quinta-feira, 26 de maio de 2016

Por que você não deve usar papel alumínio para cozinhar


O papel alumínio costuma ser peça-chave na cozinha: ele é usado para forrar formas e evitar sujeira e também para  o cozimento de assados, além de manter alimentos quentes por mais tempo. Mas a praticidade do material não compensa. Combinar papel alumínio e calor representa diversos riscos para a saúde e já foi até relacionado ao Alzheimer.
Embalar alimentos frios para colocar na geladeira geralmente não tem problema. O problema está no momento em que o papel alumínio vai para o forno. O calor leva partículas do alumínio a passar para a comida, o que pode ser bastante perigoso.
Excesso de alumínio no corpo afeta e enfraquece as células dos ossos, dificultando a absorção de cálcio, que fica se acumulando no sangue e atrapalha o funcionamento da paratireoide. O alumínio também se deposita no cérebro e cientistas encontraram grandes quantidades do metal em autópsias de pacientes com Alzheimer, o que sugere uma relação entre o alumínio e a doença.
O corpo consegue processar pequenas quantidades de alumínio sem absorvê-lo - até porque, consumimos esse metal em quase tudo, de queijo e chá a medicamentos antiácidos e desodorantes. O sulfato de alumínio é um dos químicos purificadores usados para tornar a água potável. Tudo isso pode ser consumido sem problemas. A OMS considera que é seguro ingerir, por semana, 1 mg por quilo de peso do indivíduo. Ou seja, uma pessoa que pesa 60 kg poderia ingerir 60 mg ao longo de sete dias.
O problema é que o alumínio na cozinha pode estar levando as pessoas a estourarem esse limite. Um dos estudos mais conhecidos sobre o tema, publicado no International Journal of Electrochemical Science, analisou quanto alumínio era transferido para a comida no preparo de carne moída no forno. Eles notaram que o uso de condimentos apimentados ou ácidos duplicam a dissolução do alumínio.
Além do papel, também costumamos usar panelas de alumínio na cozinha. A preocupação com elas é bem menor porque, na maioria dos casos, ela vem protegida por uma camada oxidada que limita a dissolução do alumínio na comida. Conforme esfregamos a panela, porém, essa proteção se desfaz. A recomendação, nesse caso, é ferver água várias vezes na panela até que o fundo fique fosco. Ela pode não ficar tão bonita mas, segundo uma pesquisa da USP, fica até 6 vezes mais segura contra a contaminação por alumínio.


Foto: Pixabay    -  Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário