sábado, 17 de outubro de 2015

Kerry diz que mudança climática ameaça segurança mundial



O secretário de estado americano John Kerry advertiu neste sábado que a mudança climática ameaça a segurança mundial e influencia a crise dos refugiados e o conflito sírio.
Em visita à Exposição universal de Milão, dedicada aos temas de alimentação e agricultura, o chefe da diplomacia americana pediu um novo acordo "ambicioso" durante a Conferência de Paris sobre o clima em dezembro.
"A mudança climática é talvez a ameaça mais importante para a segurança alimentar", afirmou Kerry em discurso na Exposição universal. "Mas não se trata apenas de segurança alimentar. Trata-se de segurança mundial e ponto", reforçou.
Segundo ele, não é coincidência que, pouco antes da guerra civil na Síria, o país tenha sua pior seca, "causando a migração de 1,5 milhão de pessoas do campo para as cidades". "Isso agravou os problemas políticos que já começaram a manifestar-se em 2011", acrescentou Kerry.
"Não digo que a crise na Síria foi provocada pela mudança climática. Claro que não. Ela foi provocada por um ditador brutal que bombardeou, torturou e lançou gases contra seu próprio povo", explicou.
A poucas semanas da Conferência de Paris, Kerry pediu que "todos os países concordem em alcançar um acordo ambicioso, duradouro e para o maior número de pessoas".


ISTOÉ / TERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário