Apesar de os especialistas em saúde do passado salientarem os malefícios do álcool, parece que o vinho tinto tem um efeito realmente benéfico para nossa saúde. Mas a quantidade precisa ser adequada.



Os apreciadores de vinho têm motivos para comemorar.

[Foto: Rex]



Em excesso, pode aumentar o risco de câncer, e em quantidades muito pequenas pode impedir que você colha os benefícios de apreciar a bebida com moderação. O ideal é uma taça de vinho todas as noites na hora do jantar, mas o vinho precisa ser tinto.
Segundo um novo estudo do Annals of Internal Medicine, um copo de vinho tinto à noite, durante a refeição, pode mantê-lo longe dos consultórios, melhorando os níveis de colesterol e o ajudando a dormir melhor, caso você ainda não tenha descoberto este benefício por si mesmo.
Pesquisadores da Ben-Gurion University acreditam ser seguro e eficiente tomar um copo de vinho tinto por dia, mesmo no caso de pessoas com diabetes tipo 2. Esta condição deixa as pessoas mais propensas a desenvolver doenças cardiovasculares. Além disso, pessoas que têm diabetes tipo 2 têm baixos níveis de colesterol HDL, observa os autores do estudo. 
Os pesquisadores analisaram 224 pessoas que ainda não tomavam vinho e pediram que elas tomassem 150 ml de água mineral, vinho branco seco ou vinho tinto seco por dois anos. Ao longo do tempo, os participantes foram monitorados de modo que os cientistas pudessem identificar biomarcadores de controle glicêmico, lipídios e funcionamento do fígado. 
Os resultados foram bastante surpreendentes. Aqueles que tomaram vinho tinto tiveram um aumento em seus níveis de colesterol HDL e uma melhor porcentagem de colesterol benéfico do que aqueles que tomaram água. Além disso, este grupo dormia muito melhor do que os outros. 
Embora todos do grupo estudado tivessem diabetes tipo 2, é provável que os efeitos positivos do vinho sejam benéficos para todos nós. Ele é conhecido por queimar gordura e reduzir a pressão arterial. Alguns especialistas dizem que o vinho também possui efeito antienvelhecimento. 
Claramente há um motivo para que a prática de tomar uma taça de vinho por dia, seja um sucesso no Mediterrâneo.

ALISON COLDRIGE  / YAHOO