segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Estudo: homens que gostam de seios grandes são mais infiéis

Os atraídos por seios menores demonstraram mais interesse em relacionamentos sérios e afetivos
Homens que gostam de seios grandes tendem a ser mais infiéis. Isso é o que constatou uma pesquisa divulgada pela Universidade de Wroclaw, na Polônia. O estudo encontrou uma relação entre o tamanho de seio que um homem aprecia e sua fidelidade. Ao todo, 128 homens participaram das análises. As informações são do You Beauty.
Os participantes observaram diferentes tamanhos de seios e avaliaram o quão atraídos se sentiam por cada um deles. Os pesquisadores descobriram que os homens interessados pelos tamanhos maiores de 42 tinham relações mais promíscuas e de curta duração. Por outro lado, os atraídos pelos seios menores mostraram mais interesse em relacionamento sério e afetivo.


Terra
Poupar energia cerebral pode ser um caminho para o sucesso, explica livro
 
 
Autor de "Brainconomics - Descubra suas habilidades e maximize sua eficiência" afirma que conhecer pontos fortes e fracos evita gasto desnecessário de energia
Técnicas de gestão, aliadas à neurociência, podem ser aplicadas à busca pelo sucesso. É o que sugere o livro Brainconomics — Descubra suas habilidades e maximize sua eficiência, do médico oncologista e presidente da Associação Brasileira de Cuidados Paliativos, Auro del Giglio.
Baseado em pesquisas recentes sobre o assunto, o autor demonstra que é preciso trabalhar os pontos fortes, ignorando as fraquezas, para se alcançar o sucesso profissional. Caso contrário, haverá um gasto excessivo de energia cerebral, o que trará desgaste e desmotivação.

— Analisando a literatura sobre esse tema, percebemos que a chave do sucesso está relacionada, na maioria das vezes, às escolhas e às alternativas que levam a um gasto menor de energia livre cerebral — afirma.

Giglio sustenta a ideia de que um consumo excessivo de energia provavelmente diminuirá a energia disponível para que o cérebro desempenhe suas atividades mais nobres e produtivas.
— As pessoas têm diferentes pontos fortes e fracos, e conhecê-los melhor, seguramente, as poupará de um gasto desnecessário de energia — garante.
O mesmo vale para as organizações. De acordo com o autor, as empresas devem distribuir as funções conforme as habilidades de cada pessoa. Se baseadas nos pontos fortes dos funcionários, as corporações poupam energia, o que gera melhores resultados.

BEM-ESTAR DO CLICRBS
 
 
Urucum ajuda a emagrecer, reduz os radicais livres e diminui o colesterol
 
 
Conhecido como colorau, tem importantes antioxidantes em sua composição

Muito usado para obter um bronzeamento rápido, o extrato de urucum pode também ser um aliado da boa forma. Conhecido como colorau, pode ser acrescentado à dieta em saladas, massas, arroz e sopa.

Segundo a nutróloga Sylvana Braga, que também é reumatóloga e especialista em prática ortomolecular, o urucum melhora os receptores da insulina, o que promove uma baixa da glicose sanguínea e estimula a redução de gordura periférica, favorecendo, assim, o emagrecimento corporal.

A nutróloga explica que o urucum é rico em carotenoides, que são excelentes antioxidantes, impedem a peroxidação lipídica e as aberrações dos cromossomos. Os carotenoides protegem o corpo das mutações genéticas e do aparecimento de doenças ligadas à hereditariedade. O que predomina é a bixina, que reduz os radicais livres circulantes e protege as membranas celulares. Como não possui efeito tóxico, pode reduzir também os indutores de câncer colorretal.
Amplamente cultivado no norte do Brasil, o urucum é encontrado na forma de semente triturada ou através de manipulação em laboratório, além de ser usado na composição de cosméticos. Os índios brasileiros usavam na culinária e para ornamentação do corpo, devido à sua coloração vermelha.

BEM-ESTAR DO CLICRBS
Pesquisa aponta que os chefes acham que as mulheres andam se maquiando demais  
 
Veja quais os produtos que os homens não curtem nas funcionárias

Mesmo naqueles dias em que você está superatrasada para ir trabalhar, é comum passar só "um rimelzinho e um batom" para tirar a cara de fantasma, certo? Mas, em compensação, quando se tem tempo até rola um make mais completo... Cuidado, porém, para não exagerar! Segundo recente pesquisa, os chefes reparam quando a funcionária está produzida demais (e não curtem).

Um levantamento realizado com 500 homens pela Office Broker, empresa americana especializada em assuntos corporativos, apontou que mais de 1/3 deles acha que as funcionárias exageram no make up para ir ao trabalho.

Veja o que é pior na avaliação masculina:

:: 28% não curte sombra nos olhos
:: 13% acham que o batom de cor vibrante é "over"
:: 15% opinaram que as mulheres usam muito blush
:: somente 12% dos entrevistados afirmou que a maquiagem é algo legal (desde que usado com moderação no ambiente de trabalho)
Você concorda com as opiniões destes chefes americanos?
DONNA ZH ONLINE
 
 
Café reduz chances de câncer no endométrio, diz estudo
 
 
Consumo da bebida está relacionado a níveis mais baixos de estrogênio e insulina, hormônios envolvidos no desenvolvimento da doença
Mulheres que tomam café têm menos chances de desenvolver câncer no endométrio, conforme resultados de uma pesquisa feita na Escola de Saúde Pública de Harvard, nos Estados Unidos. O café tem sido relacionado a níveis mais baixos de estrogênio e insulina, dois hormônios envolvidos na carcinogênese endometrial.
O estudo avaliou 67 mil mulheres entre 34 e 59 anos, desde 1980, para relacionar o consumo de café ao risco de câncer endometrial, avaliando efeitos de longo prazo. Mulheres que tomaram quatro ou mais xícaras de café tiveram um risco 25% menor de câncer de endométrio do que aqueles que consumiam menos de uma xícara por dia.
Segundo os pesquisadores, os benefícios foram verificados tanto na versão cafeinada quanto descafeinada, desde que sem adição de creme ou açúcar. Fatores de risco, como sedentarismo e tabagismo, também interferem. Os resultados da pesquisa foram publicados no periódico científico Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention.
ClicRBS
 
 
MAIS UM  "MILAGRE"  DE EMAGRECIMENTO NO MERCADO

A CHÍA

Trazida do México, a chia é uma semente que foi extremamente consumida pelas antigas civilizações, pelo fato de fornecer força e resistência física.
Dentre seus componentes está o ômega 3 - bem mais concentrado do que na linhaça. As cápsulas de Chia é a mais rica fonte vegetal de ômega 3, podendo seu óleo chegar a 64% desse ácido graxo. Também tem fibras, cálcio, magnésio, potássio e proteína em quantidades bem elevadas.
A chia age de três formas que contribuem no emagrecimento:
· Causa saciedade: Seus componentes são mucilaginosas, ou seja, ricas em fibras. ao entrarem em contato com a água, formam um gel no estômago. diante dessa reação, a digestão torna-se mais lenta. Assim, o indivíduo fica satisfeito mais rapidamente e, então, passa a consumir porções menores".
· Combate inflamação: "a gordura é resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. Com isso, perde-se o controle sobre a fome a ponto de comer e nunca se sentir satisfeita. O ômega 3 presente no grão combate essa inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite".
· Desintoxica: "a fibra regula o trânsito intestinal e limpa o organismo por meio das fezes".
Além de ajudar o corpo a entrar em forma, a chia colabora na redução do colesterol, controla a glicemia, ajuda na formação óssea, previne o envelhecimento precoce e melhora a imunidade do organismo.
A CHIA também é encontrada em óleo, farinha e em sementes.
Divulgação NatureForce
Dormir de lado garante um sono mais saudável
 
 
Noites mal dormidas podem causar dores na coluna e até enxaquecas

Uma noite mal dormida transforma o dia seguinte num pesadelo. Além disso, costuma gerar dores no pescoço e nas costas. Para melhorar essa situação é importante descobrir qual a melhor posição para dormir. Segundo Lucas Leme, especialista em distúrbios do sono do Hospital Federal da Lagoa, da rede do Ministério da Saúde, para aumentar a qualidade do sono e aliviar o desconforto no pescoço e nas costas é importante modificar os hábitos na hora de dormir.
Leme explica que a posição de barriga para cima nunca é recomendável porque dificulta a respiração. Nessa posição, diz ele, costuma haver um sono mais superficial. Também não é recomendável dormir de bruços, porque isso afeta a coluna, que fica prejudicada ao longo dos anos.
— O ideal é as pessoas dormirem de lado, quer dizer, numa posição de decúbito direito ou esquerdo — orienta o especialista.
Um travesseiro de altura média ajuda a manter a coluna alinhada, proporcionando mais conforto na hora de dormir.
— Travesseiros muito altos podem comprometer o alinhamento do pescoço, gerando dores no pescoço, ombros e costas, assim como dores de cabeça e até enxaquecas — explica Leme.
É possível encontrar travesseiros com alturas reguláveis, que podem ser adaptados conforme o gosto e a necessidade de cada um.

Alimentação também interfere

O que se come antes de deitar pode influenciar na qualidade do sono. Vale evitar alimentos refinados, como arroz branco, farinhas brancas e pão branco. Segundo Ana Angélica, consultora do sono, alimentos como alface, maçã, pepino, salsão e ervas como a camomila e a cidreira são indicados porque ajudam a relaxar.
— Infusões de melissa e camomila também melhoram a qualidade do sono porque possuem substancias que diminuem a agitação e melhoram os desconfortos gástricos e instestinais — sugere. Alimentos fonte de triptofano, como carboidratos, encontrados na banana, podem ajudar a proporcionar noites bem dormidas, pois o triptofano participa da formação da melatonina, hormônio responsável pelo sono.
BEM-ESTAR DO CLICRBS
Carne vermelha pode aumentar infertilidade nos homens


Homem deve ter boa alimentação para melhorar fertilidade


São Paulo 
Comer frutas e grãos é um passo importante para impulsionar a fertilidade masculina. Cortar carne vermelha do cardápio, café e álcool pode aumentar ainda mais as chances de o sonho de ser pai se tornar real, segundo cientistas.
Um estudo descobriu que uma dieta pobre e obesidade podem reduzir a concentração de espermatozoides e afetar a habilidade deles de seguir em direção ao óvulo. No passado, problemas de fertilidade feminina foram associados à obesidade, bem como fumar e beber, mas não estava claro se o mesmo se aplicava ao público masculino. O último estudo analisou homens que estavam passando por um tipo de tratamento de fertilidade e descobriu que aqueles que bebiam álcool regularmente e comiam mal responderam menos ao método.
"A concentração de espermatozoides foi negativamente influenciada pelo índice de massa corporal (IMC) e consumo de álcool, e foi positivamente influenciada pelo consumo de cereais e do número de refeições por dia", disse o pesquisador do Centro de Fertilização Assistida Fertility em São Paulo, Edson Borges.
A pesquisa envolveu 250 homens brasileiros que estavam passando por um tipo de tratamento de fertilidade chamado injeção intracitoplasmática de espermatozóides (ICSI).
Cada participante foi questionado sobre quantas vezes comiam uma variedade de alimentos, incluindo frutas e legumes, feijão, grãos, carne e peixe, bem como o quanto bebiam e fumavam. Amostras de sêmen foram então analisadas ​​para avaliar a saúde do esperma e concentração. Além disso, cada casal foi monitorado durante o processo de fertilização in vitro. Especialistas têm incentivado uma dieta rica em frutas e grãos para aumentar as chances de fertilização in vitro bem-sucedida. Ovos foram fertilizados com sucesso em cerca de três quartos dos tratamentos, e pouco menos de 40% das mulheres ficaram grávidas durante o estudo.
Terra
Amamentação pode aumentar QI


Um estudo desenvolvido ao longo de sete anos na Polônia (Jagiellonian University Medical College) realizou testes de inteligência em crianças que foram amamentadas e que foram alimentadas através de mamadeiras, comparando os resultados. As análises dos pesquisadores mostraram que o valor de QI dos bebês era diretamente proporcional à amamentação e ao tempo de duração da prática.
O Paraná
Uso frequente de paracetamol pode levar à morte
 
 
Pesquisa britânica revela que o medicamento gera lesões graves no fígado ao longo do tempo


Várias doses de paracetamol — medicamento facilmente adquirido em farmácias e usualmente administrado para dores em geral — ingeridas ao longo do tempo e em quantidades crescentes pode levar à morte, conforme um estudo feito por pesquisadores do Scottish Liver Transplantation Unit, no Reino Unido. Eles analisaram o padrão de overdose em pacientes com lesões graves de fígado que chegaram à unidade de transplante.
Segundo o estudo, entre 1992 e 2008, 663 pacientes chegaram à unidade com lesões severas de fígado induzidas por paracetamol, administrado continuamente e em doses crescentes pelos pacientes para amenizar dores comuns, como de cabeça ou de barriga. Destes, 500 pacientes (75,4%) ingeriram uma overdose intencional (dose única em grande quantidade) de paracetamol enquanto 110 (16,6%) tinham tido uma overdose involuntária (uso frequente em pequenas doses). Nenhum padrão claro de overdose foi visto em 53 pacientes (8%).
Os pacientes com overdose involuntária, ou escalonada, tinham maior disfunção hepática no momento da internação em comparação aos com overdose única. A mortalidade posterior à internação também foi maior entre os involuntários: 38,2% contra 25,6%. Assim, de acordo com os pesquisadores, ficou demonstrado que doses contínuas de paracetamol, a longo prazo, aumentam a mortalidade do paciente. A recomendação é cautela na administração do medicamento, que deve ser feita sempre mediante prescrição médica.
Os resultados da pesquisa foram publicados no periódico científico British Journal of Clinical.

BEM-ESTAR DO CLICRBS
Mulherada usa absorvente com vodca pra ficar doidona

 
A nova maneira de se embriagar virou moda entre adolescentes da Alemanha


Uma nova maneira de se embriagar virou moda entre adolescentes da Alemanha. As jovens de Tuttlingen, sul do país, estão encharcando absorventes internos com vodca e introduzindo nas parte íntimas. O objetivo seria ficar ‘doidona' rapidamente na night e ainda disfarçar o cheiro de álcool. Mas, segundo os médicos, a mulherada corre sérios perigos de saúde.
Rapazes também estão usando a ‘técnica'. Nesse caso, eles aplicam os absorventes alcoólicos no ânus. Nos dois casos, o risco é grande. Uma garota de 14 anos entrou em colapso, durante uma festa de rua em Konstanz, e, após ser levada para o hospital, médicos disseram que ela estava embriagada pelo uso do absorvente estilo ‘tampão' cheio de vodca.
A moda parece ter começado nos Estados Unidos e também já foi noticiada na Escandinávia, onde menores não conseguem comprar bebida com facilidade.
Infecções, DSTs e câncer

Segundo a ginecologista Elizabeth Eichler, essa forma de utilizar o absorvente interno aumenta o risco de infecções. A prática também faz crescer o risco de se contrair doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), chegando a causar até lesões cancerígenas na vagina ou no ânus.
"A mucosa é extremamente sensível. Quando entra em contato com o álcool dessa forma, provoca feridas e ulcerações", explica Eichler, ressaltando que, nesses casos, a bebida chega rápido à corrente sanguínea porque não passa pelo processo digestivo.
Meia Hora de Notícias
Brasil testa vacina contra o câncer

Protozoário da doença de Chagas é usado para induzir o organismo a lutar contra tumores
Departamento de vacinas da Fiocruz, instituição ligada ao novo estudo
O protozoário Trypanosoma cruzi, causador da doença de Chagas, pode ser a nova arma da medicina contra o câncer. Pesquisadores brasileiros conseguiram criar uma vacina contra a doença usando uma variação do micro-organismo incapaz de desencadear a patologia (não-patogênico). Os resultados da pesquisa acabam de ser publicados pela revista científica americana PNAS, uma das mais importantes do mundo.
No artigo, os brasileiros relatam sucesso em experimentos com camundongos para prevenção e tratamento de melanoma, um tipo de câncer de pele. Além disso, os cientistas testaram o Trypanosoma em células humanas in vitro e comprovaram sua capacidade de provocar respostas imunológicas adequadas contra alguns tipos de tumor.
O estudo reuniu cientistas do Centro de Pesquisas René Rachou (CPQRR-Fiocruz), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Instituto Ludwig, em Nova York. Para analisar a ação do protozoário, os brasileiros realizaram uma modificação genética, criando um microrganismo capaz de produzir a mesma molécula fabricada por células tumorais: o antígeno NY-ESO-1.
O mecanismo que explica a ação do Trypanosoma é o seguinte: quando o organismo inicia o combate ao protozoário, entra em contato com a molécula tumoral, que passa a ser vista pelo sistema imune como indicador de células com o protozoário. Induzidas, as defesas do organismo passam a destruir as células com a molécula tumoral como se lutassem apenas contra o Trypanosoma.
Como o protozoário da doença de Chagas tende a permanecer de forma crônica no corpo, o agente transgênico poderia garantir um estado de alerta contínuo contra o câncer, que duraria anos.
“É um avanço importante”, analisa o oncologista do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), Gilberto de Castro Junior. “É uma grata surpresa ver o grupo de imunologia da UFMG, já muito tradicional, publicar em uma revista tão importante como a PNAS”, completa. Segundo ele, o aspecto mais inovador da pesquisa foi usar um parasita que causa uma doença em humanos para infectar células e induzir a resposta contra os tumores.
Coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Vacinas e um dos autores do trabalho, Ricardo Gazzinelli afirma que, antes de iniciar testes clínicos em humanos, será preciso vencer a resistência em usar um parasita transgênico no combate à doença. Agora, o grupo iniciará testes em modelos mais próximos de humanos. “Testaremos em modelos de melanoma em cachorros”, diz.
Atualmente, segundo Castro Junior, a única vacina em estágio avançado de pesquisa é uma opção contra o câncer de próstata, cujos resultados foram publicados neste ano pela revista científica Nature Medicine. O objetivo dos pesquisadores, afirma, é chegar a uma vacina “que previna contra todos os tipos de câncer.”
Tumores mais letais são menos investigados

A vacina contra o melanoma é a mais pesquisada no mundo na área oncológica, com 40 testes clínicos em andamento, segundo estudo publicado na quinta-feira passada pela Universidade de Michigan, nos EUA. Os autores do artigo criticam o critério usado para definir as prioridades ligadas às vacinas anticâncer: ao escolherem o tipo de tumor, os laboratórios usam como guia o número anual de casos, e não a taxa de mortes que provocam. Entre os tipos mais letais, inclusive no Brasil, estão os tumores de pulmão, mama e estômago. Segundo os pesquisadores, a estratégia pode limitar os benefícios aos pacientes: ter uma vacina contra um câncer curável é menos vantajoso do que obter soluções para tumores mais letais. Matthew Davis, da Universidade de Michigan, diz que hoje existem cerca de 230 ensaios clínicos para vacinas, contra 13 tipos de câncer. “A falta de conexão entre o desenvolvimento de vacinas e as mortes por câncer significa que essas vacinas podem não servir da melhor forma às necessidades dos pacientes de amanhã.”

Fonte: Estadão
Você sabia?
Antigamente, no Brasil, para se ter melado, os escravos colocavam o caldo da cana-de-açúcar em um tacho e levavam ao fogo.
Não podiam parar de mexer até que uma consistência cremosa surgisse.
Porém um dia, cansados de tanto mexer e com serviços ainda por terminar, os escravos simplesmente pararam e o melado desandou. O que fazer agora? A saída que encontraram foi guardar o melado longe das vistas do feitor. No dia seguinte, encontraram o melado azedo fermentado.
Não pensaram duas vezes e misturaram o tal melado azedo com o novo e levaram os dois ao fogo. Resultado: o 'azedo' do melado antigo era álcool que aos poucos foi evaporando e formou no teto do engenho umas goteiras que pingavam constantemente. Era a cachaça já formada que pingava. Daí o nome 'PINGA'. Quando a pinga batia nas suas costas marcadas com as chibatadas dos feitores ardia muito, por isso deram o nome de 'ÁGUA-ARDENTE' Caindo em seus rostos escorrendo até a boca, os escravos perceberam que, com a tal goteira, ficavam alegres e com vontade de dançar. E sempre que queriam ficar alegres repetiam o processo. (História contada no Museu do Homem do Nordeste).
 
Não basta somente beber, tem que conhecer!
Açúcar light adoça quatro vezes mais e tem apenas quatro calorias por grama
 
 
Sacarose pode ser substituída por adoçantes sem prejuízo aos diabéticos e a quem busca a boa forma

O consumo excessivo de açúcar deve ser evitado em nome de uma dieta saudável. Há, porém, formas alternativas de adoçar os alimentos sem abusar das calorias. Os adoçantes, por exemplo, substituem a sacarose (açúcar comum) sem prejuízo aos diabéticos e àqueles que buscam a boa forma.
O açúcar cristal, o refinado e o de confeiteiro são alguns dos mais conhecidos no mercado. Apesar da popularidade, eles têm alto teor glicêmico e são pobres em nutrientes. Essas características resultam do processo industrial ao qual são submetidos, conforme explica a endocrinologista e nutróloga Valéria Goulart.
Apesar de parecerem todos iguais, os adoçantes são diferentes. São várias as opções de composição, que variam de preço e em quantidade de calorias. Entre eles, estão a stevia, que adoça até 300 vezes mais do que o açúcar refinado, o aspartame e a sacarina (poder adoçante 200 vezes maior). Além de ser usado por diabéticos, o adoçante pode ser adotado por quem quer emagrecer, já que a maioria dos produtos não chega a ter cinco calorias por grama.
Para os que têm as taxas de glicose equilibradas, uma ideia melhor ainda é optar pelos açúcares light e orgânico. O light adoça cerca de quatro vezes mais do que o açúcar comum e tem apenas quatro calorias por grama. Mas, segundo Valéria Goulart, o mais indicado é mesmo o orgânico, que não tem ingredientes artificiais. Em compensação, é bem mais caro.
— Por mais que consumo excessivo de açúcar seja prejudicial ao organismo, estipular a quantidade ideal a ser ingerida diariamente é complicado. Hoje em dia, o açúcar está em tudo e nosso organismo é cada vez mais inundado por ele — afirma a especialista.
Temperos, picles, molhos prontos e até papinhas para bebês têm açúcar na composição.

Conheça os adoçantes mais comuns

:: Stevia: sem calorias, os adoçantes à base da planta stevia adoçam até 300 vezes mais do que a sacarose (vendida como açúcar cristal) e são usados tanto para líquidos quanto para sólidos. Como a maioria deles, tem sabor final na boca um pouco amargo.
:: Aspartame: com quatro calorias por grama, adoça até 200 vezes mais do que o açúcar comum. Embora seja um dos adoçantes mais usados em bebidas, o aspartame causa divergências a respeito dos danos que pode ocasionar à saúde. Segundo a endocrinologista e nutróloga Valéria Goulart, ele não pode ser aquecido porque é transformado em metanol (o álcool de madeira). Apesar de não se saber ainda a quantidade prejudicial, é recomendável não levar o adoçante ao fogo. Ele perde a doçura.
:: Suclarose: tem a vantagem de não deixar o gostinho amargo, mas é mais caro. Adoça cerca de 600 vezes mais do que a sacarose e tem até quatro calorias por grama. Além disso, aguenta altas temperaturas e pode ir ao fogo.
:: Acessulfame: até 200 vezes mais doce do que a sacarose, não tem tantas opções de produto como os demais. Mais caro do que os outros, não é calórico.
:: Sacarina: um dos mais antigos, é acessível e um dos mais divulgados do mercado. Pode ser usado em preparações quentes e adoça de 200 a 700 vezes, mas tem a desvantagem de ser amargo.
:: Açúcar Light: não deve ser confundido com produtos diets, portanto, não são recomendados para diabéticos. Com cerca de 12 calorias a cada três gramas, é quatro vezes mais doce do que o açúcar tradicional. Apenas dois gramas do açúcar light são suficientes para adoçar um cafezinho, por exemplo, que precisaria de 10 gramas do açúcar comum.
:: Açúcar Orgânico: muito comum atualmente, só não tem o preço atrativo. A razão é a ausência de ingredientes artificiais. O produto não passa por nenhum tipo de industrialização e faz muito bem ao organismo. Quanto mais escuro, maior o valor nutricional. Não confundir com o açúcar bruto ou mascavo, que não passa por refinamento químico, mas não segue princípios internacionais da agricultura orgânica.
DIÁRIO CATARINENSE
RS é o estado brasileiro com mais casos de câncer no aparelho digestivo
 
 
Câncer de esôfago é o que mais provoca mortes

O Rio Grande do Sul é o estado que mais concentra casos de câncer do aparelho digestivo, com 10% da incidência nacional. Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), dos 6.080 casos estimados em 2010, 3.130 são de tumores de cólon e reto; 1.490 de estômago e 1.460 de neoplasias no esôfago, sendo este último o que mais provoca mortes.
— A maioria dos pacientes com câncer no esôfago morre dentro de um ano, enquanto nos demais tipos, a sobrevida pode ser de cinco a oito anos— diz o médico endoscopista, Júlio Pereira Lima, presidente regional da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED-RS).
De acordo com o especialista, mesmo com incidência maior, a mortalidade de outros cânceres, como de pulmão e próstata, é menor devido à manifestação mais aparente dos sintomas. O câncer no esôfago é de difícil identificação, pois é praticamente assintomático — quando a pessoa percebe os sinais, quase sempre a doença já está em estágio avançado, conforme explica o médico. Lima destaca que a única forma de diagnóstico precoce para tumores no esôfago é por meio de endoscopia.
— No Rio Grande do Sul, homens com mais de 50 anos, fumantes e que tomam mate deveriam incluir endoscopia em seus exames de rotina, como já ocorre em países como França e Japão — observa Lima.
A incidência de câncer no esôfago é quatro vezes maior em homens do que em mulheres. A doença costuma se manifestar após os 60 anos, segundo o especialista.
Doenças simples, como azia, gastrite e refluxo, podem evoluir para um câncer se não forem devidamente tratadas. Segundo Lima, uma pesquisa feita na Santa Casa de Porto Alegre identificou que 13% dos porto-alegrenses têm refluxo, e cerca de 20% dos casos de refluxo evoluem para um câncer de esôfago. Esses dados fazem parte das discussões da 10ª Semana Brasileira do Aparelho Digestivo, que reúne 4,5 mil especialistas na área em Porto Alegre, até quinta-feira.

BEM-ESTAR DO CLICRBS
Autoestima molda imagem corporal de jovens brasileiras
 
 
Estudo desenvolvido pela Unicamp foi baseado em respostas de 127 adolescentes

A busca pelo corpo perfeito, acompanhada de dietas rigorosas, é exigência de muitas adolescentes hoje em dia. Segundo uma pesquisa desenvolvida pela Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp (FEA), a imagem corporal das jovens está associada à autoestima. O estudo liderado pela engenheira de alimentos Jane Palermo teve como base respostas de 127 meninas do Colégio da Unicamp (Cotuca).
— Não dá para estabelecer um padrão de satisfação ou insatisfação pelo peso. Depende muito da autoestima da pessoa — afirma Jane.
Ela observou que, dentro dos padrões de medidas estabelecidos, as meninas se consideram bastante satisfeitas. Mesmo entre as adolescentes com Índice de Massa Corpórea (IMC) elevado — consideradas em sobrepeso — há aquelas que gostam do seu corpo. O mesmo ocorreu entre as "magrinhas": enquanto algumas estão satisfeitas, outras estão descontentes com a aparência.
A influência dos pais sobre as filhas também pode ser observada em muitas respostas, garante a engenheira.
— Muitas responderam que os pais "pegam no pé", dizendo que estão gordinhas, que precisam perder peso e se alimentar direito — afirma.
A não-aceitação da sociedade, principalmente na hora de arrumar um emprego, foi um dos pontos levantados pela pesquisa.
— Elas acreditam que para conseguir um bom emprego precisam ser bonitas e ter boa aparência — acentua a profissional.
Em contrapartida, o estudo mostrou que muitas meninas se consideram aceitas do jeito que são em função da personalidade.
— Estas já acreditam que, por serem bem-humoradas e participativas, o corpo não interfere — acrescenta. Segundo a engenheira, as adolescentes acreditam que podem atingir um "corpo perfeito" seguindo dietas rigorosas propostas pela mídia. Mas o importante não é só ter um corpo bonito. Jane acredita que roupas da moda e cabelos perfeitos também fazem parte deste perfil ideal de beleza. — O que importa é a aparência. Isso é muito importante para elas — enfatiza.

BEM-ESTAR DO CLICRBS 
Sophia Loren diz que sexo todos os dias é o segredo de sua beleza
 
 
Atriz recebeu prêmio pelo conjunto de filmes de sua carreira

Ontem

Hoje
A atriz italiana Sophia Loren declarou neste fim de semana que fazer sexo diariamente a ajuda a manter a beleza. A diva concedeu uma entrevista no balneário mexicano de Acapulco ao lado do ator francês Alain Delon, onde chegaram para participar do festival internacional de cinema.
— Realmente para mim foi um drama me manter bela, mas faço amor todos os dias, creio que isso ajuda — disse Sophia, 77 anos.
Alain Delon afirmou que a idade não representa impedimento algum para seu trabalho.
— Eu atuo com quem quero e na hora que quero — disse.
Para o francês, o cinema deixou de ser "uma fábrica de sonhos". Antes "ia ao cinema para sonhar, agora vamos para nos identificar com os atores. Antes íamos ver pessoas que nos faziam sonhar". Os dois atores receberam o prêmio 'Lembre-se de Acapulco' por suas carreiras.

A F P 
 
 
Apesar da má fama, trigo é fundamental na dieta
 


Fonte de carboidrato, cereal tem papel importante até no humor



Presente em pães, pizzas, bolos e até no chope, o trigo ganhou fama de vilão da dieta e inimigo da alimentação balanceada. Mas não é bem assim. A nutricionista Elaine de Pádua explica que o trigo é uma importante fonte de carboidrato para o organismo, fundamental para que se obtenha a energia necessária para as tarefas do dia a dia.

Para complementar, o cereal ainda atua na produção de serotonina, o neurotransmissor responsável por conduzir os impulsos nervosos de uma célula para a outra. Ou seja, ele tem papel importante em funções como a liberação de hormônios, regulação do sono, da temperatura temporal, das atividades motoras e, inclusive, do apetite e do humor.

— No entanto, os alimentos integrais reduzem a absorção da glicose ingerida e, por conter um alto teor de fibras, saciam por mais tempo, sendo mais indicados na manutenção do peso — explica a nutricionista.

Segundo Elaine, a única diferença entre os dois tipos de farinha é que a absorção do trigo refinado é mais rápida e, com isso, o efeito de saciedade é passageiro, fazendo com que sua deficiência se torne mais perceptiva após apenas algumas horas. O trigo integral garante uma absorção mais lenta, fazendo com que o efeito de saciedade seja mais prolongado e o indivíduo não sinta fome tão rapidamente.

Alimentos compostos de sementes e cereais, como pães, trigo, arroz, milho, aveia, cevada e centeio devem ser consumidos em uma média de cinco a nove porções ao dia. No entanto, é necessário que se leve em consideração que o grupo de tubérculos e raízes, incluindo batata, mandioca, milho verde, inhame, entre outros, também faz parte dessas porções.

— A melhor dica para se consumir os alimentos de forma a aproveitar todos os seus componentes nutricionais é equilibrar a quantidade de seu consumo, sem excessos e sem deixar nenhum grupo alimentar de lado — aconselha Elaine.




BEM-ESTAR DO CLICRBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário