quarta-feira, 11 de maio de 2016

Pesquisadores usam inteligência artificial para traduzir idiomas


Ao usar algoritmos, computador poderá traduzir uma palavra de um idioma desconhecido e, em seguida, oferecer um contexto ao termo
Cientistas da computação estão recorrendo a novas técnicas de inteligência artificial para aumentar a precisão na tradução de idiomas. Algoritmos desenvolvidos por pesquisadores na Universidade de Liverpool deram a computadores um "toque humano" ao traduzir idiomas. 
Usando algoritmos, um computador poderá traduzir uma palavra de um idioma desconhecido e, em seguida, oferecer um contexto ao termo. Como resultado, o sistema conseguirá construir uma frase que tenha sentido ao adicionar outras palavras.
O método usado é semelhante ao que fazemos quando buscamos por termos em um dicionário, os algoritmos buscarão o significado das palavras através de serviços como o WordNet. Baseado em um mecanismo de pontuação, os algoritmos pesarão a correlação das palavras quando construirem uma frase. 
A capacidade dos algoritmos em ajudar computadores a entenderem palavras é como “ensinar idiomas a computadores”, disse Danushka Bollegala, cientista da computação em Liverpool.
Já é possível traduzir palavras com altos níveis de acerto através do Google Translate. Mas as estruturas das sentenças ainda podem ser pobres e, com frequência, significados são mal interpretados.
A nova tecnologia é um pequeno passo em direção a um tradutor universal mais preciso. Ela poderia remover barreiras de idiomas que ainda existem e traduzir livros inteiros ou tornar buscas na Internet mais fáceis. 
O trabalho para construir um tradutor universal está a caminho. Assistentes ativados por voz da Microsoft, Amazon e Apple podem responder a questões básicas e o Skype Translator da Microsoft usa aprendizado de máquina para traduzir em tempo real chats por voz. 
Batizado de “U-STAR”, sigla para Universal Speech Translator Advanced Research, o programa de pesquisa envolve 33 universidades e organizações mundo afora. Fora isso, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DARPA) também está buscando por tradutores baseados em aprendizado de máquina para ajudar militares a se comunicarem com pessoas locais em solos estrangeiros. 



IDG NOW / TERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário