quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Pais fazem picolé de leite materno no Distrito Federal para espantar calor dos bebês

Segundo a Anvisa, o alimento pode ser guardado por até 15 dias no freezer, sem perder suas propriedades nutricionais

Pais fazem picolé de leite materno no Distrito Federal para espantar calor dos bebês Twitter/Reprodução
Foto: Twitter / Reprodução
 
 
Se no Rio Grande do Sul  a previsão é novamente de chuva, o calor domina o resto do país. As altas temperaturas no Distrito Federal, que podem chegar a 35º em Brasília nesta terça-feira, motivaram pais a criarem o "tetolé", um picolé de leite materno, para darem aos bebês.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o alimento pode ser guardado por até 15 dias no freezer, sem perder suas propriedades nutricionais. O leite congelado, no entanto, não pode ser oferecido a crianças com menos de seis meses e deve ser dado ao bebê logo depois de retirado do freezer.
— O picolé materno deve ser oferecido para crianças acima de 6 meses. As menores não têm habilidade para segurar o sorvete, mordê-lo ou chupá-lo. Na tentativa, elas podem acabar se engasgando ou machucando. No calor, elas também não precisam beber água. A mãe deve oferecer mais vezes o seio, caso a criança demonstre estar com fome ou calor — aconselhou a pediatra e coordenadora dos bancos de leite do Distrito Federal, Miriam Santos.

Uma das mães que incluiu o "tetolé" na alimentação da filha foi a professora Vanessa Cristiane, 36 anos. Ela garante que a filha Bruna, de um ano e onze meses aprovou a ideia, que surgiu em uma conversa com a sogra.
— No calor, fica difícil oferecer algo que não tenha muito açúcar ou que não seja industrializado. Como amamento a Bruna até hoje e ela gosta bastante de leite, optamos por oferecer o picolé materno. Faço vários e ela adora. Juntei o útil ao agradável — disse ao G1.

Outra mãe que gostou da ideia foi a modelo Regiane Souza, 26 anos. Ela contou ao G1 que o leite materno congelado é uma boa alternativa para refrescar a filha Alice, de oito meses. Regiane ainda afirma tomar todos os cuidados com a esterilização das forminhas de sorvete:
— Minha filha sofre com o calor e eu não sabia o que oferecer para ela. Vi uma publicação nas redes sociais sobre o sorvete materno e adorei a novidade. O leite é enriquecido de proteínas e congelado deve ser uma delícia para o bebê. O único cuidado é com a limpeza adequada das forminhas.


G1  / DIÁRIO GAÚCHO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário