segunda-feira, 16 de maio de 2016

Entenda o que são alimentos umami e os benefícios para a saúde


Você sabe o que são alimentos umami? Embora doce, salgado, azedo e amargo sejam os gostos básicos mais conhecidos, eles não são os únicos. O umami é substância presente de forma natural em vários alimentos, a exemplo do tomate, queijos e carnes. 
Entre os seus principais benefícios está o aumento da salivação e o auxílio na digestão de proteínas, o que ajuda na formação, manutenção e desenvolvimento de funções biológicas do corpo.

O que são alimentos umami?

Embora ainda pouco conhecido pela população por seu nome, umami é o quinto gosto básico do paladar humano, reconhecido ao consumir alimentos que possuem o aminoácido glutamato e os nucleotídeos inosinato e guanilato. 
O cientista japonês Kikunae Ikeda descobriu o que são alimentos umami em 1908, mas apenas no ano 2000 o sabor foi reconhecido cientificamente, quando pesquisadores da Universidade de Miami, dos Estados Unidos, constataram a existência de receptores específicos para esse gosto nas papilas gustativas.
Um dos principais benefícios dessa substância é o aumento da salivação, o que pode auxiliar na mastigação e no início da digestão de alimentos, além de possuir ação antimicrobiana, protegendo a mucosa bucal.
A melhora na digestão de proteínas é outro efeito do umami. Isso acontece porque quando as suas substâncias entram em contato com a parede do estômago, elas atuam sobre o nervo vago, que leva informações para o cérebro, informando-o que há proteínas para serem ingeridas.
As informações retornam, o que causa a liberação de suco gástrico no estômago. Ao mesmo tempo, também acontece a renovação de células intestinais, que utilizam o glutamato como fonte de energia para a sua recuperação em casos de intoxicações.
O que são alimentos umami?
Tomate e cogumelos estão entre os principais alimentos umami. Foto: iStock, Getty Images

Alimentos umamis para incluir na dieta

Depois de saber o que são alimentos umami e seus efeitos, vale conhecer alguns deles que proporcionam o quinto gosto do paladar e que ainda trazem benefícios adicionais para a saúde.
O tomate é o alimento mais indicado para sentir o gosto umami. Basta mastigar lentamente uma unidade bem avermelhada, de preferência do tipo cereja, por dez segundos. Logo após a deglutição, é possível sentir a leve acidez e dulçor do alimento.
Depois de alguns minutos, a salivação aumenta e ainda resta um pouco do sabor do tomate, esse é o gosto umami. O queijo parmesão também é um alimento com sabor umami, rico em proteínas, cálcio e fósforo. Porém, possui uma alta concentração de gorduras e sódio e, por isso, deve ser consumido com moderação.
Vários tipos de carnes, como bovina, suína e de frango, também estão na lista. Além disso, possuem aminoácidos essenciais, que só são adquiridos por meio da alimentação, como os de cadeia ramificada (leucina, isoleucina e valina), responsáveis pelo desenvolvimento dos músculos.
Peixes como sardinha e salmão, frutos do mar e cogumelos são alimentos umami ricos em outros nutrientes importantes, como ácidos graxos essenciais, vitamina A, B e D, potássio e selênio.


Doutíssima  /  Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário