terça-feira, 12 de julho de 2016

Crianças que chupam o dedo têm menos alergia, aponta estudo


Crianças que chupam o dedo têm menos alergia, aponta estudo Stock.xchng/Divulgação


Foto: Stock.xchng / Divulgação


Chupar o dedo ou roer unhas são hábitos que muitos pais (e médicos) desaprovam nas crianças. Mas uma pesquisa realizada pela Universidade de Otago, na Nova Zelândia, indica que eles podem ajudar a evitar alergias na vida adulta.
Publicado na revista científica Pediatrics, o estudo realizou um teste de sensibilidade em 1037 pessoas que roíam unha ou chupavam dedo aos cinco, sete, nove e 11 anos. Para fazer a avaliação, os pesquisadores analisaram a reação dos voluntários à exposição a uma substância que causa alergia e é comum entre os 13 e 32 anos.
Aos 13 anos, os participantes que tinham pelo menos um dos hábitos apresentaram uma sensibilidade de 38%, menor que a registrada por quem não tinha. Aqueles que mantinham os dois costumes tiveram a sensibilidade ao alérgeno ainda menor: 31%.
A conclusão aponta para a hipótese de que a exposição precoce a bactérias mudaria o sistema imunológico e seria capaz de reduzir o risco de alergias no futuro. Embora tenha apontado bons resultados para testes na pele, a pesquisa não indicou melhora para casos de asma ou rinite alérgica.
Conforme a médica alergista Luciane Failace, a descoberta faz parte de um assunto muito discutido nos encontros da especialidade chamado "teoria da higiene", que diz que quanto menor a exposição às bactérias, menos o sistema imunológico vai atuar.
— Como não está sendo usado na defesa, ele desvia e vai procurar outros alvos. Então, a pessoa se torna alérgica a poeira e ácaros, por exemplo. Cuidados de higiene mais amplos não nos protegem da alergia. Protegem de infecções, mas podem favorecer o aparecimento de outras doenças — explica.
Ela afirma que isso pode explicar o crescimento da incidência de alergias na população geral. Em 1985, era de 5% e, neste ano, já saltou para 30%.
— Daqui 20 anos, metade da população vai ser alérgica — estima.


Diário Catarinense 

Nenhum comentário:

Postar um comentário