sexta-feira, 1 de julho de 2016

Manteiga não faz mal (nem bem) à saúde

Texto: Maribel Barros
 
 
 

Não há dúvida de que a manteiga é apreciada por muitos. Nós a passamos no pão, a incluímos em nossas receitas de doces, e até salteamos os legumes com ela. No entanto, também aprendemos a evitá-la a qualquer custo, não somente para não engordar, mas também para afastar os problemas cardíacos. Mas e se agora você descobrisse que, na verdade, ela não faz tão mal assim?

A manteiga não faz bem nem mal à saúde. Foto: Tetra Images / Getty Images.

Durante décadas ouvimos a recomendação de evitar alimentos ricos em gorduras saturadas, já que havia sido encontrada uma associação entre esses alimentos e as doenças cardíacas, conforme explica o site Tech Times. Entretanto, um grupo de pesquisadores se propôs a analisar alimentos específicos com estas características em vez de generalizar as descobertas.

Eles começaram com a manteiga, examinando os resultados de nove diferentes estudos anteriores sobre o efeito de seu consumo na saúde. Os estudos selecionados envolveram cerca de 636 mil pessoas de 15 países diferentes.

O que os pesquisadores descobriram é que consumir manteiga não mudou de forma significativa a incidência de problemas coronários, infartos, doenças cardíacas ou cardiovasculares.

Por outro lado, outra descoberta foi a de que consumir uma colher (14 gramas) de manteiga por dia aumentava o risco de morte em 1%, embora esta mesma colher diária tenha mostrado uma relação com um risco 4% menor de desenvolver diabetes tipo 2.

Assim, comer manteiga não seria algo ruim, mas não chegaria a ser algo bom, e por isso ela não deve ser exaltada nem demonizada. “Este não é um alimento saudável que devemos tentar incluir na dieta, e também não é algo que precisamos evitar a todo custo,” comentou o epidemiologista Dariush Mozzaffarian, autor principal do estudo.

De fato, os pesquisadores ressaltam que estes resultados, publicados na revista PLOS ONE, só serviriam para evitar a necessidade de um posicionamento mais enfático contra a manteiga nas diretrizes dietéticas. Em outras palavras, as recomendações atuais já seriam suficientes.

“Eu não diria que a manteiga é boa ou ruim,” comentou Laura Pimpin, que liderou o estudo. “Se você puder substituí-la por óleos mais saudáveis de origem vegetal, faça isso,” recomendou.



Yahoo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário