sexta-feira, 13 de maio de 2016

Exercício físico leve pode ser eficaz no controle da pressão arterial

Exercício físico leve pode ser eficaz no controle da pressão arterial Felipe Carneiro/Agencia RBS

Foto: Felipe Carneiro / Agencia RBS


Sabe-se que exercício físico é um aliado para a perda de peso e também no combate a doenças como hipertensão. Recentemente, um estudo inédito do Laboratório de Fisiopatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) mostrou que a prática de atividade física também tem efeito imediato na diminuição da pressão arterial em pacientes com hipertensão resistente, que tem como uma das características, o fato de o paciente precisar tomar, no mínimo, três medicamentos para controlá-la. A pesquisa feita na instituição mostrou que, após a finalização da sessão de exercício físico, ocorreu uma diminuição praticamente imediata dos níveis de pressão arterial.
— Estudamos uma parte da população hipertensa que ainda não tinha sido estudada, para entender o efeito imediato do exercício físico — comenta o autor, o educador físico Lucas Santos, aluno de doutorado de Ciências Cardiovasculares da Faculdade de Medicina da UFRGS.
Para chegar no resultado, os pesquisadores recrutaram 20 pacientes sedentários, com o diagnóstico de hipertensão arterial resistente, que participaram de duas sessões de exercício aeróbico em bicicleta ergométrica — uma de intensidade leve e outra de intensidade moderada. Após o exercício, os valores de pressão arterial foram medidos ao longo de 22 horas, com intervalos de medidas a cada 15 minutos, e comparados a um dia sem atividade física.
Publicidade
Ambos os exercícios reduziram os valores de pressão arterial dos participantes até cinco horas após a prática. Porém, a conclusão mais importante foi a de que o efeito do exercício leve provocou redução na pressão arterial ao longo de todo o dia e durante o sono. Até então, a maioria dos estudos atestava somente os benefícios do exercício de intensidade moderada.
— Pensamos que iríamos verificar maior efeito em intensidades mais altas de atividade física, mas parece que as leves podem resultar em melhor benefício — diz o autor, ao contar que ficou surpreso com o resultado.
Os resultados são pioneiros em demonstrar os efeitos benéficos imediatos do exercício aeróbico em pacientes com difícil resposta aos medicamentos. Apesar de a intensidade leve parecer a escolha mais eficaz para maior duração do controle de pressão arterial nestes indivíduos, ainda são necessários mais estudos para comprovar a hipótese.
O resultado da pesquisa foi recentemente aceito para publicação no periódico científico Journal of Hypertension, um dos mais importantes na área.  



Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário