam.
O estudo foi publicado na revista Human Reproduction.
Fonte: Uol
Projeto conceitual mostra como você fará churrasco no futuro



Cartridge Grill. (Foto: Divulgação)
Um designer resolveu misturar o amor por churrasco a uma fita do saudoso nintendinho e inventar um conceito que ajuda muito na hora da limpeza da grelha, a churrasqueira elétrica Cartridge Grill.

O responsável pelo conceito é o designer Sangwon Jung, e a ideia é tornar o churrasco algo não tão desagradável quando lembramos que ainda é preciso limpar toda a bagunça que foi feita na hora de preparar as carnes.
Para usá-la, basta unir a grelha à parte que aquece e conectá-los à uma base que vai passar a energia suficiente para que a carne - ou o alimento que desejar - possa cozinhar. Com esta união entre as duas peças em um único objeto, a limpeza é reduzida pela metade, já que você limpa uma só. A inspiração da fita de nintendinho foi inserida na forma como a grelha se conecta à base, de forma extremamente similar ao que existia nas fitas de videogame.
O conjunto também pode ser anexado a outro e assim aumentar a área da churrasqueira. A parte futurística fica por conta do controle de temperatura da grelha, que aparece em um painel na base que alimenta a energia, em uma espécie de tela de LED. O conjunto ainda pode ser usado sem fio, já que há uma bateria recarregável na base.
Via: Yanko Design

G 1
Pesquisa aponta que 72% da população do país possui algum tipo de cartão

Cartão de débito é o meio eletrônico de pagamento mais popular


O número de brasileiros que possuem um meio eletrônico de pagamento aumentou nos últimos anos. Nada menos que 72,4% da população conta com algum tipo de cartão, seja crédito, débito ou os plásticos emitidos por lojas e supermercados. Em 2008, esse porcentual era de 68%.

Os números fazem parte da quarta edição da pesquisa nacional de uso de meios eletrônicos, realizada pelo Instituto Datafolha a pedido da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões e Serviços).

O cartão de débito é o meio eletrônico de pagamento mais popular. A pesquisa mostra que 60% dos brasileiros têm um cartão assim, ante 53% em 2008. Nos cartões de crédito, o índice de posse é menor, de 53%. Já nos plásticos emitidos por lojas, redes de varejo e supermercados, o porcentual é de 28%.

As pessoas de maior renda são as que mais têm cartões. Nas classes A e B, um total de 88% das pessoas possuem algum cartão. Na classe C, o total é bem menor, de 47%. O presidente da Abecs, Cláudio Yamaguti, destaca que é entre as pessoas das classes menos endinheiradas que o mercado de cartões mais cresce, por conta do aumento das taxas de emprego e da renda da população. Em 2008, o porcentual de pessoas da classe C que tinha um cartão era de 38%, nove pontos porcentuais abaixo do índice deste ano.

A pesquisa foi feita em 11 capitais e ouviu 4 mil pessoas, entre os meses de junho e agosto. O levantamento será apresentado na tarde desta quinta-feira no "6º CMEP - Congresso de Meios Eletrônicos de Pagamentos", realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e pela Abecs. O evento termina amanhã em São Paulo.
A E
FRASE DO DIA


"O dinheiro não tem a mínima importância desde que a gente tenha muito".   De um internauta
Doses moderadas de vinho auxiliam na prevenção da asma

Uma ou duas taças de vinho por semana ajudam, mas consumo excessivo pode aumentar as chances de desenvolver a doença


Duas ou três taças de vinho por semana podem reduzir o risco de asma, contudo, aqueles que ingerem a bebida em quantidades maiores estão mais propenso a desenvolver a doença, de acordo com uma pesquisa desenvolvida no Hospital Bispebjerg, em Copenhague, na Dinamarca.
A equipe de cientistas analisou aproximadamente 40 mil pessoas, com idades entre 12 e 41 anos e descobriu que aqueles que raramente bebiam tinham 6% a mais de chance de desenvolver asma, enquanto os que quem bebia em excesso tinha o risco aumentado em 4,5%, se comparados àqueles que bebiam apenas três doses por semana.
BEM-ESTAR DO CLICRBS
Infarto mata entre 10% e 15% das vítimas no Brasil

De acordo com o Ministério da Saúde, a meta é reduzir o índice para 5%. Entre os fatores de risco estão pressão alta, taxas de colesterol e glicose elevadas, sobrepeso e obesidade, além de hábitos como fumo, baixa ingestão de frutas e verduras e sede
O infarto agudo do miocárdio, uma das principais causas de óbitos no Brasil, junto com o acidente vascular cerebral (AVC), mata entre 10% e 15% das suas vítimas no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, a meta é reduzir o índice para 5%. Para o cardiologista João Poeys, a dica é incentivar hábitos alimentares saudáveis e a prática de atividade física, sem descuidar do histórico familiar de doenças cardiovasculares.
Esse tipo de enfermidade, segundo o médico, acontece por causa da obstrução das artérias do coração, provocada pelo acúmulo de gordura. Entre os fatores de risco estão pressão alta, taxas de colesterol e glicose elevadas, sobrepeso e obesidade, além de hábitos como fumo, baixa ingestão de frutas e verduras e sedentarismo.
Saiba mais
“Hoje um fator muito importante que a gente está vendo na prática clínica é o histórico familiar. Pacientes que, mesmo que não tenham fatores clássicos, mas com mãe ou irmão que teve infarto jovem, têm uma propensão grande de desenvolver a doença”, destacou o cardiologista.
A orientação de Poeys é que os cuidados comecem desde cedo. “É preciso acabar com o mito de que criança saudável é criança gordinha”, ressaltou. Na adolescência, é recomendada a realização de exames de sangue para medir as taxas de colesterol e glicose. Homens, a partir dos 40 anos, e mulheres, a partir dos 50, já devem começar a fazer periodicamente o teste ergométrico.
“A gente vê, no dia a dia do hospital, que a maioria dos pacientes infartados ou infartando não fazia acompanhamento médico regular, não se tratava, é sedentária e tem alimentação ruim. Infelizmente, só depois do susto que tomam com um infarto ou uma angina, eles procuram mudar o estilo de vida.”
O comerciante Plínio Rodrigues Miranda, de 56 anos, tem o perfil de quem deve se cuidar em relação a doenças cardiovasculares – está 12 quilos acima do peso, é sedentário, não se alimenta bem e trabalha muito, o que aumenta o estresse. Enquanto aguardava para ser chamado para a consulta, já conseguia adiantar o que o cardiologista cobraria.

“Ele vai dizer que tenho que emagrecer, comer mais fruta e verdura, diminuir a cerveja”, contou. Apesar de manter uma frequência de consultas há pelo menos dez anos, Miranda admite: “Preciso me cuidar mais. Já senti dor no peito, fadiga, falta de ar”, disse.
Maria Aparecida Nascimento, de 58 anos, procurou o médico depois de sentir o coração “batendo apressado”. A família da aposentada tem histórico de pressão alta. Além dela, as filhas de 32 e 38 anos já apresentam o problema. Há alguns anos, depois da primeira visita ao cardiologista, Maria passou a cuidar mais da alimentação e, mesmo sem poder fazer esforço físico, faz hidroterapia.
“Já no combate ao estresse, a religião ajuda. Tenho nove netos. O coração tem que estar bom para cuidar deles”, contou.
Gazeta do Povo
Homens também podem desenvolver câncer de mama

Campanha movimentou o Centro de CuritibaOs homens devem incluir em suas rotinas diárias o autoexame da mama. Apesar de ser em número bem menor em relação às mulheres, os homens podem sim desenvolver câncer de mama e devem tocar esta parte do corpo para detectar nódulos. Caso isto ocorra, deve procurar um médico o quanto antes.

"Eu via as campanhas de televisão sobre o assunto e um dia, durante o banho, toquei o peito e senti algo. Já fui no oncologista e uma ecografia indicou o tumor. Foi aí que eu senti aquele impacto", relata o aposentado Hamilton Ianoski, que há 10 anos teve câncer de mama.
Ele passou por uma cirurgia para a retirada do tumor e depois precisou de 12 sessões de quimioterapia e outras 30 de radioterapia para finalizar o tratamento. "Continuo indo no médico, a cada seis meses, para monitorar. E tomo um remédio indicado pelo médico para previnir o retorno do câncer", conta Ianoski.
Os homens também foram incluídos nas campanhas de prevenção. Para sensibilizar outros sobre a importância de ficar atento a isto, Ianoski fez um depoimento durante o início do calendário Outubro Rosa, na manhã deste sábado (1º), em frente à Associação Comercial do Paraná (ACP), no centro de Curitiba. O lançamento oficial ocorrerá no dia 5, no Memorial de Curitiba.
Outubro Rosa

O Outubro Rosa é um movimento que tradicionalmente chama a atenção para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. "Queremos sensibilizar os homens, as mulheres, a população em geral sobre o assunto. É algo que precisamos bater na tecla sempre. Somente no Paraná, são 2.990 casos de câncer de mama por ano", conta Kazuco Akamine, uma das vice-presidentes da ACP e coordenadora do Conselho da Mulher Executiva da instituição, que integra o Outubro Rosa. O prédio da ACP, no calçadão da Rua XV de Novembro, será o primeiro a ser iluminado de rosa, à noite, para celebrar o mês de mobilização.

"O que nos deixa extremamente animados é a adesão do poder público em relação ao Outubro Rosa. Isto tem surpreendido. Precisamos chamar a atenção constantemente para o assunto. A cada 24 segundos uma mulher é diagnosticada com câncer de mama no mundo e a cada 68 segundos uma mulher morre em decorrência da doença", explica Tânia Mary Gomes, presidente do Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (Humsol), que também integra o movimento Outubro Rosa.

O médico mastologista Cícero Urban, da unidade de mama do Hospital Nossa Senhora das Graças e professor da Universidade Positivo, enfatiza que para os homens não há necessidade de exames mais elaborados, como ecografia ou mamografia, por conta da baixa incidência da doença. Mas o autoexame sempre é bem-vindo.
As mulheres devem, além do autoexame, fazer mamografias anuais a partir dos 40 anos. Quem tem histórico familiar, o exame deve ser realizado a partir dos 35 anos. "Dependendo deste histórico, podemos fazer um rastreamento genético atrás de mutações. Mas nós ainda não conhecemos todas as mutações para câncer de mama e, mesmo que o exame dê negativo, a mulher não pode deixar de fazer as mamografias", esclarece.
Quando há muitos riscos para o surgimento do câncer de mama, pode-se optar por uma mastectomia (retirada da mama) redutora de risco. "Esta não é uma cirurgia estética. É uma operação reparadora e que tem entre 5% a 30% de possibilidade de maus resultados. Quem tem a indicação da mastectomia está preparado psicologiamente se isto ocorrer. Totalmente diferente para quem não tem a mastectomia indicada", afirma Urban. Outra alternativa é a quimioprevenção, com o uso de medicamentos específicos, mas que possuem efeitos colaterais.
A E
30% dos motoristas enviam mensagem de texto do celular enquanto dirigem, segundo pesquisa

Mulher ao volante (Foto: Reprodução)

Uma pesquisa realizada na Inglaterra revelou que quase 30% dos motoristas sempre enviam mensagens de texto pelo celular ou smartphone enquanto estão dirigindo. Isso alerta para o aumento da dependência de usuários incapazes de ficar muito tempo sem verificar o celular. Realizada pelo Ofcom, a pesquisa se baseou nas respostas de 841 motoristas. Além dos 30%, 8% das pessoas disseram mandar SMS enquanto estão no volate pelo menos uma vez por semana.
Outra pesquisa, feita pela RAC, mostrou que 44% dos jovens de 18 a 24 anos usaram seu celular enquanto dirigiam. Nele, 15% usaram para o Twitter, 8% para games e 21% para mensagens de texto. Julie Townsend, diretora da Brake, de segurança nas estradas, declarou: "esse tipo de comportamento irresponsável é ilegal e que mata, assim não deve haver desculpas. Estamos preocupados que a absorção crescente de tecnologia pode levar a mais e mortes causadas por motoristas distraídos".
G 1
 
Descobertas sobre defesa do corpo humano rendem Nobel de medicina

Bruce Beutler, Jules Hoffmann e Ralph Steinman(morreu 3 dias antes de receber o prêmio) foram os escolhidos.
Prêmio foi divulgado nesta segunda-feira (3) em Estocolmo, na Suécia Os ganhadores do Nobel de Medicina 2011: o americano Bruce Beutler, o francês Jules Hoffmann e o canadense Ralph Steinman (Foto: Divulgação/Nobel)
O cientista norte-americano Bruce Beutler, o francês Jules Hoffmann e o canadense Ralph Steinman receberam o Nobel de medicina de 2011 por pesquisas sobre como o sistema de defesa do corpo humano reage a ameaças como vírus, bactérias e fungos. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (3) em Estocolmo, na Suécia. Segundo o comitê do Instituto Karolisnka, o trabalho premiado este ano foi importante para o conhecimento sobre o sistema de defesa do corpo humano e quais os princípios que controlam o seu funcionamento. Essas pesquisas possibilitaram novas formas de terapia contra infecções, doenças inflamatórias e até mesmo o câncer.
Beutler e Hoffmann receberam o prêmio por desvendarem como a primeira linha de defesa do corpo detecta os "invasores". Esta linha, chamada de "defesa inata", é a primeira a atacar micro-organismos que entram nas pessoas e causam doenças. Para impedir a ação deles, uma das armas utilizadas são as inflamações.Já Steinman foi lembrado pelo Instituto Karolinska pois estudou o estágio seguinte dessa resposta do corpo a ameaças. Ele descobriu um tipo de célula chamada de "dendrítica", responsável por expulsar os parasitas do corpo definitivamente.
Beutler, do instituto de pesquisa Scripps, e Hoffmann, membro da Academia Francesa de Ciências, vão dividir 10 milhões de coroas suecas. Já Steinman, da Universidade Rockfeller, nos Estados Unidos, vai receber sozinho o mesmo valor, que equivale a R$ 2,7 milhões.
Os próximos prêmios a serem anunciados ainda nesta semana serão os de física, química, literatura e da paz. No dia 10, será conhecido o vencedor na categoria economia. O prêmio Nobel, a principal celebração científica do mundo, é realizado desde 1901 e foi idealizado por Alfred Nobel, o inventor da dinamite.
Conheça a trajetória dos três cientistas
Jules Hoffmann nasceu em Luxemburgo em 1941. No ano de 1996, ele estudava moscas-de-fruta e tentava descobrir como esses insetos combatiam infecções. Durante a pesquisa, ele trabalhou com moscas com diversos genes alterados.
Um dos genes estudados era chamado "Toll". Hoffmann descobriu que quando este gene era mudado, as moscas morriam -- porque não conseguiam montar uma defesa eficiente às invasões de parasitas.
Dois anos mais tarde, o norte-americano Bruce Beutler iria prosseguir os estudos de Hoffmann, ao desvendar como mamíferos são parecidos com insetos na hora em que recebem hóspedes indesejados.
Nascido em Chicago, no ano de 1957, ele tentava descobrir como mamíferos poderiam detectar bactérias a partir de um produto que elas produziam: o lipopolissacarídeo (LPS).
Trabalhando com camundongos, Beutler descobriu que alterações em um gene dos roedores os tornava resistentes à presença do LPS, o que impedia que esses animais se protegessem das ameaças.
Esse gene era muito parecido com o gene Toll, da mosca-de-fruta. No inseto, o gene Toll produz proteínas que servem como "alarmes" para o LPS encontrado nos parasitas. Ao detectar as ameaças, os animais começam a provocar inflamações para proteger o corpo. O resultado da pesquisa dos dois cientistas foi conhecer os sensores que formam a primeira barreira aos micro-organismos no corpo. O canadense Ralph Steinman foi o responsável por descobrir, em 1973, as células dendríticas. A presença dessas células faz os linfócitos T - células importantes na defesa do corpo - trabalharem. Os linfócitos T são as mesmas células atacadas pelo vírus causador da Aids. Quando não funcionam, o corpo das pessoas fica frágil contra doenças oportunistas como a pneumonia e a gripe.
G 1
Chocolate aumenta desempenho esportivo
 
Doce pode colaborar com o crescimento dos músculos



É isso mesmo: o chocolate pode proporcionar efeitos semelhantes aos exercícios aeróbios. Uma pesquisa publicada pelo Journal of Physiology, jornal americano referência em assuntos relacionados à fisiologia do corpo humano, apontou que o consumo de pequenas doses do alimento traz importantes benefícios ao rendimento esportivo. O fato acontece porque o chocolate, principalmente o amargo, possui um composto chamado epicatequina, capaz de aumentar o número de mitocôndrias nas células dos músculos, contribuindo para o crescimento e a redução da fadiga muscular. O estudo foi realizado em camundongos, por isso ainda é cedo para comprovar todas as vantagens do doce. Mas a substância fez com que o corpo dos animais produzissem mais mitocôndrias, gerando o crescimento das células que levam oxigênio pelo corpo e aumentando, assim, os níveis de energia.   Foto: Getty Images Terra
Substância encontrada no vinho tinto pode acabar com câncer de mama, aponta estudo



Uma substância química encontrada no vinho tinto pode parar o câncer de mama, de acordo com uma nova pesquisa. Os testes em laboratório mostraram que o resveratrol, encontrado na casca da uva, poderia impedir o desenvolvimento da doença, bloqueando os efeitos do hormônio estrógeno.
Os cientistas disseram que a descoberta, publicada na revista Faseb, tem importantes implicações para o tratamento de pacientes. Sebastiano Ando, da Universidade de Calabria, na Itália, afirma: "Resveratrol é um potencial fármaco que pode ser explorado quando o câncer de mama se torna resistente à terapia hormonal."

A substância química também é encontrada em blueberries, amendoins e cranberries.

O resveratrol bloqueia o caminho do estrogênio ao combinar com o DNA no corpo da mulher para espalhar células tumorais, transformando-as em malignas.

A pesquisa descobriu que o crescimento de células de câncer de mama era reduzido drasticamente quando eram tratadas com o ingrediente natural, enquanto nenhuma alteração foi observada nas células que não foram tratadas.
Outros experimentos revelaram que o efeito estava relacionado a uma redução nos níveis de receptor de estrogênio causada pelo próprio resveratrol.
Ainda que a descoberta possa ajudar muitas pessoas, o médico e editor-chefe da revista Faseb, Gerald Weissman, aponta que de maneira alguma as pessoas devem sair e começar a usar vinho tinto ou outros suplementos para tratar o câncer de mama.

Fonte: Uol Ciência e Saúde
Amendoim reduz risco de câncer e de doenças cardiovasculares 
Oleaginosa é fonte de vitamina, gordura e mineirais

Apesar de ser conhecido — e muitas vezes até evitado — por ser bastante calórico, o amendoim é considerado um alimento funcional. Rico em vitamina E e gordura benéfica, ele reduz os riscos de desenvolvimento de câncer e de doenças cardiovasculares, de acordo com a nutricionista Vanderlí Marchiori.
— Além de ser fonte de vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo, o amendoim é rico em fitoesteróis, com capacidade de reduzir o colesterol ruim e prevenir doenças — explica.
No entanto, em razão da grande quantidade de calorias, quem quer emagrecer não deve abusar da oleaginosa. Além disso, é importante ficar atento ao teor de sal que costuma ser alto quando o alimento é vendido salgado.
Bem estar do ClicRBS

Pessoas tendem a ser mais felizes pela manhã e no final de semana, diz pesquisa

Pesquisadores utilizaram o Twitter para analisar humor de pessoas em 84 países
Segundo os pesquisadores, pessoas estão felizes no início do dia e vão ficando desanimadas
As pessoas tendem a estar mais felizes pela manhã e demonstram mais alegria aos finais de semana. Sociólogos da Universidade Cornell, em Nova York, analisaram o comportamento de pessoas de várias partes do mundo a partir das publicações no microblog Twitter.

Durante dois anos, os pesquisadores usaram um programa de computador que buscava por palavras boas e ruins em 84 países de língua inglesa. O resultado, publicado na revista Science, mostra que ao amanhecer e tarde da noite as atitudes das pessoas ficam mais positivas.
Segundo a pesquisa, alguns fatores aumentam o estresse das pessoas, como ir para o trabalho e encarar o trânsito. Os cientistas afirmam ainda que, aos finais de semana, as publicações no microblog mostram que as pessoas estão mais felizes e publicam as mensagens, em média, duas horas mais tarde do que durante a semana, provavelmente porque acordam mais tarde
Fonte: Zero Hora


Nova pílula promete acabar com os cabelos brancos

Medicamento terá que ser tomado por dez anos para fazer efeito
Medicamento terá que ser tomado por dez anos para fazer efeito. Foto: Getty Images Um dos problemas que incomoda homens e mulheres pode chegar ao fim. A empresa de cosméticos L'Oreal informou que está desenvolvendo uma pílula capaz de evitar o nascimento de cabelos brancos. As informações são do site Jezebel.
O medicamento, com o lançamento programado para 2015, contém um extrato de fruta não divulgado, que se comporta como uma enzima e protege a produção da pigmentação no cabelo.
Segundo a rede de televisão americana MSNBC, a pílula não pode alterar fios brancos existentes, só pode evitar fios coloridos de perderem os seus pigmentos. A L'Oreal afirmou que a pessoa terá que tomar a pílula todos os dias, por, pelo menos, dez anos, se quiser evitar cabelos brancos. Porém, assim que o uso do medicamento for interrompido, os cabelos sem pigmentação podem nascer.
Cientistas já começaram a questionar possíveis efeitos colaterais na pele e órgãos. Um dos pontos levantados é a da ingestão da pílula sem necessidade, pois as pessoas não sabem se terão cabelos brancos ou não.
Terra Foto: Getty Images
Não Clique Aquí do ClicRBS

Bate coração

Um dos órgãos mais importante do corpo humano merece a sua atenção. Aprenda mais com a entrevista do especialista

Antigamente, os gregos acreditavam que o coração era o centro dos pensamentos. Hoje sabemos que isso não é verdade, mas ainda assim, esse órgão merece total atenção. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que 17,3 milhões de pessoas morrem por ano em todo mundo em decorrência de doenças cardíacas. José Kawazoe Lazzoli, especialista em medicina do esporte e diretor da Sociedade Brasileira de medicina do Exercício e do Esporte – SBMEE, revela em entrevista, que é possível afastar o fantasma de doenças com medidas simples.

“Uma boa alimentação, aliada à prática regular de exercícios, faz parte obrigatoriamente de um estilo de vida saudável, que deve ser adotado por todos aqueles que desejam ter uma vida mais longa e com melhor qualidade”.
Uma alimentação errada pode gerar doenças cardíacas? Sim, principalmente o excesso de sal, açúcar refinado e gorduras saturadas e trans. De que forma a gordura pode causar doenças no coração? As gorduras saturadas e trans aumentam a possibilidade de haver deposição de placas de gordura nas artérias.
É verdade que o sódio (sal) prejudica o coração? Sim, o excesso de sal é fator de risco para hipertensão arterial, que é uma doença que aumenta o risco cardiovascular (risco de infarto do miocárdio, de acidente vascular encefálico, de “dilatação do coração” e de insuficiência renal, entre outros efeitos deletérios).
E as fibras, podem ajudar a prevenir doenças nesse órgão? As fibras produzem um melhor funcionamento dos intestinos, reduzindo a absorção de gorduras dos alimentos para a corrente sanguínea.
Quando as pessoas devem se consultar com um cardiologista? Preventivamente, desde a infância. Hoje em dia, a cultura da prevenção está cada vez mais prevalente nos adolescentes e adultos jovens. As doenças cardiovasculares e metabólicas são silenciosas na maioria das pessoas. Assim, um check-up pode ajudar a identificar e corrigir condições clínicas que de outra forma passariam despercebidas e ajudariam a aumentar o risco cardiovascular.
Quem tem colesterol alto deve se preocupar também com o coração? Certamente, pois o colesterol elevado é um importante fator de risco para as doenças cardiovasculares. Há níveis permitidos e proibitivos de colesterol total, de colesterol LDL (ruim) e triglicerídeos, de acordo com o perfil do paciente. Quanto ao colesterol HDL (bom), quanto mais alto, melhor.
Quais as dicas de alimentação para quem quer ter um coração saudável?
O clássico é a dieta mediterrânea, rica em verduras, frutas, carne branca, óleos vegetais. Esse perfil alimentar, juntamente com fibras, leite semi-desnatado e derivados; e pobre em gorduras saturadas e açúcar refinado, com zero de gordura trans, seria o ideal.
Custom Editora Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário