segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Fumo aumenta risco de câncer de pele em mulheres, diz estudo

Fumo aumenta risco de câncer de pele em mulheres, diz estudo. Foto: Getty Images
Se você, mulher, é fumante e ainda procura alguma razão para parar, considere este novo estudo, realizado pela Universidade do Sul da Flórida e publicado no periódico Cancer Causes Control. De acordo com o jornal USA Today, a pesquisa mostrou que existe uma estreita ligação entre o tabaco e o aparecimento do câncer de pele em mulheres.



Entre os dados colhidos, o estudo mostrou que mulheres que fumaram nos últimos vinte anos estavam mais propensas a sofrer de carcinoma espinocelular (um tipo de câncer que acomete as células da camada superior da derme), uma forma de câncer de pele menos agressiva que o melanoma. Entre os homens, essa chance existia, mas em proporções menores.

O estudo contou com cerca de 383 participantes, entre homens e mulheres, todos brancos - grupo que mais apresenta riscos para desenvolver a doença. Embora menos agressivo, o carcinoma espinocelular pode se espalhar para outros órgãos caso não seja tratado adequadamente.

Embora ainda não saibam qual é a ligação, os cientistas ficaram contentes em adicionar mais um estudo ao combate ao fumo no mundo. Os tipos de câncer de pele não-melanoma são os mais comuns nos Estados Unidos, onde cerca de dois milhões de casos são tratados anualmente, de acordo com dados oficiais do governo americano.


Terra
Foto: Getty Images

Atriz posa de biquíni e diz que envelhecer não é ficar feia
 
Elizabeth Hurley contou para a revista 'Zest' que o envelhecimento não é sinônimo de ficar mais feia
A atriz afirmou que é possível se manter em forma. Sem dúvida, quando eu fiz 40, tive que fazer um esforço a mais para me manter em forma e percebi que era muito mais fácil quando eu era jovem  Foto: Divulgação
Ela destaca que antigamente podia dormir apenas 3 horas e conseguia continuar com uma boa aparência, mas agora se dedica a boas noites de sono. Agora eu pareço uma louca se eu não conseguir pelo menos o dobro disso. Quando tinha 20 anos eu era capaz de fumar cigarros e comer batata frita no café da manhã, diz  Foto: Divulgação
Elizabeth Hurley pode estar mais perto dos 50 do que dos 40, mas está com o corpo em forma. Segundo o Mail Online, a atriz e modelo de 46 anos contou em uma entrevista para a revista Zest que o envelhecimento não é sinônimo de ficar mais feia. Elizabeth provou isso fotografando apenas de biquíni para a nova edição da publicação.
A atriz afirmou que é possível se manter em forma. "Sem dúvida, quando eu fiz 40, tive que fazer um esforço a mais para me manter em forma e percebi que era muito mais fácil quando eu era jovem." Ela destaca que antigamente podia dormir apenas 3 horas e conseguia continuar com uma boa aparência, mas agora se dedica a boas noites de sono. "Agora eu pareço uma louca se eu não conseguir pelo menos o dobro disso. Quando tinha 20 anos eu era capaz de fumar cigarros e comer batata frita no café da manhã. Hoje isso é realmente assustador", conta. Hurley se dedica a um treino de exercício físico regular e admite que as vezes é difícil não furar o próprio regime: "eu me coloco sob pressão para permanecer magra." A atriz se esforça para caminhar todos os dias com seus cachorros e também sai para correr. "Eu odeio isso. Amo pilates e yoga, mas prefiro fazer na primavera e no verão", diz. Segundo ela, seu noivo, Shane Warne, a motiva a fazer os exercícios: "Shane é muito disciplinado quando ele tem que ser. Mas, estranhamente, eu como pelo menos três vezes mais do que ele".
Elizabeth Hurley está com o corpo em forma. Segundo o Mail Online, a atriz e modelo de 46 anos revelou em uma entrevista para a revista Zest que o envelhecimento mnão é sinônimo de ficar mais feia. Ela destaca que antigamente podia dormir apenas 3 horas e conseguia continuar com uma boa aparência, mas agora se dedica a boas noites de sono. "Agora eu pareço uma louca se eu não conseguir pelo menos o dobro disso. Quando tinha 20 anos eu era capaz de fumar cigarros e comer batata frita no café da manhã", diz.
Segundo ela, seu noivo, Shane Warne, a motiva a fazer os exercícios: "Shane é muito disciplinado quando ele tem que ser. Mas, estranhamente, eu como pelo menos três vezes mais do que ele", conta.

Fotos: Getty Images Terra
Piadas machistas contribuem para que as mulheres dirijam mal, diz estudo

Autoconfiança ao volante é essencial, conclui pesquisa
Teste provou que elogios fazem bem para a mulher que dirige

Existe aquele velho preconceito de que mulher dirige mal. Verdade ou não, a novidade é que a culpa pode ser... dos homens!

O ditado "mulher ao volante, perigo constante" faz parte de um arsenal de piadas machistas que é repassado década após década. Pois psicólogos da Universidade de Warwick e da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, se dedicaram a estudar o "fenômeno".

Na pesquisa, eles encontraram evidências de que a crença de que as mulheres dirigirem mal e os homens bem ajuda ou atrapalha o motorista de acordo com seu sexo. No caso das mulheres, as piadas sexistas reduzem a confiança e o desempenho das mulheres atrás do volante.
O experimento foi realizado com 500 estudantes universitários, que se submeteram a uma série de testes na direção. Eles foram divididos em vários grupos de acordo com o gênero. A confiança dos participantes foi manipulada com comentários positivos ou negativos em seu desempenho ao volante. Eis o que aconteceu:
:: Quando as mulheres foram esculachadas, elas dirigiram pior do que o grupo dos homens. :: Quando ninguém elogiou ou xingou a performance delas ao volante, elas realizaram as manobras solicitadas tão bem quanto eles. :: Quando as mulheres foram elogiadas por dirigir bem, novamente elas se saíram tão bem quanto seus colegas do sexo masculino.
Ou seja, a autoconfiança de uma mulher é fundamente na hora de dirigir. Que tal, homens, dar um tempinho das cobrançs? As informações são do Telegraph.

DONNA ZH ONLINE
Descoberta vacina que pode ajudar no tratamento de vários tipos de câncer
 
Ela mostrou-se promissora em ratos de laboratório, mas sua eficácia ainda precisa ser testada em humanos
 
Um grupo de cientistas dos Estados Unidos anunciou ontem que desenvolveu uma vacina que ataca vários tipos de tumores, o que poderá ajudar no tratamento de câncer de mama, colo, ovário e pâncreas.

A vacina mostrou-se promissora em ratos de laboratório, mas sua eficácia ainda precisa ser confirmada com testes em humanos, destacaram os pesquisadores.
 
— Esta vacina provoca uma resposta imunológica muito forte e ativa três componentes do sistema imunológico para reduzir o tamanho do tumor, em média em 80% — revelou um dos autores do estudo, Geert-Jan Boons, professor de química e pesquisador do Centro de Câncer da Universidade da Geórgia.

A vacina orienta o sistema imunológico a atacar os tumores que carregam uma proteína conhecida por MUC1 na superfície de suas células, revela o artigo publicado na revista da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.

A MUC1 é encontrada em mais de 70% dos tipos agressivos de câncer, incluindo na maioria dos tumores malignos de mama, pâncreas e em vários melanomas.
— Esta é a primeira vez que se desenvolve uma vacina que 'treina' o sistema imunológico a distinguir e matar células cancerígenas baseando-se em suas diferentes estruturas de açúcar em proteínas, como a MUC1 — destacou outra autora da pesquisa, Sandra Gendler, professora da Clínica Mayo, no Arizona.
A proteína MUC1 também é encontrada em 90% das pacientes que apresentam um tipo de câncer de mama conhecido como tumor "triplo negativo", que não respondem a tratamentos hormonais como o Tamoxifeno, a inibidores de aromatase ou ao remédio Herceptin.
Estas pacientes precisam urgentemente de novos tratamentos para combater seu câncer e "apenas nos Estados Unidos há 35 mil casos diagnosticados a cada ano de triplo negativo", destacou Boons.
 
— Poderemos ter uma terapia para um grande número de pacientes que atualmente não contam com terapia farmacológica, e dependem apenas da quimioterapia.

A vacina contra a MUC1 poderá ser utilizada em combinação com quimioterapia e como medida preventiva em pacientes com alto risco de desenvolver certos tipos de câncer.
Boons, Gendlser e sua equipe estão trabalhando com a vacina em células cancerígenas humanas em laboratório e poderão começar a Fase I de testes clínicos para provar sua segurança no final de 2013.

AFP
Cresce o número de usuários de sites de traição


Passa de mil o número de homens e mulheres que declaram ser de Maringá e buscam relações extraconjugais em sites especializados. Os números, obtidos a partir de informações oficiais dos portais Ohhtel, Second Love e Ashleymadison e por meio de pesquisas feitas a partir de perfis falsos criados pela reportagem na internet, revelam que a cidade não chega a ter, proporcionalmente, a quantidade de infiéis que São Paulo, considerada a capital mundial da traição.Mesmo assim, a quantidade de cadastrados pode ser considerada alta, porque o serviço só chegou ao Brasil há cinco meses e, em média, sete maringaenses ingressam nesse universo por dia.
 

A E
Gorduras "boas" podem trazer benefícios a sua saúde
 
Estudos comprovam que doenças cardiovasculares estão relacionadas a maus hábitos alimentares

Maus hábitos alimentares estão diretamente associados às doenças crônicas não transmissíveis, como as cardiovasculares. De acordo com estudos, cinco entre os sete principais fatores de risco estão relacionados à alimentação: excesso de peso, baixo consumo de frutas e vegetais, hipertensão arterial, colesterol alto e consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
Causadas geralmente pelo acúmulo de gorduras na parede dos vasos sanguíneos, as doenças cardiovasculares são responsáveis por cerca de 60% das mortes no mundo. Mas há tipos de gorduras necessárias à saúde. Por isso, é importante saber identificar quais são as "boas" — mono e poli-insaturadas — e optar por elas na hora de compor uma dieta. Já as gorduras trans e saturadas, conhecidas como "ruins", contribuem para o aumento dos níveis de colesterol, ampliando o risco cardiovascular.
O consumo de alimentos ricos em gorduras insaturadas pode ajudar na redução da pressão arterial, do colesterol LDL (ruim), dos triglicérides e contribuir para um peso saudável. Além disso, a ingestão desses alimentos pode colaborar para o aumento do colesterol HDL (bom), que funciona como fator de proteção para o coração e para o sistema vascular.
Desenvolvida pela Liga Nacional de Nutrologia da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), uma pesquisa levantou os "spreads" mais consumidos no Brasil durante o café da manhã. O termo refere-se aos produtos normalmente utilizados para passar em pães e biscoitos, como manteiga, margarina, creme vegetal, requeijão, geleia, mel, entre outros. A margarina foi a escolha mais popular (32,2%) entre os mais de 2 mil entrevistados pelo levantamento, seguida da manteiga (19,8%) e do creme vegetal (12,6%).
— A manteiga, fonte de gordura saturada, e as margarinas que contêm gordura trans devem ser evitadas no dia a dia. Devemos optar por produtos ricos em gorduras mono e poli-insaturadas, especialmente o azeite de oliva extravirgem e os cremes vegetais, recomendados para redução do risco cardiovascular — sugere a médica nutróloga Isabela David, responsável pelo estudo. Para a especialista, é importante que as pessoas tenham consciência de que é possível reduzir o risco de doenças através de uma dieta saudável. — Saber fazer as escolhas alimentares certas é um requisito essencial na busca por um envelhecimento com boa qualidade de vida — afirma.
Recentemente, uma pesquisa realizada com pacientes cardíacos do hospital Dante Pazzanese, de São Paulo, também concluiu que há falta de conhecimento sobre quais alimentos previnem e auxiliam no tratamento de doenças cardiovasculares. Mesmo tendo acesso a uma lista de ingredientes recomendados por médicos e nutricionistas, muitos desconhecem os termos técnicos, como gorduras mono e poli-insaturada, o que dificulta a escolha dos alimentos mais saudáveis.
ClicRBS
Injeção que pode tratar esquizofrenia chega ao Brasil 
 
 Uma injeção que precisa ser tomada apenas uma vez por mês chegou ao mercado brasileiro em dezembro e pode ajudar a contornar um dos principais problemas do tratamento da esquizofrenia: o abandono da medicação. 


Aprovado em junho pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o palmitato de paliperidona é o que se chama de antipsicótico --um remédio que ajuda a prevenir distúrbios característicos da doença.

Um levantamento feito pelo Instituto de Psiquiatria do HC revelou que cerca de 50% das pessoas com esquizofrenia abandonam a medicação após um ano do início do tratamento.

Essa interrupção pode agravar os sintomas da doença e favorecer o acontecimento de surtos psicóticos.

Além dos fatores psicológicos, os muitos efeitos colaterais da medicação também são apontados como razão para que os pacientes abandonem os remédios.

Os remédios, sobretudo os mais antigos, podem desencadear desde aumento de peso até rigidez muscular e um quadro de tremores parecido com o do mal de Parkinson.

O excesso de saliva e a dificuldade de controlá-la, que deram o apelido pejorativo de "louco babão" aos afetados, derivam, na verdade, da medicação, e não são sintomas naturais do transtorno.

Para controlar esses efeitos indesejáveis, muitos pacientes usam conjuntamente outros medicamentos.


COQUETEL


Como no Brasil a maioria das pessoas com esquizofrenia toma antipsicóticos em forma de comprimidos diários, é comum que haja um verdadeiro "coquetel" de pílulas, facilitando o esquecimento e até o abandono da medicação pelos pacientes.

"Diminuir a quantidade de remédios é algo bom, mas eu diria que a maior vantagem do palmitato de paliperidona é a redução dos efeitos colaterais", diz Rodrigo Bressan, coordenador do Proesq (Programa de Esquizofrenia) da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Embora menores, as reações adversas também acontecem com os usuários.

Um estudo com o remédio publicado na revista especializada "Schizophrenia Research" lista, entre outras coisas, ganho de peso, dores de cabeça e insônia.

Ainda assim, como em boa parte dos remédios recentes, esses efeitos foram menos intensos do que nos da primeira geração de antipsicóticos.


O TRANSTORNO


Os mecanismos que causam a esquizofrenia --transtorno que afeta cerca de 1% da população mundial, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde)-- ainda não foram totalmente esclarecidos. Sabe-se, no entanto, que existe um componente hereditário forte.

Filhos de esquizofrênicos têm mais chances de desenvolver a doença, embora ela também apareça em pessoas sem histórico familiar.
O transtorno costuma se manifestar entre o fim da adolescência e o início da vida adulta. Em geral, os sintomas aparecem nas mulheres de forma um pouco mais tardia do que nos homens.

Além das manifestações mais conhecidas, como alucinações auditivas e visuais, pessoas com esquizofrenia podem apresentar diminuição da capacidade de raciocínio, abstração, perda de interesse em atividades que antes eram prazerosas e quadros de depressão.

"Foi difícil aceitar a esquizofrenia", diz engenheiro

"Muitas vezes o paciente não se dá conta de que está doente e corta a medicação. Uma alternativa que diminua a frequência de remédios ajuda na aderência e no controle da medicação", diz Helio Elkis, coordenador do Programa de Esquizofrenia do Hospital das Clínicas da USP.

Folha.com
 
Correr descalço ajuda a entrar em forma sem causar lesões  
Correr descalço ajuda a prevenir lesões e entrar em forma para o verão

Correr descalço pode parecer algo exótico e até perigoso para muitas pessoas, mas não para o personal trainer Carlos Klein, da capital paulista, que recomendou o hábito àqueles que desejam ficar em forma para o verão.
"Essa não é apenas uma moda passageira, mas uma tendência que promove o retorno às origens e ajuda a prevenir lesões, colocando os pés para funcionarem efetivamente", explicou.

Segundo Klein, quer tem como meta perder alguns quilinhos para o fim do ano pode conquistar o objetivo seguindo outras dicas simples, como comer mais fibras e menos açúcar, fazer treinos intercalados, mesclando corrida de alta intensidade com momentos de descanso controlado para intensificar a perda de gordura e diversificar as modalidades. "Sempre incentivei a ida à academia, mas os equipamentos de musculação são cansativos e nem sempre trabalham o corpo de forma completa", contou.
A última sugestão do personal, e talvez a mais importante, foi começar já, afinal de contas "o processo é lento, mas recompensador".
Terra
 
Os benefícios da acelga
 

Verdura tem baixo teor calórico e auxilia na redução dos níveis de glicose no sangue

Talvez seja o nome esquisito, mas é bem possível que isto se dê pelo gosto levemente amargo, que desagrada a paladares mais sensíveis. Assim, quando se fala em verduras, é comum logo pensarmos em alface, rúcula, espinafre, agrião e couve, por exemplo. Mas tipos de folha como a acelga acabam ficando em segundo plano, embora sejam bem nutritivas.
Aliás, de acordo com a nutricionista Isabel Guimarães, de São Paulo, a acelga é um alimento quase completo, oferecendo diversas substâncias saudáveis. A presença de vitamina K, inclusive, é essencial não apenas para a coagulação do sangue. Isso porque quando uma pessoa faz um tratamento à base de antibióticos, há chance de prejudicar a absorção do nutriente no intestino. Nesse caso, o consumo de iogurtes com probióticos (as bactérias do bem) e de alimentos ricos na vitamina são capazes de ajudar a normalizar o funcionamento do órgão e a repor a substância.

A acelga conta, ainda, com as vitamina A, C e E. Além de poderosos antioxidantes – elementos que desaceleram o envelhecimento das células, elas são fundamentais para o organismo. Entre outras funções, a vitamina A atua na qualidade da visão, no crescimento dos ossos e na saúde da pele. A vitamina C também contribui para a saúde da pele, fortalecendo o sistema imunológico. A vitamina E, por sua vez, desempenha da mesma forma um ótimo papel na defesa do corpo e na prevenção de doenças inflamatórias.
Segundo Isabel, a folha apresenta propriedades relaxantes, indo muito bem na salada se você deseja amenizar a pressão daqueles períodos de maior estresse. “A presença de magnésio no alimento controla os níveis de cálcio nas células nervosas, mantendo os nervos relaxados. Isso diminui a intensidade da enxaqueca, da fadiga muscular e das câimbras”, explica.

Alimento tem baixas calorias
Outra vantagem é que a acelga auxilia na redução dos níveis de glicose do sangue, sendo uma aliada no cardápio das pessoas com diabetes. Para quem quer perder peso, também é interessante. Afinal, um prato de sobremesa cheio oferece apenas 10 calorias – cinco a menos que o alface.
Por causa do gosto amargo, se as vantagens nutricionais do alimento ainda não foram suficientes para convencer, vai a dica: não consuma a acelga pura. O melhor é combinar com outros ingredientes da salada ou misturá-la em receitas de tortas de legumes e carnes.
Custom Editora
 Terra
Mais do que um costume, acordar cedo está relacionado à qualidade de vida

Relógio biológico determina os horários de dormir e acordar
Café da manhã é perfeita opção para começar bem o dia
Mais do que um costume, acordar cedo está relacionado à qualidade de vida Stock Photos/

A hora em que o despertador toca costuma ser um momento nada agradável para muitas pessoas. Mas nem todo mundo gosta de adiar o momento de sair da cama. Para quem sente prazer em levantar cedo, estar de pé nas primeiras horas do dia tem um valor inestimável. E, segundo pesquisadores da Universidade de Roehampton, no Reino Unido, esse valor está relacionado a mais saúde e qualidade de vida.
Estudo realizado na instituição com mais de mil voluntários concluiu que pessoas que acordam cedo são mais magras, mais felizes e mais saudáveis do que aquelas que usam a manhã para dormir um pouco mais.

— Ser uma pessoa matutina ou não é em parte uma questão do relógio do corpo do indivíduo e em parte uma questão de preferências que se desenvolveram ao longo da vida — defende o professor Jöerg Huber, que liderou a pesquisa.

Segundo Nonato Rodrigues, especialista em transtornos do sono, o relógio biológico de cada um tem papel fundamental na determinação dos horários de dormir e acordar. Ele explica que, apesar dessa variação, existem horários mais saudáveis para o sono, relacionados às substâncias que o regulam, como a melatonina.

Para o neurologista Henrique Braga, acordar cedo reduz o estresse e a ansiedade do dia a dia por dar mais tempo para as pessoas se organizarem e realizarem as atividades com calma. Para ele, alimentar-se corretamente pela manhã também é fundamental.

Jöerg Huber e seus colegas de pesquisa identificaram o costume de tomar café da manhã entre aqueles que acordam cedo, hábito intimamente relacionado à saúde. Para a nutricionista Joana Lucyk, tomar café da manhã é essencial para estimular a produção de serotonina, substância que regula o ritmo de sono e o apetite e está relacionada à disposição e ao bom humor.

Começar com o pé direito

Comer logo no início da manhã estimula a produção de serotonina e regula o cortisol, além de diminuir a produção de neuropeptídeo (que estimula a fome) no fim do dia:
:: Carboidratos: pão (de preferência integral), tapioca, cuscuz, aveia, granola e quinoa são algumas opções.
:: Frutas: fontes de vitaminas e minerais, elas garantem uma refeição nutritiva e saborosa, além de fornecerem vitaminas do complexo B. Uma alternativa são os sucos naturais.
:: Proteínas: queijo branco, iogurte, leite de soja ou tofu podem ser ingeridos. Frios magros como blanquet de peru, peito de peru ou presunto magro também podem fazer parte do menu.
:: Oleaginosas: castanhas, nozes e outras oleaginosas compõem a dieta balanceada para começar o dia com energia e disposição.
DONNA ZH
Tomate roxo agrega antioxidante que pode ajudar a prevenir câncer
 
Nova variedade, que não é transgênica, contém alta quantidade de vitamina C

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram uma nova variedade de tomate, sem utilizar transgênicos. A particularidade do fruto é que ele é roxo, por ter predominância do pigmento antioxidante antocianina, que pode ajudar a prevenir o câncer. A pesquisa foi feita no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba.

Em 2008, cientistas do Centro John Innes, em Norwich, no Reino Unido, desenvolveram um tomate com características parecidas, só que por meio da transgenia. Na pesquisa coordenada pelo professor Lázaro Eustáquio Pereira Peres, na USP, todo o processo de melhoramento genético se deu por meio de simples cruzamentos, ao se identificar que determinadas mutações que controlam o acúmulo de antocianinas poderiam ser agrupadas em uma mesma variedade de tomateiro.
De acordo com Peres, além da antocianina inserida nessa nova variedade, o tomate comum já é abastado de outro antioxidante, o licopeno, que dá a cor avermelhada ao fruto e inibe a ação dos radicais livres no organismo, contribuindo para prevenir o desenvolvimento de várias doenças cardiovasculares e câncer.

— Na verdade, o que fizemos foi criar um alimento funcional. Criamos uma variedade de uma hortaliça que faz parte, em larga escala, da alimentação humana, com substâncias e funções terapêuticas no organismo — esclarece Peres.

Outra propriedade do tomate roxo não transgênico é o aumento da quantidade de vitamina C, o que não ocorre com o tomate roxo transgênico. O tomate roxo já pode ser cultivado por empresas de melhoramento genético, e, caso exista interesse comercial, poderá ser consumido pelos brasileiros em cerca de três anos. Por não ser transgênica, a fruta não precisa de aval da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), que regula a transgenia no Brasil.

BEM-ESTAR DO CLICRBS
Análise da Anvisa revela que 28% dos vegetais têm teores de agrotóxicos fora do permitido
 
Ingestão dessas substâncias pode contribuir para o surgimento de doenças crônicas e até câncer

Pimentão, morango e pepino lideram o ranking dos alimentos com o maior número de amostras contaminadas por agrotóxico, durante o ano de 2010, segundo dados do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos de Alimentos (Para) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), divulgados nesta quarta-feira.
No balanço geral, das 2.488 amostras coletadas pelo Para, 28% estavam insatisfatórias. Deste total, em 24,3% dos casos, os problemas estavam relacionados à constatação de agrotóxicos não autorizados para a cultura analisada. Já em 1,7% das amostras foram encontrados resíduos de agrotóxicos em níveis acima dos autorizados.
Mais de 90% das amostras de pimentão analisadas pelo Programa apresentaram problemas. No caso do morango e do pepino, o percentual de amostras irregulares foi de 63% e 58%, respectivamente. Os dois problemas detectados na análise das amostras foram: teores de resíduos de agrotóxicos acima do permitido e o uso de agrotóxicos não autorizados para estas culturas.

A alface e a cenoura também apresentaram elevados índices de contaminação por agrotóxicos. Em 55% das amostras de alface foram encontradas irregularidades. Já na cenoura, o índice foi de 50%. Na beterraba, no abacaxi, na couve e no mamão foram verificadas irregularidades em cerca de 30% das amostras analisadas.
— São dados preocupantes, se considerarmos que a ingestão cotidiana desses agrotóxicos pode contribuir para o surgimento de doenças crônicas não transmissíveis, como a desregulação endócrina e o câncer — afirma o diretor da Anvisa, Agenor Álvares.
Por outro lado, a batata obteve resultados satisfatórios em 100% das amostras analisadas. Em 2002, primeiro ano de monitoramento do programa, 22,2% das amostras de batata coletadas apresentavam irregularidades.

Agência recomenda cuidados ao consumidor

Para reduzir o consumo de agrotóxico em alimentos, a Anvisa orienta o consumidor a optar por produtos com origem identificada. Essa identificação aumenta o comprometimento dos produtores em relação à qualidade dos alimentos, com adoção de boas práticas agrícolas.
É importante, ainda, que a população escolha alimentos da época ou produzidos por métodos de produção integrada, que a princípio recebem carga menor de agrotóxicos. Alimentos orgânicos também são uma boa opção, pois não utilizam produtos químicos para serem produzidos.

A agência alerta ainda que a lavagem e a retirada de cascas e folhas externas de verduras ajudam na redução dos resíduos de agrotóxicos presentes apenas nas superfícies dos alimentos.
Sobre o Para
Em 2010, o programa da Anvisa monitorou o resíduo de agrotóxicos em 18 culturas: abacaxi, alface, arroz, batata, beterraba, cebola, cenoura, couve, feijão, laranja, maçã, mamão, manga, morango, pepino, pimentão, repolho e tomate. As amostras foram coletadas em 25 Estados e no Distrito Federal. Apenas São Paulo não participou do Programa em 2010. As culturas são escolhidas de acordo com a importância do alimento na cesta básica dos brasileiros. A metodologia analítica empregada pelos laboratórios é a multirresíduos, capaz de identificar a presença de até 167 diferentes agrotóxicos em cada amostra analisada.
BEM-ESTAR DO CLICRBS
Homens pensam mais em sexo do que em comer, confirma pesquisa
 

Eles pensam 19 vezes por dia em sexo, já as mulheres somente 10


Uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Ohio (Estados Unidos) afirmou que os homens pensam mais em sexo do que em se alimentar. E, claro, pensa mais em sexo do que as mulheres. Você tinha dúvida disso ? Os resultados foram obtidos a partir de entrevistas com um grupo de 163 mulheres e 120 homens de 18 a 25 anos, que foram divididos em grupos em que foram acompanhados seus pensamentos sobre comer, dormir e fazer sexo.
No estudo, o número médio de pensamento dos homens sobre o sexo foi de quase 19 vezes por dia, quase o dobro das mulheres: enquanto esse tipo de pensamento passava cerca de 10 vezes por dia na cabeça das mulheres. Quase o dobro, portanto.
Os pensamentos sobre sexo batem o quanto os homens pensam sobre comer, pois a ideia passa 18 vezes pela mente masculina.
 

DONNA ZH ONLINE
Gaúchas buscam a independência e são as mais estressadas e ansiosas do país, indica pesquisa
 
Levantamento revela aspirações das brasileiras de 20 a 30 anos para o futuro
Gaúchas buscam a independência e são as mais estressadas e ansiosas do país, indica pesquisa Stock Photos /

Elas querem independência, dão muito valor à beleza, são estressadas e ansiosas, e têm uma prioridade: elas mesmas. É o que aponta a pesquisa Mulheres 2030, realizada pela Rohde & Carvalho, com mulheres de 20 a 30 anos de 17 estados brasileiros, totalizando mais de 900 entrevistas. Estes e outros resultados foram divulgados na manhã desta terça-feira em Porto Alegre. Conforme o levantamento, mesmo envolvidas com o trabalho, as mulheres de classe C são aquelas que menos dão importância ao sucesso profissional e estão mais insatisfeitas com sua profissão. Já as de classes A e B se sentem pressionadas a ter sucesso profissional.
— As gaúchas são as que mais sentem essa cobrança — afirma Suzana Carvalho, coordenadora da pesquisa.

As mais independentes financeiramente são as paulistas e as cariocas, aponta o levantamento. Afetivas e românticas, as mulheres 2030 desejam casar e ter filhos antes dos 35 anos. No entanto, 20% estão dispostas a abrir mão disso pelo sucesso na carreira.

— As gaúchas estão entre as que mais buscam aperfeiçoamento nos estudos nos próximos cinco anos — sinaliza Suzana.
O estudo aponta ainda que as mulheres 2030 elegem algumas prioridades como comprar um imóvel e viajar. São preocupadas em não perder a conexão com o mundo e não ficar fora das novidades. Gostam de se informar sobre moda na internet e utilizam diariamente as mídias sociais.
Quando o assunto é sexo, paulistas e cariocas querem transar mais, ficando na frente das gaúchas no quesito traição.

O levantamento revela também a obsessão feminina com relação à beleza: 44% das mulheres da classe A, 23% da B e 10% da C já fizeram cirurgia plástica e gostam de andar na moda. Apesar da preocupação com problemas na velhice, são otimistas em relação ao futuro.
— As cariocas lideram o ranking das que mais fazem procedimentos estéticos — destaca Suzana.
Ao contrário das gaúchas, as cariocas não cuidam da alimentação e exageram na dose quando bebem.

O perfil das gaúchas entre 20 e 30 anos

:: Traem menos que a média nacional (estão em terceiro lugar, atrás de cariocas e paulistas) :: São as que mais se sentem pressionadas a ter sucesso profissional
:: Buscam mais aperfeiçoamento nos estudos do que as demais brasileiras
:: Cuidam bastante da beleza, mas nem tanto da saúde
:: 28% das gaúchas entrevistadas já fizeram cirurgia plástica
:: Mais de 40% das gaúchas realizam procedimentos estéticos para cuidar da beleza
:: Maioria das gaúchas de 20 a 30 anos é solteira: somente 39% têm namorado

Como foi feita a pesquisa
Usando métodos quantitativos e qualitativos distintos, o levantamento reuniu opiniões de mulheres de 17 estados e sete capitais brasileiras (Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Salvador), pertencentes às classes A, B e C do Critério Brasil.
DONNA ZH ONLINE
Catarinenses são as mais insatisfeitas com o corpo, aponta pesquisa


Levantamento revela aspirações das brasileiras de 20 a 30 anos para o futuro
Aparência é a grande preocupação das mulheres de SC
Elas querem independência, dão muito valor à beleza, são estressadas e ansiosas, e tem uma prioridade: elas mesmas. É o que aponta a pesquisa Mulheres 2030, realizada pela Rohde & Carvalho, com mulheres de 20 a 30 anos de 17 estados brasileiros, totalizando mais de 900 entrevistas.
Conforme o levantamento, mesmo envolvidas com o trabalho, as mulheres de classe C são aquelas que menos dão importância ao sucesso profissional e estão mais insatisfeitas com sua profissão. Já as de classes A e B se sentem pressionadas a ter sucesso profissional. Suzana Carvalho, coordenadora da pesquisa, afirma que as catarinenses são as mais insatisfeitas com o corpo e aparência, mas cariocas lideram o ranking das que mais fazem procedimentos estéticos.
Segundo ela, as mais independentes financeiramente são as paulistas e as cariocas. Já as gaúchas estão entre as que mais buscam aperfeiçoamento nos estudos, nos próximos cinco anos.
Afetivas e românticas, as mulheres 2030 desejam casar e ter filhos antes dos 35 anos. No entanto, 20% estão dispostas a abrir mão disso pelo sucesso na carreira.
O estudo aponta ainda que as mulheres 2030 elegem algumas prioridades como comprar um imóvel e viajar. São preocupadas em não perder a conexão com o mundo e não ficar fora das novidades. Gostam de se informar sobre moda na internet e utilizam diariamente as mídias sociais. Quando o assunto é sexo, paulistas e cariocas querem transar mais, ficando na frente das gaúchas no quesito traição.
O levantamento revela também a obsessão feminina com relação à beleza: 44% das mulheres da classe A, 23% da B e 10% da C já fizeram cirurgia plástica e gostam de andar na moda. Apesar da preocupação com problemas na velhice, são otimistas em relação ao futuro.
Usando métodos quantitativos e qualitativos distintos, a pesquisa reuniu opiniões de mulheres de 17 estados e sete capitais brasileiras, pertencentes às classes A, B e C do Critério Brasil.
Fonte: DONNA DC
Quimioterapia reduz mortalidade por câncer de mama em até 33%
 

Rastreamento foi feito com 100 mil mulheres em 123 testes clínicos. Estudo será divulgado na revista médica 'Lancet'

Um estudo com dados de 123 testes clínicos e 100 mil mulheres mostrou que o uso de quimioterapia nos últimos 40 anos reduziu a mortalidade por câncer de mama em até 33%. A comparação é feita com pacientes que não usaram nenhum tipo de remédio quimioterápico. Os dados serão divulgados com detalhes em uma edição futura da revista médica "Lancet".
O trabalho foi feito por um grupo da Universidade de Oxford, no Reino Unido, que analisaram as informações de vários tipos de estudos na década de 1980 e os compararam com as técnicas atuais de quimioterapia.
A redução na mortalidade foi observada em todos os tipos de mulheres, mesmo aquelas com tumores grandes ou nos casos em que os linfonodos na região dos seios também foram afetados por células cancerígenas.
O tamanho e a agressividade do tumor são indicativos da chance do problema voltar a aparecer após tratamento e ajudam os médicos a avaliar qual será a probabilidade de cura com os remédios quimioterápicos. Os testes clínicos avaliados pela equipe inglesa não deram informações suficientes para medir a sensibilidade dos pacientes à medicação. Todos os regimes de quimioterapia apresentam fortes efeitos colaterais nas mulheres e são normalmente usados apenas quando o médico sente que o câncer pode retornar após a extração cirúrgica do tumor. Para o especialista em câncer Carlo Palmieri, do Imperial College em Londres, o estudo mostra a necessidade de se evitar o uso de quimioterápicos de forma desnecessária - ou seja, em mulheres que não irão se beneficiar do tratamento e ainda sofrerão com os efeitos colaterais.
Fonte: G1

Mulheres são mais solidárias e fazem amigos com mais facilidade, diz pesquisa

Motivo é a liberação da substância ocitocina
Mulheres são mais amigas do que os homens, confirma estudo

Mulheres são mais solidárias e fazem amigos com mais facilidade, diz pesquisa Stock Photos /
Está correto aquele email que circula pela internet dizendo que as amizades femininas são realmente mais especiais que as outras. A "culpada" é a ocitocina, substância liberada pelo organismo feminino como reação ao estress, torna as mulheres mais solidárias e propensas a fazer amigos.
O estudo é da Universidade da Califórnia e foi realizada pelas psicólogas Laura Cousin Klein e Shelley Taylor. A grande revelação da pesquisa é que as mulheres reagem de maneira diferente ao estresse por conta do hormônio já mencionado. Ele é responsável também pelas contrações do útero no trabalho de parto e estimula a produção de leite materno. Além disso, estimula também o surgimento de sentimentos agradáveis, ou seja, ajuda na criação do vínculo entre mãe e filho. Este mesmo hormônio, portanto, ajuda as mulheres a serem mais sociáveis.
A ocitocina, aliás, foi batizada de "hormônio do amor" pelo obstetra francês Michel Odent, precursor do parto na água e uma referência na área.

DONNA ZH ONLINE
Conheça os oito tipos de inteligência

Psicólogo explica que elas passam a se manifestar entre os três e os seis anos de idade


Embora muitas pessoas associem inteligência a alto QI (Quociente de Inteligência), o psicólogo Howard Gardner garante que essa é uma relação equivocada. Criador da teoria das Múltiplas Inteligências, ele afirma que não há apenas um tipo de inteligência, mas pelo menos oito, e cada pessoa tem sua inteligência destacada conforme suas habilidades.

— Nós nascemos com metade da nossa inteligência, a outra, é aprimorada de acordo com o ambiente em que vivemos — ressalta o engenheiro Eduardo Ferraz, consultor em Gestão de Pessoas e especialista em treinamentos e consultorias "in company", com aplicações práticas da Neurociência comportamental.

Segundo Gardner, todas as pessoas possuem os oito tipos de talento. O que varia é a intensidade e a combinação desenvolvidas em cada indivíduo. Como essas características se manifestam entre os três e os seis anos de idade, Gardner alerta para a necessidade de os pais estimularem as crianças ao aprendizado. A dedicação em aprimorá-las e o modo como serão utilizadas influenciam no sucesso pessoal e profissional de cada um, garante o psicólogo.

— Se a criança nascer com pré-disposição para tocar piano, por exemplo, ela terá que ser estimulada para que esse tipo de inteligência se destaque — afirma Ferraz.

Saiba quais são os oito tipos de inteligência, segundo Howard Gardner
1. Inteligência Corporal — É a capacidade de usar o corpo para atividades artísticas. Ela aparece em pessoas que utilizam a expressão corporal para encantar e entreter, como atores, bailarinos, mímicos, comediantes e artistas de rua. Pessoas que têm habilidade e destreza no uso das mãos, como artesãos, cirurgiões, e os que dependem do corpo para executar seus trabalhos também entram neste grupo.

2. Inteligência Espacial — É a habilidade para interpretar e reconhecer fenômenos que envolvem o posicionamento de objetos. Essas pessoas conseguem prever e se antecipar a um movimento. É o caso de jogadores de futebol, vôlei, basquete, beisebol, tênis e vários outros esportes que têm relação com a bola em movimento.
3. Inteligência Linguística — É a capacidade elevada de utilizar a linguagem para se expressar. Essas pessoas possuem grande articulação verbal, conseguem se expressar de modo claro e convincente, tanto na forma escrita como na falada. Grandes escritores, poetas, negociadores, relações públicas, professores, assim como as pessoas que têm facilidade para aprender idiomas se inserem aqui.
4. Inteligência Naturalista — É o talento para análise dos fenômenos da natureza. Aqui se enquadram os cientistas que estudam a natureza, os ecologistas, agrônomos, veterinários, técnicos de laboratório, meteorologistas, pesquisadores, físicos, geólogos, astrônomos e químicos.
5. Inteligência Musical — Manifesta-se por meio da habilidade para apreciar ou reproduzir uma peça musical. Inclui a interpretação de sons, sensibilidade para ritmos, habilidade para tocar instrumentos e para cantar. Compositores e músicos entram nesta classificação.

6. Inteligência Lógico-Matemática — É o atributo de pessoas que têm grande inteligência cognitiva. Chegam a conclusões baseadas em dados numéricos e na razão. Têm facilidade para explicar as coisas por meio de fórmulas, números e estatísticas. Aqui entram os matemáticos, gestores e financistas.

7. Inteligência Intrapessoal — Pessoas com essa inteligência têm a capacidade de se autoconhecer e tomar decisões capazes de melhorar suas vidas. São indivíduos capazes de ajudar os outros a se conhecerem, como analistas, psicólogos, psiquiatras, teólogos e consultores.
8. Inteligência Interpessoal — É a capacidade de um indivíduo para analisar o estado de espírito, motivações, intenções e desejos de outras pessoas. Possui grande empatia, presença de espírito e flexibilidade para se adaptar com desenvoltura aos mais diferentes ambientes. São classificados neste grupo grandes gestores, técnicos esportivos, vendedores empáticos e políticos carismáticos.
De acordo com Ferraz, apenas as duas últimas inteligências podem ser desenvolvidas na fase adulta.

BEM-ESTAR
Confira 10 hábitos que ajudam na prevenção do câncer
 
Estimativa divulgada recentemente pelo Inca indica que 520 mil novos casos da doença serão diagnosticados no Brasil em 2012

A prevenção do câncer é uma questão de mudança de comportamento, diz o oncologista Murilo Buso, do Centro de Tratamento Oncológico do Hospital Universitário de Brasília. A orientação vem como resposta para o alerta do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva — Inca, que recentemente divulgou a estimativa de novos casos da doença previstos para 2012: 520 mil.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde — OMS, o câncer é a segunda doença que mais mata no mundo, com cerca de 7,6 milhões de óbitos por ano, e passará a ser a primeira causa de morte nos próximos 25 anos. Mas, segundo a recomendação do oncologista, não é preciso temer as estatísticas. Buso reforça a ideia de que bons hábitos ajudam a manter o funcionamento do organismo em dia.

— Se as pessoas não fumarem, evitarem o consumo excessivo de álcool, cuidarem do peso e de determinadas infecções, o risco de desenvolvimento de um tumor maligno será reduzido — afirma o médico.
Então, vamos recapitular?

10 hábitos para afastar o câncer

1. Pare de fumar — o cigarro está entre os fatores de risco para a ocorrência de diversos tipos de câncer: boca, faringe, laringe, traqueia, esôfago, estômago, rins, bexiga, colo do útero, mama e leucemia mileóide aguda. Fumantes têm 10 vezes mais chances de desenvolver câncer de pulmão.

2. Tenha uma alimentação saudável — comer direito pode reduzir as chances de câncer em até 40%. Coma mais frutas, legumes, verduras, cereais e menos alimentos gordurosos, salgados e enlatados.

3. Beba moderadamente — evite ou limite a ingestão de bebidas alcoólicas. Os homens não devem tomar mais do que dois drinques por dia. As mulheres devem se limitar a uma dose.

4. Mexa-se — pratique atividades físicas durante pelo menos 30 minutos, cinco vezes por semana.

5. Use filtro solar — evite exposição prolongada ao sol, entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada: protetor solar, chapéu e barraca. Segundo o balanço divulgado pelo Inca, o câncer de pele é o mais comum entre os brasileiros.

6. Escove os dentes — realize corretamente a higiene oral e consulte o dentista regularmente. O descuido com a escovação facilita o surgimento de feridas e ulcerações, que podem ser cancerosas.

7. Use camisinha — o uso do preservativo previne a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis que também acabam predispondo ao câncer. Atualmente, há um grande aumento nos casos de câncer de cavidade oral relacionados ao HPV, adquirido através de sexo oral.
8. Homens, consultem um urologista — é aconselhável que homens entre 50 e 70 anos consultem seu médico para investigar o câncer da próstata. Homens com histórico familiar de pai ou irmão com câncer de próstata, antes dos 60 anos, devem realizar consulta médica para investigação da doença a partir dos 40 anos de idade.

9. Mulheres, vão ao ginecologista — mulheres com idade entre 25 e 64 anos devem realizar o exame preventivo ginecológico, conhecido como Papanicolau, periodicamente. Após dois exames com resultado normal em um intervalo de um ano, o preventivo pode ser feito a cada três anos. Para os exames alterados, deve-se seguir as orientações médicas. Mulheres acima de 40 anos devem realizar o exame clínico das mamas anualmente. Se houver caso de câncer de mama na família, em qualquer idade, devem realizar o exame clínico e mamografia, anualmente, a partir dos 35 anos.
10. Não espere — ao perceber sintomas persistentes de que alguma coisa não está funcionando direito em seu corpo, vá ao médico. Diagnóstico precoce aumenta potencialmente as chances de cura.
Fonte: Instituto Oncoguia
BEM-ESTAR DO CLICRBS

Dose de analgésico acima do recomendado leva a lesão no fígado


Poucos remédios para dor parecem mais inocentes do que o paracetamol (mais conhecido como Tylenol, um de seus nomes comerciais), mas exagerar um pouco ao tomar a droga de modo contínuo pode levar a danos severos no fígado, e até à morte.



O dado vem de um levantamento com pacientes no Reino Unido, país que, junto com os EUA, tem um problema sério com overdoses de paracetamol --entre os britânicos, o medicamento é a principal causa de falência hepática (do fígado) repentina. No Brasil, há poucos relatos sobre o problema.




"Nos EUA, no Reino Unido e em alguns outros países da Europa, a gente vê que a maioria desses casos tem a ver com tentativas de suicídio [nas quais a pessoa toma uma dose única muito alta do medicamento]", explica a médica Edna Strauss, da diretoria da Sociedade Brasileira de Hepatologia.


A nova pesquisa, publicada na revista especializada "British Journal of Clinical Pharmacology", avaliou quase 700 pacientes que foram parar na Unidade Escocesa de Transplante de Fígado, em Edimburgo, com lesões hepáticas severas ligadas ao uso do medicamento.



UM QUARTO



De fato, a maioria deles tinha tomado doses altas de um só golpe, mas uma minoria significativa (um quarto dos pacientes) tomou o que os pesquisadores, liderados por Darren Craig, chamam de "staggered overdose" --algo que poderia ser traduzido como "overdose a conta-gotas".



A maioria dos pacientes nesse grupo usava o medicamento para alívio de dores comuns, como as abdominais, musculares, de cabeça e de dentes, por exemplo.



O que os pesquisadores viram é que, embora a dosagem usada por esses pacientes variasse, e que o total de paracetamol ingerido fosse inferior ao verificado nas overdoses "clássicas", a média diária ainda assim ficava acima de 4 g por paciente (cada comprimido costuma ter entre 0,5 g e 0,75 g no Brasil.)

E essa é justamente a dose considerada perigosa hoje pelos hepatologistas. Acima dela, o organismo não consegue mais "limpar" resíduos perigosos derivados do paracetamol, o que acaba destruindo as células do fígado.



"Sobre a toxicidade do paracetamol, não se pode dizer que o trabalho inova, esse valor já está bem estipulado na literatura", diz Strauss.



Para a hepatologista, a novidade do trabalho está em demonstrar que, nesse grupo da overdose "escalonada", o risco de complicações e de morte acaba sendo maior.



Para os autores da pesquisa, isso ocorre porque o dano vai acontecendo de forma mais lenta, devagar e sempre, e é mais difícil de detectar.


Em julho, um painel de consultores da FDA (agência que regula fármacos e alimentos nos EUA) recomendou mudanças nas instruções dadas aos pais quando eles ministram paracetamol aos filhos. O objetivo é justamente minimizar o risco de superdosagens perigosas.

Para Strauss, até pacientes com problemas no fígado podem receber a droga, desde que na dose correta.


Folha.com



Mulheres são mais aventureiras na cama, diz pesquisa
 
 
Elas também são mais sexualmente satisfeitas do que os homens


Elas também são mais sexualmente satisfeitas do que os homens. Foto: Getty Images

Uma nova pesquisa mostra que as mulheres são mais aventureiras e experimentais quando o assunto é sexo. No estudo feito pelo site K-Y's Good in Bed sex, elas apareceram não só como mais inclinadas a experimentar, mas também donas de fantasias mais sujas do que as presentes nos homens. As informações são do Daily Mail .


Enquanto os entrevistados - todos que estavam em relacionamento - disseram que gostavam de sexo com a luz acesa, lingerie e de fazer sexo em diferentes áreas da casa, mais mulheres do que homens se mostraram mais dispostas a ir mais longe do quarto. O resultado muda o conceito puritano representado pela mulher, segundo o diretor da pesquisa, Kristen Mark MS.


Ser sexualmente aventureira está, talvez, ligado à satisfação sexual de ambos os parceiros. Em uma pesquisa anterior, o site revelou que as mulheres são mais entediadas nos relacionamentos do que os homens, apesar de serem sexualmente mais satisfeitas.


Terra
Foto: Getty Images
Pesquisadores anunciam grande passo para tratar osteoporose
 
 
Uma equipe de pesquisadores da Universidade Cheng Kung, em Taiwan, descobriu que a proteína IL-20 é a chave para o tratamento da osteoporose
Uma equipe de pesquisadores da Universidade Cheng Kung, em Taiwan, descobriu que a proteína IL-20 é a chave para o tratamento da osteoporose. Foto: Getty Images

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Cheng Kung, em Taiwan, descobriu que a proteína IL-20 é a chave para o tratamento da osteoporose.
A descoberta, que abre novos tratamentos para a cura da doença, foi publicada no Journal of Experimental Medicine, anunciou neste sábado (8) o diretor da equipe, Ming-Shi Chang, professor do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da universidade.

Os pesquisadores descobriram que o sangue dos doentes de osteoporose tem concentração de IL-20 maior que o normal, o que parece assinalar que esta proteína está ligada ao progresso da doença.

Com o uso de um anticorpo para a IL-20, a equipe conseguiu inibir a formação de elementos diretamente ligados à osteoporose, mas até o momento só em cobaias.

Os pesquisadores produziram cobaias com genes que bloqueiam a proteína IL-20 e as protege da osteoporose.
"O desenvolvimento de uma medicina baseada em anticorpos da IL-20 será mais efetiva que todos os tratamentos existentes contra a osteoporose", disse Chang.
A equipe taiuanesa disse que seguirá pesquisando e está disposta a colaborar com empresas farmacêuticas para o desenvolvimento de novos remédios contra a osteoporose.

EFE Foto: Getty Images
Ver sempre o lado bom das coisas pode não ser uma boa ideia
 
 
Ver lado bom das coisas, não uma boa ideia, recortador
Ver lado bom das coisas, não uma boa ideia, recortador. Foto: Getty Images
Se você é daqueles que sempre vê uma luz no fim do túnel, cuidado: pode ser um trem vindo na direção contrária. Pelo menos é o que diz um estudo publicado na última edição da revista Nature Neuroscience, segundo o qual a nossa bem conhecida propensão a ver a vida com lentes cor de rosa pode ser ruim no que diz respeito a guardar alertas de risco em uma parte-chave do cérebro.

Tali Sharot, professora do University College de Londres, ficava intrigada em ver como tantas pessoas - mesmo quando confrontadas durante um longo período com perspectivas desanimadoras - se mantinham teimosamente, até mesmo patologicamente, otimistas. Para aprender mais, 19 voluntários foram convidados a participar de um experimento.

Sharot e seus colegas monitoraram indivíduos com um escâner de ressonância magnética funcional (fMRI), enquanto eram confrontados com situações cotidianas, variando de catastróficas a desagradáveis. Entre os 80 cenários evocados estavam ter o carro roubado, ser demitido do emprego, desenvolver Mal de Parkinson ou um câncer.

Após cada desastre hipotético, pediu-se aos voluntários que avaliassem a possibilidade do infortúnio acontecer a eles. Enquanto ainda estavam no escâner, foram informados da probabilidade média real do risco. Algum tempo depois, os voluntários quantificaram mais uma vez a possibilidade de vivenciar pessoalmente cada cenário.

Os cientistas descobriram que os voluntários revisaram suas estimativas iniciais, mas apenas quando os números reais foram menos sombrios. Se, por exemplo, previram uma probabilidade de 40% de contrair câncer, mas a probabilidade média resultou ser de 30%, eles demonstraram ser mais propensos a ajustar sua estimativa claramente para baixo. Mas se a probabilidade demonstrava ser pior do que originalmente se pensou, os voluntários simplesmente ignoraram a estatística real.

"Nosso estudo sugere que selecionados e escolhemos a informação que ouvimos", disse Sharot. "Quanto mais otimistas, menos propensos nos sentimos a sermos influenciados por informação negativa sobre o futuro", explicou.

Por quê? Nas leituras cerebrais, todos os participantes demonstraram atividade aumentada no lobo frontal - fortemente associado com o controle emocional - sempre que números reais eram melhores do que o esperado. A atividade indicou que a nova informação foi processada e armazenada. Mas quando as notícias foram mais terríveis do que o previsto, os voluntários considerados mais otimistas, em um teste de personalidade feito anteriormente, demonstraram ter menor atividade no lobo frontal.

Sharot disse que o trabalho demonstrou que o otimismo desenfreado traz riscos imperceptíveis. "Ver o copo meio cheio ao invés de meio vazio pode ser algo positivo; pode diminuir o estresse e a ansiedade e ser bom para nossa saúde e bem-estar", afirmou. "Mas também pode significar que estamos menos propensos a tomar ações preventivas, tais como praticar sexo seguro ou economizar para a aposentadoria", explicou.
Muitos especialistas, disse ela, acreditam que a crise financeira que começou em 2008 foi causada, em grande parte, por uma expectativa excessivamente otimista sobre o aumento dos valores da propriedade e a habilidade em reduzir ou acabar com as dívidas.
A F P
Terra
 
 
Banana: saiba mais sobre a fruta que só faz bem
 
 
Fruta mais célebre do Brasil promove energia e possui muitos benefícios ao nosso organismo


Esqueça a ideia propagada pela marchinha de Carnaval. Os benefícios da banana são muito maiores do que o slogan “engorda e faz crescer”. Ela é uma excelente aliada para a boa saúde. Rica em fibras, potássio, vitaminas C e A, a fruta mais célebre do Brasil promove energia e possui muitos benefícios ao nosso organismo. Possui também grande quantidade de vitaminas B1, B2, B6 e B12, além de magnésio, cálcio, ferro e ácido fólico.

A banana contém três tipos de açúcares naturais: sacarose, frutose e glicose, que combinados com as fibras, promovem grande energia: como tem 22% de carboidratos, ela é realmente mais calórica do que algumas outras frutas: uma unidade (70 g) de banana-prata fornece 62 calorias.

— Apesar disto, ela em alto valor nutricional, provoca sensação de saciedade e pode fazer parte da alimentação se consumida com moderação, sem contribuir para o ganho de peso — afirma a nutricionista funcional Patricia Davidson Haiat.

O indicado é comer, no máximo, duas unidades por dia. Um estudo realizado por três prestigiadas universidades (Berkeley, Cambridge e Twickenham), buscou o alimento considerado perfeito e completo em sua composição e ao alcance da maioria da população. Foi mostrado que, para pessoas que desejam uma solução rápida, não há melhor alimento do que a banana. Uma outra pesquisa, publicada no Journal of the American College of Cardiology, ressaltou que ela melhora a fluidez do sangue, evitando a formação de coágulos. Segundo os cientistas, quem come três bananas por dia tem risco até 21% menor de sofrer um acidente vascular cerebral.



Saiba mais sobre a banana

:: A banana contém uma substância chamada serotonina, que ajuda a relaxar e manter o bom humor, portanto pode ajudar pessoas que sofrem de depressão.

:: Por conter ferro, estimula a produção de hemoglobinas e ajuda em caso de anemia.

:: Rica em potássio e pobre em sal, perfeita para baixar a pressão arterial.

:: Ricas em fibras, a inclusão de bananas nas dietas ajuda a normalizar o trânsito intestinal, permitindo melhorar os problemas de constipação sem o uso de laxantes.

:: A banana acalma o estômago e ajuda na digestão.

:: Comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue elevados, combatendo o cansaço.
:: Seu alto teor de vitamina B acalma o sistema nervoso.
:: A fruta ajuda a normalizar o batimento cardíaco, que auxilia a ida do oxigênio para o cérebro e que regula a repartição de água pelo corpo.
:: A banana também diminui as câimbras, contendo bastante vitamina B6 e B12, indicada para quem parou de fumar, pois tira os efeitos da falta de nicotina.
:: Tem baixo teor de gordura, vitaminas A, B1, B2, B6, C, D e E e os minerais fósforo, cálcio, ferro e potássio, sua grande arma, que ajuda a evitar cãibras e dores musculares.


ClicRBS
Os poderes do sal grosso



O sal grosso segundo as tradições e crendices é considerado um potente purificador de ambientes. Povos distintos usam o sal para combater o mau-olhado, e deixar a casa a salvo de energias ruins. O sal é um cristal e por isso emite ondas eletromagnéticas. Ele tem o mesmo cumprimento de onda da cor violeta, capaz de neutralizar os campos eletromagnéticos negativos.
Algumas técnicas para usar o sal e melhorar a sua vida: . Uma pitada de sal sobre os ombros afasta a inveja. . Para espantar mau-olhado ou evitar visitas indesejáveis, coloque uma fileira de sal na soleira da porta ou um copo com água e sal do lado esquerdo da entrada.
. Depois de uma festa, lave todos os copos e pratos com sal grosso para neutralizar a energia dos convidados, purificando a louça para o uso diário.
. Na tradição africana, quando alguém se muda, as primeiras coisas a entrar na casa são: um copo de água e outro com sal. Usam sal marinho seco, num pires branco atrás da porta para puxar a energia negativa de quem entra. . No Japão, o sal é considerado poderoso purificador. Os japoneses mais tradicionais jogam sal todos os dias na soleira das portas e sempre que uma visita mal vinda vai embora. Símbolo de lealdade na luta de sumô. Os campeões jogam sal no ringue para que a luta transcorra com lealdade. Na cozinha o sal é imbatível.
Blog Beto Barreiros ClicRBS


Estresse causa hipertensão e males cardíacos
 
 
Síndrome tem aumentado muito entre adultos jovens, com idades de 20 a 39 anos, especialmente as mulheres

Síndrome tem aumentado muito entre adultos jovens, com idades de 20 a 39 anos, especialmente as mulheres . Foto: Getty Images Pressão no trabalho, problemas com o chefe e preocupações em casa. Pare, respire e relaxe: hoje é o Dia de Combate ao Estresse. A síndrome - que a longo prazo aumenta os batimentos cardíacos e a pressão arterial, podendo levar à hipertensão e problemas do coração - tem crescido entre jovens, em especial mulheres, indica pesquisa de seguradora de saúde.
"Cada vez mais competitiva, a mulher exige de si maior grau de conhecimento e decisões rápidas. Isso, associado à limitação cada vez maior de lazer, má alimentação, sedentarismo e pressão psicológica, acaba gerando maior grau de estresse", afirma a médica e superintendente de Serviços Médicos da SulAmérica, Saúde, Regina Mello.

De acordo com o levantamento, realizado com 12.756 pessoas, 37% apresentaram níveis de estresse considerados moderado ou alto. Desse total, 51% são mulheres - a maioria com idades entre 20 e 39 anos, que se dividem entre as atribuições profissionais e os cuidados com a casa e os filhos. O trabalho mostrou ainda que as que sofrem mais com estresse tendem a fumar mais, a fazer menos exercícios e a ter peso mais elevado do que as mulheres mais calmas.
O estresse crônico, alertam os médicos, além de ser fator de risco cardíaco, causa cansaço, irritação, baixo apetite sexual, dificuldade de concentração e resfriados consecutivos. Além disso, reduz a resistência do organismo e predispõe ao surgimento de várias doenças como asma, alergias, urticárias e doenças gastrointestinais.
O Dia Foto: Getty Images
Colocar bebês na creche pode aumentar risco de doenças cardíacas
 
 
Tempo que as crianças passam com pessoas estranhas aumenta os níveis de hormônios do estresse, mas especialistas discordam sobre situação
Mandar os filhos para a creche já nos primeiros meses de vida pode causar problemas de saúde na criança a longo prazo. De acordo com informações publicadas no Daily Mail, o desenvolvimento do cérebro e a saúde dos bebês no futuro podem ser prejudicados.
A afirmação é do psicólogo Aric Sigman, membro da Royal Society of Medicine. Sigman alerta para o fato de que o tempo que as crianças passam com pessoas estranhas pode aumentar os níveis de hormônios do estresse, o que resultaria em uma resistência menor e grandes chances de infecções a curto prazo.

No entanto, outros especialistas discordam. O professor de neuropsicologia do desenvolvimento da Universidade de Oxford, na Inglaterra, Dorothy Bishop, concorda que as crianças que vão para creche têm um aumento do nível de cortisol a curto prazo. Porém, ele diz que não existe comprovação de que essas consequências vão ser prejudiciais no futuro.
Já o psicólogo Stuart Derbyshire, da Universidade de Birmingham, acrescenta que o aumento do nível de cortisol no organismo das crianças pode ser causado, não pelo estresse, mas pelo fato de elas correrem e se movimentarem mais.
BEM-ESTAR DO CLICRBS RS
Escleroterapia com espuma promete secar as varizes sem cirurgia
 
 
Tratamento não é consenso entre os especialistas

As varizes, os pequenos vasinhos roxos que sobem pelas pernas, são um incômodo estético para qualquer mulher. Mais do que isso, elas representam uma doença, geralmente de caráter hereditário.
Estimativas revelam que 35,5% da população têm varizes, sendo 15,8% dos casos intensos ou moderados. Quatro mulheres para cada homem no Brasil sofrem do mal. A maioria dos pacientes necessita de tratamento, mesmo que seja por um fator meramente estético.

Entre as opções, há a cirurgia, para as de grande calibre, e a secagem dos vasos, para as de médio e pequeno portes. Uma das modalidades é a escleroterapia com espuma.

— É tão eficaz como a cirurgia tradicional — garante o cirurgião vascular Eduardo Toledo de Aguiar.

Segundo o médico, a operação é de simples execução, barata e não necessita de internação hospitalar nem de anestesia geral. Mas a escleroterapia com espuma não é um consenso entre os especialistas.

— A pessoa tratada fica com manchas na pele, e o pós-operatório é doloroso, obrigando o paciente a se manter em repouso, o que aumenta as chances de trombose — alega o cirurgião vascular Antônio Henrique Cordeiro.
Ele indica o procedimento para pessoas idosas, que não podem fazer a cirurgia em função da idade.
Para evitar a operação, que exige anestesia local ou peridural, Cordeiro prefere a escleroterapia tradicional ou o uso do laser. No caso dos pequenos vasos, ele sugere a aplicação do modelo Yag. E, para as de grande porte, indica o endolaser, que retira as varizes.

ClicRBS
 
 

Mastigar mais emagrece
 
 
É possível diminuir até 12% a ingestão de alimentos mastigando melhor

Um estudo da Harbin Medical University, na China, apontou que mastigar mais vezes os alimentos ajuda a emagrecer, pois diminui a quantidade de calorias ingeridas durante a refeição. De acordo com a pesquisa, com esse hábito, o cérebro tem mais tempo para receber os sinais de que o estômago está satisfeito, evitando que se consuma além do necessário. O experimento analisou 16 homens magros e 14 obesos e comprovou que mastigar 40 vezes a cada mordida ao invés de 15 vezes pode reduzir em 12% a quantidade de alimento ingerida na refeição. Notou-se também que os índices do hormônio responsável pela fome também diminuíram e foi comprovado que as pessoas obesas mastigavam na mesma velocidade dos magros, mas engoliam mais depressa.
  Foto: Getty Images Terra
Internação de mulheres obesas cresce 18,2% no País
 
 
Entre janeiro e julho, foram 3.867 hospitalizações, sete vezes mais do que a taxa em homens

A obesidade leva sete vezes mais mulheres ao hospital do que homens. Entre janeiro e julho deste ano, 3.867 pacientes do sexo feminino foram internadas no País por causa de problemas acarretados pelos quilos em excesso contra 545 registros entre eles.
O levantamento, feito pelo iG no banco de dados virtual do Ministério da Saúde (Datasus), mostra que a doença está em ascensão. Em comparação com o mesmo período de 2010, há um aumento de 18,2% das hospitalizações de obesas (3.269), mais suscetíveis a problemas cardíacos, acidente vascular cerebral, diabetes e também transtornos psíquicos.
Para a presidente da Associação Brasileira de Estudo da Obesidade (Abeso), Cláudia Cozer, algumas características femininas fazem o peso em desacordo com a altura ser mais grave nelas. “Muitas mulheres são mais sedentárias do que os homens. Elas permanecem mais tempo em casa o que facilita o acesso a comida”, pontua a médica.
“O metabolismo feminino também difere do masculino e faz o gasto calórico diário delas ser menor. Outra característica é que as oscilações hormonais, típicas do período pré-menstrual favorecem a ocorrência de quadros compulsivos”, complementa a presidente da Abeso.
Para Vera Kogler, pesquisadora do grupo de obesidade do Hospital das Clínicas de São Paulo, a mulher também é mais cobrada por estar acima do peso e sofre mais pressão – o que pode culminar em um ciclo difícil de romper, formado por tristeza, compulsão e comida.
“Mas também por ser mais cobrada, a mulher procura ajuda médica para obesidade em uma fase mais precoce do que o homem, talvez uma outra hipótese para elas serem mais numerosas nas estatísticas”, avalia Vera.

Foto: Getty Images IG
Brasileiros gastam mais do que ganham
 
 
Pesquisa mostra que 53% das famílias têm despesas acima da renda. No entanto, número de brasileiros que poupam aumentou



O brasileiro está ficando cada vez mais endividado. Com o crescimento da renda e maior acesso ao crédito, o consumidor passou a comprar novos produtos e gastar mais do que recebe de rendimento.
De acordo com pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel em cerca de 8,2 mil domicílios do país, 53% das famílias têm despesas acima da renda obtida. Em geral, o brasileiro gasta em média R$ 2.171, valor superior à renda média de R$ 2.146.

Com a estabilidade econômica, muitos brasileiros começaram a consumir em maior quantidade outras categorias de produtos, como sorvetes e iogurtes, e também bens duráveis. “É um alerta. Mesmo com a alta de preços, eles não querem abrir mão dessas conquistas”, afirma Christine Pereira, diretora comercial da Kantar Worldpanel.

O levantamento mostra, por outro lado, que o endividamento é uma preocupação para as famílias. A parcela de brasileiros que pretende guardar dinheiro cresceu de forma expressiva do ano passado para cá. Em 2011, o índice chegou a 69%, bem superior aos 56% registrados em 2010.

“Em 2009, o percentual era 28%. É a primeira vez em três anos da pesquisa que a intenção de poupar no Brasil supera a média da América Latina, de 64% este ano”, diz a executiva.   Band
Chimarrão pode ajudar na redução do colesterol e na perda de peso
 
 
Veja dicas para evitar problemas de saúde ao preparar o mate
O chimarrão pode ser um aliado na perda de peso e na redução do colesterol. Um estudo realizado no Instituto de Cardiologia do RS recrutou cerca de 220 voluntários com sobrepeso e colesterol aumentado. Os pacientes foram divididos em três grupos que, durante oito semanas, consumiram chimarrão, chá verde e chá de maçã.
Ao final da pesquisa, os resultados dos testes dos grupos foram analisados. Aqueles que tomaram um litro de chimarrão ao longo dos dois meses de pesquisa tiveram uma redução significativa do colesterol ruim, além de um aumento no HDL, o chamado colesterol bom. A diminuição do percentual de gordura no sangue fez com que, consequentemente, as pessoas diminuíssem de peso.

Como o chimarrão pode trazer benefícios

A infectologista Juliana Sommer alerta que, se a temperatura da água for muito alta (maior do que 70º C), o chimarrão pode causar lesões na boca e no aparelho digestivo. A longo prazo, essas lesões podem transformar-se em câncer. No entanto, se bem feito, a bebida tradicional dos gaúchos só traz benefícios.
Confira dicas da médica para evitar problemas de saúde em função do mate: :: Como a bomba acumula resíduos de saliva e erva, é importante que ela seja bem lavada, inclusive por dentro; :: A cuia é feita de matéria orgânica, portanto, se ficar úmida, pode proliferar fungos e bactérias. É essencial, depois de lavar, deixar secar bem, se possível no sol; :: No caso de doença, o indivíduo não deve compartilhar o chimarrão com outras pessoas, já que é através da saliva que se transmitem as infecções; :: Só tome chimarrão quando a procedência for conhecida para ter garantia que ele foi feito com a higiene necessária, inclusive com as mãos limpas.

BEM-ESTAR DO CLICRBS RS
Pesquisa confirma que carne vermelha não faz mal à saúde cardíaca
 
 
Novas constatações devem mudar posicionamento dos médicos, mas especialistas alertam que é preciso cuidar com o excesso de gordura que o alimento pode ter


Uma pesquisa realizada no Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul traz boas notícias para quem não abre mão de um bom churrasco. Ela comprovou que a carne vermelha não altera os níveis de colesterol e da pressão arterial.
O estudo coordenado pelo médico Iran Castro confirma levantamentos já feitos na Ásia, Europa e EUA e foi apresentado neste fim de semana no 66º Congresso Brasileiro de Cardiologia, em Porto Alegre.

Os resultados dos recentes trabalhos científicos coincidem com a posição do médico norte-americano Kevin Croce, professor da Universidade de Harvard, que participou de uma conferência no evento tratando sobre verdades e mitos relacionados à carne vermelha. As novas constatações devem levar a um reposicionamento dos cardiologistas em relação à recomendação sobre o consumo do alimento.
Até então, os especialistas costumavam indicar aos pacientes uma redução drástica da carne e a sua substituição por carnes brancas e peixe. Contudo, apesar das novas constatações, ainda há um alerta: a carne vermelha realmente traz benefícios ao organismo — sendo fonte de proteína, de ômega 3, vitamina B12, niacina, zinco e ferro —, mas é necessário cuidar com o excesso de gordura que o alimento pode conter.

— O que sabemos agora é que a carne magra, isto é, aquela da qual se retira a gordura visível, as tirinhas brancas (como o contrafilé, por exemplo) não aumenta o risco cardíaco — explica Iran Castro.

Segundo o cardiologista, não é preciso limitar o consumo do filé, da picanha ou mesmo do lombo de porco, porém, em compensação, fica praticamente vedado o consumo dos embutidos, salsichas, linguiças e mortadela que, em razão do excesso de sal como conservante, aumentam sensivelmente a hipertensão a qual, a longo prazo, leva ao infarto e ao derrame, o AVC.

Além disso, as carnes mais gordurosas, como cupim e costela, continuam contraindicadas, assim como a carne magra frita.
Boa notícia
A pesquisa apresentada no congresso foi realizada com 70 voluntários divididos em dois grupos. Um deles comeu diariamente 125 gramas de carne vermelha de gado criado em pasto e o outro grupo comeu a mesma quantidade de carne de gado confinado, isto é, engordado mais rapidamente em estábulos fechados e alimentado com ração. Em um segundo momento, houve inversão dos voluntários, os que vinham comendo carne de gado estabulado passaram a ingerir carne de gado criado no pasto e vice-versa.
Os resultados indicam que o colesterol total de nenhum dos grupos se elevou até o nível de 200, considerado aceitável para pessoas sem maior risco cardíaco. O HDL, conhecido como colesterol bom, melhorou um pouco, o LDL (colesterol ruim) não sofreu alteração significativa, como também não mudou de forma estatisticamente importante o nível de triglicérides, nem a pressão arterial, nem o nível de sódio. Além disso, os dois tipos de carne levaram a resultados semelhantes nos voluntários.
Estudos internacionais

De acordo com Castro, desde 2005, as sociedades de Cardiologia dos Estados Unidos recomendam a redução do consumo de carne vermelha em prol do colesterol. No entanto, recentemente um estudo asiático revelou outro quadro.
— O estudo asiático que reviu 54 pesquisas, mostrou que a carne magra, com baixa concentração de gordura saturada, não aumenta o colesterol — diz.
Ainda segundo o médico, a carne brasileira é mais saudável neste sentido porque a gordura fica fora do bife, a seu lado, e pode ser facilmente eliminada, enquanto o gado americano produz uma carne marmorizada, na qual os filetes de gordura permeiam todo o alimento, o que o torna mais rico em gordura saturada.
BEM-ESTAR DO CLICRBS RS


Células ricas em gordura podem levar à reversão da calvície, diz estudo

Células da pele ricas em gordura podem ter sido identificadas como fonte das substâncias necessárias para fazer o cabelo crescer, de acordo com uma pesquisa realizada por cientistas americanos.
Experimentos realizados em camundongos, publicados na revista científica Cell, indicam que as células-tronco do cabelo são controladas pela gordura.

Injetar um tipo específico de célula gorda estimulou o crescimento de pelos nos camundongos que tinham dificuldade em fazê-los crescer.
A equipe, da Universidade de Yale, afirma ser possível usar a descoberta para tratamentos de reversão da calvície.

Folículos

Os cientistas dizem que houve um aumento de quatro vezes no número de células gordas "precursoras" na pele em volta de um folículo de cabelo quando este começou a crescer.

Os pesquisadores observaram camundongos que não conseguiam produzir estas células ricas em gordura. O cabelo normalmente cresce em ciclos, mas nos animais "defeituosos", os folículos ficaram presos em um estágio inerte deste processo.

Os cientistas injetaram células gordas dos camundongos sadios nos animais com problema. Duas semanas depois, os folículos começaram a crescer.

O estudo mostra que as células "precursoras" estavam produzindo uma substância química - um fator de crescimento derivado das plaquetas do sangue - cem vezes mais do que as células em sua volta.
Ao injetar o fator de crescimento na pele dos camundongos com problemas, o processo de crescimento foi iniciado em 86% dos folículos.

"Essas células precursoras contêm o fator de crescimento derivado das plaquetas para promover o crescimento de cabelo", propõe o estudo.

Outras substâncias

A equipe continua tentando identificar outras substâncias químicas que possam estar envolvidas no processo.

No entanto, ainda não se sabe se os mesmos processos químicos ocorrem com os seres humanos.

Estudos anteriores realizados com homens mostram que as partes calvas do couro cabeludo têm o mesmo número de células-tronco que as áreas com cabelo.
"Se nós conseguirmos fazer essas células gordas da pele ''conversar'' com as células-tronco inertes na base dos folículos do cabelo, podemos conseguir fazer o cabelo crescer novamente", diz a professora Valerie Horsley, de Yale.
O estudo indica que as células ricas em gordura podem ter outras funções envolvendo células-tronco, tais como a formação de tumores ou a cura de ferimentos.
Terra
Comédias fazem bem à saúde e filmes de terror fazem mal 
 
Estresse causado por filmes de violência fazem com que os vasos sanguíneos diminuam o fluxo de sangue
Assistir a filmes de comédia faz bem para a saúde, mas os filmes de guerra e terror estão longe disto. Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Maryland, nos EUA, concluíram que rir é realmente o melhor remédio.

O resultado do estudo mostrou que quem assistiu a filmes ou programas que provocaram risadas tiveram uma reação positiva da função cardiovascular. O oposto aconteceu com aqueles que acompanharam filmes de guerra ou terror, que causaram estresse mental.
O cientista Michael Miller, que lidera o trabalho, explicou que o estresse que os filmes de violência causam fazem com que o revestimento dos vasos sanguíneos reajam, diminuindo o fluxo de sangue.
Segundo informações publicadas no Daily Mail, após as pessoas assistir à comédia, os vasos sanguíneos expandiram-se. Foram feitas mais de 300 medições que apresentaram diferença de 30% para 50% no diâmetro dos vasos entre o riso e as fases de estresse mental.

BEM-ESTAR DO CLICRBS
Fumar é pior para as artérias femininas
 
 
Efeito dos cigarros fumados na progressão do dano foi cinco vezes maior em mulheres do que em homens

Fumar causa mais dano arterial em mulheres do que em homens, mostram resultados preliminares de um recente estudo europeu que examinou com aparelhos de ultrassonografia as artérias carótidas – vasos sanguíneos de grosso calibre que levam o sangue ao cérebro – de 1.893 mulheres e 1.694 homens em cinco países: Finlândia, Suécia, Holanda. França e Itália.
O novo estudo concluiu que fumar durante a vida está associado ao espessamento das paredes das artérias (processo conhecido como aterosclerose) nos dois gêneros, mas o impacto negativo na população feminina é mais que o dobro do visto nos homens. Os resultados foram apresentados esta semana no congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, em Paris.
Os pesquisadores também descobriram que o efeito do número de cigarros fumados por dia na progressão da aterosclerose era cinco vezes maior em mulheres do que em homens.
Essa associação entre fumo e aterosclerose apareceu independente de fatores de risco como colesterol alto, obesidade, idade, pressão sanguínea e classe social, afirmaram os pesquisadores.
“O motivo desse forte efeito do fumo sobre as artérias femininas ainda é desconhecido, mas algumas pistas talvez possam vir da complexa interação entre fumo, inflamação e aterosclerose” disse a autora da pesquisa, Elena Tremoli, professora de farmacologia da Universidade de Milão (Itália).
Como o estudo foi apresentado em um congresso médico, os dados e conclusões devem ser encarados como preliminares até serem publicados por um periódico científico revisado por especialistas.
BR Turbo Foto: Getty Images 
Rotina nas grandes cidades aumenta as chances de AVC
 
 
Estresse e sedentarismo trazem malefícios ao sistema vascular


Um levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde aponta que, em média, 106 pessoas são internadas por dia em hospitais públicos no estado de São Paulo com AVC (Acidente Vascular Cerebral) ou AVE (Acidente Vascular Encefálico). Segundo a Secretaria, houve 38,9 mil internações por AVC no SUS (Sistema Único de Saúde) paulista em 2010, número acima das 36,1 mil registradas no ano anterior.



Um dos motivos apontados pelos líderes da pesquisa é o estilo de vida urbano atual, que faz com que as pessoas sejam mais estressadas, sedentárias, consumam alimentos ricos em gorduras, fiquem acima do peso e desenvolvam pressão alta e diabetes antes do que acontecia antigamente.



Por isso a ocorrência de derrames e AVCs vêm se tornando não só mais frequentes, mas também se manifestando em pessoas cada vez mais jovens.


Pacientes com mais de 70 anos ainda são os mais acometidos pela doença em todo o estado, com 15,9 mil internações em 2010. A segunda faixa etária com mais hospitalizações é a de 50 a 59 anos, com 7,3 mil registros. Já as pessoas entre 30 e 49 anos responderam por 5,5 mil internações em 2010.


Para os autores da pesquisa, um estilo de vida mais saudável, com a redução do estresse, prática regular de atividades físicas e alimentação balanceada, pode evitar com que fatores de risco como a pressão alta e o diabetes apareçam.


Os médicos também destacam a importância da população saber reconhecer os sinais da doença para que haja socorro imediato, fator que favorece o tratamento. Deve-se suspeitar que a pessoa esteja sofrendo um acidente vascular cerebral ou encefálico quando, de repente, ela fique com a boa torta para um lado; com um braço e um perna dormentes, pesados, difíceis de levantar, e dificuldade para falar.


Hipertensão


A pressão arterial alta é a principal causa de acidente vascular cerebral e o risco mais fácil de ser controlável. O tratamento eficaz da hipertensão é uma das principais razões para o declínio acelerado das taxas de morte por acidente vascular cerebral.


Tabagismo


Substâncias como a nicotina e o monóxido de carbono do cigarro danificam o sistema cardiovascular de muitas maneiras. O uso de contraceptivos orais combinados com o tabagismo aumenta o risco de AVC.


Diabetes


Muitas pessoas com diabetes também têm pressão arterial elevada, colesterol alto e estão com sobrepeso. Embora a diabetes seja tratável, a presença da doença ainda aumenta o risco de acidente vascular cerebral.


Doenças do coração


Pessoas com doença coronária ou insuficiência cardíaca têm maior risco de acidente vascular cerebral do que aqueles com corações que funcionam normalmente. A cardiomiopatia dilatada (dilatação do coração), doença da válvula do coração e alguns tipos de cardiopatias congênitas também aumentam o risco de AVC.


Colesterol alto


Pessoas com colesterol alto têm um risco maior de sofrer arteriosclerose, a formação de placas nas artérias, que obstrui o fluxo sanguíneo.


Má alimentação


Dietas ricas em gordura saturada, gordura trans e colesterol podem aumentar os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue. As ricas em sódio (sal) podem contribuir para o aumento da pressão arterial e, se há excesso de calorias, pode levar à obesidade.


Sedentarismo e obesidade


Obesos e sedentários podem aumentar o risco de pressão alta, colesterol alto, diabetes, doenças cardíacas e derrames.


Terra


Beber cerveja faz bem para os ossos, diz estudo
 
 
Remédio está presente nos hormônios naturais da cerveja e não no álcool
 

Os apreciadores da cerveja têm mais um motivo para ingerir a bebida. Um estudo da Universidade de Extremadura, em Cáceres, na Espanha, constatou que o líquido traz benefícios à saúde. Especialmente às mulheres.



A pesquisa envolveu 1.700 voluntárias e descobriu que as que bebiam cerveja regularmente tinham melhor densidade óssea do que as que bebiam vinho.


Os cientistas descobriram ainda que as bebedoras de cerveja tinham ossos ainda mais fortes do que as mulheres que não ingeriam álcool algum. Segundo o estudo, o resultado positivo vem dos hormônios naturais presentes na cerveja, e não no álcool.


ClicRBS
Mulheres relaxam mais com amigos do que com companheiro
 
 
Pesquisa aponta que amigas e colegas são importantes para o bem estar da mulher
 . Foto: Getty Images
Ter um companheiro é fundamental, mas quando o assunto é descontrair, são os amigos os preferidos. O resultado é de um levantamento feito pela marca de cupcakes Green com mulheres entre 18 e 65 anos, que aponta que 75% relaxa mais com amigos e colegas do que com o parceiro.
As amigas, em especial, têm um papel fundamental na vida de uma mulher. Quinze por cento chegou a afirmar que troca uma noite romântica por um programa com as colegas. Os motivos apontados pela preferência em passar tempo com as amigas foram:
- 19% afirma poder agir mais naturalmente ao lado das outras mulheres do que com o parceiro;
- 53% considera as amigas como família,
- 25% diz que as amigas são mais divertidas do que o companheiro;
- 35% afirma rir muito mais ao lado das colegas;
- 54% admite que se sente mais segura com as amigas.
 
A questão da diversão não é a única que aparece na pesquisa. Trinta e quatro por cento das mulheres que participaram do estudo admitem ter contado um segredo antes às amigas e só depois ao companheiro. Muitas delas nem chegaram a contar ao parceiro nem antes nem depois. Cerca de 44% disse que as colegas são melhores ouvintes do que eles.

O levantamento ainda mostra que mais de 60% cancelaria um compromisso com o companheiro caso uma amiga precisasse e que as necessidades das amigas seriam colocadas como prioridade.
Ponto a Ponto Ideias Foto: Getty Images
 
 
Mulheres que bebem moderadamente envelhecem melhor
 
 
Uma taça de vinho ou meio litro de cerveja por dia são suficientes para garantir uma velhice mais saudávelq
É melhor consumir moderadamente todo dia do que de uma única vez, alertam os especialistas O estudo, publicado na revista científica PLoS Medicine, concluiu que as mulheres que bebiam com moderação - meio litro de cerveja, uma taça de vinho ou uma dose de destilado por dia - tinham chances bem maiores de chegar com saúde aos 70 anos do que as que bebiam demais ou do que as abstêmias.

A análise dos hábitos de 14 mil mulheres também concluiu que é melhor beber menores quantidades ao longo da semana que concentrar o consumo de álcool nos fins de semana. Em comparação com abstêmias, mulheres na faixa dos 50 anos que bebiam de 15g a 30g de álcool (uma a duas bebidas) por dia tinham 28% mais chance de atingir o que os cientistas americanos chamaram de "envelhecimento saudável", que significa um bom nível geral de saúde, livre de problemas como câncer, diabetes e doenças cardíacas a partir dos 70 anos.
Os especialistas não sabem, no entanto, se é o álcool que gera o benefício ou se outras coisas que acontecem simultaneamente nas vidas dessas mulheres que as tornam mais saudáveis. Os pesquisadores dizem que tentaram controlar fatores como fumo, que poderiam afetar os resultados. 'Não é preciso começar agora'

Estudos anteriores já mostraram que o consumo moderado de álcool - não mais do que duas ou três unidades por dia - está ligado a um menor risco de problemas cardíacos e outras doenças. Além disso, cientistas também mostraram que o álcool pode ter um impacto positivo no corpo, reduzindo a incidência de inflamações, colesterol alto e resistência à insulina.
As bebidas alcoólicas já foram relacionadas, no entanto, a doenças como o câncer de mama. "Quantidades moderadas de álcool podem oferecer alguma proteção contra doenças cardíacas, especialmente para mulheres que já passaram pela menopausa, mas é importante não exagerar", diz Natasha Stewart, da ONG British Heart Foundation. "Beber demais não protege o coração e pode inclusive levar a danos nos músculos cardíacos, derrame e pressão alta. Para quem não bebe, certamente não é preciso começar agora."

BR Turbo Foto: Getty Images
Brasil é 35º em médicos infantis
A ONG Save the Children divulgou um ranking de atendimento médico infantil no qual o Brasil ocupa a 35 posição. O levantamento foi realizado em 161 países e traz no topo da lista Suíça, Finlândia e Irlanda. Já as últimas nações colocadas são Laos, Somália e Chade.

O estudo analisa o impacto do número de profissionais de saúde em cada país levando em conta índices como vacinação infantil e atendimento de emergência para gestantes. A organização alerta que as crianças que vivem nas 20 últimas posições têm cinco vezes mais chance de morrer do que as que estão em regiões que ocupam o topo da lista. Conforme a ONG, mais 3,5 milhões de profissionais de saúde são necessários no mundo.
C do Povo
Lingerie anticelulite funciona?
 
 
Dermatologistas explicam se ela ameniza os furinhos na pele


A celulite é um dos problemas estéticos que mais infernizam as mulheres. Por sorte, os especialistas não param de desenvolver técnicas para amenizar os furinhos na pele. São cremes, máquinas de ultrassom e lasers. Agora, se junta a esse arsenal a lingerie. Isso significa que a indústria da moda íntima aposta suas fichas em calcinhas e bodies que prometem melhorar a aparência de casca de laranja.
Segundo as fabricantes, isso é possível graças à tecnologia desenvolvida para os tecidos. A linha Skin Care, da U.NI, por exemplo, é confeccionada com uma malha que possui uma microfibra com cristais bioativos em seu DNA chamada Emana. Ela absorve o calor do corpo e devolve sob a forma de raio infravermelho longo. “Esses raios, então, penetram na pele e interagem com o corpo, estimulando a microcirculação e o metabolismo celular, proporcionando um aumento de 8% da elasticidade e até 33% da microcirculação, reduzindo os sinais da celulite”, informa.
Para conseguir esses resultados, as peças devem ser usadas por no mínimo seis horas diárias, durante 60 dias.
Apesar de toda essa explicação, ainda fica a dúvida sobre a real eficácia da lingerie anticelulite. “Existem alguns princípios a favor da lingerie anticelulite. Entre eles, o fato da compressão do tecido fazer com que os ativos penetrem mais na pele”, comenta o médico Jardis Volpe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, que também lembra que a liberação prolongada de ativos é uma idéia que já vem sendo incorporada nos cremes com nanotecnologia.
O dermatologista, porém, ressalta que os efeitos reais da lingerie contra a celulite não são absolutos. “Só os ativos proporcionam uma melhora modesta na celulite e essa melhora é temporária, pois quando parar de usar, o problema volta”, diz.
O jeito é aliar o uso das peças com outras armas bem conhecidas. “Atividade física e boa alimentação são essenciais para manter a melhora da celulite, evitando alimentos ricos em açúcares e carboidratos, dando preferência a fibras, frutas e legumes. O bom funcionamento do intestino também é essencial para atenuar a celulite. A associação de algumas tecnologias, como radiofrequência e infravermelho, além da endermologia e da drenagem, aumentam o grau de melhora da celulite. São tratamentos realizados em clínicas de estética”, completa.
Para o também membro da Sociedade Brasileira de Dermatologista, o doutor Erasmo Tokarski, de Brasília, a lingerie anticelulite não trata o problema. “Elas servem para modelar o corpo disfarçando as imperfeições. Para tratar de fato, indico dois grandes aliados que são os aparelhos Velashape e o Slimlipo”.
 
Da Latta
Terra
Meu marido não quer mais fazer sexo
 
 
Crescemos acreditando que os homens estão sempre prontos para o sexo, mas o que pensar quando são eles que não querem?
Dor de cabeça. A velha desculpa usada pelas mulheres para evitar o sexo indesejado já virou piada. Estranho mesmo é quando eles usam a enxaqueca ou qualquer outro motivo para fugir da relação sexual. Recentemente, na França, um homem foi condenado a pagar a sua mulher uma indenização de 10 mil euros (o equivalente a R$ 23 mil) por não manter relações sexuais com ela durante anos.
Polêmicas a parte, para o psicólogo Oswaldo Martins Rodrigues Junior, diretor do Instituto Paulista de Sexualidade (Inpasex), tendemos a acreditar que os homens estão sempre prontos para o sexo, e isso é cultural. “As mulheres estranham quando eles não desejam sexo”, diz.

Médico especializado em sexualidade humana e diretor do Instituto Brasileiro para Saúde Sexual (Ibrasexo), Alfredo Donis Romero conta que a negativa para o sexo por parte do homem fatalmente dispara um pensamento aparentemente óbvio na cabeça de suas parceiras: “ele tem outra”. Mas nem sempre as suspeitas de traição têm fundamento. Romero diz que em pelo menos em 70% dos casos o problema pode ser de ordem psicológica ou refletir questões de saúde. “Os genitais não respondem de modo direto às ordens mentais, mas atuam por meio do sistema nervoso autônomo e, com isso, são extremamente suscetíveis às emoções", aponta Rodrigues Junior.

“Alguns homens começam a não ter mais aquela performance sexual que tinham antes, então eles ficam envergonhados e começam a evitar o sexo, mas não dizem claramente que não estão tendo uma boa ereção”, alerta o especialista. Homens com ejaculação precoce, por exemplo, começam a evitar o sexo porque sabem que a mulher vai ficar irritada por ele chegar ao clímax rápido demais.

Doenças como diabetes e arteriosclerose podem atrapalhar a ereção. Drogas, álcool, cigarro e alguns medicamentos também atuam como sabotadores do desempenho sexual. Em casos de enfermidades como essas, o melhor a fazer é procurar a ajuda de um médico especializado no assunto. Outros fatores como rotina, estresse e falta de novidade na cama também podem desencadear desinteresse sexual. Afinal, não só as mulheres têm esses conflitos internos.

Dividir problemas e encontrar soluções
Partir para acusações sobre uma possível traição é desaconselhável e, muitas vezes, injusto. Romero sugere uma possibilidade de abordagem suave e assertiva, de forma que o parceiro não fique acuado. “Eu estou percebendo que está aumentando o tempo entre as nossas relações”, exemplifica o médico, indicando um bom começo de conversa. “Quando a mulher toma essa atitude, ela passa a ser uma aliada fundamental do homem, e ele dela. Seja o problema de ordem biológica, genital ou anatômica”, analisa Romero.
Dividir os problemas com alguém pode torná-los menos pesados. “Tem que conversar de forma franca e aberta”, recomenda Romero. “Casal que não conversa é casal que se separa, é casamento que acaba”, sentencia.
BR Turbo
Brasil tem três vezes mais oftalmologistas do que o necessário
 

País é celeiro de bons profissionais, mas distribuição pelo território ainda não é proporcional, mostra novo censo
A oftalmologia é uma das profissões que mais cresce no País. De acordo com o levantamento feito este ano pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), há um médico especializado em visão para cada 10 mil habitantes – o recomendado pela Organização Mundial da Saúde para a América Latina é 1 para cada 35 mil habitantes. Distrito Federal é o estado líder em oftalmologistas, com 1 profissional para cada 4 mil habitantes, e o Amapá tem o menor índice – 1 para cada 55 mil habitantes.

Nos últimos 10 anos, revela o presidente do CBO, a especialidade registrou um crescimento de 100%. Em 2000, a categoria era composta por 10 mil profissionais. Hoje, são quase 20 mil. “Crescemos mais do que a população brasileira. A distribuição ainda é desigual porque nem todas as regiões têm estrutura para oferecer perspectiva de crescimento”, diz Paulo Augusto, presidente da instituição.
Justificativas
O CBO estima que, em média, 800 novos oftalmologistas sejam lançados anualmente no mercado. O número supera uma das carreiras mais procuradas entre os médicos recém-formados, a cirurgia plástica, que coloca 700 cirurgiões no mercado anualmente – segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
“A escolha é pautada na demanda da sociedade, e também no interesse e nas possibilidades da área. São especialidades que conseguem unir tecnologia, conhecimento e técnica" diz Augusto.


Para Ítalo Marcon, oftalmologista da Santa Casa de Porto Alegre, a oftalmologia arrebata um número crescente de profissionais porque dá suporte às demais áreas.
“Prestamos serviço a cardiologistas, geriatras e pediatras, entre outros. Além disso, o oftalmologista é um médico que está presente em todas as etapas de vida das pessoas. Sempre vamos precisar dos serviços dele.”
“O oftalmologista pode trabalhar nas áreas clínica e cirúrgica. O número de pesquisas e avanços é crescente e sempre há espaço para novos trabalhos. Nossa profissão permite aglutinar conhecimentos, pesquisa, técnicas e inovações tecnológicas, tudo que essa nova geração de médicos deseja" conclui Jacó Lavisnk, presidente do 36º Congresso Brasileiro de Oftalmologia, encerrado ontem (8) em Porto Alegre.

Qualificação

Referência internacional na área, o brasileiro Miguel Burnier, patologista e oftalmologista, professor da Universidade McGill, do Hospital Royal Victoria, de Montreal, no Canadá, defende a qualidade técnica dos estudantes nacionais.


Em seu centro de pesquisa – Burnier Ocular Pathology Society (Biopsy) – um dos maiores laboratórios de patologia ocular da América do Norte, dedicado a estudar cânceres de olho, dos 160 associados, 50 são profissionais brasileiros, revela.

“Nos últimos anos, tivemos mais de 43 teses de doutorado de médicos oriundos de todas as partes do Brasil, defendidas no Canadá. É um número fora de proporção, altíssimo e mostra como os nossos estudantes não perdem em absolutamente nada para os demais países representados nos grandes centros”, diz o especialista.
Segundo Burnier, o interessante desse processo é que o País exporta, mas também retém tais talentos. A maioria, após capacitação e teses defendidas internacionalmente, retorna ao Brasil para clinicar.
“Temos grandes profissionais lá fora, mas não perdemos esses oftalmologistas qualificados para o mercado internacional. Eles retornam para exercer a profissão aqui.”
BR Turbo
Termogênicos emagrecem? Nutricionistas respondem
Em excesso, as substâncias termogênicas podem fazer mal. “Cardiopatas, hipertensos, crianças, gestantes e pessoas com queixas de gastrite, insônia ou alergias aos alimentos termogênicos não devem consumi-los”, diz a nutricionista Tatiana. Ela lembra que indivíduos com disfunções na tireóide também não devem fazer uso desses alimentos, já que contam com ação sobre o metabolismo. A seguir, confira lista com alimentos termogênicos preparada pela nutricionista Luciana Harfenist.  
O que são termogênicos? Eles ajudam a emagrecer? De acordo com Tatiana Barão, nutricionista responsável pela área de pesquisa da Naturalis Nutrição & Farma, “termogênicos são alimentos aqueles capazes de aumentar o gasto energético ou seja, queimar mais calorias enquanto são digeridos”.
Segundo Luciana Harfenist, personal diet e diretora da Funcionali Nutrição Funcional Personalizada, “as substâncias termogênicas contidas em certos alimentos tem a capacidade de aumentar a temperatura corporal , acelerando o metabolismo basal e aumentando a queima de gordura. A termogênese é um processo regulado pelo sistema nervoso e interferências positivas nesse sistema podem ajudar no controle no emagrecimento e controle da obesidade”.
 Exercícios são fundamentais para a perda de peso


Mas não basta comer alimentos termogênicos para emagrecer. De acordo com as nutricionistas, exercícios físicos regulares e alimentação equilibrada são essenciais para promover a perda de peso. Luciana explica que, para maior eficiência, os termogênicos devem ser ingeridos 30 minutos antes das atividades físicas. “Pessoas que treinam à noite não devem fazer uso de termogênicos para evitar alterações do sono”, recomenda.
Saiba que alimentos você pode ingerir para acelerar seu metabolismo
Alimentos termogênicos são aqueles capazes de aumentar gasto energético do corpo, facilitando a queima de calorias. A seguir, confira lista deste tipo de alimento, preparada pela nutricionista Luciana Harfenist.
Saiba mais sobre os alimentos termogênicos

1 Pimenta
“A pimenta vermelha é rica em capsaicina, substância que favorece a quebra de gorduras no tecido adiposo”, diz Luciana. De acordo com a nutricionista, três gramas ao dia, em saladas e pratos quentes aumentam o metabolismo em até 15%.
2 Chá verde (Camellia sinensis)
  “O chá verde favorece a utilização da gordura corporal e atua como fonte de energia, com função de estímulo metabólico. Para obter efeito termogênico, beba quatro xícaras do chá ao dia”, orienta.
3 Canela
  De acordo com Luciana, “com alto teor de cálcio, a canela é um mineral importante para o emagrecimento, já que é capaz de aumentar o metabolismo basal. Pode ser salpicada diariamente em temperos de pratos salgados e doces”.
4. Guaraná em pó
  “O guaraná em pó contém cafeína, estimulante do sistema nervoso central que favorece a aceleração do metabolismo. Pode ser utilizado em cápsulas, sucos e shakes, sempre até às 17 horas para não alterar o sono. A quantidade deve ser individualizada”, explica Luciana.
5 Ômega 3
  “Presente em peixes como salmão, sardinha e atum, o ômega 3 aumenta o metabolismo basal, reduz a retenção de líquidos e facilita a comunicação entre as células do organismo. O ideal é consumir três porções por semana”, diz Luciana.   G 1
Consumo de álcool interfere na função reparadora do sono
Um estudo sobre a relação entre o sono e a variabilidade da frequência cardíaca (VFC) mostra que o consumo de uma dose de bebida alcoólica pode interferir nas funções reparadoras do sono. O estudo foi publicado no periódico Alcoholism: Clinical & Experimental Research.
“Embora existam estudos de VFC, neste descrevemos os efeitos do álcool sobre o sistema nervoso parassimpático (SNP) durante o sono. E mostramos que beber pode levar à insônia”, diz o neuropsiquiatra Yohei Sagawa, da Universidade de Akita, no Japão.

O sistema nervoso parassimpático, ou autônomo, é responsável por estimular as ações que permitem ao organismo responder a situações de calma, como dormir. Essas ações são a desaceleração dos batimentos cardíacos, diminuição da pressão arterial, da adrenalina e de açúcar no sangue.

Para chegar aos resultados, Yohei e sua equipe reuniram dez voluntários, todos homens com idade média de 22 anos. Eles ofereceram aos participantes três doses diferentes de bebidas alcoólicas em intervalos de três semanas. Ao grupo controle foi oferecida uma bebida sem álcool; a outro grupo, uma dose de 0,5 g (dose baixa); e a outro, uma dose de 1 g (dose alta). Todos beberam a dose quase uma hora e meia antes de dormirem e o seu sono foi acompanhado pela equipe por meio de eletrocardiograma e polissonografia.

Os resultados mostraram que quanto maior a dose, maiores os efeitos sobre o SNP. “As consequências negativas para a saúde podem ser muito maiores. A interferência na atividade do SNP está associada à insônia, que inclui a dificuldade para dormir e manter o sono, para acordar cedo e sonolência diurna”, diz Sagawa. “A ingestão de álcool interfere na qualidade do sono e em seu papel restaurador, e essas consequências negativas podem ser maiores durante a ingestão crônica de álcool”.
Para o autor, os resultados são importantes, principalmente para o desenvolvimento de novos tratamentos de distúrbios físicos e psicológicos relacionados ao consumo de álcool.
Com informações da AAAS
BAND
Pílula anticoncepcional afeta memória das mulheres, mostra estudo
 
 
Baixa de hormônios estaria ligada à maneira como as lembranças são registradas

A pílula anticoncepcional pode influenciar a forma como as mulheres lembram das informações, sugerem pesquisadores. Especialistas dizem que as pacientes que usam o método tendem a lembrar diferentes aspectos de um incidente relacionado ao ciclo menstrual. Isso acontece porque o remédio mexe no balanço hormonal das mulheres, mostra reportagem publicada no jornal britânico Daily Mail.
Quem toma pílula é menos propensa a lembrar detalhes de um evento, mas tem mais facilidade para manter o impacto emocional global do ocorrido. O remédio reduz o estrogênio e a progesterona para prevenir a gravidez e acredita-se que esses hormônios têm uma relação com a capacidade da mulher de lembrar os eventos logicamente, de acordo com Larry Cahill, um neurobiólogo que trabalhou no estudo.

Isso levanta questões sobre como a pílula pode afetar a performance feminina no trabalho. Como o remédio não danifica a memória, os eventos são apenas lembrados de uma forma diferente. Especialistas da Universidade da Califórnia observaram como as mulheres que usam o medicamento se relacionaram com as memórias de um acidente de carro, comparadas com outras que não usavam nada.
As que usavam a pílula lembraram com mais clareza dos aspectos gerais do evento — que um menino havia se envolvido na batida e como os médicos trataram dele. As que não usavam a pílula lembraram de mais detalhes — que havia um hidrante próximo ao carro, por exemplo.
A descoberta, publicada na revista Neurobiology of Learning and Memory, pode ajudar a explicar por que os homens lembram das coisas de forma diferente das mulheres.

AGÊNCIA O GLOBO
Esmalte que muda de cor no sol é lançado na Beauty Fair

Feira de beleza traz novidades para as unhas que chegam para compor o verão 2012

Os lançamentos de esmaltes tomaram conta da feira de beleza Beauty Fair, que encerra hoje sua sétima edição em São Paulo. Vidrinhos coloridos e cheios de adereços invadiram os stands anunciando a chegada do verão 2012, mas a grande novidade ficou por conta dos esmaltes que mudam de cor quando expostos ao sol.
A Top Beauty chega com o “One for Two”, que promete a mudança total da cor em contato com a luz solar. Por exemplo: o azul claro vira verde, o lilás vira roxo e o rosa claro vira pink. São doze variações em tons pastel, entre cintilantes e cremosos.
BR Turbo
As sandálias mais caras do mundo
 

Chinelo pintado à mão de R$ 30 mil promete salvar floresta na Costa Rica

O valor da venda do chinelo será destinado à conservação da floresta Guanacaste

Quando uma marca lança um chinelo de dedo por US$ 18 mil (R$ 30 mil) você imagina que o mercado de luxo tem um novo protagonista, certo? Não, errado. Na Chipkos, fabricante americana da sandália em questão, o apelo não é exclusividade, tradição ou qualquer outro atributo clássico desse mercado, mas algo que está se tornando bandeira de muitos segmentos, a sustentabilidade. O preço salgado do modelo recém-lançado faz parte da estratégia de convencer o consumidor a comprar uma rasteirinha e ajudar a conservar uma floresta.


O chinelo mais caro do mundo, como a própria marca diz, faz parte de uma coleção limitada. Desenhada à mão pelo artista plástico americano David Palmer, o calçado pretende ser um chamariz para filantropistas interessados em ajudar a natureza. O design, convenhamos, não é lá muito atraente. Mas todo o valor da venda, segundo a empresa, será destinado para a conservação da floresta Guanacaste, na Costa Rica. E não é só isso. Quem comprar a relíquia terá um encontro com o artista e ganha duas noites no hotel “eco-friendly” Montage, em Beverly Hills.
A Chipkos nasceu depois que sua mentora, Priya Jaggia, fez uma viagem para a Índia e Jamaica. Lá ela usou e se encantou por sandálias no estilo indianas. Também teve contato com o Movimento Chipkos, que prega a não-violência e a preservação ambiental desde a década de 70. De volta a Califórnia, ela estudou meio ambiente e resolveu criar a marca.
Com o slogan “acreditamos que uma sandália pode proteger mais do que apenas seus pés”, a Chipkos tem comprometimento com a sustentabilidade em toda a cadeia produtiva. No planejamento está “salvar” florestas brasileiras. O modelo comum custa US$ 40.
BR Turbo
Brasil é país onde fazer faculdade mais aumenta o salário, diz estudo
 

Diploma garante aumento média de 156% ao trabalhador brasileiro

Investir em uma formação de ensino superior resulta em ganhos futuros. A conclusão faz parte de relatório divulgado nesta terça-feira, pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Segundo o documento, no Brasil, ter curso superior resulta em um aumento de 156% nos rendimentos. Um salário mínimo de R$ 545 seria elevado para quase R$ 1.400, por exemplo. Um salário de R$ 2 mil viraria R$ 5.120 com curso superior. É o mais alto índice entre todos os 30 países pesquisados.
O estudo aponta que, nos países analisados, em média, um indivíduo que concluiu a educação superior recebe pelo menos 50% a mais do que uma pessoa com ensino médio concluído.
De acordo com a OCDE, no Brasil, 68,2% dos indivíduos que completaram a universidade ou um programa avançado de pesquisa ganham duas vezes mais que a média de um trabalhador. O estudo aponta, ainda, que 30,1% dos brasileiros entre 15 e 19 anos não estão estudando e que, desses, 16,1% estão empregados, 4,3% estão desempregados e 9,7% não estão na força de trabalho.
A população brasileira de 15 a 29 anos e com mais estudo é a que tem menor probabilidade de estar desempregada. Entre a população dessa faixa etária que está fora do sistema educacional, 6,2% dos graduados da educação superior estão desempregados. Na mesma situação, estão 10,2% dos jovens que concluíram o ensino médio e 5,58% dos que não concluíram esse nível de ensino.

A falta de qualificação de nível médio é, de acordo com o estudo, “um sério impedimento para encontrar emprego”. Jovens que não concluem o ensino médio e que não estão estudando estão 21 pontos percentuais menos propensos a encontrar um emprego.

A OCDE avalia que há um “alto nível de vulnerabilidade” na educação brasileira, principalmente entre os estudantes com 15 anos de idade. Cerca de 50% deles apresenta baixa pontuação em leitura. Entre os países que participaram do estudo, a média é 19%.
Além disso, o risco de obter essa pontuação baixa é uma vez e meia maior para estudantes com desvantagem de origem socioeconômica; 1,3 para os meninos em relação às meninas; e 1,3 para estudantes cujos pais têm baixo nível de escolaridade.
O relatório aponta também que, entre 2000 e 2008, o Brasil foi o país que mais aumentou os gastos por aluno da educação primária até o segundo ciclo da educação secundária (ensino médio), equivalente a uma elevação de 121%.

“O mundo reconhece que o Brasil fez, na última década, o maior esforço de investimento na educação básica entre todos os países avaliados [pela OCDE]”, comemorou o ministro da Educação, Fernando Haddad, após participar da abertura de um congresso internacional sobre educação, ocasião em que comentou o relatório.
No entanto, a OCDE disse também que o total do produto nacional investido pelo Brasil em educação continua abaixo da meta da organização. No Brasil, o percentual do Produto Interno Bruto (PIB) destinado à educação cresceu 1,8 ponto percentual, passando de 3,5%, em 2000, para 5,3%, em 2008. A média da OCDE ficou em 5,9% em 2008. Para Haddad, se o país mantiver “o passo dos investimentos”, conseguirá alcançar o percentual dos países ricos.
Agência Brasil
Gargalhar age como analgésico, dizem pesquisadores de Oxford
 
 
Dar uma boa gargalhada libera substâncias químicas que agem como analgésico natural, reduzindo a dor, indica uma pesquisa da Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha. Para testar a hipótese, os pesquisadores mediram as reações de voluntários à dor - por exemplo, colocando uma sacola de gelo sobre o braço para medir quanto tempo eles aguentavam.

Depois, eles foram divididos em dois grupos - o primeiro assistiu a um vídeo de comédia de 15 min, e o outro assistiu a uma filmagem que os pesquisadores consideraram entediantes, como programas de golfinhos. Quando foram novamente submetidos à dor, os que tinham dado gargalhadas foram capazes de suportar até 10% mais dor que antes de rir, indicou a pesquisa. Já os que assistiram a programas entediantes foram menos capazes de suportar dor que antes de assistir ao filme.
Euforia
O coordenador da pesquisa, professor Robin Dunbar, acredita que uma risada incontrolável libera endorfina, uma substância química que não apenas gera certa euforia como atua como analgésico. "É o esvaziamento dos pulmões que causa o efeito", disse o pesquisador à BBC. "É exatamente o que acontece quando alguém diz que riu até doer. Soa como uma experiência bastante dolorosa, e é a dor que produz o efeito da endorfina."
A pesquisa indicou que uma risadinha contida não basta; é preciso uma boa gargalhada para ter o efeito. Além do quê, nem todos os programas de comedia têm o mesmo resultado. Humor bobo, tais como o de programas como Mr. Bean, e até mesmo do seriado Friends, parecem ser mais eficazes. Já os monólogos de comediantes, no estilo stand-up comedy, não elevaram a tolerância dos voluntários à dor.
"Fico um pouco hesitante de dizer isso, mas tínhamos uma série de vídeos do (bem-sucedido comediante britânico) Michael McIntyre, que achávamos que teria um bom efeito. Mas acho que esse tipo de humor é muito cerebral para gerar grandes gargalhadas", disse Dunbar.
Efeito social
Os pesquisadores não mediram diretamente o nível de endorfina nos voluntários porque isto envolveria a extração de fluidos através de uma longa agulha - um procedimento que provavelmente geraria mau humor entre o grupo e influenciaria os resultados. Para o professor Dunbar, a pesquisa pode ajudar a explicar o papel do riso no estabelecimento da sociedade humana, dois milhões de anos atrás.

Enquanto todos os primatas são capazes de rir, só os humanos são capazes de gargalhar e, portanto, liberar endorfina através do riso. A teoria do professor Dunbar é que a endorfina favoreceu a criação de laços sociais entre os indivíduos da espécie. "Neste estágio, quisemos mostrar que, sim, rir ativa endorfina. O próximo passo será avaliar se dar risadas realmente faz com que grupos fiquem mais próximos, trabalhem em equipe e demonstrem mais generosidade", disse o pesquisador.
Se este for o caso, poderia explicar porque, há 2 milhões de anos, as tribos de humanos uniam até cem pessoas, enquanto a de primatas de grande porte contemporâneos chegavam apenas à metade deste número.
BBC Brasil
Os Derrames Cerebrais 
 
 
Agora existe um 4º indicador : A língua



Derrame: memorize as três primeiras letras. . . S. T. R. Só leva um instante ler isto... Disse um neurologista que se levarem uma vítima de derrame dentro das as três horas, ele pode reverter os efeitos do derrame -totalmente. Ele disse que o segredo é reconhecer o  derrame, diagnosticá-lo e receber o tamento médico correspondente,  dentro das três horas seguintes, o que é difícil.
RECONHECENDO UM DERRAME
Muitas vezes, os sintomas de um derrame são difíceis de identificar. Infelizmente, nossa falta de atenção,torna-se desastrosa.
A vítima do derrame pode sofrer severa consequência cerebral quando as pessoas que o presenciaram falham em reconhecer os sintomas de um derrame. Agora, os médicos dizem que uma testemunha qualquer pode reconhecer um derrame fazendo à vítima estas três simples perguntas: S* (Smile) Peça-lhe que SORRIA. T* (Talk) Peça-lhe que FALE ou APENAS DIGA UMA FRASE SIMPLES. (com coerência) (ex : Hoje o dia está ensolarado) R* (R< /strong>ise your arms) Peça-lhe que levante AMBOS OS BRAÇOS.
Se ele ou ela têm algum problema em realizar QUALQUER destas tarefas, chame a emergência imediatamente e descreva-lhe os sintomas,ou vão rápido à clínica ou hospital. Novo Sinal de derrame - Ponha a língua fora. NOTA: Outro sinal de derrame é este: Peça à pessoa que ponha a língua para fora.. Se a língua estiver torcida e sair por um lado ou por outro, é também sinal de derrame . Um cardiologista disse que qualquer pessoa que reenvie este e-mail a pelo menos 10 pessoas; pode apostar que salvará pelo menos uma vida ... Não o considere uma corrente, mas sim, algo que todos devemos saber.

Eu já cumpri a minha parte...
FAÇA-O VOCÊ AGORA.
Mandada por um internauta
 
 
Chá verde é aliado na perda de peso e de gordura corporal, comprova estudo da USP
 
 
Consumo da bebida, aliado a atividade física, auxilia na utilização da gordura como fonte de energia e no aumento da massa magra

O chá verde realmente pode ser um aliado no emagrecimento e na diminuição da gordura corporal. A confirmação é de uma pesquisa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP que analisou o efeito da bebida no controle da obesidade.
O trabalho, liderado pela pesquisadora Gabrielle Aparecida Cardoso, comparou a taxa metabólica de mulheres com sobrepeso e obesidade grau I, antes e depois do consumo de chá verde aliado ou não à prática de exercício físico. Ao mesmo tempo, o estudo avaliou a aceitabilidade da bebida, bem como possíveis reações adversas causadas pela bebida.

As voluntárias foram divididas em quatro grupos e durante dois meses seguiram o protocolo de pesquisa. As participantes do grupo 1 tomaram chá verde, enquanto as do grupo 2 tomaram placebo. O grupo 3 tomou chá verde e praticou atividades físicas enquanto que as mulheres do grupo 4 tomaram placebo e exercitaram-se.
Os resultados mostraram que o grupo 1 perdeu uma quantidade de peso relevante para o período de estudo: em média 5,7 quilos com manutenção da massa magra. O grupo 2, utilizando placebo, não perdeu peso, ganhou massa gorda e perdeu massa magra.

O grupo 3 (chá verde + exercícios de resistência) teve sua composição corporal modificada e outros benefícios para a saúde: maior perda de gordura, maior ganho de massa muscular, maior aumento da força muscular e redução dos níveis de triglicérides superiores aos apresentados pelo grupo 4 (placebo + exercícios físicos de resistência).
Além disso, o consumo do produto, aliado aos exercícios, auxilia na utilização da gordura como fonte de energia e no aumento da massa magra.
— O aumento da força muscular é maior quando o chá verde é consumido antes da prática dos exercícios propostos — explica Gabrielle.
Benefícios
Segundo a pesquisa, o chá verde é a segunda bebida mais consumida no mundo e contém grande quantidade de compostos que proporcionam uma série de benefícios à saúde. Entre eles, estão a redução do risco de doenças cardiovasculares e de alguns tipos de câncer, melhoria das funções fisiológicas, efeito anti-hipertensivo, proteção ultravioleta e aumento da densidade mineral óssea.

O estudo da UPS ainda reforça que a ingestão do extrato também suprime a utilização de carboidrato, que gera aumento na quantidade de glicogênio no músculo, auxiliando o aumento da resistência na corrida, e por se ter menos lactato, há uma maior disposição física para continuar o exercício físico.
Um estilo de vida saudável, associado a uma dieta adequada, prática de exercícios físicos, redução do consumo de bebidas alcoólicas e do tabaco, pode combater a doença além de contribuir para a melhora da qualidade de vida. Além disso, o consumo de certos alimentos funcionais, que produzem efeitos metabólicos, fisiológicos e benéficos à saúde, é bastante útil no controle do peso. Enquanto alguns desses alimentos são capazes de promover saciedade, como no caso das fibras, outros possuem ação termogênica e aumentam a oxidação de gorduras, como é o caso do chá verde.
AGÊNCIA USP
Quem acorda cedo é mais magro e feliz, diz pesquisa

As estatísticas apontam benefícios para os que criam o hábito de sair da cama cedo
As estatísticas apontam benefícios para os que criam o hábito de sair da cama cedo. Foto: Getty Images

Um levantamento feito com mais de mil homens e mulheres, publicado no jornal Daily Mail, aponta que os que saem da cama mais cedo são mais magros, saudáveis e felizes do que os que gostam de acordar tarde.
O estudo conduzido pela Universidade Roehampton, em Londres, Inglaterra, pesquisou a relação entre hábitos de sono e saúde e descobriu que madrugar diminui os índices de depressão e ansiedade, bem como colabora para o hábito de tomar café da manhã, que também está associado à boa forma.

Entre os pesquisados, 13% acordavam antes das 7h da manhã todos os dias da semana, incluindo sábados e domingos. O total de 6% da amostra disse acordar regularmente antes das 9h, mas estender um pouco mais o sono aos fins de semana.

Segundo o pesquisador Jorge Huber, pessoas que dormem tarde e acordam tarde não são necessariamente menos saudáveis do que os que madrugam, mas as estatísticas apontam benefícios para os que criam o hábito de sair da cama cedo. "Em algumas profissões, há claras vantagens em ser uma pessoa mais noturna, mas há indicações de que dormir tarde colabora para noites mal dormidas", disse ao jornal inglês.
Ponto a Ponto Ideias Terra Foto: Getty Images
 
 
Treino sóbrio: álcool não é eliminado com suor
 

Esforço intenso não é aconselhável para quem passou a noite bebendo
Exercícios físicos depois de uma noitada forte podem prejudicar a saúde em vez de fazer bem Um dos mitos mais propagados pelos adeptos de uma noitada nos finais de semana é que o álcool ingerido pode ser eliminado com a prática de exercícios físicos. Errado. Além de não ser capaz de expelir o álcool do organismo, a prática de atividades físicas depois de uma noite regada a bebidas pode até prejudicar a saúde.
Educadores físicos afirmam que a pessoa de ressaca fica desidratada, por isso deve tomar cuidado com atividades nas quais há grande eliminação de líquido. Um dos esportes mais perigosos para quem está de ressaca é a corrida, pois faz a pessoa suar demais, sendo que o que ela precisa é repor líquidos no organismo, e não eliminar.

Especialistas afirmam que a falta de líquidos junto com um esforço físico intenso resulta em perda de glicose e minerais, o que pode ocasionar, em casos extremos, até um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Além disso, o atleta que exagera nos exercícios quando está de ressaca também corre o risco de ter complicações cardíacas.

Repouso

Depois de ingerir bebidas alcoólicas, o certo é ficar em repouso e dar um tempo para o corpo se recuperar. O período de descanso ideal depende do organismo de cada um. Em média, a recuperação leva entre 15 e 35 horas.
Mas também é possível fazer com que a ressaca melhore mais rápido. Para isso, é aconselhável a ingestão de glicose e carboidratos por meio de alimentos saudáveis. As frutas são bastante indicadas, pois contêm muita água.
Se estiver se sentindo melhor, a pessoa pode começar a fazer alguns exercícios mais leves, como uma caminhada de meia hora, um alongamento ou um passeio de bicicleta, por exemplo.   Band
 
 
Confira a evolução da lingerie do pudor à sensualidade

A peça íntima feminina atualmente é símbolo de sensualidade
A lingerie passou por diversas modificações, de acordo com os momentos históricos, sociais e comportamentais. A peça que surgiu como vestimenta para cobrir o corpo, por pudor, se tornou um elemento fundamental para a mulher sensual contemporânea  Foto: Getty Images A moda está longe de ser linear, as tendências surgem, desaparecem e ressurgem de acordo com o contexto social, histórico e comportamental de cada época. Com a lingerie feminina não foi diferente. As vestimentas se adequaram, ao longo da história, à necessidade das mulheres. Quando a moda ditava seios pequenos, as bandagens cuidavam de pressioná-los, quando a cintura precisava ser fina, os espartilhos faziam o trabalho de espremer as costelas e afinar a silhueta. E para quem tem horror a uma barriguinha, saiba que ela também já esteve na moda. "Na Idade Média, as mulheres usavam enchimento por baixo das roupas para manter o ventre saliente e arredondado", lembra a professora de moda do Senac, Débora Caramaschi.
Segundo a professora de moda Débora Caramaschi, o primeiro registro de preocupação da mulher em cobrir o seio acontece entre os séculos 3 e 4 antes de Cristo. Nesta foto, Helena de Tróia usa uma túnica em 1.100 A.C  Foto: Getty Images

A história da lingerie se confunde com a da roupa íntima feminina. Segundo Débora, o primeiro registro de preocupação da mulher em cobrir o seio acontece entre os séculos 3 e 4 antes de Cristo, quando elas usam tecidos em forma de bandagem e túnicas até os tornozelos. A coordenadora do curso de design de moda da Faculdade Belas Artes, Valeska Nakad, afirma que na civilização de Creta, na Grécia, por volta de 2.000 e 1.400 a.C apareceu um corpete simples que projetava os seios. "Era inspirado no ideal de beleza feminino da época, a Deusa das Serpentes", disse.
Na Idade Média, entre os séculos 5 e 15, surgiu uma túnica com cordões, segundo Valeska Nakad. Também existia um corpete que era amarrado nas laterais ou nas costas e costurado à saia, chamado de Bliaud. Ainda havia o soquerie, uma cota muito justa conhecida como guarda-corpo  Foto: Getty Images

Na Idade Média, entre os séculos 5 e 15, surgiu a cota, uma túnica com cordões, considerada o ancestral do corset, disse Valeska. Segundo a coordenadora, também existia um corpete que era amarrado nas laterais ou nas costas e costurado à saia, conhecido como bliaud. "Ainda havia o soquerie, uma cota muito justa conhecida como guarda-corpo", citou.
No período da Baixa Idade Média, entre os séculos 5 e 10, o ventre saliente e arredondado, combinado a seios e quadris pequenos, compunham a beleza da mulher. "Elas usavam enchimento por baixo da roupa para aumentar o ventre e bandagens para pressionar os seios", afirmou a professora de moda Debora Caramaschi. De acordo com a professora de história da moda na universidade Santa Marcelina, Miti Shitara, o período foi marcado pela "silhueta gótica" - seios pequenos e ombros caídos.
Espartilho: mulheres com 40 cm de cintura

A chegada do Renascimento na Europa, no século 14, trouxe de volta a ideia da feminilidade. "Seios grandes, quadris largos e cintura fina", descreveu Miti. Segundo ela, os corsets começaram a ser usados no século 16, com o intuito de afinar a silhueta e pressionar a parte inferior dos seios, para que eles se projetassem ao decote. "A cintura ideal na época era de 40 cm a 45 cm de diâmetro", disse a especialista.
O espartilho se espalhou pela Europa no século 16, segundo Miti Shitara. A cintura ideal na época era de 40 cm a 45 cm de diâmetro, disse ela. A rainha Elizabeth usou o traje em 1580   Foto: Getty Images
"Até então, os vestidos tinham armação de crinolina (crina de cavalo) que eram maleáveis, mas os saiotes começaram a ganhar suporte de metal e a mulher não conseguia mais movimentar a saia da forma que queria", explicou Miti. Com isso, conforme ela andava e precisava passar por determinados lugares, levantava a saia, deixando as partes íntimas à mostra.
Até 1820, as mulheres usavam vestidos com armação de crinolina, no entanto, esta armação começou a ser feita de metal. Segundo Miti, a saia já não ficava tão maleável e as mulheres precisavam levantá-la para passar por determinados lugares, quando apareciam as pernas. Por conta disso, elas adotaram o uso das calças masculinas  Foto: Getty Images

É neste cenário que as mulheres adotam o uso da "calcinha". "Em 1820, elas começaram a usar as calças dos homens na parte de baixo", explicou a professora Débora. Mas o modelo está distante do contemporâneo. Segundo Miti Shitara, a peça íntima era até os tornozelos, de amarrar e tinha uma fenda entre as pernas.

A "calcinha" era usada por baixo do corset. "A fenda servia para facilitar as necessidades fisiológicas da mulher, pois ela não podia tirar a roupa toda vez que fosse ao banheiro", detalhou Débora. Segundo ela, as damas ficavam com a mesma calça íntima de três semanas a três meses.

As calças usadas a partir de 1820 iam até o tornozelo,eram amarradas à cintura sob o corset. A vestimenta tinha uma fenda entre as pernas para facilitar quando a mulher fosse ao banheiro, segundo Débora Caramaschi. A calça podia durar de três semanas a três meses, disse ela    Foto: Getty Images
A vestimenta até os tornozelos e o corset continuaram como a lingerie feminina durante toda o período da Belle Époque, que tem início por volta de 1880 até a chegada da Primeira Guerra Mundial, em 1914. "Os vestidos ganharam apenas uma armação levantada na parte de trás, a anquinha", disse Miti.

Guerra encurta a lingerie
Em 1908, o estilista francês Paul Poiret propôs o fim do uso dos corsets e destacou a importância do conforto  Foto: Jack Cole/Divulgação

Em 1908, o estilista francês Paul Poiret propôs o fim do uso do espartilho. Durante a Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918), as mulheres precisaram abandonar os vestidos pesados e substituíram o espartilho por chemisettes - camisas usadas sob os trajes. "Aconteceu a simplificação das roupas", disse Miti. Após o conflito, o público feminino ganhou liberdade, as calças ficaram mais curtas, foram enfeitadas com rendas e passa fitas, segundo a professora.
O sutiã existia como um bustiê que dividia os seios desde o século 20, mas só foi patenteado em 1914 pela norte-americana Mary Phelps, afirmou Miti Shitara  Foto: Getty Images

"O sutiã existia como um bustiê que dividia os seios desde o século 20, mas só foi patenteado em 1914 pela norte-americana Mary Phelps", afirmou Miti. Nesta época, a moda sofreu uma revolução com a chegada do estilista Gabrielle Chanel. De acordo com Miti, as calcinhas se tornaram um shortinho com rendas e perderam a fenda entre as pernas. "Foi a primeira vez que as mulheres mostraram as pernas até os joelhos", lembrou Débora.
Entre as décadas de 1940 e 1950, o sutiã ficou mais anatômico e ganhou o bojo, segundo Miti Shitara  Foto: Getty Images

Entre as décadas de 1940 e 1950, o sutiã ficou mais anatômico e recebeu o bojo; já as calcinhas ficaram como o é conhecida atualmente as calçolas, usadas pelo público da terceira idade. "Em 1950, os modelos de calcinhas começaram a acompanhar as tendências beach wear", disse Miti. Segundo a professora de história da moda, em 1970 surgiu o modelo tanga e, em 1980, o fio dental.
Lingerie e a erotização
O movimento das pin-ups, na década de 1950, contribuiu para tornar a lingerie um objeto sexy, de acordo com Débora. Em 1960, a beleza estava em corpos franzinos e sem curvas, como o da modelo Twiggy. Na década seguinte, teve início a cultura do físico sarado e da prática de exercícios, que impulsionou o desejo de mostrar músculos e curvas.
Em 1980 surgiu a calcinha fio dental, segundo Miti. Daí por diante o guarda-roupas de peças íntimas da mulher só ganhou variedade de modelos, com tamanhos e cores diferentes  Foto: Getty Images "Em 1980, a lingerie passou a ser vista como objeto erótico, pensada em vestimenta para ser mostrada", afirmou Miti. O cenário de "mulher independente e emancipada" da época deu liberdade ao público feminino para seduzir. "De manhã ela é a executiva e à noite sai para caçar seu homem", brincou Miti Shitara.
Segundo Débora, o século 20 é marcado pela revolução da peça íntima feminina e do comportamento das mulheres. "Surgiram a lingerie dia, noite, a sexy e a casual", enumerou a coordenadora do curso de moda da Faculdade Belas Artes, Valeska Nakad . Ela destacou o avanço da tecnologia e materiais usados no desenvolvimento dos produtos. "A palavra lingerie passou a ser utilizada em larga escala como referência de roupa íntima sexy". Daí por diante, os modelos ficaram cada vez menores, mais criativos e variados.

Terra
Óleo de argan é a bola da vez para os cabelos

 
Dezenas de produtos contendo a matéria-prima marroquina são lançados em feira de beleza

Altamente hidratante, o óleo de argan melhora a elasticidade dos fios e elimina o frizz


O óleo de argan é a bola da vez entre as mulheres que buscam cabelos bonitos e bem cuidados. A “fórmula milagrosa”, que surgiu primeiramente na versão importada, agora também é manipulada no Brasil, e isso diminui o custo final e populariza o consumo. Durante a sétima edição da feira de beleza Beauty Fair, realizada em São Paulo, entre os dias 10 e 13 deste mês, diversas empresas nacionais apresentaram linhas de xampu, condicionar, leave-in e sérum contendo o poderoso antioxidante na composição.


Rico em vitaminas e ômega 6, o argan é extraído dos frutos secos de uma árvore que leva o mesmo nome. Por ter ação altamente hidratante, ele melhora a elasticidade dos fios, elimina o frizz e protege contra os danos do dia a dia. “A extração é feita no Marrocos e o quilo da matéria-prima chega a custar U$300”, diz Jomar Beltrane, vice-presidente da Embelleze, sobre o chamado ouro marroquino.


Antonio Corral, diretor artístico da Moroccanoil – primeiro produto do tipo a despontar no Brasil –, diz não temer a grande concorrência que chega às prateleiras. “Nosso produto serve para qualquer tipo de cabelo porque tem a porcentagem certa de óleo”, diz. A marca pioneira, que vende no mundo todo e fornece para salões badalados como MG Hair e Studio W, acaba de lançar ativador de cachos e leave-in, mas para outubro promete a ampliação da linha com xampu, condicionador, spray de brilho e uma máscara de reestruturação mais concentrada.

Sucesso da Moroccanoil, o vidrinho do óleo de argan custa R$150


São mais de quinze lançamentos que pegam carona no sucesso do Moroccanoil, mas para os cabeleireiros esses produtos nacionais ainda precisam ser testados. “Só usando para poder falar com propriedade. É difícil saber se estão misturando outros óleos, como o mineral, por exemplo. O cabelo ficaria muito pesado assim”, explica o hair stylist Luiz Silva, do Studio Lorena Hair & SPA. Cris Calçolari, cabeleireira do salão L’Officiel III, arrisca que o sucesso do argan abre espaço para o mercado crescer. “A indústria de produtos não para e as clientes procuram sempre por novidades. Temos que testar outras marcas”, diz.


O óleo de argan tem diversas indicações e funciona no cabelo seco ou molhado. Sua principal ação é proteger do ressecamento, hidratar e promover o tão desejado efeito espelhado nos fios. Contudo, a hidratação profissional é mais completa e envolve termoativação e massagem. Versátil, o óleo puro pode até ser aplicado no cabelo antes da tintura, para evitar o ressecamento.


BR Turbo


Pesquisa explica por que pessoas com fome ficam de mau humor
 
 
Cientistas esperam usar descoberta para tratar transtornos psiquiátricos em que a violência é um problema comum


Baixa na serotonina explica mau-humor na hora da fome

Se você sempre se perguntou por que pessoas com fome são mais propensas a ficarem zangadas ou agressivas, um grupo de pesquisadores britânicos afirma ter descoberto a razão: os níveis de serotonina – um hormônio que ajuda a regular o comportamento – flutuam quando as pessoas estão estressadas ou há muito tempo sem comer.

A flutuação dos níveis de serotonina afeta partes do cérebro que permitem às pessoas controlar a própria raiva, explicaram os pesquisadores da Universidade de Cambridge em um artigo publicado esta semana na revista científica Biological Psychiatry.


“Sabemos há décadas que a serotonina desempenha um papel fundamental na agressividade, mas só muito recentemente tivemos a tecnologia para examinar o cérebro e estudar o quanto a serotonina nos ajuda a regular nossos impulsos emocionais. Combinando uma longa tradição em pesquisa comportamental com novas tecnologias, finalmente fomos capazes de elucidar o mecanismo pelo qual a serotonina pode influenciar agressividade”, disse a pesquisadora Molly Crockett, que integrou o grupo de pesquisadores responsáveis pelo estudo, feito no Instituto de Neurociências Clínicas e Comportamentais de Cambridge.


Na condução do estudo, os pesquisadores controlaram a dieta de voluntários saudáveis para manipular os seus níveis de serotonina. Os cérebros dos participantes foram então escaneados usando um aparelho de ressonância magnética funcional enquanto eles observavam rostos com expressões que indicavam raiva, tristeza e neutralidade, para determinar como várias partes de seus cérebros reagiram e se comunicavam umas com as outras.


O estudo revelou que baixos níveis de serotonina deixaram as comunicações entre determinadas partes do cérebro mais fracas do que o normal. Os pesquisadores concluíram que, quando isso acontece, pode ser mais difícil para o cérebro controlar as respostas emocionais de raiva.


Os participantes também responderam a um questionário de personalidade para avaliar se eles tinham ou não uma tendência natural para a agressividade. Aqueles que estavam predispostos a serem agressivos tinham uma comunicação ainda mais fraca entre certas regiões do cérebro quando os níveis de serotonina estavam baixos, observaram os pesquisadores.

As descobertas podem ser aplicadas a uma variedade de transtornos psiquiátricos em que a violência é um problema comum, tais como o transtorno explosivo intermitente, que é caracterizado por explosões de extrema e incontrolável de violência, sugeriram os autores.

“Estamos esperançosos de que nossa pesquisa possa levar a melhores diagnósticos, bem como melhores tratamentos para estas e outras condições”, disse Luca Passamonti, que atuou na pesquisa como cientista visitante da Unidade de Cognição e Ciências do Cérebro, do Conselho Nacional de Pesquisas Médicas de Cambridge.


BR Turbo
Foto: Getty Images


Dieta da batata baixa pressão e não engorda, afirma pesquisa
 
  Voluntários emagreceram comendo batatas
Comer batata pode ajudar a emagrecer. Foto: Getty Images


Pense numa refeição com batata e provavelmente ela será associada a um prato calórico que pode comprometer sua silhueta. Pois assim como o café, chocolate e outros itens que ganharam status de benéficos à saúde, um estudo colocou a batata como o novo superalimento.
Uma pesquisa da Universidade Scranton, no estado da Pennsylvania (EUA), apontou que o tubérculo ajuda a baixar a pressão arterial e sem o efeito de colaborar com o aumento de peso.
Os participantes do levantamento consumiram duas porções de batatas, no almoço e no jantar, como integrante de suas dietas usuais. A maioria deles estava obesa e controlava pressão arterial por meio de medicamentos.
 
Após um mês, os índices de pressão de todos haviam caído significativamente, mais do que seria possível pela ação dos remédios. E, segundo informações divulgadas pelo jornal inglês Daily Mail desta quinta-feira (1), nenhum deles engordou.

Segundo o pesquisador Joe Vinson, os resultados foram possíveis porque os voluntários consumiram o alimento sem a adição de óleo, manteiga, condimentos e outros itens calóricos. As batatas usadas eram pequenas e foram comidas com a casca, que reúne as substâncias que ajudam a regular a pressão sanguínea.
Ponto a Ponto Ideias Terra Foto: Getty Images
Japoneses lançam bermuda que queima calorias em caminhadas
 
  Os fabricantes afirmam que um homem de 65 quilos que caminha 90 minutos por dia usando a bermuda por baixo da roupa queima 210 calorias a mais por semana
 . Foto: Goldwin Inc /BBC Brasil
Uma empresa japonesa lançou uma bermuda que supostamente queima calorias quando é usada. As "MXP Calorie Shaper Pants", desenvolvidas por cientistas da companhia Goldwin, fariam os músculos trabalharem mais quando a pessoa caminha ou sobe escadas graças a um material não-elástico feito de resina que é aplicado em partes da bermuda.
Os fabricantes afirmam que um homem de 65 kg que caminha 90 minutos por dia usando a bermuda por baixo da roupa queima 210 calorias a mais por semana, o equivalente a meio litro de cerveja. O público-alvo da empresa são homens e mulheres de negócios entre 35 e 45 anos. Além das propriedades "emagrecedoras", a bermuda também teria partículas desodorizantes que absorveriam odores desagradáveis.

O produto custa 2.940 iênes (R$ 60), mas só está à venda no Japão e segundo o porta-voz da empresa, Jun Kurita, ainda não há planos de exportação.

Moda de roupas "emagrecedoras"
Roupas e calçados que prometem queimar calorias são cada vez mais populares no Japão. Além das "Calorie Shaper Pants", o país também tem vários tipos de tênis que queimariam calorias, incluindo o Chung Shi, um favorito entre celebridades.
O tênis tem um solado diferenciado que, segundo os fabricantes, "torna caminhadas e corridas mais dinâmicas e ajuda na postura, tônus muscular e equilíbrio". Já a empresa ShaToBu produz uma lingerie modeladora que levaria as consumidoras a queimar 12% a mais de calorias.
BBC Brasil
Hibisco: conheça a flor que traz benefícios para a saúde
 
  Planta possui antioxidantes em quantidade equivalente a encontrada na uva e no vinho tinto

Provavelmente, você não conhecia o nome dessa flor bastante utilizada para ornamentar e, tampouco, tinha conhecimento sobre as propriedades benéficas da planta típica da Ásia. Segundo a Rede Mundo Verde, estudos recentes mostram que o hibisco possui um antioxidante chamado antocianina em quantidade equivalente a encontrada na uva e no vinho tinto.

Além disso, o hibisco possui ainda ácido málico, vitamina C e mucilagens. Veja quais são os benefícios que a planta pode trazer para a sua saúde:
 
:: Coração

As antocianinas diminuem o risco de doenças cardiovasculares, pois reduzem a oxidação do LDL colesterol. O resultado de pesquisas mostram que as taxas de triglicérides, colesterol total e LDL colesterol eram menores no grupo que usava o extrato de hibisco se comparado aos que não usavam. O consumo do chá de hibisco auxilia ainda na redução da pressão arterial.

:: Funcionamento do intestino

Mucilagens são fibras que ajudam no aumento do bolo fecal o favorecem o bom funcionamento do intestino.

:: Emagrecimento

O chá de hibisco estimula a queima de gordura corporal, facilita a digestão, regulariza o funcionamento do intestino, diminui a absorção de carboidratos e gorduras e combate a retenção de líquido.

:: Proteção contra câncer

Os antioxidantes têm a função de neutralizar os radicais livres que são produzidos naturalmente em nosso organismo. Quando temos excesso de radicais livres, há maior chance de instalação de doenças degenerativas, como câncer. A vitamina C também ajuda neste efeito preventivo da planta.
:: Combate ao envelhecimento

O excesso de radicais livres também está relacionado ao envelhecimento precoce. Quando há um desequilíbrio entre a quantidade de radicais livres produzidos pelo corpo e a defesa antioxidante pode haver o envelhecimento precoce, com o surgimento de rugas e manchas de pele. O hibisco ajuda e frear o processo de envelhecimento.

Preparo
O chá de hibisco deve ser feito com as flores secas da planta, mais especificamente, com uma colher de chá delas em uma xícara de água fervente. Depois, o ideal é deixar tapado por 10 minutos antes de beber.
O chá não tem efeitos colaterais, porém, as gestantes e mulheres que estejam amamentando não devem ingerir a bebida sem orientação médica.
BEM-ESTAR DO CLICRBS
Estudo confirma que chocolate reduz risco de doenças cardíacas
 
 
Levantamento publicado no British Journal Medical Journal analisou sete pesquisas anteriores sobre o tema


O consumo de chocolate pode estar associado com a redução de doenças cardíacas, de acordo com um novo estudo da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. O levantamento publicado no British Journal Medical Journal mostra que o consumo regular de chocolate reduz em um terço o risco de desenvolver problemas no coração.

Os pesquisadores fizeram uma revisão em sete pesquisas anteriores sobre o assunto, envolvendo mais de 110 mil pessoas, com e sem problemas cardíacos. Cinco deste trabalhos comprovaram os resultados benéficos da relação entre o chocolate e a prevenção das doenças cardiovasculares.
Chocolate e saúde
Apesar de não ser indicada a ingestão excessiva de chocolate, em razão do seu alto teor calórico, pesquisas anteriores já relacionaram o alimento com efeitos positivos para a saúde. O seu poder antioxidante é bastante conhecido e deve-se à presença de polifenóis. Esta propriedade seria a responsável pela prevenção dos problemas de cardiovasculares.

Além disso, o chocolate possui substâncias estimulantes como a teobromina e a cafeína e também ativa a produção de feniletilamina no corpo. Esta última é responsável por provocar a sensação de bem-estar e explicaria o porquê das pessoas comerem chocolate quando estão emocionalmente abaladas.

BEM-ESTAR CLICRBS
No Dia Nacional de Combate ao Fumo, veja oito motivos para ficar longe do cigarro 
 
Lista de efeitos maléficos do fumo é bastante extensa e inclui relação com doenças pulmonares, cânceres e consequentes óbitos

Nesta segunda-feira, o Brasil celebra o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre os malefícios do cigarro. Já se sabe que, além trazer consequências negativas para o fumante, o cigarro também afeta quem não fuma. Contudo, a lista de efeitos maléficos do fumo é bastante extensa e inclui relação com doenças pulmonares, cânceres e consequentes óbitos.
Confira abaixo oito razões para se manter bem longe do cigarro: :: A fumaça do cigarro contém cerca de 4,7 mil substâncias tóxicas diferentes e muitas delas são cancerígenas; :: Assim que tragada, a fumaça provoca alterações no organismo, como aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos e constrição dos vasos sanguíneos;
:: O tabagismo está ligado a 50 tipos de doenças como câncer de pulmão, de boca e de faringe, além de estar relacionado a problemas pulmonares e cardíacos;
:: Uma porcentagem muito baixa dos pacientes com câncer de pulmão sobrevivem à doença;
:: Algumas lesões causadas pelo cigarro, como no caso do enfisema, são irreversíveis; :: No Brasil, 23 pessoas morrem por hora em função de doenças ligadas ao tabagismo;
:: Crianças nascidas de mães que fumaram 10 ou mais cigarros por dia durante a gestação apresentam atraso no aprendizado;
:: Os fumantes passivos também podem desenvolver doenças relacionadas ao fumo.

Fontes: Ministério da Saúde e José Roberto Jardim, médico e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
ClicRBS
Brócolis salva-vidas
 
 
Há quem torça o nariz para ele, mas o vegetal é usado até para tratar o câncer

Nem todo mundo dá prioridade para os vegetais na hora da refeição. E tem gente que ainda torce o nariz só de pensar nessa ideia. Mas você sabia que hortaliças como o brócolis e a couve-flor contém sulforafano, uma substância química capaz de destruir células cancerosas?
A notícia foi divulgada pela Oregon State University, que realizou um estudo na qual constatou o benefício do antioxidante no organismo. Nesse trabalho, conduzido pelo Instituto Linus Pauling, os cientistas descobriram que os vegetais crucíferos, ou seja, aqueles com alta concentração de vitamina C e E, betacaroteno e ácido fólico, ajudam na prevenção e no tratamento do câncer. O que acontece é que o sulforafano tem o poder de destruir apenas as células doentes sem afetar as que funcionam corretamente.

Para a nutricionista e especialista em alimentação funcional, Sandra Stefano, o brócoli é o alimento que apresenta sulforafano em maior concentração em comparação a todos os outros vegetais crucíferos. “O brócolis é um velho conhecido por suas propriedades benéficas. Essa mesma substância presente no vegetal já era conhecida por tratar da bactéria H. Pylori, que causa úlcera estomacal”, afirma.
Além de conter mais vitamina C do que uma laranja, o brócoli também é rico em fibras, cálcio, potássio, ácido fólico e vitamina A. De acordo com Sandra, ele ainda é um aliado da balança, pois tem poucas calorias. “Cada 100 gramas tem apenas 35 calorias”, diz. Portanto, esqueça a ideia de que o vegetal tem um gosto ruim e se entregue aos seus benefícios com a deliciosa receita abaixo.
Suflê de Brócolis
Ingredientes
3 colheres de sopa de margarina light (*)
3 colheres de sopa de farinha de trigo integral ¼ de xícara de leite
1 cebola ralada 1 xícara de chá de creme de leite
1 xícara de chá de caldo de carne
2 gemas batidas
1 prato de brócolis cozido
1 xícara de chá de queijo ralado
1 pitada de noz moscada
Sal e pimenta do reino a gosto
3 claras em neve
(*) o uso da gordura mais dietética é opcional. As receitas clássicas de suflê são feitas com manteiga)
Modo de Fazer Refogue a cebola na margarina, junte as gemas, o leite e a farinha dissolvida no creme de leite e peneirada. Adicione o caldo de carne, tempere com sal, pimenta e noz moscada, misturando sempre em fogo brando até obter uma consistência cremosa. Passe para uma tigela e acrescente o brócolis picado, o queijo e as claras em neve. Misture bem. Leve ao forno para assar em assadeira refratária untada. Quando estiver assado, retire, pincele as gema e volte ao forno por alguns minutos para dourar.
Terra
Assadeira em formato labiríntico permite fazer bolos com mais bordas crocantes
 
 
Produto é voltado para quem prefere as beiradas

Para algumas pessoas, a parte preferida do bolo é a borda — aquele pedaço mais crocante, que envolve um recheio macio e cremoso. No entanto, em formas retangulares comuns, a maioria das fatias acaba ficando sem a crosta tão desejada.
Pensando nisso, um fabricante americano criou uma forma diferente. Em formato labiríntico, a assadeira faz com que toda a massa se aqueça por igual, ao contrário das formas comuns, em que as beiradas assam mais rápido que o interior. Assim, bolos, brownies e até lasanhas permanecem com a textura de sempre, porém com mais bordas. E o melhor: cada fatia fica crocante em pelo menos dois lados.
A forma já foi elogiada em diversos sites internacionais e é utilizada pela apresentadora Martha Stewart, famosa pelos quadros de culinária em seus programas de TV. O produto não é comercializado no Brasil, mas está a venda no site do fabricante.
ClicRBS
Queimando ainda mais calorias
Conheça os alimentos que vão ajudar na difícil missão de perder peso

Frituras e doces em excesso fazem você ganhar quilinhos indesejáveis, isso todo mundo sabe. Há, porém, opções no cardápio que são capazes de promover o efeito inverso. Isso mesmo: não são fórmulas mágicas, mas existem, sim, alimentos que quando ingeridos, de certa forma, “emagrecem” – isto é, ajudam a pessoa a ficar em forma.
De acordo com a nutricionista Mariana Gonçalves, professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), estão nesse caso os chamados alimentos termogênicos, que, para serem digeridos, exigem do corpo um gasto de energia maior do que os outros. “Com isso, a queima de calorias pelo organismo é maior”, explica.

Um exemplo de alimento termogênico é a pimenta. Devido à presença da substância capsaicina, além do aumento do gasto energético ela facilita a quebra das partículas de gordura que se depositam no corpo. A nutricionista alerta, no entanto, que não basta apimentar toda refeição para emagrecer. “Esses alimentos não vão produzir efeito se acompanharem opções altamente calóricas e estiverem fora de uma dieta equilibrada”, diz.
Segundo Mariana, todos os itens que contenham cafeína, como o café, o chá verde e o guaraná, também são considerados termogênicos. Como no caso de qualquer alimento, seus benefícios vão depender, no entanto, das quantidades e da frequência da ingestão. “Até certa medida a cafeína pode fazer bem, mas acima do limite dá chance à dor de cabeça e à insônia, entre outros problemas”, ela ressalta. Além disso, a cafeína tem de ser consumida com muito cuidado por quem sofre de hipertensão ou gastrite.

A nutricionista acrescenta ainda, à lista dos termogênicos, o gengibre. Porém, por elevar a pressão arterial, pode não ser recomendado para quem tem problemas cardíacos. “Somente um especialista é capaz de definir as quantidades ideais dentro de um cardápio saudável para cada pessoa”, afirma Mariana.

Outros alimentos que queimam calorias

Embora alimentos que contenham a substância ômega-3 – uma espécie de gordura boa para o organismo – não sejam considerados termogênicos, eles oferecem vantagens na hora de prevenir o aumento no peso. Assim, peixes como o atum, a sardinha e o salmão ajudam nos regimes de emagrecimento. “O ômega-3 leva o organismo a absorver a glicose mais lentamente, permitindo com isso que mais do açúcar seja usado para produzir energia e menos armazenado como gordura”, justifica Mariana.
Outros bons aliados na queima da gordura corporal são as fibras (presentes em hortaliças e legumes, por exemplo) e o cálcio (iogurtes, queijos e bebidas lácteas fermentadas). Ambos atuam na quebra da gordura corporal. “Alimentos que ajudam na saúde do intestino também são importantes, já que o órgão é responsável pelo melhor aproveitamento de cada um desses nutrientes”, completa a nutricionista.
Terra
Estudo: pequena dose diária de álcool ajuda a prevenir Alzheimer
 
 
Pequenas doses diárias de álcool podem ajudar na prevenção de Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas, afirmou um grupo de pesquisadores americanos que analisou 143 estudos prévios. Os cientistas chegaram à conclusão que as pessoas que bebiam uma ou duas doses de álcool por dia tinha 23% menos de chance de desenvolver doenças do tipo. As informações são do jornal britânico Daily Mail.
A estimativa é em comparação com as pessoas que não consumiam álcool. As pessoas que bebiam muito - mais de cinco doses diárias - sofriam o efeito contrário: elas tinham maiores chances de desenvolver doenças neurológicas. A análise contou com dados de 365 mil pessoas coletados desde 1977.
Os pesquisadores da universidade Loyola de Chicago não sabem explicar porque o consumo moderado de bebidas alcoólicas tem um efeito benéfico à saúde. Eles apenas constataram que as células do cérebro estavam mais sãs nas pessoas que bebiam moderadamente, mas ressaltam que fatores como exercício, dieta e educação também contribuem para a saúde mental.

Terra
Perder a mulher para outro homem tudo bem. Mas e se for para outra mulher?
 


Perder uma mulher para outro homem, dizem, é muito simples e fácil. Existem milhares de frases no estilo “não deu assistência, abre para a concorrência”. E acredito que a máxima se enquadra perfeitamente em qualquer relação. Até porque eu, como homem, sei o quão ardilosos conseguimos ser e como podemos nos aproveitar das situações mais desesperadoras das mulheres — e isso é um assunto bom para outro post.
Mas e se perdêssemos a mulher (seja a amada ou o simples casinho, a ficante) para outra mulher? Na boca pequena há quem diga que é impossível competir. Ela, a mulher, proporciona a outra algo que nós, homens, não conseguimos. Não acredito nisso e explico melhor abaixo. Prefiro pensar que as mulheres conseguem ser mais doces, mais carinhosas, mais parceiras, mais amigas, menos estressadas (entre si) — e tantas outras outras coisas — do que alguns homens.
O que vou escrever a seguir não busca a generalização, mas analisar fatos: mesmo em um dia complicado e cansativo, mulher gosta (e quer) deitar no sofá abraçadinha. O homem, não. Ela quer conversar, conversar, conversar. Ele quer ficar quieto. Ela quer organizar a casa, pensar no que vão fazer no final de semana mesmo sendo terça-feira. Ela tem paciência para as mais diversas coisas. Ele é prático e prefere ir direto ao ponto, resolver logo o problema. E por aí vai. Ou seja: acredito que ela acaba “cansando” do diferente e procura o igual. Alguém que entenda e queira tudo isso aí em cima. Algumas acham isso em homens. Outras, acabam encantadas com o mesmo sexo. Preferências.

Ah, quer saber por que não acredito no “ela proporciona algo que nós, homens, não conseguimos”? Porque sei que é possível que um homem e uma mulher superem as carícias e os toques e os beijos e tudo o mais que se pode fazer em um momento entre duas mulheres. Depende, claro, do que o parceiro está disposto a dar para “o outro lado da moeda”. Tudo seria uma questão de ele lembrar que sexo é feito por duas pessoas e que as duas pessoas devem sair satisfeitas. E não aproveitar a mulher como se fosse uma boneca inflável.

Penso o seguinte: não é incomum o uso de vibradores no sexo entre mulheres. Logo, elas querem o que podemos dar — o que mata a tese popular acima. E chego a conclusão de que é a parceira que está usando o brinquedinho que faz a diferença. E, neste caso, se você perdeu sua mulher para outra procure melhorar e aperfeiçoar aquilo que você acredita ser ótimo. Pode até ser ótimo e colar com alguma, mas ela, que te deixou, quer — ou quis — algo estupendo. ela pode não ter falado nada, ok, culpa dela também. Mas você não soube perceber que a coisa não estava ótima como você pensava.
Samba Canção do ClicRBS
Estudo diz que casados podem viver 17 anos mais que solteiros
 
 
Pesquisadores sugerem que casamento aumenta longevidade

Casados podem viver mais que solteiros. Foto: Getty Images

Pesquisadores norte-americanos descobriram que o casamento pode aumentar a expectativa de vida dos homens em até 17 anos, o que garantiria aos solteiros uma chance 32% maior de morrer antes que um casado. A informação foi publicada no periódico médico The American Journal of Epidemiology
Para as mulheres solteiras, a realidade é um pouco melhor: elas tem 23% ou 15 anos a menos de expectativa de vida comparada às colegas casadas. Para chegar a estes números, pesquisadores da Universidade de Louisville contaram com 90 estudos com 500 milhões de pessoas compiladas em 60 anos.

O risco de morte para pessoas entre 30 e 39 anos se mostrou 128% maior para os solteiros do que para os casados da mesma idade. Tais dados levantou a pergunta na comunidade científica: por que o casamento tem um efeito tão dramático na longevidade?
David Roelfs, professor assistente de Sociologia, da mesma universidade, foi quem explicou: "com o declínio da assistência médica pública, as mulheres solteiras acabam ficando econômica e medicinalmente marginalizadas, aumentando as chances de desenvolverem problemas que podem levar ao óbito". Além disso, os casados têm um network forte, que lhes garante um suporte social estruturado, estimulando a ida a médicos e o início de hábitos saudáveis como dietas e exercícios.
Terra Foto: Getty Images
Vinho pode ser um aliado na perda de peso
 
 
Pessoas obesas podem ter o risco de diabetes diminuído se beberem com moderação
O alto teor de açúcar presente no vinho sempre fez com que a bebida fosse vista como uma vilã para quem está de dieta. É verdade que beber demais é prejudicial à saúde.

Porém, pesquisadores da Universidade Navarra, na Espanha, descobriram que a ingestão moderada e diária de álcool, principalmente de vinho, ajuda a parar de engordar e até faz perder peso.
Segundo informações do Daily Mail, alguns estudos ainda sugerem que pessoas obesas podem ter o risco de diabetes diminuído se beberem com moderação.
 
Aqueles que sofrem com o excesso de peso têm o metabolismo mais lento, portanto, armazenam as gorduras e açúcares que ingerem. No entanto, os cientistas afirmam que as calorias do álcool são absorvidas rapidamente por qualquer organismo, inclusive o de pessoas com sobrepeso.

BEM-ESTAR
CLICRBS
Homens acham inútil conversar sobre seus problemas
Os pais devem incentivar os meninos a perceber que, às vezes, é bom colocar os sentimentos para fora

A resistência dos homens a discutir seus problemas, incluindo os do relacionamento amoroso, costuma irritar as mulheres. E, de acordo com pesquisas da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, o hábito começa na infância e não tem ligação com a possibilidade de se acharem fracos.
 
Para chegar a essa conclusão, a cientista Amanda Rose realizou quatro estudos envolvendo cerca de 2 mil crianças e adolescentes. "Durante anos, psicólogos têm insistido que os meninos e os homens gostariam de falar sobre seus problemas, mas são refreados por temores de passar vergonha ou parecer fraco. Quando perguntamos aos jovens como se sentiriam ao falar de seus problemas, as respostas dos meninos sugerem que eles simplesmente não acham essa seja uma atividade particularmente útil", disse Amanda.

Enquanto isso, as garotas acreditam que conversar bastante sobre os incômodos ajuda a aliviar. No entanto, um levantamento anterior de Amanda mostrou que focar excessivamente em algo, principalmente que não possa controlar, pode torná-las mais propensas à ansiedade e depressão.
A profissional recomenda que os pais incentivem os meninos a perceber que, às vezes, é bom colocar para fora. Por outro lado, as meninas devem ser desencorajadas de insistir tanto nas dificuldades. Os dados são do jornal Daily Mail.
Ponto a Ponto Ideias Terra
Doença mental afeta mulheres e homens de forma diferente

Pesquisa aponta que elas têm mais ansiedade e depressão. Eles têm mais dependência química e distúrbios anti-sociais

Eles, aponta a pesquisa, são mais frequentemente diagnosticados com dependência química (abuso de drogas ou de álcool) ou distúrbios anti-sociais, enquanto as elas são mais propensas a desenvolver ansiedade ou depressão.
O estudo analisou dados coletados em 2001 e 2002 de 43.000 pessoas que participaram de um levantamento dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos e os resultados deixaram clara a necessidade de esforços de prevenção e tratamento específicos para cada gênero, defendem os autores.

Diferenças na forma como mulheres e homens interiorizam e exteriorizam suas emoções podem explicar as variações de gênero nas taxas dos diferentes problemas de saúde mental, sugeriu a equipe responsável pela pesquisa.
Mulheres com transtornos de ansiedade são mais propensas a guardar suas emoções, o que pode levar a isolamento, solidão e depressão. Já os homens são mais propensos a expressar os sentimentos negativos, o que pode levar a um comportamento agressivo, impulsivo ou coercitivo. O estudo foi publicado este mês na edição on-line do periódico científico Journal of Abnormal Psychology.
Com as conclusões do estudo os pesquisadores sugeriram formas diferentes de tratar as mulheres e os homens com problemas de saúde mental.

"Nas mulheres, o tratamento pode se concentrar em estimular habilidades cognitivas para evitar que a ruminação (refletir e pensar o tempo todo sobre algo que está causando sofrimento) culmine no desenvolvimento de depressão ou ansiedade", disse Nicholas Eaton, autor do estudo e professor da Universidade de Minnesota (EUA).
"Nos homens, o tratamento para comportamentos impulsivos pode se concentrar em premiar as ações não impulsivas e moldar tendências agressivas em comportamentos não-destrutivos. "

BR Turbo Foto: Getty Images
Comer ovo faz bem para a saúde?


O ovo é um daqueles alimentos que geram controvérsia. Afinal, seu consumo é uma opção saudável ou uma armadilha de alto colesterol? De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, a resposta depende da qualidade da ração que a galinha come.
“Os ovos não são todos iguais”, diz a autora do estudo, Niva Shapira. De acordo com sua pesquisa, quando as galinhas são alimentadas com uma dieta baixa em ácidos graxos ômega-6 (soja, milho, girassol) e alta em antioxidantes como trigo, cevada e sorgo, elas produzem ovos que podem causar menos danos para a saúde humana. “A alimentação dos animais determina o impacto fisiológico do produto final em sua mesa”.
Oxidação do colesterol
Ovos ricos em ômega-6 aumentam a tendência do colesterol para oxidar, e como resultado, ele se deposita nas paredes das artérias. De acordo com os resultados do estudo, os ovos de galinhas que mantêm uma alimentação saudável podem diminuir a oxidação do LDL (o “colesterol ruim”) do corpo, ou seja, contribuiriam para menos problemas de saúde.

“Ovos mais saudáveis costumam custar mais caro”, diz Shapira. O preço da ração varia de região para região. Mas é comum que aquela rica em ômega-6 – como milho, soja e seus óleos – seja mais barata e, por isso, mais procurada pelos produtores.

Para avaliar os efeitos de uma alimentação saudável na composição do ovo, a autora e sua equipe desenvolveram uma dieta rica em antioxidantes e baixa em ácidos graxos, baseada em trigo, cevada e sorgo.

Qualidade e melhora na saúde

A ração melhor equilibrada foi oferecida a animais jovens que ainda não haviam acumulado os ácidos graxos em seus tecidos. Quando a composição dos ovos atingiu a desejada, os pesquisadores reuniram três grupos de voluntários. Uma parte iria comer dois desses ovos “mais saudáveis” diariamente durante uma semana, outra comeria dois dos ovos comuns durante o mesmo período e a terceira comeria no máximo quatro ovos comuns durante uma semana.

E os resultados foram bem diferentes. O grupo que consumiu dois ovos ricos em antioxidantes – ou mais saudáveis – diariamente apresentaram níveis de oxidação do LDL semelhantes ao grupo que comeu os quatro ovos comuns no período de uma semana. Já entre o grupo que consumiu dois ovos comuns por dia, houve um aumento de 40% de oxidabilidade LDL entre os participantes.
“Os resultados mostram que com os ovos ‘saudáveis’ é possível comer mais sem que LDL oxide e comprometa a saúde das pessoas”, diz Shapira.

Exigir um melhor produto

Para a autora, a população deve exigir dos grandes produtores a agricultura orientada para a saúde. “O foco não pode ser apenas o custo, mas as consequências para a saúde da população. Para que produzam alimentos saudáveis, os produtores precisam de apoio das autoridades locais e também que a sensibilização por parte dos consumidores cresça para que o acesso a produtos de qualidade seja ampliado”, aponta.

“Este estudo mostra que os consumidores devem tomar cuidado com pesquisas que tiram uma conclusão única sobre o valor da saúde dos alimentos, porque os resultados podem ter relação direta com a forma com que eles são produzidos – como no caso dos ovos. Na Europa, o milho e a soja são menos utilizados na alimentação dos frangos, enquanto na América do Norte, estes dois ingredientes constituem grande parte da ração das galinhas”, finaliza.

com informações da Tel Aviv University B A N D
Anvisa proíbe propagandas de vestimentas com material que melhoraria a circulação sanguínea
Divulgação / My Lady
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão de todas as propagandas de produtos para saúde fabricados com o fio Emana. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira.
O fio Emana é encontrado em vestimentas como blusas, bermudas, roupas esportivas e lingeries. Segundo o fabricante, o material apresenta indicações terapêuticas e de correção estética, como redução da celulite. Porém, os produtos apontados pela Anvisa não possuem cadastro na Agência e as propriedades anunciadas não são comprovadas.
De acordo com a empresa que desenvolveu o fio Emana, o produto melhoraria a regulação térmica da pele e a microcirculação sanguínea. Ele também reduziria o acúmulo de ácido láctico, que leva à fadiga muscular.
A suspensão é definitiva e tem validade imediata após a divulgação da medida no Diário Oficial. A Anvisa orienta às pessoas que tenham adquirido algum produto dos lotes suspensos que interrompam o uso.
Donna DC
Protetor solar em excesso enfraquece os ossos e pode causar doenças
 
 
A falta de sol prejudica a produção de vitamina D

Mulher passando protetor solar na praia. Foto: Getty Images
Mesmo sem casos na família, doenças ou hábitos que potencializam as chances de problemas nos ossos, pessoas que evitam tomar sol podem desenvolver doenças como a osteoporose, por exemplo, por uma deficiência de vitamina D. O excesso de protetor solar evita que os raios solares atinjam o corpo. As informações são do Daily Mail.
Recentemente, foi noticiado que um número crescente de pessoas - até um em cada três adultos - sofrem deficiência do componente, devido à falta de exposição ao sol e má alimentação. A falta de vitamina D aumenta o risco de osteoporose e fraturas em 60%.

De acordo com um estudo sobre a doença, o número de homens britânicos internados em hospitais por causa de fratura no quadril subiu 77% em dez anos. O aumento da expectativa de vida e falta da vitamina D seriam as principais razões. Além dos problemas nos ossos, a ausência do componente, está associada ao aumento de risco de resfriados, gripes, doenças cardíacas, diabetes, esclerose múltipla e câncer.
Cerca de 90% da vitamina D é produzia na pele, com ajuda da luz do sol. Os raios ultravioletas transformam o colesterol em vitamina D, de acordo com o consultor de bioquímica clínica William Marshall.A vitamina D é importante para uma vida saudável, crescimento, força dos ossos funções musculares e sistema imunológico, segundo o médico.
Terra Foto: Getty Images
Doença rara faz com que garota possa morrer se escovar os cabelos


Megan Stewart de 13 anos tem uma doença rara que pode levá-la à morte caso escove os cabelos com muita força. Ocorre que a eletricidade estática gerada pela ação pode “desligar” temporariamente o cérebro da guria, fazendo-a parar de respirar.

Segundo o “The Sun“, a garota, de Lanarkshire, na Escócia, até hoje teve apenas um ataque, quando era um pouco mais nova. Conforme o pai da menina, Ian, de 41 anos, ela ficou 20 minutos inconsciente.

A mãe, Sharon, de 41 anos, temeu que fosse um ataque epilético, e chamou a ambulância. Após exames, Megan foi diagnosticada com Hair Grooming Syncope, também conhecida como “Síndrome de Escovar Cabelos“.

A estudante foi proibida de participar em experiências científicas envolvendo estática. E, para pentear-se, precisa primeiro molhar as madeixas ruivas.
ClicRBS
Hora extra é uma das diferenças no expediente fora do Brasil

 Fora do país, cafezinho com os colegas ou conversa de corredor praticamente não existem


Se, no Brasil, sair mais tarde do trabalho ainda é sinônimo de comprometimento e faz parte da cultura do mundo corporativo, no exterior fazer hora extra geralmente denota incompetência.
“Às 17h, todo mundo ia embora e o escritório ficava vazio”, conta a advogada Daniela Monteiro, especialista em mercado de capitais e M&A (sigla em inglês para fusões e aquisições). Ela morou em Nova York, Estados Unidos, quando trabalhava no escritório Linklaters, que possui filial no Brasil.


“Pessoas que ficam após o horário são consideradas incompetentes ou lerdas, porque não conseguem exercer sua função no horário comercial”, diz engenheiro Alexandre Segui


Sem cafezinho


Daniela conta que lá as pessoas levam o horário muito a sério. É comum os funcionários até almoçarem em suas mesas de trabalho para não perder tempo. “Você não vê ninguém enrolando. Não existe essa história de tomar um cafezinho, de ficar de bate-papo. A sensação que tive foi a de que as pessoas não trabalham porque gostam e sim porque precisam ganhar dinheiro para tocar a vida fora do escritório”, conta.
O engenheiro Alexandre Segui, que morou na Austrália e na Irlanda, concorda e diz que sua percepção é a de que se tem muita preocupação com a qualidade de vida. “Pessoas que ficam após o horário de trabalho são consideradas incompetentes ou lerdas, porque não conseguem exercer sua função no horário comercial.”
Essa pontualidade, na visão de Daniela, também tem um preço: a rigidez de horário não favorece um ambiente amigável. “No Brasil, a gente mistura muito o trabalho com a vida pessoal. Fica até tarde, os colegas são seus amigos pessoais, uns vão às casas dos outros, saem juntos. Lá, eu não vi isso. Ninguém te convida para ir em casa. O ambiente de trabalho é para trabalhar”, compara a advogada.

Profissionalismo

Por outro lado, a infraestrutura oferecida pela empresa onde Daniela trabalhou era impecável. “A secretária da equipe trabalhava para nos auxiliar. Não ficava resolvendo assuntos pessoais do chefe, como acontece no Brasil. Era um ambiente extremamente profissional. Tudo funcionava.”
Segui cita que outra diferença entre o Brasil e os países onde trabalhou é que fora, eles vivem um dia de cada vez. “Você trabalha o dia inteiro e vai para casa sem aquele compromisso para o dia seguinte. Já sabe que será tudo igual novamente. Aqui, você sai do trabalho pensando no que fará amanhã, nas reuniões, se o que vai fazer vai dar certo, causando um estresse precoce. Isso sem contar o trânsito.”
Outro ponto positivo da Austrália e da Irlanda, segundo ele, é a quase inexistência de discriminação social. “Independentemente de você ser um faxineiro ou um gerente, pode frequentar os mesmos lugares: restaurantes, bares, boates... O australiano e o irlandês curtem compartilhar a cultura local, os costumes e querem saber o mesmo de nós”, comenta Segui, que trabalhou na Austrália como entregador e com serviços de limpeza, e na Irlanda como supervisor de alimentos e bebidas de um hotel, e hoje trabalha em São Paulo com engenharia de sistemas na área de rádio e TV.


BR TURBO




Ex-gordinhas atraem mais os homens do que mulheres que sempre foram magras
As ex-gordinhas parecem ser mais amigas, criativas e emocionalmente equilibradas

Mulheres que já foram gordas fazem mais sucesso com os homens do que aquelas que sempre foram esbeltas. As ex-gordinhas parecem ser mais amigas, criativas e emocionalmente equilibradas. É o que indica um estudo da Universidade de Liverpool, na Inglaterra. No entanto, a pesquisa aponta que o sexo feminino enxerga as ex-gordinhas de uma forma negativa, como mulheres indisciplinadas, instáveis e até pouco higiênicas.

Os pesquisadores mostraram a 106 homens e 96 mulheres fotos de moças jovens e atraentes, acompanhadas de uma curta biografia. Para alguns, a moça da foto tinha mantido o mesmo peso por toda a vida, enquanto outros eram informados de que a mesma mulher pesava 100kg e vestia tamanho 52.

Ao final, os participantes tiveram que julgar as moças das fotos. As mulheres que "enxergaram" ex-gordinhas, atribuíram a elas adjetivos negativos, como pessoas instáveis, desleixadas, preguiçosas e pouco atraentes. Já para o sexo masculino, a suposta perda de peso era um aspecto positivo. “A maioria dos homens preferiu que as mulheres tivessem o histórico de ex-gordinhas. Eles disseram que elas são mais acessíveis. Não são perfeitas, têm problemas como todos”, explica o líder da pesquisa, Jason Halford.
G 1
Cirurgia bariátrica sobe 275% em 7 anos

Pessoas buscam cada vez mais ‘curar’ a obesidade; saiba os pós e contras da redução de estômago
Procedimento é cada vez mais procurado por aqueles que não conseguem emagrecer

Nos últimos sete anos, além do aumento de obesos no Brasil, houve um crescimento de 275% no número de cirurgias bariátricas - popularmente conhecidas como redução do estômago - realizadas no país. O número de procedimentos pulou de 16 mil, em 2003, para 60 mil, em 2010, de acordo com a SBCM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica).
A cirurgia é indicada para pacientes com IMC (Índice de Massa Corpórea) acima de 35 ou 40 ou quando há presença de outras doenças associadas à obesidade. Os benefícios são a perda de peso, remissão da diabetes e hipertensão, diminuição do risco de mortalidade, aumento da longevidade, melhora da empregabilidade e chance de estar em um relacionamento afetivo.
Confira histórias de pessoas que passaram pelo procedimento
Mas, nem tudo é perfeito, pois existe o risco de aparecimento de quadros psiquiátricos ou neurológicos secundários a um eventual estado de desnutrição. Eles podem ou não ser revertidos com a normalização nutricional, de acordo com o presidente da Coesas (Comissão de especialidades associadas da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica), da SBCM, e diretor de psiquiatria e transtornos alimentares da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), Adriano Segal.
Confira abaixo as respostas da SBCM sobre os mitos e verdades da cirurgia:
Em um ano de pós-operatório, o paciente normalmente engorda?Mito.
Na maioria dos casos, o ganho de peso ocorre quando o paciente não assume hábitos saudáveis, como adotar dieta menos calórica e mais nutritiva e praticar exercícios físicos com regularidade.
 
Perde-se a mais peso nos primeiros seis meses?Verdade.
A perda mais significativa de peso ocorre nos primeiros seis meses. Daí a importância de o paciente ser disciplinado quanto às recomendações médicas nessa primeira etapa do pós-operatório.
Quem faz a cirurgia bariátrica fica propenso a alcoolismo, uso de drogas ou comportamento compulsivo para compras?Mito.
Não existe nenhuma evidência científica de que, no pós-operatório, o paciente tenha tendência ao alcoolismo ou ao uso de drogas. Quanto à compulsão por compras, o histórico mostra que, ao perder peso, o paciente resgata a autoestima e passa a ter prazer em adquirir roupas e outros produtos de uso pessoal. Pode-se evitar o comportamento compulsivo por meio do acompanhamento psicológico.
A mulher pode engravidar no pós-operatório? Verdade.
Após 15 meses de resguardo pós-operatório, a paciente é liberada para engravidar sem riscos. Durante esse período, em que é proibido o uso de remédios anticoncepcionais, é prudente o uso de preservativos.
Sempre é possível fazer a cirurgia via laparoscopia?Verdade.
Somente em algumas situações especiais não é possível realizar a cirurgia por essa via de acesso, como em pessoas que foram submetidas a cirurgias abdominais prévias.
A depressão é uma consequência comum para quem faz a cirurgia?Mito.
Não existe uma tendência. Se o paciente ficar deprimido, isso pode se dever a outros fatores que precisam ser investigados por psicólogo ou psiquiatra.
Há tendência à anemia no pós-operatório?Verdade.
De fato, o paciente tende à anemia, sobretudo a mulher em função da menstruação, da perda de ferro e da pouca presença de carne vermelha na dieta. O quadro de anemia pode ser revertido com a reintrodução da dieta sólida, que permite a ingestão de alimentos ricos em ferro ou, se necessário, com a utilização de suplementos vitamínicos.
Depois da operação, é comum a intolerância a leite?Mito.
Não há reações adversas ao consumo de leite e derivados, que, ao contrário, são recomendados como fonte de cálcio, sobretudo para as mulheres.
O apoio da família e à família é importante?Verdade.
Por meio da máxima informação possível e consulta psicológica, se preciso, deve-se dar toda a assistência e orientação à família do paciente. Os novos hábitos a serem adotados pelo paciente devem ser compartilhados e estimulados por todos com quem convive.
A cirurgia causa problemas renais?Mito.
Não há tendência a problemas renais.
O paciente sente muitas dores no primeiro mês do pós-operatório?Mito.
Normalmente, as dores se manifestam somente no primeiro dia, por ser necessário inflar o abdômen com gás carbônico para possibilitar a melhor manipulação dos órgãos internos por videolaparoscopia.
O paciente pode ser operado mesmo que sofra de gastrite?Verdade.
Não há restrição médica ao paciente que tem gastrite.
Depois da cirurgia bariátrica, o paciente deve fazer cirurgia plástica corretiva?Mito. Nem sempre é necessário fazer cirurgia plástica após o procedimento bariátrico. Cada caso deve ser avaliado criteriosamente pela equipe multidisciplinar responsável pelo tratamento.
Às vezes, durante a laparoscopia, é preciso converter a cirurgia em procedimento aberto? Verdade. Algumas situações exigem que o cirurgião converta a videolaparoscopia em procedimento aberto. Essa decisão é baseada em segurança e só pode ser tomada durante o ato operatório.   Band
Os cabeleireiros mais caros do Brasil

O inglês Lee Stafford é conhecido como o cabeleireiro mais caro do mundo. Para cortar com ele, em seu salão em Londres, só tendo muito dinheiro. Ele cobra nada menos que US$ 3.900 pelo Couture Cut, o corte acompanhado de champanhe e hors d’oeuvres (aperitivos franceses).

No Brasil, nenhum hairstylist cobra uma quantia tão exorbitante quanto esta. Mas isso nem de longe significa que seus serviços podem ser usufruídos por todos. Quem quiser entregar as madeixas nas mãos dos mais badalados cabeleireiros deve se preparar para gastar. E muito.
Líderes do ranking  
  Proprietário do salão HBD Spa, no bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro, Dudu Meckelburg cobra R$ 500 pelo corte. Seu nome não é tão conhecido do grande público, mas ele assinou, por exemplo, as caracterizações de Patrícia Pillar como Salomé, no teatro, e de Reynaldo Gianecchini em A Peça Sobre o Bebê. Dudu também já foi o responsável pela beleza de desfiles como da Chanel, em Paris, e de Gianfranco Ferrè, em Milão. Praticamente tão famoso quanto suas clientes, Marco Antonio di Biaggi aparece na segunda posição. Quer fazer como Adriane Galisteu, Isabeli Fontana e Carolina Dieckmann, entre outras beldades, e cortar as madeixas com o estrelado hairstylist? Pois se prepare para gastar R$ 480, e neste valor estão incluídos apenas o corte e a lavagem. Wanderley Nunes, o preferido de Sandy, Guilhermina Guinle e Cláudia Raia e dono da rede Studio W, cobra R$ 400 apenas pelo corte. A lavagem custa R$ 25 extras. Logo em seguida, aparece o expert Mauro Freire, que é o representante brasileiro na linha Cocriações da Seda. Ele recebe R$ 420 pelo pacote lavar, cortar e secar, e entre suas clientes, destacam-se Cléo Pires, Eliana e Marília Gabriela.

Nem tão caros assim O angolano Viktor I, que tem dois endereços do salão Vimax Beauty, um em São Paulo e outro em Curitiba, também aparece na lista. Com talento reconhecido e premiado no Brasil e no exterior, o hairstylist já integrou a equipe de beleza de desfiles de grifes como Versace, Christian Dior, Gucci e Jean Paul Gaultier e participou ainda de campanhas publicitárias e editoriais de revistas, como Elle, Vogue e Marie Claire. Na filial paulistana, onde Viktor fica de segunda a quinta-feira, o corte com ele sai por R$ 334 (+ R$ 16 da lavagem, somando então R$ 350). Na capital paranaense, o hairstylist atende sexta-feira e sábado e o preço cai para R$ 250 (+ R$ 14 da lavagem).
Já quem preferir cortar as madeixas com Celso Kamura, cabeleireiro da presidente Dilma Houssef e das belas Angélica e Grazi Massafera, irá desembolsar R$ 320 em seu salão em São Paulo. Este é o mesmo valor cobrado por Marcos Proença, que também atende na capital paulista e é o responsável pelo bem sucedido look da personagem Natalie Lamour (Deborah Secco), e Tiago Parente, sócio do carioca Fashion Clinic e hairstylist de Luiza Brunet.
O Crystal Hair é outro representante carioca, mas que cobra um pouco menos pelo serviço: aproximadamente R$ 290. Entre os principais profissionais do espaço, destacam-se Felipe Freitas – que atende as atrizes Daniele Winits e Fernanda Paes Leme –, Washington Bueno (responsável pelas madeixas de Maytê Proença) e a colorista Branca di Lorenzo, que tem uma vasta lista de clientes famosos, incluindo Carolina Dieckmann, Guilhermina Guinle, Christine Fernandes e Andréa Beltrão. Eleito por Vanessa da Mata, Cláudia Raia, Maitê Piragibe e Malu Mader, Glecciano Luz é dono do Espaço que leva seu nome na Barra da Tijuca. Quem quiser mudar o corte seguindo os passos dessas celebridades terá de desembolsar pelo menos R$ 200. No Ophicina do Cabelo, no Shopping Leblon, o preço também gira em torno de R$ 200. O salão é a casa do profissional David Mello, o escolhido de Priscila Fantin. Também fazem parte do casting do Ophicina os hairstylists John Garcia, que atende as jornalistas Renata Ceribelli e Fátima Bernardes, e o colorista Bruno Moura, que trabalha com Larissa Maciel, além de Wagner Lisboa, conhecido por desenvolver técnicas de luzes e alisamento que não prejudicam os fios.   Terra



Gentileza está ameaçada de extinção
Ele manda flores, abre a porta do carro, elogia seus cabelos, empresta o casaco nas noites frias, espera seu prato chegar antes de começar a comer e nunca, em hipótese alguma, deixa você caminhar do lado de fora da calçada.
As cenas descritas acima fazem parte do seu cotidiano? Se a resposta for negativa é sinal de que você faz parte da maioria das mulheres que nunca na vida viu um homem gentil. Mas, se por outro lado você está acostumada com esses hábitos alegre-se, parece que a sorte sorriu para você. Parabéns!
Gentileza está ameaçada de extinção

Deixando as brincadeiras de lado, as mulheres têm se queixado da falta de gentileza por parte dos rapazes. Sergio Savian, terapeuta, estudioso das relações humanas, especialmente amorosas, afirma que essa indelicadeza não é exclusividade masculina, para ele algumas mulheres também deixaram a gentileza de lado. "Eu diria que independentemente de ser homem ou mulher a generosidade e a gentileza são virtudes que devem ser cultivadas", dispara Sergio.
É possível que a luta a favor dos direitos iguais tenha alguma relação com a situação. Savian afirma: "Não foram só os homens que se tornaram menos atenciosos, as mulheres também estão bem mais frias. As pessoas estão se tornando cada vez mais mecânicas, materialistas e racionais e assim, menos delicadas, menos sutis. Neste sentido, os direitos iguais igualaram tudo por baixo".
Não sejamos tão pessimistas, ainda há muitas pessoas boas por aí. O terapeuta afirma que há maneiras de se cultivar a sensibilidade e delicadeza. Ele sugere a prática de meditação, artes ou, até mesmo, religião. "Há mulheres que buscam relacionamentos passionais, outras se sentem atraídas por homens cafajestes, mas aquelas que desejam mais suavidade, devem afinar sua pontaria para encontrar homens que estejam mais lapidados", recomenda Sergio.
É importante saber que só criticar não ajudará em nada a mudar o cenário. O terapeuta faz uma observação: "As mulheres dizem detestar homens grossos, mas acredito que elas também devam olhar para dentro de si para verificarem porque estão atraindo esses tipos". "Minha sugestão é que você saiba se defender, se proteger e não deixar que nenhum homem a trate mal. Saiba colocar limites. Mesmo que você esteja bem carente, não admita que um homem a trate de qualquer forma", completa.
Gentileza e educação são dois atos que caminham juntos, mas não são a mesma coisa. "A vida fica muito melhor quando é regida pelo amor. Não é uma questão de ser gentil por educação, é muito mais uma escolha de encaminhar a vida com mais consciência", afirma Sergio. Para finalizar, o terapeuta faz uma ressalva: "Todos nós precisamos nos reeducar para que o lado agressivo não prevaleça."
MB Press
Beterraba ajuda a controlar a pressão e auxilia no funcionamento intestinal
 
 Ela tem poucas calorias e é rica em vitaminas e minerais A beterraba pode até ser pouco badalada entre os alimentos funcionais, mas, de acordo com a doutora em Nutrição e presidente da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais (SBAF) Jocelem Salgado, a cor avermelhada guarda uma série de benefícios à saúde.
A beterraba fortalece o sistema imunológico e ajuda a combater os radicais livres, responsáveis pelos surgimentos das doenças. Ela tem poucas calorias e é rica em vitaminas e minerais, como o betacaroteno, vitaminas B6 e C, ácido fólico, manganês, ferro, potássio e fósforo. Seu consumo favorece o funcionamento dos rins e evita a formação de cálculos renais.
O vegetal pode ser utilizado em sucos, misturado com cenoura, espinafres e couve. O suco da beterraba tem poder diurético e pode ainda ajudar a controlar a pressão alta e auxiliar no funcionamento do intestino.
BEM-ESTAR
"Homem gosta de mulher que topa tudo na cama", diz sexóloga
 
 
Fantasias de enfermeira ou doméstica fazem o homem se sentir no controle
Fantasias de enfermeira ou doméstica fazem o homem se sentir por cima, no controle naquele momento do sexo, afirma o terapeuta sexual Mendes Junior. .... Foto: Getty Images

Entre quatro paredes vale tudo? A resposta dos homens seria sim. A noite perfeita para o universo masculino envolve uma série de itens e o consentimento da companheira em todas as propostas, sejam extravagantes, indecentes ou criativas demais, é um deles. Segundo a psicóloga e sexóloga Carla Cecarello, "homem gosta de mulher sem frescuras, que topa tudo na cama". O tipo conservador, cheio de "não me toque" e que não gosta de experimentar novas posições foge ao que eles consideram uma boa performance feminina na cama, de acordo com a profissional.
No entanto, a linha de liberalismo é tênue e apesar de eles gostarem que a mulher aceite as sugestões, muitos são avessos à iniciativa. "Tem homem que se assusta se a mulher vai para cima", explica a sexóloga. Carla diz que a cultura latina caracteriza o homem como o personagem que faz o cortejo e a mulher no papel de quem é conquistada, com traços delicados e sensuais. Segundo a sexóloga, existem casos em que a primeira atitude precisa partir da mulher, mas quando não há necessidade, o homem pode mal julgar o caráter da parceira.
Mas não basta apenas dizer sim a tudo para ganhar o título da melhor relação amorosa da vida dele. A sensualidade é fundamental na sedução do parceiro. Lingerie e um ambiente convidativo, com luz baixa e decoração vermelha, tornam o cenário erótico. "Uma ideia é usar uma roupa que cubra o corpo, mas passe o sinal de que pode ser tirada", sugere Carla. Segundo ela, lingeries esquentam mais o clima do que o corpo completamente nu. A garota de programa Rafaela Lucci comprova a teoria na prática. Rafaela conta que alguns clientes a procuram sem a intenção de fazer o ato sexual em si. "Eles gostam de strip, que eu dance com uma roupa sensual, sapato de salto alto e maquiagem", detalha.
Durante o sexo, a dica do terapeuta sexual Amaury Mendes Junior é elogiar a performance e o corpo dele. "É estimulante, o homem se engrandece", de acordo com Mendes Junior. O terapeuta diz que além da relação sexual, duas variações não podem faltar: "o anal e o oral são necessidades unânimes entre os homens". Entre as quatro paredes, a mulher deve se destravar e não ter medo de ousar preocupada com o que ele vai pensar. "O mais importante é a ela enxergar aquele momento como uma busca dela por prazer, não apenas querer satisfazer o homem, mas querer se satisfazer também", explica o terapeuta.
Relação duradoura Um dos momentos ápices para os homens é quando ele enxerga que está dando prazer à parceira, de acordo com a sexóloga Carla. Entretanto, o episódio se torna cada vez mais raro em um casamento ou em uma relação de longa data. A mulher começa a deixar de se interessar pelo sexo, mas não acontece o mesmo com o homem. A garota de programa Rafaela diz que são vários os clientes que relatam o problema. "Eles contam que a mulher perdeu a vontade, quando faz é por obrigação e que eles não gostam de ficar toda vez implorando. (...) Eles procuram o sexo fora, mas dizem amar a parceira", diz. Outro problema frequente é a falta do sexo oral no relacionamento: "É o que eles mais pedem e às vezes nem querem mais nada", conta ela.
Amor sem sexo é amizade, portanto é importante ter certeza de qual é a base do relacionamento do casal. Se existe um sentimento além da amizade, o ideal é investir para que as duas pessoas fiquem satisfeitas. A preocupação com a aparência é um dos pontos para evitar o desgaste da relação. "Pode estar casado há dez anos, se a mulher se arruma e coloca lingerie, o homem adora, eles me falam isso", afirma Rafaela.
O conselho da sexóloga Carla Cecarello é que tudo ligado à relação seja feito com vontade e nada por obrigação. A segurança e bom humor também são características fundamentais para um casal saudável, segundo a profissional. Confira mais dicas de como agradar o parceiro na cama, clicando na galeria de fotos.
Terra Foto: Getty Images

“Sou a dona do controle remoto”
Ontem, Dia dos Solteiros, conheça mulheres de todas as idades que são solteiras porque querem. E garantem: é muito bom
Rebeca é solteira por opção e diz adorar ser a dona do controle remoto da televisão Nada de cuecas penduradas no varal. Ou ser refém de horários para preparar e servir jantar para o marido. Lavar e passar? Quando estiver a fim. Futebol na televisão? Só na casa do vizinho. Ser livre para fazer o que der na telha, como curtir baladas com amigos ou simplesmente ler um livro em silêncio. E – claro – namorar quando surgir um parceiro interessante, mesmo que seja apenas por uma noite. Estas são algumas das vantagens apontadas por mulheres – de todas as idades – que não só assumem como adoram a solteirice. E garantem que têm muito o que comemorar neste 15 de agosto, Dia dos Solteiros.
“A melhor coisa do mundo é ser solteira. Liberdade é tudo de bom”, define a pedagoga Rebeca Dardes, 48, com a propriedade de quem já experimentou o outro lado.
Durante mais de 20 anos, dividiu sua vida com o marido, que morreu há três anos e com quem teve um filho, hoje com 15 anos. Para quem deduz que a decisão de não casar mais veio, portanto de um relacionamento que deu errado está, no caso dela, errado.
“Foi uma relação muito boa. Ele era ótimo, um grande parceiro. Depois da morte dele, chorei durante um ano sentada no sofá. Não achava justo. Fiquei mal”, conta. Passado o período de luto, ela sacudiu a poeira, recuperou o ânimo e percebeu que ser solteira tem muitas vantagens. “Percebi que era o tipo de vida que eu sempre quis. Hoje, faço o que quero. Sou a dona do controle remoto”, brinca Rebeca, que confessa jamais ter sonhado com casamento. Sucumbiu à pressão da família. “Nunca quis esse negócio de véu e grinalda. Eu gostava dele. Mas não queria casar.”
Hoje, ela divide seu tempo entre os cuidados com o filho, o trabalho, tarefas domésticas (“quando quero”), baladas com amigas – e amigos – e viagens. Já até arrumou namorado. Na verdade, três. “Mas nada sério”, adianta. “É muito bom estar solteira. É ótimo quando não tem ninguém roncando do seu lado. É incrível. Parece que todos os homens roncam”, afirma. “Adoro dormir sozinha. Sempre gostei, mesmo casada. Tinha vontade de comprar duas camas para cada um dormir na sua. Mas não falava nada para não magoar”.
“Quero liberdade para fazer o que quiser, na hora que quiser”
O dia estava próximo, data do casamento marcada. Os preparativos para a cerimônia religiosa e para a festa já começavam a fazer parte das preocupações do casal, amigos íntimos e parentes. Mas, pouco tempo antes de enfrentar o altar, a vida da relações públicas Paula Martinelli, 28, mudou totalmente de rumo.
Ela já sabia. As responsabilidades e demandas de um casamento tradicional não significavam, para Paula, a garantia de um futuro feliz. Na verdade, muito ao contrário. “Tem outros modos de ser feliz, sem a necessidade de um casamento. Essa coisa de casar - e morar junto - é totalmente desnecessária”, decreta. “É um modelo ultrapassado. A tendência é a convivência deteriorar a relação”, pontua. Desistiu.
Casar, não. Namorar, sim. Ela namora há um ano. E garante que o parceiro compactua com suas ideias. “Ele pensa o mesmo. Já conversamos”, diz. Ela abre mão apenas do modelo tradicional de casamento. Descarta qualquer possibilidade de morar junto, e ser mãe. Mas não abre mão de compartilhar momentos importantes da vida com o parceiro. E faz questão de fidelidade.
Paula discorda, inclusive, dos que pregam que solteiros convictos são autossuficientes. “Não são. Não gosto de ficar sozinha. Gosto de ter alguém em quem possa confiar, com quem conversar e dividir momentos. Mas preciso preservar a minha individualidade para estar bem comigo e com a outra pessoa”, explica. “O casamento atropela isso”, opina.
“Minha pretensão não é casar e ter filho. Só ter filho”
Pressão familiar, convenções sociais, paradigmas, tabus. É contra tudo isso que a jornalista Dayane Santos, 35, tem lutado para manter sua solteirice. De família tradicional, onde o casamento é encarado como consequência natural da vida, ela conhece bem os benefícios e as agruras de chegar aos 35 (quase 36) sem marido e filhos. “Sou de uma geração na qual as mulheres tinham algumas pretensões básicas, como casar, ter filhos, casa, carro. Fui criada com essa concepção. E minha família cobra muito isso de mim”, conta.
Outro ponto, sentido de forma mais contundente pelas mulheres da geração de Dayane, é a independência, inclusive a financeira. Ter uma profissão definida, um emprego estável e uma boa renda pode incomodar os homens. “De forma geral, os homens não conseguem lidar ”, resume a jornalista. Mas isso não a incomoda, até porque casar não está mesmo nos seus planos. “Minha prioridade é alcançar mais estabilidade, um nível profissional mais elevado”, diz.
Casamento ela não quer. Mas sonha em ser mãe. “Minha pretensão não é casar e ter filho. Só penso em ter filho”, revela. Enquanto o filho não chega, curte os sobrinhos Duda, Manoela, Lorena, Felipe e Vinícius. “Minha relação com eles é muito forte.”
“Nem penso em casar, ter marido e filhos”
Muito mais nova que Rebeca e Paula, e sem jamais ter namorado sério, Marina Morena Firmino Alves, 19, já joga no time das solteiras convictas. “Não tenho paciência para namorar. Sou muito irritada. Detesto gracinhas bobas e ciúme besta. E nem penso em casar, ter marido e filhos”, afirma. Em primeiro lugar na vida de Marina estão os estudos e seus quatro irmãos.
“Já não basta ter quatro irmãos? Como sou a mais velha, ajudo a cuidar deles”, diz. Mas cuidar dos pequenos não é tarefa imposta. “Eu faço, primeiro, porque é preciso todo mundo ajudar um pouco em casa. E, segundo, porque eu gosto. Na verdade, eu quero é estudar e cuidar da minha vida e deles”, conta ela.
BR Turbo

Células de defesa geneticamente modificadas eliminam leucemia
 
 
HIV foi usado para transportar material genético para os linfócitos T. Tratamento inédito funcionou melhor do que os cientistas esperavam

O HIV pode se tornar o mais novo aliado da medicina na luta contra o câncer. Uma versão inerte do vírus da Aids foi usada com sucesso por cientistas norte-americanos para modificar geneticamente células de defesa do organismo e tratar pacientes com leucemia. O procedimento foi descrito nesta semana pelas revistas médicas New England Journal of Medicine e Science Translational Medicine.
O tratamento inédito consiste em retirar os linfócitos T – importantes agentes de defesa do corpo – e transferir novos genes para elas. A mudança as torna capazes de destruir as células cancerosas que causam a leucemia e, assim, fazem com que o tratamento tenha sucesso.
A transferência de genes para a célula é feita normalmente por um vírus, e é nessa fase que o HIV é usado; foi com ele que os pesquisadores da Universidade da Pensilvânia conseguiram modificar geneticamente as células de defesa.
“Dentro de três semanas, os tumores tinham sido destruídos de um modo muito mais violento do que poderíamos esperar”, reconheceu Carl June, que conduziu a pesquisa. “Funcionou muito melhor que imaginávamos”.
Além de terem uma grande capacidade de se reproduzirem, as células T infundidas são ‘serial killers’. Em média cada uma levou à morte de milhares de células do tumor e, ao todo, destruíram pelo menos cerca de 1 kg em cada paciente”, completou o pesquisador.
A nova técnica foi aplicada em três pacientes com leucemia linfoide crônica que já não tinham muitas opções de tratamento. Sem ela, eles seriam submetidos ao transplante de medula óssea, no qual o risco de morte é de pelo menos 20% e a chance de cura não supera os 50%.
Agora, a equipe planeja usar o mesmo procedimento em tumores parecidos, como o linfoma não Hodgkin e a leucemia linfoide aguda. Eles também querem experimentar o tratamento em crianças que não reagiram bem ao tratamento convencional. No futuro, a ideia é adaptar a técnica para combater cânceres no ovário e no pâncreas.
Gazeta do Povo
PARA QUEM TRABALHA MUITO TEMPO SENTADO(A)

Levanta, sacode a poeira
Uma estratégia simples, mas efetiva para a saúde: saia da cadeira!

O corpo humano é feito para se mover, ainda que a maioria de nós passe as horas que fica acordada sentada – no ônibus, no carro, na frente do computador. No­vas pesquisas dão grande motivação para olhar atentamente seus hábitos diários: um estudo de 14 anos com mais de 100 mil adultos conduzido pela Sociedade Americana de Câncer ligou o fato de ficar sentado por mais de seis horas por dia com o aumento do risco de doenças cardíacas e diabetes, as­sim como morte precoce por todas as causas. Outros estudos recentes sobre os efeitos em longo prazo de ficar sentado por muito tempo chegaram à mesma conclusão: sentar por longos períodos, sem levantar, é ruim para a saúde, mesmo que faça exercícios regulares.

“As políticas públicas falam apenas em fazer exercícios – mais ou menos 150 minutos de atividade moderada por semana para adultos”, diz Alpa Patel, pesqui­sadora da Sociedade do Câncer. “Mas nossa pesquisa e outros estudos mostram que ficar muito tempo sentado durante o dia pode anular os bons efeitos dos exercícios.”
Cientistas não sabem exatamente porque estacionar o bumbum na cadeira é tão perigoso, mas alguns estudos sugerem que imobilidade estendida pode causar mudanças metabólicas que podem contribuir com o desenvolvimento de doenças cardíacas e diabetes.
Para diminuir o risco é fácil, de acordo com o internista Raul Seballos, vice-presidente de medicina preventiva da Cleveland Clinic, em Ohio. Para começar, passe menos tempo sentado e faça pausas ati­vas. Tente manter o telefone longe do computador para que tenha de levantar para atender. Levante-se para beber água em vez de encher uma garrafa que dura o dia todo. Estabeleça limites para tempo na internet e execute tarefas ativas enquanto assiste à TV à noite.
“Pense em algumas pequenas mudanças que pode fazer – mais alguns passos aqui e ali – e achará fácil reduzir o tempo que fica sentado”, diz Patel.
Terra
Mulheres fumantes têm dobro do risco dos homens de desenvolver câncer de pulmão
 
  Pesquisadores compararam dados de 86 estudos sobre o tema

Um alerta para as adeptas do cigarro: mulheres que fumam correm o dobro do risco dos homens de desenvolver câncer de pulmão e têm 25% mais chances de sofrer de doenças cardíacas que os fumantes do sexo masculino, afirmaram cientistas na última quarta-feira. As toxinas presentes nos cigarros parecem afetar mais as mulheres, e o estudo, que envolveu 2,4 milhões de pessoas, levou em consideração que as mulheres tendem a fumar menos que os homens.
A descoberta foi feita a partir de uma análise de 86 estudos internacionais. Quando acometidas do câncer de pulmão em decorrência do cigarro, as mulheres geralmente sofrem de formas mais agressivas da doença. A revisão analisou conjuntos de dados que incluíam 67 mil eventos de males cardíacos, como ataques do coração.
A taxa de risco de fumantes para doença coronariana, em comparação com não fumantes, apareceu 25% maior para as mulheres do que para os homens. Os resultados revelaram também um aumento de 2% para cada ano de acompanhamento, indicando que quanto mais uma mulher fuma, maior o risco de ela desenvolver doenças do coração, se comparada com um homem que fuma o mesmo tempo que ela.
A pesquisa, publicada no site da Lancet, foi realizada por Rachel Huxley, da Universidade de Minnesota, e por Mark Woodward, da Universidade Johns Hopkins. Eles disseram que os riscos podem, na verdade, ser ainda maiores para as mulheres porque elas fumam, em média, menos cigarros por dia que os homens, e, em muitos países, desenvolveram o hábito de fumar depois dos homens.
O fato de haver maior risco para as mulheres do que para os homens sugere que suas diferenças fisiológicas - menor massa corporal e vasos sanguíneos menores para elas - são um fator chave, afirmaram os especialistas.

- Por exemplo, as mulheres podem extrair uma maior quantidade de substâncias cancerígenas e outros agentes tóxicos com o mesmo número de cigarros que os homens. Esta ocorrência poderia explicar por que mulheres que fumam têm o dobro do risco de câncer de pulmão em comparação com seus colegas do sexo masculino - disseram os pesquisadores ao Daily Mail.
AGÊNCIA O GLOBO
 
 

Carne vermelha aumenta risco de diabetes


Comer duas fatias de toucinho, uma salsicha ou uma porção diária de carne vermelha aumenta significativamente o risco de diabetes tipo 2, conforme um estudo feito nos Estados Unidos e divulgado nesta quarta-feira. No entanto, o risco diminui se a carne vermelha for substituída por frutas secas, carnes brancas, lácteos pobres em gordura ou proteínas de grão inteiro. Mais de 200 mil pessoas foram submetidas à pesquisa, que durou 14 anos para ficar pronta.
C do Povo
Mulheres tendem a roncar mais após a menopausa
 
 
Ronco pode estar relacionado com a diminuição hormonal que ocorre neste período

Estilo de vida, obesidade e até mesmo a menopausa podem estar relacionados ao ronco. De acordo com o otorrinolaringologista José Tavares, as mulheres têm tendência a roncar mais após a menopausa.
Isso ocorre porque o ronco pode estar ligado com a diminuição hormonal. Outros fatores comumente associados ao ronco são o ganho de peso e a obesidade.
— A gordura tende a se depositar nas regiões da face e pescoço, estreitando a sua via aérea. Perder peso não apenas deverá melhorar sua qualidade de sono, como também de sua vida como um todo — afirma Tavares.
O médico alertou ainda para o fato de que, na maioria das vezes, o ronco é apenas um sintoma de um problema mais grave:
— O ronco pode ser o topo de um "iceberg" havendo a possibilidade de você ter a síndrome da apneia do sono, fragmentação do mesmo ou múltiplos despertares ao longo da noite — explica.
DC


Gordura do abacate reduz níveis de colesterol ruim do sangue
 
 Saiba mais sobre a fruta que, apesar de calórica, é bastante saudável

Já se sabe que o abacate é bastante calórico: cada 100 gramas da fruta tem aproximadamente 180 calorias. Ele é composto por 85% de gordura, porém, não se engane: a gordura do abacate faz bem para a saúde.
Estudos recentes comprovam que a gordura presente na fruta é monoinsaturada e ajuda a reduzir os níveis de colesterol total do sangue (LDL ou colesterol ruim) e a elevar o os níveis do HDL, o bom colesterol. Além disso, o abacate é fonte de muitos nutrientes, destacando-se as fibras e vitaminas. Ainda que não possa ser considerado fonte de proteína, a fruta contém uma quantidade superior deste nutriente em comparação com as demais.
Além de prevenir contra o colesterol, o abacate é rico em vitaminas E e C, que são antioxidantes e promovem a saúde dos dentes e gengivas e protegem os tecidos dos radicais livres. Ele também contém vitaminas A e do complexo B, entre elas o folato que garante o desenvolvimento saudável das células e tecidos.
Como comprar
:: Escolha os mais pesados e firmes, pois eles têm a polpa mais macia; :: Sacuda para sentir se o caroço da fruta está preso; :: Prefira os maiores, com casca verde-clara e sem manchas; :: Se optar por comprar um abacate maduro, aperte levemente a casca. Se ele estiver no ponto, ela cederá um pouco;
Como consumir
:: O consumo recomendado para obter os benefícios da fruta é de meio abacate de três a quatro vezes por semana. Por ser calórico, é recomendado para pessoas que querem engordar, contudo, também pode ser consumido por quem quer manter o peso ou está fazendo dieta, desde que em quantidades menores (duas colheres de sopa); :: Depois de cortá-lo, tente consumir imediatamente, pois o ar escurece a polpa; :: Pode ser usado tanto em pratos doces como salgados; :: Utilize a fruta em saladas, misturando-a aos demais ingredientes.
BEM-ESTAR do CLICRBS
Obesidade mobiliza países emergentes



Os governos de países emergentes estão sendo cobrados a adotar medidas para combater o avanço da obesidade, que atingiu níveis alarmantes nas últimas três décadas. Pelos dados inéditos da Organização Mundial de Saúde (OMS), há indicações de que o rápido crescimento do Produto Interno Bruno (PIB), o sobrepeso e a obesidade dispararam na China, Índia, África do Sul, Brasil e México, países conhecidos no passado por dificuldade em alimentar suas populações.




C do Povo



O amor pode mesmo ser "cego", diz pesquisa
As pessoas consideram seus parceiros mais atraentes do que realmente são



Amor pode mesmo ser cego. Foto: Getty Images
"A beleza está nos olhos de quem vê." "O amor é cego." Quem nunca ouviu essas expressões? E, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Groningen, na Holanda, elas estão corretas. As pessoas consideram seus parceiros mais atraentes do que realmente são. Os dados são do jornal Daily Mail.


Para chegar a essa conclusão, a equipe pediu a 140 homens e mulheres que avaliassem a beleza da outra metade e analisassem fotos dela. Um júri também opinou sobre os níveis de atratividade dos casais.


"Para alcançar alguma resolução entre suas esperanças e dúvidas, e sustentar uma sensação de segurança, parceiros muitas vezes criam uma elaborada trama fictícia, que embeleza as virtudes do parceiro e minimiza as suas falhas", disseram os cientistas.


Como os voluntários eram relativamente jovens e estavam juntos, em média, há dois anos e meio, os pesquisadores acreditam que sejam necessários mais levantamentos que analisem se quem permanece casado por muito tempo tem a mesma visão. Eles acreditam que as ilusões positivas sejam maiores no começo do relacionamento, quando a paixão está no auge, e entre os mais novos.


Ponto a Ponto Ideias
Terra
Foto: Getty Images
Atividade física pode prevenir volta de câncer
 
 
Atividades moderadas incluem caminhada, ciclismo e limpar a casa

 . Foto: EleEla

A atividade física é uma grande aliada de pacientes com câncer. De acordo com uma revisão de 60 estudos da entidade Macmillan Cancer Support, do Reino Unido, ela pode ajudar no tratamento e ainda prevenir o retorno de alguns tipos da doença.
Manter-se ativo durante a fase de cuidados tem efeitos positivos sobre o humor e o bem-estar. No fim do tratamento, os exercícios podem reduzir o impacto de efeitos colaterais, como fadiga, depressão e osteoporose.
Mulheres com câncer de mama que se exercitam por 150 minutos ao longo da semana em intensidade moderada têm risco 40% menor de morrer ou de sofrer novamente com a patologia em comparação com as que suam a camisa por menos de uma hora por semana. Segundo o jornal Daily Mail, atividade moderada inclui caminhada rápida, limpeza pesada da casa (lavar janelas, limpar e esfregar), ciclismo e badminton.
A chance de recorrência e morte em pacientes com câncer de intestino pode ser reduzido cerca de 50% com quantidade significativa de atividade física. A possibilidade de morte por câncer de próstata chega a diminuir em 30%, como informou o site da entidade.
Ponto a Ponto Ideias Terra Foto: EleEla
Brasil prepara plano nacional contra doenças crônicas
 
 
Objetivo é reduzir em 2% ao ano as mortes por câncer, diabetes e doenças cardíacas e respiratórias
Na próxima semana o Brasil deve fechar as propostas de um plano nacional de enfrentamento para um grupo de doenças que, sozinho, é responsável por 63% das mortes do planeta, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Conheça os números mundiais
Baseado em ações cujo foco é estimular a mudança de hábitos da população, o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não-Transmissíveis quer estimular os brasileiros a comer melhor e a praticar atividades físicas. A meta do governo é reduzir a taxa de mortalidade prematura (menos de 70 anos) por essas enfermidades em 2% ao ano.
No Brasil as doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) – sendo as principais o câncer, o diabetes e as doenças cardiovasculares e respiratórias – correspondem a 72% dos óbitos anuais, atingindo especialmente as camadas da população de mais baixa renda e escolaridade. São doenças, dizem os especialistas, em sua maioria causadas por fatores de risco diretamente ligados ao desenvolvimento: aumento da renda, sedentarismo e dietas calóricas ricas em sal e gorduras.
Em entrevista exclusiva ao iG o ministro da Saúde Alexandre Padilha admite que as ações propostas são difíceis de serem concretizadas, pois dependem, em grande parte, de mudanças de comportamento individuais.
“Apostamos muito na parceria com a educação, no espaço da escola para promover essas mudanças. A merenda escolar tem de ser uma promotora de hábitos saudáveis. A escola tem de estimular a atividade física”, disse o ministro.
Mais participação
Na avaliação da presidente do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), Rosane Nascimento da Silva, as iniciativas não podem se restringir a um só ministério ou ação pública. Ela lembra que todo processo de mudanças precisa de medidas regulatórias e legislativas, mas considera o apelo da publicidade o mais importante nesse momento.
“Sentir-se parte desse movimento é que é difícil. Por isso, as campanhas por uma alimentação mais saudável não podem durar um mês. As ações devem ser sistemáticas”, ressalta.

 A presidente do CFN lembra que as parcerias com o setor produtivo – para reduzir, por exemplo, a quantidade de sal, gordura e açúcar dos alimentos – também são fundamentais.

“Avançamos em termos de princípios e diretrizes, agora precisamos ir às ruas. O próprio consumidor precisa pressionar as estruturas para que as mudanças aconteçam”, defende.
A construção de equipamentos para realização de atividade física próximos às unidades de saúde é outra aposta forte do ministério para promover hábitos saudáveis. No Programa Academias da Saúde, os municípios receberão mais recursos para construir novas estruturas e contratar profissionais de educação física, fisioterapeutas e agentes de educação para estimular os pacientes a fazer atividade física. Nos projetos-piloto, segundo Alexandre Padilha, houve redução de 50% no uso de antidepressivos, 50% no uso de antiinflamatórios e aumento no controle de hipertensão e de diabetes.


O presidente do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), Jorge Steinhilber, encara com ceticismo as propostas e metas previstas no documento. Para ele, fomentar a prática de atividades exercícios a partir de uma premissa de combate a doenças não é a melhor abordagem para conseguir a adesão da população.
“A Política Nacional de Promoção da Saúde foi criada em 2006 e mal saiu do papel. O governo precisa se propor a enfrentar o tema como se propôs a enfrentar a fome no início do governo Lula. E para isso é preciso investimentos e ações coordenadas entre todos os ministérios” critica.
Problema comum
A preocupação com o impacto futuro de tantas mortes precoces entre a população economicamente ativa não é uma exclusividade brasileira. Em setembro, em Nova York, pela terceira vez na História, saúde será o tema central de uma assembléia nas Nações Unidas conhecida como High Level Meeting (reunião de alto nível, em tradução livre) cujo objetivo é combater uma doença (neste caso um grupo de doenças) em escala planetária.
Assim como foi feito com a pólio (conhecida como paralisia infantil) nos anos 80, e com a aids, na última década, ministros e chefes de estado de todos os países membros da entidade apresentarão as propostas de cada nação para conter o avanço das doenças crônicas não transmissíveis.
O esforço mundial foi fomentado pelos recentes alertas da OMS para o aumento na incidência das DCNTs em todo o mundo e pelas estimativas dos especialistas em economia e demografia sobre a influência desse grupo de doenças na redução do Produto Interno Bruto (PIB) mundial – alguns estimam que elas poderão inclusive atrasar o desenvolvimento de países como o Brasil, a China e a Índia.
AS METAS
Reduzir as mortes prematuras (menos de 70 anos) por DCNTs em 2% ao ano Diminuir a prevalência de obesidade em crianças e adolescentes Deter o crescimento da obesidade em adultos Reduzir as prevalências de consumo nocivo de álcool e do tabagismo em adultos Aumentar a prevalência de atividade física no lazer Ampliar o consumo de frutas e hortaliças e reduzir o consumo médio de sal Aumentar a cobertura de mamografia em mulheres entre 50 e 69 anos Ampliar a cobertura de exame preventivo de câncer de colo do útero em mulheres de 25 a 59 anos ratar 100% de mulheres com diagnóstico de lesões precursoras de câncer
CONHEÇA AS PRINCIPAIS AÇÕES DO PLANO
Atividade física: construir espaços que estimulem a prática de atividade físicas nas cidades, reformular espaços nas escolas para ampliar a prática educação física, incentivar a prática de atividade física fora do turno de estudo, construir e reativar ciclovias, parques, praças e pistas de caminhadas e realizar mais campanhas de conscientização sobre o tema.
Alimentação saudável: garantir o fornecimento de alimentos saudáveis no Programa Nacional de Alimentação Escolar, estabelecer parcerias para o aumento da produção e da oferta de frutas e hortaliças, fomentar a adoção de medidas fiscais para aumentar a produção e baratear os preços de alimentos saudáveis e negociar com as indústrias alimentícias a redução de sal, gorduras e açúcar nos alimentos industrializados.
Álcool e cigarro: adequar a legislação nacional que regula o fumo em recintos coletivos, ampliar as ações de prevenção e de cessação do tabagismo (com atenção especial para jovens, mulheres e população de menor renda e escolaridade), aumentar os impostos sobre os dois produtos, ampliar a fiscalização e a punição quem vende álcool a menores de 18 anos.
Envelhecimento: ampliar ações de incentivo aos idosos para a prática da atividade física regular no programa Academia da Saúde, capacitar profissionais de saúde para atender idosos e pessoas com condições crônicas, campanhas para incentivar o autocuidado e o uso racional de medicamentos e criar programas para formação do cuidadores de idosos e doentes crônicos na comunidade.
Cuidado integral: melhorar o rastreamento do câncer do colo do útero e garantir 100% de acesso ao tratamento, tornar mais rápido e eficaz o cuidado ao paciente com doenças circulatórias na rede de urgência, criar estruturas hospitalares específicas para tratar acidente vascular cerebral (AVC) e infarto, evitando espera nas portas dos hospitais.
FONTE: Ministério da Saúde
Por que as mulheres vão sempre juntas ao banheiro ?
 
 
Este é um dos grandes mistérios do universo feminino

A primeira coisa que qualquer mulher – mas qualquer mesmo – faz quando entra em um banheiro é... olhar-se no espelho. Ok, meninas, vocês já sabiam disso. Mas eles, é bem provável que não. Segunda máxima neste recinto feminino: aquela ajeitada no cabelo. As mais apuradas até seguem reto para o vaso sanitário, mas não sem antes desviar o olhar para o espelho, já erguendo a mão em direção às madeixas (longas ou não).

A reportagem do Donna passou uma noite inteira pulando de balada a restaurantes, além de uma passada em uma academia de ginástica. Em 100% das vezes, as mulheres tiveram primeiro as duas atitudes citadas acima ao entrarem no toalete.
Agora, a pergunta que intriga o sexo masculino: afinal, por que as mulheres vão juntas ao banheiro? Sim, porque os homens não vão. Eles se direcionam ao WC muito mais vezes do que a gente (nós também constatamos isso na nossa saída de campo), mas em todas as vezes (novamente, uma unanimidade) vão sozinhos.
– Privacidade! O banheiro é o único lugar onde conseguimos conversar sem ter alguém nos interrompendo a cada cinco minutos e dizendo: "Oi, gata, e aí?" – comenta Ana Paula Pereira, 18 anos, no banheiro de um clube noturno, de papo com a amiga Luiza John Reis, 19.
Sabe aquela amiga que está na festa, mas você não a encontra na pista? Pois no banheiro há grande chance de vocês duas se trombarem:
– Amiga, você está aqui. Que lindo o seu vestido. Que saudade! Beijo, beijo, beijo – frase de uma menina no banheiro de um bar.
E do que mais elas falam?
– De homem. Claro! – grita uma moça, portas fechadas, em uma casa noturna.
– O banheiro é o lugar da sessão drama. A gente dramatiza tudo. É hora de falar do carinha que não veio, da roupa que a gente acha que não caiu bem, de quem está ficando com quem – explica Andreli Nakamura, 17 anos, no banheiro de outra danceteria.
Outro artigo de grande valia no momento banheiro é a nécessaire de maquiagem. O retoque do make chega a acontecer de duas a três vezes em uma noite.
Virou livro

A escritora Rosangela Ojuara passou três anos pesquisando os banheiros femininos. De Porto Alegre à Bahia, de ambientes como boate de striptease a hotel cinco estrelas, Rosangela passou por 200 toaletes. A partir daí, lançou o livro O Que as Mulheres Conversam no Banheiro, em que reproduz conversas que observou e também analisa o comportamento feminino. Segundo ela, não importa o tipo de toalete, dois assuntos predominam: falar mal de outras mulheres e falar de homem.
- Até em um teatro, um grupo de velhinhas falava mal de uma amiga que tinha feito plástica e arrumado um namorado mais novo. O banheiro funciona como um confessionário para nós – afirma.
Uma das histórias que Rosangela reproduz no livro é a de uma mulher, em um restaurante chique, que chorava copiosamente no banheiro. A moça reclamava à amiga que o amante tinha outra.
Já o tema de conversas em banheiro de academia é um pouco diferente. Cirurgia plástica é de lei, segundo as meninas que malham diariamente.
– Sempre tem alguém que acabou de colocar silicone ou que conhece alguém que fez cirurgia – afirma Bruna Turczyn, 23 anos, estagiária de Educação Física.
Receitas de dieta, cuidados com o cabelo e aparelhos que dão bom resultado na malhação também dominam o papo do vestiário. Alguns itens são imprescindíveis: secador de cabelos e chapinha, um espelho grande e cabides.
Para a empresária Walkyria Ribas Sassi, 48 anos, a passagem pelo vestiário é boa para compartilhar assuntos de beleza. E ela logo inicia uma conversa:
– Vou fazer minha progressiva e começar a usar secador e chapinha. Vocês têm que me ensinar, porque eu não sei usar muito bem – comenta com Bruna e Luciane Sant'ana.
– Você vai ver que ótimo. Meu cabelo era como o seu. É só secar normalmente. Fica liso, mas com movimento – diz Luciane.
Donna do ClicRBS
Compare os benefícios e malefícios da carne vermelha
 
 
Alguns modos de preparo e cortes a deixam mais saudável

Poucos alimentos têm sido tão atacados nos últimos anos como a carne vermelha. Mais famosa por ser fonte de gorduras e colesterol do que pelos benefícios que traz ao organismo, ela foi tirada do cardápio de muitas pessoas que procuram perder peso e ter uma alimentação mais saudável. Mas, segundo muitos especialistas, cortar esse alimento da dieta sem antes procurar um nutricionista é um erro. "A carne vermelha é fonte de todas as proteínas e os aminoácidos essenciais para o nosso corpo. Ela não tem um substituto único e contém vitaminas que não são encontradas em nenhum outro alimento. Por isso, as pessoas devem pensar duas vezes antes de cortá-la da dieta", explica o nutrólogo Wilson Rondó, autor do livro "Sinal Verde para a Carne Vermelha".
De acordo com o especialista, uma alimentação saudável é aquela que traz um equilíbrio entre os micronutrientes, ou seja, vitaminas e minerais, e os macronutrientes, como gorduras, proteínas e carboidratos. Fechar a boca para alimentos ricos no último grupo, como a carne vermelha, pode até fazer mal ao organismo. Compare os prós e contras:
Prós
De acordo com o endocrinologista Fillipo Pedrinola, especialista do Minha Vida, a carne vermelha contém inúmeros nutrientes que, se forem consumidos na medida certa, são importantes para o bom funcionamento do organismo. "Uma alimentação balanceada deve conter grande variedade de alimentos, incluindo carne branca, vermelha, peixe, laticínios, frutas, vegetais e grãos", explica.
Dentre todos os nutrientes encontrados na carne, os que ganham papel de destaque são as proteínas. Elas são consideradas completas, pois contêm os nove aminoácidos essenciais. Uma quantidade de 100 gramas de carne magra - com menos gordura - contém por volta de 20 a 30 gramas de proteína, o que equivale a, aproximadamente, 50% das necessidades diárias de um ser humano adulto.
Para quem pratica exercícios físicos, ficar sem comer carne vermelha pode atrapalhar o treino, já que ela é fonte de diversos nutrientes que melhoram o desempenho muscular, como a mioglunulina - que promove o transporte de oxigênio para os músculos -, o ácido linoleico - que ajuda a perder peso e promove a perda de gordura - e a creatina, que ajuda a restaurar ATP após o esforço muscular. ATP é um tipo de molécula produzida durante a respiração celular, que dá energia ao corpo.
Segundo um estudo feito pelo Laboratório de Nutrição e Metabolismo da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP, a creatina também ajuda a controlar a taxa de açúcar no sangue elevada em pessoas com diabetes.
Além disso, a carne vermelha também é fonte de mioglobulina, uma proteína que promove o transporte de oxigênio para as células musculares e age como antidepressivo, o que permite exercícios mais intensos e sensação de bem-estar. O alimento ainda é a única fonte de vitamina B12, indispensável para o funcionamento das células nervosas do corpo.
"Por isso, a maioria das pessoas que não comem nenhum tipo de alimento de origem animal, principalmente a carne vermelha, apresentam carência dessa vitamina em longo prazo quando não tomam suplementos vitamínicos", explica Wilson Rondó.
Contras
Mesmo que a carne vermelha traga benefícios ao organismo, seu consumo deve ser controlado, como praticamente todos os alimentos. "Ela pode liberar algumas substâncias nocivas à saúde se for cozida em excesso ou se for de procedência duvidosa", explica o nutrólogo Wilson, que afirma que a melhor opção de carne sempre será a que foi tirada de um gado criado em pastagens naturais e orgânicas.
Um estudo publicado pela revista Archives of Internal Medicine demonstra que quem controla o consumo de carne vermelha e carnes processadas vive mais. A pesquisa acompanhou por dez anos mais de meio milhão de pessoas com idades entre 50 e 71 anos. As pessoas que mais ingeriam carne vermelha (média de 62,5g em uma dieta de 1000 Kcal por dia) foram as que apresentaram maior mortalidade por doenças cardiovasculares e câncer, quando comparadas a aquelas que ingeriam menos carne vermelha (média de 9,8g / 1000 Kcal por dia).
Os malefícios desse alimento estão mais ligados ao seu consumo excessivo, ou ao exagero da escolha de cortes muito "gordos", que contêm grande quantidade de gordura saturada que, por sua vez, está associada ao aumento dos níveis de colesterol, da pressão arterial e do risco de câncer. As carnes vermelhas ainda possuem compostos carcinogênicos que, se consumidos em excesso, aumentam as chances de câncer de intestino e próstata.
Veja quais são os cortes com mais gordura e mais magros:
Cortes magros
Patinho - 7 gramas de gordura Maminha - 7 gramas de gordura Músculo - 7 gramas de gordura Lagarto - 9 gramas de gordura Filé mignon - 9 gramas de gordura Coxão duro - 9 gramas de gordura Coxão mole - 9 gramas de gordura
Cortes gordos
Acém - 11 gramas de gordura Alcatra - 12 gramas de gordura Contra-filé de costela - 13 gramas de gordura Cupim - 13 gramas de gordura Picanha - 20 gramas de gordura Fraldinha - 26 gramas de gordura Costela - 28 gramas de gordura
Além disso, pessoas retêm mais ferro do que deveriam, precisam diminuir ou evitar o consumo de carne vermelha, que é rica nesse mineral. "Quem sofre de câncer de próstata deve tomar o mesmo cuidado, pois a carne estimula a produção de testosterona, o que pode prejudicar o quadro da doença", lembra Wilson Rondó.
Terra
Periondotite pode causar doença cardiovascular, diz pesquisa
 
As doenças cardiovasculares afetam o coração e/ou os vasos sanguíneos. Mais de 50 milhões de americanos têm problemas de natureza cardíaca e vascular, fazendo com que, nos Estados Unidos, as doenças cardiovasculares apareçam como a primeira causa de morte e invalidez. Em geral, quando os problemas cardíacos são detectados, a causa subjacente (aterosclerose) já está bastante avançada. Portanto, a prevenção, por meio do controle dos fatores de risco, como uma alimentação saudável e o não-tabagismo, é fundamental.
Pesquisa recentes indicam que a periodontite pode estar associada ao desenvolvimento de doença cardiovascular. Uma explicação para essa associação é que as proteínas inflamatórias e as bactérias presentes no tecido periodontal penetram na corrente sanguínea, causando diversos efeitos no sistema cardiovascular. Um estudo recente1 examinou a relação entre a presença de bactérias que sabidamente causam periodontite e o espessamento da parede dos vasos sanguíneos comumente observado em doenças cardíacas. Depois de um exame de mais de 650 participantes, os pesquisadores concluíram que o aumento do nível de espessamento da parede dos vasos sanguíneos estava associado à presença das mesmas bactérias conhecidas como causadoras da periodontite.
Vários aspectos de seu estado de saúde devem ser considerados no momento da avaliação da situação do seu periodonto e da elaboração de planos para um tratamento abrangente. No caso de portadores de doença cardiovascular e pessoas com risco de desenvolver essa doença, os fatores críticos a serem considerados são a gravidade e duração da doença, a presença de outras enfermidades – como o diabetes – que afetam a doença cardiovascular e de fatores de risco em relação às doenças periodontais. Seu dentista pode comunicar-se com seu médico para determinar o nível de cuidados, o tratamento e seu bem-estar geral.
A redução da presença de bactérias e a eliminação do biofilme, tanto abaixo como acima da linha da gengiva, são partes importantes da saúde bucal e sistêmica. Essa redução e eliminação podem ser feitas com a tradicional raspagem e nivelamento de raízes, complementando os cuidados tomados em casa. As instruções sobre a higiene bucal são parte importante do tratamento de todos os pacientes, particularmente os de alto risco, como os portadores de doença cardiovascular. O tratamento deve concentrar-se na prevenção de enfermidade periodontal e inflamação bucal. Essa prevenção é essencial para o controle dos problemas bucais associados à doença cardiovascular. E, como sabemos que a ameaça bacteriana é um fator de risco na gengivite, mesmo entre diabéticos saudáveis com bom controle da doença, os pacientes devem ser incentivados a usar fio de dental regularmente e escovar os dentes com um creme dental que oferece proteção antibacteriana.
Terra
Mercado cosmético lança cápsula de caviar com ação anti envelhecimento 
 
Produto forma barreira epidérmica, mantendo a membrana celular íntegra e hidratada
divulgação / divulgação

O mercado de cosméticos se renova a cada dia. Entre a infinidade de novidades apresentadas durante o Congresso Internacional Consulfarma de São Paulo, que aconteceu em 11 de julho, estão as cápsulas de caviar. Já consagrado nas formulações de cremes, agora é possível oferecer via oral, as ações de antienvelhecimento que a iguaria de luxo contém.
O produto promete atuar no tratamento global da pele devido à presença de fosfolipídios e proteínas que formam uma barreira epidérmica, mantendo a membrana celular íntegra e hidratada. A inovação oferece a vantagem de personalizar o tratamento. Devido à necessidade de prescrição médica, a quantidade de caviar encapsulada é mais otimizada se comparada aos cremes industrializados.
Assim como os fosfolipídios do corpo humano, os do caviar são componentes gordurosos formados por ácidos graxos combinados com o fósforo, encontrados em grande quantidade nas proteínas das membranas celulares e no sangue.
Logo, quando se associam, potencializam toda a estrutura de defesa da membrana celular que, por consequência, resulta em benefícios à pele.
Outros lançamentos
— Peeling efervescente de ouro: o ouro na forma de peeling é uma maneira muito suave de renovar e remover as células mortas superficiais. O tratamento pode ser feito em casa, no máximo, duas vezes por semana.
— Mousse Light Feel: creme hidratante para o corpo na forma de mousse de iogurte. Contém lactobacilos do iogurte, que normaliza a flora bacteriana da pele. Pode ser utilizado diariamente, após o banho.
— Loção de tapioca: inspirada na tradicional tapioca brasileira, pode ser usado após a depilação.
— Talco líquido: é a forma moderna de se utilizar o tradicional talco.
— Filtro solar em bastão: prático de transportar, fácil de usar, muito mais estável, sem conservantes e com um toque excepcionalmente seco. E não sai na água. Deve ser aplicado, assim como qualquer outro filtro solar, a cada duas horas.
— Maquiagem das mãos: disfarça as manchas das mãos. Deve ser utilizada após o protetor solar.
ClicRBS
 
 

Alimentos gordurosos ajudam a baixar o "índice de tristeza", segundo pesquisa
 
 
Para os cientistas, há uma sinalização entre o estômago e o cérebro

Um bom milkshake ou um fast food pode ser um aliado em momentos de estresse e desequilíbrio emocional. Pelo menos é o que aponta um estudo da Universidade de Leuven, na Bélgica. Além de satisfazer o paladar, os alimentos gordurosos ajudariam a baixar o nível de tristeza.
Para os cientistas, há uma sinalização entre o estômago e o cérebro. Eles fizeram exames de ressonância magnética para investigar os efeitos emocionais da injeção de ácidos graxos no estômago.

Um grupo de 12 participantes foi exposto a músicas e imagens tristes. Em metade do grupo foi injetado ácidos graxos. A outra parte recebeu uma solução salina. Com esse método, os estudiosos "driblaram" a distorção causada pelo estímulo do paladar.
Os voluntários deram notas de 1 a 9 para o seu estado de espírito antes e depois das ressonâncias. O "índice de tristeza" caiu pela metade no grupo que recebeu ácidos graxos.
"Consumir gorduras nos torna menos vulneráveis a emoções tristes, mesmo se não soubermos que estamos consumindo gorduras", comentou o coordenador do estudo, Lukas van Oudenhove, ao site HealthDay. Segundo ele, é preciso aprofundar as pesquisas para determinar se as conclusões podem servir no tratamento de obesidade, depressão e distúrbios alimentares.
Donna do D C
Filhos de mães estressadas envelhecem mais rápido
 
 
Pesquisa revela a relação de longo prazo entre o estresse pré-natal e o envelhecimento celular do filho


Crianças nascidas de mães cuja gravidez foi estressante não envelhecem tão bem quanto filhos de mães mais tranquilas. Pelo menos é o que aponta um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Isso não significa que as rugas e os cabelos brancos apareçam antes do esperado, mas, sim, que doenças relacionadas à idade podem surgir mais cedo.
A pesquisa é a primeira a revelar a relação de longo prazo entre o estresse pré-natal e o envelhecimento celular do filho. Os resultados foram divulgados pela National Academy of Science, dos Estados Unidos.
De acordo com os cientistas, a exposição do feto a altos níveis de estresse materno está diretamente ligada a telômeros menores. Telômeros são sequências de DNA que previnem a deterioração dos cromossomos. Cada vez que uma célula se divide, os telômeros vão se encurtando. Quanto mais curto o telômero, mais rápido a célula envelhece.

O tamanho dessas sequências de DNA está associado a doenças agravadas com a idade, como diabetes, demência, câncer e males do coração.
Segundo o estudo, pessoas saudáveis de 25 anos que tinham sido geradas em condições de estresse apresentavam células mais velhas que o normal, comparáveis às de adultos de até 30 anos gerados em condições menos conturbadas.
Terra


Professora faz 'malabarismo' para administrar 18 cartões diferentes

Cartões ficam guardados em caixa de ‘coisas para Deus cuidar’. 

A professora cearense Sílvia de Vasconcelos, 34 anos, administra 18 cartões sem nunca ter estourado os limites. Para manter as contas em dia, a servidora evita cair em tentação e só leva cartões na bolsa se realmente for necessário. O dinheiro de plástico fica no fundo do armário, em uma caixa e sob os dizeres “coisas para Deus cuidar”. “Todos ficam em casa, em uma caixinha, e só saio de casa com os que vou precisar no dia”, diz.


Segundo Sílvia, cada cartão oferece uma vantagem, por isso são tantos. “Alguns dão desconto em lojas de roupas, outros permitem maior número de parcelas nas compras. Cada cartão a gente usa da forma mais vantajosa”, diz a professora. Há cartão para comprar roupas, para móveis da casa, eletrodomésticos e outro com maior limite de crédito para situações emergência, destinado aos gastos relativos à saúde. “Fora isso, é tudo comprado à vista”, afirma. O marido da servidora, o comerciante José Wilson, ajuda a mulher a pechinchar quando chegam as cobranças de anuidade dos cartões. “Eles não insistem que a gente tenha o cartão? Então a gente também insiste por um desconto. Todo mundo pechincha”, explica Sílvia. A professora diz que o marido é mais controlado e a ajudou a perde o hábito de consumista. “Antes (de me casar) sempre que eu saía voltava com uma compra”, lembra. Problemas
Apesar de ter cuidado com os cartões, Sílvia de Vasconcelos reclama das cobranças das administradoras nas segundas-feiras que seguem à data de pagamento das faturas que caem no domingo. “No domingo não saio de casa, é meu dia de descanso. Na segunda já me ligam marcando um horário para ir lá pagar”, diz.
Em uma loja de roupas, da qual tem o cartão para obter descontos, a fila para pagamento da fatura é muito longa e demorada. Na mesma loja é possível pagar a fatura do cartão no caixa, caso o cliente compre algum produto. “Sempre compro uma meia ou uma cueca só para não pegar a fila do cartão e ganhar um tempinho” – uma “estratégia” adotada pelas empresas para garantir mais vendas.
 
Sílvia diz que, graças aos cartões de crédito, conseguiu desconto de 32% na mensalidade da escola do filho, João Guilherme, de cinco anos. Ela pagaria 13 parcelas de R$ 480 mensalmente, mas negociou o parcelamento no cartão de crédito e reduziu os pagamentos mensais para R$ 330. O casal Sílvia e Wilson também já recebeu brindes e acumulou pontos para viagem usando os cartões. Mas a professora alerta que o “poder de compra” dos cartões pode gerar o efeito colateral do endividamento. “Todo mundo sabe bem que os juros de cartões são altos e a dívida se torna uma bola de neve muito rápido”, diz a professora. Ela recomenda que as pessoas explorem as vantagens oferecidas pelas administradoras, mas não passem a gastar mais por causa dos cartões.
  • Dica do especialista
    “O cartão de crédito é um instrumento muito bom se a pessoa tiver disciplina de organização de gastos. Caso contrário, é uma bomba relógio que pode explodir a qualquer momento”, define Anísio Castelo Branco, presidente do Instituto Brasileiro de Finanças, Perícias e Cálculos (Ibrafin) e professor de Finanças do Senac-SP.
O cartão de crédito ou de afinidade – que é o nome dado aos cartões de lojas e supermercados, por exemplo – é útil para o consumidor que sabe usar as oportunidades que ele oferece, como descontos e parcelamentos planejados, diz o professor. “Tem alguns produtos que é possível conseguir preços melhores se pagar com cartão. Neste sentido é bom, mas para essas compras apenas. Para o dia a dia, tem que ter o dinheiro no banco e pagar à vista”, orienta. Na opinião do especialista, o cartão de crédito dá uma falsa sensação de poder ao consumidor. “Aquela sensação de comprar e não ter que se preocupar de pagar hoje ou amanhã, dá uma sensação de poder. Muitas vezes, a pessoa sabe que não vai ter como pagar, mas como é viciada, ela empurra o problema para o futuro. É o que a gente chama de um suicida do cartão de crédito.” Para quem sabe planejar, no entanto, o cartão pode ser um aliado, lembra Castelo Branco. “Comprar um pacote de viagem parcelado no cartão para as férias do próximo ano é um planejamento, mas ir ao supermercado e comprar os ingredientes para fazer uma festa de aniversário para o filho sem ter dinheiro no banco é adiar um problema”, exemplifica.
'Não façam isso em casa’

Para Castelo Branco, a professora Sílvia parece ser uma “profissional” das finanças. “A estratégia da nossa consumidora parece ser inteligente, porque ela estuda a natureza do cartão. Não é amadora, é profissional, mas ela vive uma profissão de risco. Utilizar 18 cartões, se valendo das vantagens de cada um, é para quem tem experiência”, alerta. “Mas eu diria para os nossos leitores: ‘não façam isso em casa’”, brinca.
Castelo Branco recomenda que os consumidores em geral “fujam desta situação” de ter muitos cartões à mão. “Se fôssemos preparados (como Sílvia), eu até diria que é inteligente ter um cartão de cada tipo para aproveitar os bons negócios. (...) Para quem quer ser usuário de cartão, deve ter no máximo três.” Apesar de demonstrar ser uma consumidora consciente, Sílvia não é totalmente imune às tentações, na opinião do professor. Exemplo disso é o fato de ela ter dito que sempre compra uma meia ou uma cueca “para não pegar a fila do cartão e ganhar um tempinho”. “Isso mostra que ela está se rendendo à estratégia da loja. A empresa faz a fila do caixa ser mais rápida justamente para isso”, destaca Castelo Branco, que identifica, ainda, mais um pequeno deslize da professora. “O fato de ela deixar os cartões guardados em casa mostra que é suscetível à fraqueza [de consumir]. É uma técnica rudimentar, mas que funciona para ela”.
 G 1 Ceará
Dietas fazem células do cérebro se canibalizarem, diz estudo

Um estudo publicado na revista científica Cell Metabolism pode ajudar a explicar por que é tão difícil seguir uma dieta de emagrecimento. Segundo a pesquisa, quando se passa fome, os neurônios responsáveis por regular o apetite passam a comer partes deles mesmos.
Os cientistas acreditam que isso aconteceria porque após um período de jejum e o uso emergencial de reservas de gordura, o corpo receberia um sinal de que há uma falta de comida e faria com que as células se alimentassem delas mesmas.
Os experimentos realizados com camundongos em laboratório revelaram que o ato de "autocanibalismo" destas células gera a liberação de ácidos graxos, que por sua vez resulta em níveis mais altos de uma substância química no cérebro (a proteína agouti, AgRP) que estimula o apetite.
Um dos responsáveis pelo estudo, o pesquisador Rajat Singh, do Albert Einstein College of Medicine, em Nova York, acredita que remédios que interfiram neste processo de autofagia das células do cérebro poderiam ajudar a tratar a obesidade, fazendo com que as pessoas sintam "menos fome e queimem mais gordura".
Segundo ele, quando a autofagia foi bloqueada nos neurônios dos camundongos, os níveis de AgRP não se elevaram em resposta à fome e os níveis de outro hormônio, o hormônio estimulante dos melanócitos, permaneceram altos. Esta alteração na química do corpo levou os camundongos a ficarem mais magros, já que eles comiam menos após um período de jejum e gastavam mais energia.
Por outro lado, Singh explicou que níveis cronicamente altos de ácidos graxos na corrente sanguínea, como acontece em pessoas com dietas ricas em gordura, podem alterar o metabolismo dos lipídios, "criando um circulo vicioso de superalimentação e equilíbrio de energia alterado." O estudo também pode ajudar a explicar por que o apetite tende a diminuir com a idade, já que as células de um corpo mais idoso não conseguiriam realizar a autofagia tão bem.
BBC Brasil


Dormir bem é segredo da vida saudável
 
 
Ter um sono de qualidade traz benefícios para a saúde e é indispensável para viver bem
Uma boa noite de sono é essencial para a saúde e ajuda a ter mais disposição para enfrentar o ritmo do dia a dia
Se você pudesse, quanto tempo dormiria após ouvir o barulhinho do despertador? Se sua resposta for uma hora ou mais, melhor fazer as pazes com a cama e dar um jeito de prolongar o sono. Isso porque uma noite bem dormida é essencial para a saúde, deixa a pele mais bonita, seu corpo mais disposto e dá disposição para encarar o dia seguinte.

Tudo bem, você precisa acordar cedo, mas talvez seja hora de mudar os hábitos e começar a dormir antes do que o costume. Aproveite para incentivar seu marido e seus filhos a fazerem o mesmo. Acredite, é a forma mais simples de regular o organismo, descansar, deixar o rosto bonito e manter o bom humor para melhorar seus relacionamentos.
Para você não passar o dia cansada, nós conversamos com os pneumologistas Pedro Genta e Flávia Nunes, de São Paulo, e tiramos as principais dúvidas para ter um sono de qualidade. Eles garantem que horários regulares, abstinência ao cigarro, álcool e café e um quarto silencioso fazem a diferença. Veja as dicas da dupla.
Importância do sono - O sono desempenha diversas funções fisiológicas importantes incluindo consolidação de memória, secreção de hormônios, repouso e restabelecimento do sistema cardiovascular, regulação do metabolismo e do sistema imune.
Horas de sono - A necessidade de sono varia com a idade. Em media, cerca de 8 horas são suficientes, mas algumas pessoas precisam de mais tempo de sono e outras, menos. A privação do sono é muito comum em nossa sociedade e definida como duração insuficiente do sono. Um detalhe que ajuda a definir se o indivíduo está ou não privado de sono é observar quanto ele dorme nos dias de folga ou férias. Aqueles indivíduos que facilmente dormem duas horas ou mais além do usual provavelmente não descansam o suficiente.
Malefícios das noites maldormidas - Diversas doenças podem ocorrer ou se agravar devido a distúrbios do sono, como hipertensão arterial, diabetes e acidente vascular cerebral. Entre os distúrbios do sono mais comuns, está a apneia - quando ocorrem pausas respiratórias por obstrução da faringe (garganta) intercaladas com o ronco. Um sono ruim pode ser também sintoma de doenças subjacentes, como depressão e transtorno de ansiedade, contribuindo para o agravamento dessas condições e deteriorando a qualidade de vida.
Cochilos durante o dia - Cochilar durante o dia costuma ser um reflexo de noites maldormidas. Os cochilos devem ser um alerta quanto à necessidade de procurar um médico para investigar possibilidade de distúrbios do sono.
Como melhorar a qualidade do sono - Uma boa noite de sono começa com hábitos de vida saudáveis, horários regulares, abstinência ao cigarro, álcool e café, sobretudo no período da tarde e noite. Um quarto quieto e confortável também é indispensável.
Com uma noite bem dormida, você vai se sentir disposta para enfrentar desafios durante o dia e desfrutar melhor da sua família e dos seus amigos. Sem contar que a pele fica renovada e, assim, é possível sorrir ainda mais. Portanto, pegue seu travesseiro e faça as pazes com ele.
Terra
Incidência de doenças do coração em mulheres é maior que em homens
 
 A incidência de doenças cardiovasculares está aumentando entre as mulheres, principalmente decorrente dos males como estresse, tabagismo e dietas desequilibradas
A ilusão de encontrar o parceiro ou parceira ideal se traduz num conjunto de exigências por parte das mulheres e dos homens o que dificulta enfrentar .... Foto: Getty Images
A incidência de doenças cardiovasculares está aumentando entre as mulheres, principalmente decorrente dos males como estresse, tabagismo e dietas desequilibradas, segundo pesquisa recente do Hospital do Coração de São Paulo. De acordo com o estudo, o número de enfartes entre mulheres aumentou 3,8% de 2009 para 2010, enquanto entre os homens houve queda de 17%.

A probabilidade de uma mulher morrer em consequência de um infarto é, em média, 50% maior do que a de alguém do sexo masculino. E a maior incidência de risco acontece com mulheres na menopausa: a probabilidade é de duas a três vezes maior que em mulheres na mesma faixa etária que ainda possuem ciclo menstrual.
Agora, uma equipe de pesquisadores do Centro Médico em Saúde do British Medical Journal revela que a doença cardíaca é mesmo a doença sendo a principal causa de morte dos norte-americanos, muitos pacientes são capazes de sobreviver a ataques do coração. O estudo buscou desvendar quem é capaz de superar um ataque e quem sucumbe a ele. Eles identificaram um conjunto comum de fatores de risco que separam aqueles que experimentam a morte cardíaca súbita daqueles que têm ataques cardíacos mas resistem.
A morte cardíaca súbita ocorre quando o coração para de bater de forma inesperada, evitando que o sangue seja bombeado ao cérebro e a órgãos essenciais, causando a morte em poucos minutos. Ela difere um pouco de um ataque cardíaco, durante o qual o fluxo de sangue a uma parte do coração é bloqueado.
Ataques e doenças cardíacas são fatores de risco para morte súbita mas agora os investigadores identificaram algumas características adicionais que irão ajudar os médicos a saber quais pessoas possuem maior risco. Utilizando os dados selecionados entre 18.497 participantes em dois estudos, os cientistas encontraram diversas correlações que ajudaram a prever o risco de morte súbita cardíaca - e outros que ajudaram a prever a probabilidade de doença cardíaca coronariana. Aqui está o que os pesquisadores encontraram:
Negros - Pacientes de etnia negra tinham maior probabilidade do que os não-negros a morrer de ataque cardíaco antes de chegar ao hospital mas foram menos propensos a desenvolver doenças do coração.
Hipertensão - Pressão arterial elevada juntamente com um aumento da freqüência cardíaca foram fortes potencializadores de morte súbita.
Índice de Massa Corporal - Um IMC extremamente alto ou baixo foi associado ao risco maior de morte súbita.
Eletrocardiograma - O ritmo descompassado do coração pode ser avaliado através de um exame de eletrocardiograma. Resultados anormais neste teste estavam entre os mais fortes predecessores de morte súbita cardíaca.
A boa notícia é que muitos desses fatores de risco, como peso e pressão arterial, podem ser alterados. Se essas alterações forem feitas e o risco de morte súbita realmente diminuir, tratamentos e cuidados com a saúde poderiam salvar muitos dos cerca de 325 mil pessoas que morrem de morte súbita cardíaca a cada ano.
No Brasil, a previsão é que, em 20 anos, o número de mortes em decorrência de doenças cardíacas entre as mulheres deve ultrapassar o de homens. E o número de mulheres com grande risco cardíaco subiu de 10% para 30%, representando 21 milhões de brasileiras.
O Dia Foto: Getty Images
 
 
 
Aprenda a diminuir o consumo de sal e evite uma série de doenças
 
 
A "fast food" é rica em sódio e deve ser evitada
Reduza o sal do preparo dos alimentos e elimine o sal da água de cozimento do macarrão. Evite os temperos industrializados, como molhos prontos, shoyu, catchup, caldos concentrados, etc   Foto: Getty Images
Um em cada seis hipertensos terá doença nos rins, 10 milhões de brasileiros sofrem de insuficiência renal, mas apenas 30% sabem disso, de acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). No entanto, essa situação pode mudar e melhorar com algumas dicas práticas na hora de preparar e consumir os alimentos. O sódio, presente no sal de cozinha e alimentos industrializados, é um dos principais fatores de risco, então, dosar e substituir o ingrediente garante uma vida mais saudável.
Eliminar o sal na preparação do macarrão, evitar temperos prontos, reduzir a ingestão de alimentos industrializados, tirar do cardápio carnes e queijos muito salgados e sempre ler o rótulo para verificar a quantidade de sódio já é um começo para se manter longe das doenças que o excesso de sal podem causar.
De acordo com a nutricionista Roseli Rossi, o sal é uma mistura de 60% de cloreto e 40% de sódio, este último é um dos conservantes mais usados pela indústria alimentícia. "Apesar de ser mineral, quando ingerido em excesso pode causar retenção hídrica, inchaço, desidratação, problemas renais e cardiovasculares", informou ela. Quando o funcionamento dos rins chega a menos de 10%, o paciente precisa fazer a diálise ou transplante dos órgãos. De acordo com o médico nefrologista Roberto Pecoits-Filho, vice-presidente da SBN, o paciente só percebe os sintomas no estágio avançado da doença.
Uma das consequências do consumo excessivo do sal é a hipertensão, responsável pelo maior índice de infartos e acidentes vasculares cerebrais, segundo a nutricionista. As doenças originadas pela ingestão inadequada do produto foram responsáveis por 60% da causa das mortes no mundo. No Brasil, em 2007, elas representaram 72% do total de óbitos.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumo de 5 gramas de sal por dia. Mas, de acordo com o Ministério da Saúde, o consumo individual do produto no Brasil é de 9,6 gramas diários, quase o do dobro do recomendado. "No inverno, as pessoas consomem mais alimentos condimentados e calóricos", afirmou o vice-presidente da SBN.
Mudança nos alimentos
O governo federal assinou, em abril, um termo de compromisso com as associações que representam os produtores de alimentos processados que estabelece um plano de redução gradual na quantidade de sódio presente em 16 categorias de alimentos.
De acordo com o ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha, o acordo representa um passo fundamental para que seja atingida a recomendação de consumo máximo da OMS até 2020. O documento define o teor máximo de sódio a cada 100 gramas em alimentos industrializados. Algumas metas devem ser cumpridas pelo setor produtivo até 2012 e aprofundadas até 2014.
Confira 10 dicas da nutricionista Roseli Rossi e do médico Daniel Guinaldi de como diminuir o consumo do sal na galeria de fotos na aba acima.
Recomendação de sódio:
Crianças (1-3 anos): 325-975 mg Crianças (4-6 anos): 450-1350 mg Crianças (7-10 anos): 600-1800 mg Adolescentes (11 +): 900-2700 mg Adultos: 1100-3300 mg
Fonte: Food and Nutrition Board, (National Research Council-National Academy of Sciences, 1989).
Alimento - Sódio (mg / 100gr) Caldo de carne, tablete - 22.180 Bacalhau salgado cru - 13.585 Azeitona verde - 2.983 Macarrão instantâneo - 1516 Salgadinho industrializado - 1450 Salame - 1150 Biscoito salgado, cream cracker - 854 Cereal matinal, milho - 655 Pão francês - 648 Extrato de tomate - 498 Mistura para bolo - 463
Fonte: NEPA-UNICAMP:2004, Nutrição Humana.
Terra
Pessoas gastam menos de 40 minutos por dia para comer
A correria do dia a dia interfere até no tempo destinado a refeições. De acordo com uma pesquisa da marca de queijos President realizada com britânicos, as pessoas gastam apenas 39 minutos e nove segundos por dia com a alimentação. Os dados são do jornal Daily Mail.
Para muitos, a hora do almoço foi substituída por um sanduíche rápido, que é ingerido em uma média de 12 minutos e 49 segundos. O café da manhã dura sete minutos e 20 segundos, e normalmente consiste em apenas uma fatia de torrada. O jantar leva 19 minutos.
Do total de entrevistados, metade tem tantos afazeres que chega a pular o almoço, sendo as mulheres mais propensas a essa atitude que os homens. Comer tornou-se uma rotina puramente funcional para três quartos, que consomem as iguarias com tanta pressa que nem conseguem apreciar o sabor. E 45% se distraem com outras tarefas enquanto se alimentam, sem perceber se estão satisfeitos.
Ter mais tempo para se sentar e saborear o cardápio é o desejo de 78%. Nove em cada dez disseram que, nas raras ocasiões em que conseguiram realizar uma refeição em família, apreciaram o momento e se sentiram melhor.
"É muito importante ter tempo para saborear os alimentos, porque isso tem um efeito sobre o nosso emocional e bem-estar físico, e pode afetar nossa produtividade", disse o psicólogo Richard Woolfson, da empresa responsável pelo levantamento.
Comer depressa diminui a mastigação. Os alimentos chegam em pedaços grandes ao estômago, aumentando seu trabalho, e o resultado é digestão inadequada, azia, fermentações e gases. A situação ainda pode levar a problemas de estômago, como dores, desconforto, gastrite e, em casos mais severos, até mesmo a úlcera. Além de permitir saborear melhor as iguarias, alimentar-se com calma estimula o centro da saciedade. Assim, a possibilidade de excessos passa longe e a balança agradece.
Ponto a Ponto Ideias Terra
Casais são mais felizes quando mulher é mais magra que o marido 
 
Pesquisa realizada por universidade americana aponta tendência

O segredo de um casamento feliz pode estar nas medidas femininas, de acordo com um novo estudo. A pesquisa da Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos, durou quatro anos e mostrou que, a curto e médio prazos, tanto o homem quanto a mulher se sentem mais satisfeitos se ela tem o Indíce de Massa Corporal (IMC) menor que o dele.
Na opinião dos estudiosos, os homem ficam numa relação porque acham suas parceiras magras atraentes. As mulheres, por sua vez, se sentem mais confiantes e amadas porque sabem que seus maridos as desejam.
Pode parecer superficial, mas algumas pessoas já citam como exemplo o casamento da ex-spice girl Victoria com o jogador de futebol David Beckham, que já dura 11 anos. Victoria, magérrima mesmo grávida, acaba de dar à luz sua primeira filha mulher, a quarta criança do casal.
Foram selecionados 169 casais com menos de 35 anos para participar da pesquisa. Eles preencheram questionários de seis em seis meses durante quatro anos. As respostas mostraram que os homens que tinham IMC maior mantiveram a felicidade no casamento.
O mesmo efeito apareceu entre as mulheres: as mais leves eram significativamente mais felizes que as que pesavam o mesmo ou mais que os parceiros.
- Eu seria cética a respeito da ideia de que a maioria dos homens realmente rejeita suas parceiras com base no excesso de peso sem haver outras questões - ponderou em entrevista ao Daily Mail a especialista em relacionamentos Jean Hannah Edelstein.
AGÊNCIA O GLOBO
Um terço da população mundial está infectado por hepatite
 
 
OMS adverte que a maioria não sabe que tem a doença e acaba transmitindo a outras pessoas
Cerca de um terço da população global - ou 2 bilhões de pessoas - foi infectada pela hepatite, doença hepática que mata cerca de 1 milhão de vítimas anualmente, informou a Organização Mundial da Saúde (OMS) na terça-feira.


E, embora a maioria dos portadores de hepatite não saiba que tem a doença, eles são capazes de transmiti-la sem saber às outras pessoas e, a qualquer momento da vida, ela pode se desenvolver e matá-los ou incapacitá-los, advertiu a agência da Organização das Nações Unidas (ONU).
"Essa é uma doença crônica ao redor do mundo inteiro, mas infelizmente, há uma consciência muito baixa sobre ela, mesmo entre os responsáveis pelas políticas de saúde", disse o especialista em hepatite da OMS Steven Wiersma em uma entrevista coletiva.

A conferência marcou o primeiro Dia Mundial contra a Hepatite, da ONU, proposto pelo organismo para aumentar a consciência sobre a doença viral, amplamente disseminada por água e alimentos contaminados, sangue, sêmen e outro fluidos corporais.
Wiersma disse que a doença - que tem cinco vírus principais - produziu um "peso surpreendente" sobre os sistemas de saúde ao redor do planeta e tem o potencial de causar epidemias, assim como é a principal causa de cirrose e câncer de fígado.
Dos cinco vírus - chamados A, B, C, D e E -, o B é o mais comum e pode ser transmitido pelas mães aos filhos no parto ou na primeira infância, assim como é transmitido por injeções contaminadas ou pelo uso de droga injetável, diz um novo documento da OMS.
O vírus E, transmitido pela água ou por alimentos infectados, é uma causa comum de surtos da doença nos países em desenvolvimento e é registrado cada vez mais em economias desenvolvidas, de acordo com a OMS.

A OMS diz que vacinas eficazes foram desenvolvidas para combater os vírus A e B e também poderão ser usados contra o D. A vacina contra a hepatite E foi desenvolvida, mas ainda não está amplamente disponível. E não há uma vacina eficaz contra o vírus C.

As campanhas de vacinação tiveram um sucesso considerável em vários países. Cerca de 180 dos 193 Estados membros da OMS agora incluem a vacina contra hepatite B nos programas de imunização infantil, informou a agência.

Mas são necessárias mais ações para prevenir ou controlar a doença. É vital garantir às pessoas já infectadas o direito de testar para a doença e receber assistência e tratamento de qualidade sem demora, declarou o documento da OMS.

BR Turbo
Tudo em um
 
 
Conheça as propriedades do mel e use-o como aliado à sua saúde e beleza

O mel é uma solução rica em açúcares, com vitaminas, minerais, compostos fenólicos, enzimas e elementos minerais essenciais ao homem, especialmente selênio, manganês, zinco e outros.
Segundo a dra. Ana Claudia Mariano, nutricionista e doutora em Bioquímica pela UFRJ, “O consumo de mel é recomendado não só porque fornece energia e outros nutrientes, mas também por ser antimicrobiano, antioxidante, curativo, calmante e regenerativo de tecidos”.
A médica ressalta o uso do mel na medicina: “Em pacientes com gastroenterite bacteriana, a diarreia diminui quando usamos o mel para reposição de glicose na reidratação. Além disso, o mel pode prevenir doenças como câncer, aterosclerose, doenças cardiovasculares e mal de Alzheimer”.
Ela alerta que crianças menores de 1 ano não devem consumir mel, pois ele pode conter a bactéria Clostridium botulinum, que causa o botulismo.
O terapeuta ayurvédico Krishna Kishora, de São Paulo, indica que se faça o uso do mel diariamente para evitar a formação de muco. Ele destaca que, ao contrário do que pensamos, o mel é melhor quando já açucarou: “É melhor que o mel fique uns meses em repouso, pois o mel fresco deixa a mente muito agitada”.
Segundo a farmacêutica bioquímica e cosmiatra Maristela Gava Caim, os ácidos acético e cítrico do mel são adstringentes; limpam profundamente os poros, renovando o PH da pele e ocasionando uma descamação bem discreta.
Maristela lembra que o peeling, na verdade, é um processo de queimadura química, logo, o emprego de produtos à base de mel no processo pós-peeling é muito benéfico para evitar manchas.
O mel pode ser amplamente utilizado em produtos antiacne, ajudando a reduzir o processo inflamatório, além de proporcionar limpeza, hidratação e nutrição.
Maristela explica ainda que por suas propriedades suavizantes, o mel pode ser utilizado em massagens corporais, drenagem linfática, esfoliações corporais e banhos de relaxamento. Já nos cabelos, por hidratar e nutrir o folículo, o mel pode auxiliar na redução da queda de fios causada por estresse. Para isso, deve ser aplicado sob a forma de loções capilares.
Terra
Vibrador para homens promete acabar com problemas de ereção

A empresa norte-americana de artigos médicos Reflexonic divulgou uma nova solução para quem sofre com a disfunção erétil. O Viberect é uma ferramenta utilizada para estimular por meio de vibrações as seções do sistema nervoso responsáveis por iniciar e manter ereções.
A proposta é evitar o uso de remédios, pílulas e ervas questionáveis no tratamento, indo direto “ao ponto”, sem nenhum tipo de efeito colateral. O Viberect recebeu licença da FDA para uso e comercialização; além de o próprio laboratório servir como garantia ao produto, já que conta com mais de trinta anos de atuação no segmento urológico.
Recomendações e Modo de Operação
O conceito do Viberect envolve gerar sucessivos (e suaves) estímulos nervosos a fim de que eles resultem em um evento vascular, preenchendo, portanto, o corpo cavernoso do pênis com sangue, resultando e mantendo sua ereção.
 O processo tem um tempo médio de cinco a dez minutos, que podem variar de acordo com o histórico médico do paciente.
O seu uso é indicado para quem está tendo dificuldades de ereção, desde a perda da resposta sexual, até casos mais graves, advindos de diabetes, problemas vasculares, neuropatias, lesões medulares e cirurgias de câncer de próstata e/ou colo. Em casos de maior gravidade, é importante fazer uma consulta com um urologista para buscar um tratamento mais específico.
O Viberect funciona com eletricidade e pode ser facilmente recarregado sendo conectado a uma tomada. Ele só pode ser comprado com receita médica e em um primeiro momento só vai ser vendido nos Estados Unidos, mas a empresa já está pedindo patentes para tentar entrar em outros mercados. O aparelho estará à venda a partir de 15 de agosto nos Estados Unidos e posteriormente na Europa, com preço estimado de $ 300 mais $ 19,95 de taxa de envio.
G 1 Tech Tudo
Efeitos do álcool são maiores nas mulheres

 
A concentração e os efeitos da bebida, bem como os riscos à saúde, são maiores nos corpos das mulheres



O consumo de bebida alcoólica entre as mulheres vem crescendo a cada dia. Uma recente pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde mostra que, enquanto em 2006 8,2% das entrevistadas admitiram exagerar na bebida, em 2010, 10,6% afirmaram ter tal hábito.


O problema incomoda não apenas pelo fato do crescimento do consumo, mas também porque nas mulheres os efeitos do álcool podem ser mais nocivos do que nos homens.


O álcool se mistura facilmente com a água do corpo, e como as mulheres possuem proporcionalmente menos água do que os homens, a concentração e os efeitos da bebida, bem como os riscos à saúde, acabam sendo maiores.


“Estudos científicos apontam que, nas mulheres, o uso de álcool está associado ao desenvolvimento de câncer de mama, principalmente quando combinado ao uso de reposição hormonal na pós-menopausa, por exemplo. Sob o efeito de bebida, as mulheres ainda podem ficar suscetíveis a abusos sexuais e fazer sexo desprotegido, além de efeitos negativos sobre o casamento e no desenvolvimento dos filhos”, explica a psiquiatra e coordenadora do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), Camila Magalhães Silveira.


Os motivos que levam homens e mulheres a beberem também são diferentes. De acordo com a coordenadora do CISA, um estudo realizado com universitários (entre 18 e 25 anos, idade em que se inicia o uso de álcool), sugeriu que, nas mulheres, os indicadores de problemas relacionados ao consumo de bebida alcoólica estão mais fortemente ligados à esfera afetiva (bebem para lidar com situações estressantes ou para aliviar sintomas depressivos).


Já o uso de álcool entre os homens estaria mais associado a motivações sociais (beber em festas ou na companhia de amigos, para ser aceito por amigos ou pelo grupo). Para ambos os gêneros, também se verificou que bebem motivados pelos efeitos “eufóricos” do álcool.


Band

Nenhum comentário:

Postar um comentário